Celebração da disciplina

Celebração da disciplina Richard Foster

Resenhas - Celebração da disciplina

1 | 2 | 3 | 4 | 5

samelaslm 02/03/2024

Daqueles livros que se tornam livros de cabeceira
Não pretendo fazer uma resenha detalhada e, falando honestamente, se não fosse a questão de contabilização do skoob nem a faria kkkkkkk

Obviamente, recomendo e MUITO esse livro! É daqueles que se tornam livros de cabeceira, de leitura anual obrigatória, que você panfleta pra todo mundo e só joga um: "apenas leia" e ainda brinca "se não leu, tá em pecado" kkkkkk

Excelente! É um grande norteador para a caminhada cristã!

E minha oração para minha vida e a sua que já leu, está lendo ou lerá esse livro é que o Espírito nos ajude em alegria viver e desfrutar das disciplinas espirituais.

SE VOCÊ É CRISTÃO, LEIA!!!!!!

Obs.: Meu único arrependimento é ter pego esse livro emprestado ? vou comprá-lo urgentemente - mas aceito de presente também

Samyra16 15/02/2024

A leitura que todos deveriam ler, me ajudou muito a entender muitas coisas dentro do cristianismo, fala muito claramente com como devemos agir corretamente!

VitAria947 08/02/2024

Edificante
Um livro muito bom, que traz valiosos ensinamentos de acordo com a palavra de Deus. É um livro que precisa ser bem mastigado e bem absorvido. Vale muito a pena para aqueles que desejam se aprofundar na verdadeira vida cristã disciplinada.

Queila - Meu vício literário 19/01/2024

Posso dizer que este livro entrou para a minha lista de favoritos.
Realmente um clássico, que merece muitas releituras durante a vida.

Barbara 05/01/2024

Nos acorda para uma disciplina espiritual constante
No geral, é uma leitura muito boa. Busca ajudar verdadeiramente o leitor com o relacionamento com o Senhor abrangendo várias áreas da vida cristã. Percebo ser uma leitura bem integrativa e não tão específica em 1 tópico apenas.
Além disso, traz passos práticos em todos os seu capítulos, levando ao leitor aplicar e refletir em tudo o que leu.
Assim como todo livro, é necessário filtro para ler e conhecimento bíblico, pois muitas vezes alguns argumentos do autor parecem
ser extra bíblicos.

teologiareforma 31/12/2023

Celebre!
É possível se alegrar sendo alguém disciplinado? Confesso que sempre me fiz esta pergunta, as vezes podemos pensar que alguém que segue a vida de disciplina rígida é alguém preso em seus afazeres, mas isso é um completo engano e um erro.

No livro, o autor Richard Foster nos apresenta várias Disciplinas Espirituais dentro de 3 aspectos, sendo elas: Interiores, Exteriores e Comunitárias. Tais disciplinas são portas de entrada para a liberdade e não para um aprisionamento, pois a liberdade está no fato de exercê-las e não o contrário.

A forma como o livro é montado, é muito bom tanto para uma leitura focada no estudo como para uma leitura mais rápida. Creio, particularmente que a que foca no estudo vai ter mais proveito, não pelo óbvio, mas pela forma de escrita do autor, que dá a ideia de que ele deve ser lido desta forma.

Eu comecei essa leitura a alguns meses, mas foi providencial finalizar hoje, no último dia do ano, pois é sempre importante começar bem o ano rsrs, sem misticismos rsrs, ah, e na leitura você vai precisar filtrar alguns, o autor as vezes perde a mão rsrs.

Recomendo a leitura, creio que será de grande valia a você, ah e se você já leu, sabe que é um daqueles livros necessário para releitura, e aí, já colocou na fila?

Deus abençoe!

dani 19/12/2023

Alinhamento e profundidade
Esse livro nos mostra uma dimensão mais profunda do que é ser cristão. Em alguns capítulos ele potencialmente nos revela o quão distante estamos de viver uma vida de cruz e nos oferece, a cada página, uma lição de casa a ser colocada em prática.
Certamente trata-se de um manual a ser lido mais de uma vez.
É como se o próprio Jesus nos ensinasse (e nos ensina) a fazer o que Ele fazia e como Ele fazia.

Tamiris 14/11/2023

Um clássico contemporâneo cristão
Não tenho palavras para descrever o quão edificante é esse livro. Recomendo muito para todos que querem sem aproximar de Deus sem legalismo, mas com um coração sincero e cientes de nossas fragilidades. Deus conhece todas as nossas debilidades, mesmo assim nos aceita e não chama para mais perto, para um relacionamento de Pai e filho.

Rafael1548 02/09/2023

Leitura Obrigatória
Todo aquele que se diz cristão deveria ler e praticar esse livro. Vivemos hoje uma explosão de humanismo e sentimentalismo, no qual a constância é esmagada por uma falsa intensidade que eu chamaria de mera agitação.

Uma comparação que me atrevo a fazer é a do "Avivamento Metodista" encabeçado por John Wesley no qual práticas sistemáticas eram realizadas, incentivadas e exigidas daqueles que almejavam o episcopado.

Martinho 08/07/2023

Felicidade na disciplina
Todos nós que tivemos um único dia de bons hábitos espirituais concordará de como é prazeroso e importante para a nossa vida com Deus.

