Celebração da disciplina

Resenhas - Celebração da disciplina

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lucas Soares 21/05/2020

Práticas fundamentais, mas negligenciadas
Livro muito bom! O autor perpassa por todas as disciplinas espirituais (com exceção do evangelismo, se você entendê-lo como uma), primeiro mostrando o que a Bíblia diz sobre aquilo, depois trazendo algumas instruções mais práticas.

Naturalmente pode haver algumas discordâncias com algumas ideias do autor. Às vezes ele soa um pouco místico, às vezes ele esclarece melhor os apontamentos, mas de toda forma, o proveito extraído da leitura desse livro é gigantesco. Você não precisa concordar com tudo pra ser grandemente confrontado e edificado.

Incentivo fortemente a leitura, mas lembre-se: conhecer as disciplinas é o passo mais fácil, o desafio é colocá-las em prática!

Amanda3913 08/04/2020

"A liberdade está na disciplina"
Sem dúvida, um livro que precisa ser lido e relido constantemente. Foster não só trabalha a importância de cada disciplina - classificadas entre interiores, exteriores e comunitárias -, mas apresenta a prática de cada uma, nos convidando à jornada interior em meio a um mundo tão barulhento e corrido.
A cada disciplina abordada por Foster, ao passo que cresce no peito a vontade de colocá-las em prática, cresce também o temor em frente ao desafio aos quais elas convidam. Mas há a certeza do auxílio do Espírito em cada uma.

Anna 20/03/2020

Um livro para a vida inteira
Gary R. Collins descreveu esse livro como "um amigo muito querido", faço minhas essas palavras. Porque...QUE LIVRO INCRÍVEL!! Com uma escrita bem desenvolvida e que dispensa floreios, Richard Foster disseca as disciplinas espirituais e nos instiga de uma maneira prática a estar enraizados em Cristo.

Icaro.Ferreira 05/12/2018

Um tratado sobre disciplinas espirituais
Um livro que não pode faltar na sua biblioteca.
Foster tem a habilidade de nos conectar com os grandes mestres da espiritualidade e nos dar as mãos em uma jornada ao conhecimento de Deus.

Nathaly Rodrigues 07/06/2018

Meu livro de cabeceira!
Aquele livro que te leva a refletir profundamente sobre como podemos buscar mais intimidade com Deus e Autoconhecimento, através das disciplinas espirituais! Transformador...

Resenhas Cristãs 24/09/2017

Uma ótima obra que todo cristão deveria ler!
Leia a resenha completa no meu blog, COM VÍDEO!

Você se considera um cristão disciplinado? Será que praticamos todas as disciplinas e atividades que um genuíno cristão deveria praticar diariamente?
Você sabe quais são?

Vamos conferir? ;)

Leia a resenha completa no meu blog, COM VÍDEO!

site: https://resenhascristas.blogspot.com.br/2017/09/celebracao-da-disciplina-richard-foster_24.html

Giovani Aguiar 12/07/2017

Na Igreja evangélica brasileira atual, pouco se fala das disciplinas espirituais da tradição cristã. Quando o fazem, citam apenas a leitura bíblica, a oração e o jejum. Mas o Rev. Richard Foster nos mostra que as principais disciplinas espirituais são doze! Esse livro é uma ótima introdução para assuntos de espiritualidade, recheado de citações de grandes mestres. Discordo de algumas colocações de Foster, mas esse é um livro que eu recomendaria para o crescimento espiritual de um cristão.

Daniel Gonçalves 09/02/2017

Manual para toda vida
Um manual que toda pessoa piedoso precisa ter! É um livro essencial para o cristão ele vai ajudar no seu posicionamento espiritual, segue de disciplinas como; oração, jejum, estudo, simplicidade, confissão, solitude etc... Muito bom

Kelly Oliveira Barbosa 01/11/2016

“Na sociedade contemporânea nosso Adversário se especializa em três coisas: ruído, pressa e multidões. Se ele puder manter-nos ocupados com grandeza e quantidade, descansará satisfeito."
Celebração da Disciplina é um clássico da literatura cristã, publicado em 1978, já traduzido para mais de 20 idiomas. Seu autor é o teólogo Richard J. Foster, nascido em 1942, em Novo México/EUA; escritor também de várias outras obras, nas quais defende principalmente as práticas cristãs como santidade, disciplina e reflexão.

A proposta do livro é enfatizar a importância da vida interior. O autor denuncia a geração do século XX: “A superficialidade é a maldição de nosso tempo. A doutrina da satisfação instantânea é, antes de tudo, um problema espiritual. A necessidade urgente hoje não é de um maior número de pessoas inteligentes, ou dotadas, mas de pessoas profundas”.

