Tudo Sobre Cinema

Lord Christopher Frayling

Resenhas - Tudo Sobre Cinema

Luiz Antonio Martins 27/05/2012

Imperdível!
Ao contrário da maioria dos livros de cinema que simplesmente fazem uma seleção cronológica de filmes interessantes, "Tudo sobre Cinema" realmente tem TUDO sobre cinema. O livro seleciona os filmes não por ordem alfabética ou cronológica, mas sim pelo gênero e pelo contexto em que estão inseridos, o qual é muito bem explicado em cada situação. Ou seja, você não lê apenas com a sinopse do filme, você lê a sinopse e o porquê do filme (o porquê da sinopse, o porquê do sucesso - ou do fracasso - e principalmente o porquê do filme estar selecionado dentre os melhores do gênero), além de descobrir curiosidades.
Apesar do preço ser um pouco salgado, o livro é da melhor qualidade, sendo editado em um excelente papel e todo ilustrado com posters e cenas marcantes de filmes, como a própria capa já indica.
Para os que não são muito fãs de cinema ou para aqueles que só querem uma dica de filme, gastar praticamente 70 reais no livro pode parecer desperdício, mas para os cinéfilos, é um investimento e tanto.
Junior 11/06/2012minha estante
Ontem tinha entrado em uma livraria no shopping aqui da minha cidade e me dei de cara com este livro. Quando vi fiquei doidooooo....e mais ainda depois de sua resenha!

Quero muito este livro!!!

Eduardo Cesar 21/08/2012minha estante
Concordo com vc, Juninho. O livro é de excelente qualidade e acabamento. É ideal para os apreciadores que gostam de aprofundar seu conhecimento sobre a história do cinema e sua formação. É um grande guia de cinema mas sem proclamar definitivo.

Eduardo Cesar 21/08/2012minha estante

Rafa P. 09/07/2018minha estante
Faz tempo que namoro esse livro, e agora ele entrou na promoção e esta com um preçinho bem camarada!

Pompeia 23/12/2012

Tudo Sobre Cinema
É um livro feito pra leigos, não é muito abrangente,embora cite as principais ondas cinematográficas,ainda sim não é muito detalhista,é basicamente um resumo de tudo.
Interessante pra quem está começando a gostar de cinema,é leve e não muito profundo. Ainda sim o livro aborda os principais filmes,e diretores.
até porque a história do Cinema é gigante.

em resumo, é um livro pra quem gosta de filme,e não quer ser diretor ou fazer um estudo ou pesquisa aprofundada.

Larissa.Goya 27/02/2013

mais do que indicado pra quem ama cinema. nunca havia visto um livro tão completo, realmente tem TUDO sobre cinema, separa os gêneros e seus filmes importantes por década, jamais esquecendo da relação com o período social/histórico da época. além de tudo isso, ainda é lindamente ilustrado, vale muito a pena!

Milla Cinemaniac 16/09/2023

Esse livro é como uma enciclopédia, mostrando fatos importantes e diversas curiosidades sobre a Sétima Arte e sua importância para a cultura mundial.

Eu adoro cinema!

Ricardo Rocha 29/07/2016

quero MUITO ter...
bruna m. 29/07/2016minha estante
eu também!

Ana 11/02/2017minha estante
Eu tenho é posso emprestar ou trocar

Ricardo Rocha 11/02/2017minha estante
Ah te agradeco mas isso foi ano passado... esse ano to de mudança e tdo mto dificil em relacao a correio. Vc mora em que cidade?

Ana 11/02/2017minha estante
Moro em Teresopolis e trabalho no RJ

Thiago 26/03/2020

Para conhecer (um pouco) mais de cinema
Mais abrangente do que "Ismos: para entender o cinema", o livro é um bom apanhado de vários gêneros e movimentos artísticos da produção cinematográfica mundial em seus 115 anos abordados, ainda que pule alguns detalhes importantes.
Alice Guy-Blaché e Lois Weber, consideradas as primeiras cineastas da história, são esquecidas; a arte alternativa do cinema experimental/underground/marginal é drasticamente reduzida. Tratando-se de um livro escrito por vários colaboradores do organizador Philip Kemp, por vezes a proposta de ir além das curiosidades de filmes e artistas não fica além das sinopses comentadas, logo quando poderiam atribuir mais conceitos técnicos considerando que já traz, a cada capítulo, uma boa linha do tempo das décadas.
No mais, serve como um ótimo guia para descobrir títulos alternativos e filmes antigos cada vez mais esquecidos pelos serviços de streaming.