Celebração da Disciplina nos mostra diversos pontos importantes que precisam ser descobertos em nosso dia dia para termos mais comunhão com o nosso Criador!

Um ótimo livro!

Lari 21/05/2023

Celebração da disciplina é livro p quem deseja ir mais fundo na intimidade com Cristo. O autor aborda não apenas as disciplinas mais conhecidas como oração, jejum e leitura bíblica, mas fala de forma profunda como outras disciplinas espirituais também nos aproximam do criador como a meditação (no versículo bíblico), o silêncio, a simplicidade, a confissão, a solitude, a comunhão, a adoração.

Esse livro é mto bom e nos faz entender a integralidade do viver para Cristo e o prazer em cada uma dessas disciplinas ?

Juh 24/04/2023

Espiritualidade
Um livro completo sobre as disciplinas espirituais. Aquele para ser lido e meditado, para o conteúdo que é tão precioso e necessário para um cristão ser absorvido da forma como deve ser. E com toda a certeza para ser relido.

Dani 20/04/2023

Um livro muito completo sobre as disciplinas espirituais. Certamente uma leitura que vale muito a pena e muito edificante.

Carla Dias 28/02/2023

"As disciplinas clássicas da vida espiritual acenam a nós em direção aos Himalaias do Espírito. Agora estamos sobre uma linha imaginária nas montanhas, assombrados com os picos nevados diante de nós. Aceleremos o passo, confiantes em nosso Guia, que abriu a trilha e conquistou o cume mais alto ".
Richard Foster

Sensacional!!!
Necessário!

Felipe 08/12/2022

Foster dividiu o livro em três partes. Na primeira parte discorreu sobre as disciplinas interiores, como a meditação, a oração, o jejum e o estudo. Na segunda parte abordou as disciplinas exteriores: simplicidade, solitude, submissão e serviço. Por fim, desenvolveu as disciplinas associadas, como a confissão, adoração, orientação e celebração.

A primeira parte do livro é fortemente marcada pela vida espiritual interior. Ao abordar a disciplina da meditação, o autor apresenta “o mundo interior da contemplação” (p.25) como a saída para a agitação e o barulho da vida moderna. Vale ressaltar a boa ênfase de Foster na necessidade da imaginação para a vida cristã, aspecto muito esquecido no período moderno, altamente marcado por proposições e silogismos.

As disciplinas exteriores apresentam, em minha opinião, o ponto alto da obra. Em uma cultura altamente sentimentalizada, pouco falamos de simplicidade, solitude, submissão e serviço como disciplinas.

Na disciplina da simplicidade, Foster se concentra no contentamento e em conselhos práticos de muita validade, como estabelecer que os bens devem ser adquiridos a partir de sua utilidade, não de seu status social (p.112). A solitude, talvez a mais ignorada do mundo contemporâneo, é desenvolvida como uma disciplina de descanso na soberania de Deus (p.125). A disciplina da submissão é apresentada como uma implicação da autonegação, finalizando com conselhos práticos para exercermos a submissão na vida cotidiana. O encerramento da segunda parte é realizado com a disciplina do serviço, cujo mérito está em ressaltar o valor do serviço comum e ordinário que oferecemos aos outros.

Na última parte o autor desenvolve as disciplinas associadas, onde alguns aspectos distintivos da tradição Quaker saltam aos olhos. Embora seu entendimento das disciplinas da confissão e celebração sejam saudáveis, muitos pontos são ignorados nas disciplinas da adoração e orientação.

No entendimento de Foster, a adoração é uma disciplina que está em oposição à ordem eclesiástica. Em suas palavras, “ela (a adoração) torna impertinente toda a parafernalha religiosa de templos e sacerdotes e ritos e cerimônias” (p.201). Por isso, ele defende que “Cristo é o dirigente da adoração no sentido de que só ele decide que instrumentalidades humanas devem ser usadas, caso se use alguma” (p.195). Esse é um ponto problemático que envolve o culto público. Em toda a escritura, não temos alguma margem que nos possibilite afirmar uma adoração pública sem instrumentalidades humanas.

Foster chega ao extremo da vida interior na disciplina da orientação, quando chega a dizer que os concílios eclesiásticos não fazem parte da obra de orientação corporativa do Espírito Santo (p.204). Neste campo ele demonstra a fragilidade do entendimento Quaker sobre a atuação do Espírito Santo para direcionar a igreja. Conquanto o Espírito Santo use muitos meios para conduzir a igreja, é por intermédio da Palavra de Deus que Ele a governa ordinariamente (Jo 14.26, 1 Co 1.22).

O livro de Foster faz uma grande contribuição no campo da vida cristã, principalmente ao fortalecer o resgate das disciplinas espirituais entre os evangélicos. Embora apresente alguns pontos fracos, sobretudo em sua eclesiologia, consegue cumprir o objetivo central da obra, auxiliar os cristãos na construção de uma espiritualidade mais robusta, algo raro no mundo contemporâneo. Por isso, é recomendado para cristãos que desejam desfrutar de uma comunhão mais sólida com Deus.

site: https://medium.com/@felipedsmarques-l/resenha-celebração-da-disciplina-18593e8a7587

1 | 2 | 3 | 4 | 5