Diagnóstico que infelizmente permanece muito atual. O que fazer? Para ele as disciplinas clássicas da vida espiritual são uma porta de livramento dessa superficialidade. Mas como encontrar tempo para praticá-las ou quem pode fazê-lo? Ele afirma: “As Disciplinas da vida espiritual são para seres humanos comuns: pessoas que têm empregos, que cuidam dos filhos, que lavam pratos…” Todavia, existe duas grandes dificuldades. A primeira é de ordem filosófica, a vida materialista é a base de tudo em nosso tempo. E a segunda, é de ordem prática porque simplesmente desaprendemos explorar a vida interior.

No primeiro século e anteriormente, não era necessário dar instruções sobre “como praticar” ou “porque praticar” as disciplinas, tais como: jejum, meditação, oração etc. Já em nossa época, frente a cultura faz-se muito necessário a instrução detalhada da prática de cada uma delas.

Assim, em um estudo cuidadoso sobre espiritualidade, Foster conduz-nos através das Escrituras e dos clássicos devocionais como: Agostinho de Hipona, Tomás de Kempis, João Wesley, George Fox, John Woolman e outros, a uma vida de liberdade. Ele afirma que o propósito das disciplinas espirituais é a liberdade. As disciplinas em si não tem nenhum valor, elas só têm valor como meio de colocar-nos diante de Deus para que ele possa nos dar a libertação que buscamos. Assim o objetivo das disciplinas é o livramento da sufocante escravidão do auto interesse e do medo. O livro é dividido em 3 partes:

PARTE I – MEDITAÇÃO, ORAÇÃO, JEJUM E ESTUDO
De uma forma muito franca o autor diz que não há como ultrapassar as superficialidades de nossa cultura (ocidental), sem estarmos dispostos a descer aos silêncios recriadores de uma verdadeira devoção cristã. Ele ressalta a necessidade do cristão meditar diariamente a respeito da Criação, das Escrituras (ponto central da meditação) e mesmo acerca dos acontecimentos atuais ao redor do mundo buscando entender seus significados. A prática da meditação a luz das Escrituras torna-nos mais sensíveis a voz de Deus, que por sua vez, nos conduz a mais sincera prática da oração, e quanto a essa última Foster se limitou a explorar a prática de oração “a favor de outras pessoas” ou intercessão. A disciplina do jejum é explanada sem receio e apresentada como recurso acompanhante da oração.

PARTE II – SIMPLICIDADE, SOLICITUDE, SUBMISSÃO E SERVIÇO
As disciplinas exteriores foram abordadas de uma forma profunda e abrangente. Em poucas palavras [para que essa resenha não fique enorme rs] o autor mostra-nos que é através da simplicidade que vivemos com os outros em integridade. Que a solicitude permite-nos estar verdadeiramente presentes com as pessoas quando estamos com elas. E que é na prática da submissão que vivemos com os outros sem manipulação, e no serviço somos uma bênção para eles.

PARTE III – CONFISSÃO, ADORAÇÃO, ORIENTAÇÃO E CELEBRAÇÃO
Conceituando cada ponto e indagando as vezes o leitor, Foster com sabedoria, nessa última parte segue o seguinte ritmo: A confissão livra-nos de nós mesmos e libera-nos para adoração. A adoração abre a porta para a orientação. Todas as disciplinas livremente exercidas produzem a doxologia da celebração.

Celebração da Disciplina é um livro excelente! Um dos melhores que já li e que permanecerá atual por muito tempo, por isso é sem dúvida um clássico. Além de todo conteúdo o autor deixa para o leitor uma lista enorme de indicações de livros, através de citações e diretamente mesmo, como é feito no capítulo 5 “A Disciplina do Estudo”. A maioria dessas indicações são de clássicos devocionais, lançando assim, holofotes em bons nomes da literatura cristã que talvez já estejam esquecidos em nossa época.

site: https://cafeebonslivros.blog/2015/05/04/eu-li-celebracao-da-disciplina-de-richard-foster/

Claire Scorzi 22/02/2021minha estante
Foster é um dos poucos autores contemporâneos com os quais gasto meu dinheiro. É relevante, profundo, bebendo nos clássicos devocionais. A leitura deste livro há mais de 20 anos atrás levou-me a buscar diversos autores então desconhecidos para mim. Outros livros ótimos dele são "Dinheiro, Sexo e Poder" e "Oração: o Refúgio da Alma".