Tábata 04/06/2020

Tudo sobre cinema (dos EUA e Europa)
Eu gostaria de ter lido esse livro anos atrás, quando o comprei, antes de estudar qualquer coisa relacionada ao audiovisual. Teria aproveitado mais, uma vez que ele é direcionado justamente ao público não apenas leigo (até porque isso eu ainda sou), mas sem realmente nenhum conhecimento em cinema, ainda que mínimo.
Os autores (todos europeus ou estadunidenses, algo que fica bastante óbvio ao ler o livro) traçam um panorama bastante limitado sobre o cinema ao longo de seus mais de 100 anos de existência. Os textos sobre os movimentos europeus e norte-americanos são rasos, mas dada a proposta do trabalho, muito bons: trazem informações sobre o contexto histórico dos movimentos, os principais nomes, filmes e estúdios envolvidos e dão um bom ponto de partida para aqueles que quiserem se aprofundar. Aqui cabe ressaltar que, apesar do número massivo de páginas dedicadas a esses países, movimentos de cinema relacionados a minorias étnicas e sociais, como o New Queer Cinema, são apenas citados brevemente, sem ganhar uma ou mais sessões específicas.
Mas é ao falar sobre outras indústrias que as maiores limitações se mostram. Enquanto filmes de Hollywood são divididos em diversas categorias explicativas, incluindo algumas que parecem injustificadas (drama americano e drama psicológico, ambos falando apenas sobre filmes em língua inglesa, é um exemplo), movimentos importantíssimos como o Cinema Novo brasileiro e o Terceiro Cinema argentino, bem como tantos outros que tiveram influência a nível mundial, são tratados apenas em pequenos parágrafos dos textos das sessões genéricas sobre cinema latino, asiático e africano. Alguns (como nosso importante Cinema Marginal) sequer são mencionados. Em um livro chamado ?Tudo sobre cinema?, essa negligência é inaceitável, podendo dar uma falsa impressão de que a produção desses continentes é menos relevante do que aquelas do bloco hegemônico.
Outra deficiência marcante diz respeito aos documentários, que não ganham nenhuma sessão específica e são pouco mencionados dentro das existentes. Apenas um filme desse gênero é analisado em profundidade, e obras e diretores importantes, como Michael Moore, nosso Eduardo Coutinho (sequer mencionado) e os importantes Shoah (1985), de Claude Lanzmann, e Paris is Burning (1990), de Jennie Livingston, ficam de fora, bem como muitos outros.
Obviamente não seria possível falar sobre toda a história e movimentos do cinema mundial em apenas um livro, mas acredito que a seleção dos conteúdos abordados poderia ser bem melhor mesmo mantendo ou aumentando em poucas páginas a obra. Da forma como está, infelizmente, o livro é decepcionante, ainda que tenha seus méritos: a organização cronológica e as linhas do tempo no início de cada capítulo são bonitas e facilitam a compreensão, e os textos sobre filmes específicos são excelentes.
Para quem gosta de filmes e não tem nenhum conhecimento maior sobre cinema, pode ser uma introdução agradável, desde de que não se caia na armadilha de levar o título a sério. Mas para quem já tem algum conhecimento, é melhor ficar longe e procurar outras fontes que tragam mais diversidade e profundidade nos temas tratados.

Nilton 17/10/2020

Cinema
Bem escrito e sem erros de digitação. Belas imagens. Li e assisti os filmes selecionados e citados: um curso de cinema. Comprei o "Tudo sobre Fotografia" e pretendo ler os outros da "coleção".
A fonte poderia ser maior.

Procyon 31/12/2023

Tudo Sobre Cinema - comentário
Tudo Sobre Cinema, de Philip Kemp, segue em um estilo enciclopédico, mais descritivo - e porventura mais maçante - do que outros livros que se tem no mercado editorial a respeito de cinema. É um livro que junta um apanho de história do cinema, e não teoria, portanto não abarca, de fato, o ?tudo? condizente ao título da obra. Talvez por ser um trabalho coletivo, o livro ficou um pouco superficial em alguns momentos e, noutros, muito maçante. É admirável, no entanto, alguma tentativa de abordar outros cinema que não o cinema hollywoodiano (embora deixe a desejar). Enfim, é um bom livro que pode ser usado mais como um guia mesmo, numa dinâmica um tanto esquisita, todavia, que possibilita ao cinéfilo médio uma abertura maior de seus horizontes e de seu repletório cinematográfico (por vezes senti como se fosse mais um catálogo de filmes do que um livro de cinema).

Luiza Kona 19/03/2024

Adorei como foi abordado de forma aberta várias temáticas do cinema , assim como , as melhores seleções e recomendações !!!