* leia-se: "...poucos autores cristãos contemporâneos";

Kelly Oliveira Barbosa 22/02/2021minha estante
Claire, li a primeira vez em 2015, aconteceu o mesmo comigo. Foi por causa do Foster que li Agostinho, Tomás de Kempis, Dostoievski... Esse livro foi um divisor de águas na minha vida. Tenho "Oração", mas ainda não li. Obrigada pelas dicas. (Muita saudade do seu canal, de vez enquanto passeio por lá)

Claire Scorzi 22/02/2021minha estante
De nada. Fico feliz sabendo que mais pessoas leem seus livros. Ele merece. Não sei se você já leu James Houston, de "Mentoria Espiritual" e "A Fome da Alma". Valoriza os mesmos autores antigos.

Claire Scorzi 22/02/2021minha estante
Ah, falando nos videos do canal: na resenha de "As tentações de Santo Antão" eu mencionei "Oração..." de Foster, porque tinha relação.

Kelly Oliveira Barbosa 22/02/2021minha estante
Não conhecia "James Houston", muito obrigada. Vou atrás com certeza.
Acho que já assisti o vídeo citado, vou ver lá :)

almeidalewis 22/02/2021minha estante
Houston é muito bom,foi através de uma releitura de sua obra: meu legado espiritual que eu descobrir que a obra de ficção q Lewis mais gostava era AQTR ( até q tenhamos rostos )...O livro é muito rico em referências,espiritualidade e cultura cristã e secular

Claire Scorzi 23/02/2021minha estante
Eu também quero reler Meu Legado Espiritual. Li Até que Tenhamos Rostos; fiquei muito comovida e gostei demais.

Kelly Oliveira Barbosa 23/02/2021minha estante
Obrigada Almeida, vou procurar.

almeidalewis 23/02/2021minha estante
Claire Scorzi !Não acredito! Não é você que tinha um canal no YouTube ?! ? e comentava sobre livros ? Se eu não estou enganado eu assisti algumas resenhas suas ??????

Eu tinha sim.

almeidalewis 24/02/2021minha estante
E se ausentou para cuidar da saúde. Parabéns pelo conteúdo q vc produziu eu cheguei tarde no seu canal.cheguei porque estava procurando algo de lewis...vc foi uma das poucas pessoas que comentou alegoria do amor de lewis. É uma honra para mim poder ter lhe conhecido e lhe acompanhar por aqui

Claire Scorzi 24/02/2021minha estante
Obrigada. Salvo esquecimento meu, C.S. Lewis é o autor com mais resenhas no meu canal.

almeidalewis 24/02/2021minha estante
Obg mais uma vez.agora acompanharei ou verei pelos seus olhos ( como disse lewis em uma análise em crítica literária ) através das suas análises e resenhas.

Van Ribeiro 22/03/2016

Livros que nos melhoram!
Acredito que existem livros que nos melhoram! Esse é o caso desse livro!
Sou grata a Deus por ter tido a oportunidade de lê-lo e ter sido melhorada por ele!

No meu Blog, você pode ler a resenha que fiz para ele!

Até mais!

site: http://www.enchendoacaixa.blogspot.com.br/2016/03/resenha-do-livro-celebracao-da.html

Kelly Oliveira Barbosa 06/05/2015

Um livro cristão muito rico!
Celebração da Disciplina é um clássico cristão escrito por Richard Foster, publicado a primeira vez em 1978, já traduzido para mais de 20 idiomas. É um livro bem escrito, combinando uma linguagem acessível a um texto extremamente rico.

A proposta do livro é apresentar a importância da vida interior. O autor inicia a obra denunciando a geração do século XX: "A superficialidade é a maldição de nosso tempo. A doutrina da satisfação instantânea é, antes de tudo, um problema espiritual. A necessidade urgente hoje não é de um maior número de pessoas inteligentes, ou dotadas, mas de pessoas profundas". Diagnóstico que permanece infelizmente muito atual. O que fazer?

Para ele as disciplinas clássicas da vida espiritual são uma porta de livramento dessa "superficialidade". Na verdade elas convidam-nos a passar do viver na superfície para o viver nas profundezas. Em nossa geração fica as vezes subentendido que as Disciplinas da vida espiritual são para os "gigantes" espirituais, e isso não é verdade. "As Disciplinas da vida espiritual são para seres humanos comuns: pessoas que têm empregos, que cuidam dos filhos, que lavam pratos...", porém existe duas grandes dificuldades. A primeira é de ordem filosófica, a vida materialista é a base de tudo em nossa época. E a segunda, é de ordem prática porque simplesmente desaprendemos explorar a vida interior. No primeiro século e anteriormente, não era necessário dar instruções sobre "como praticar" ou "porque praticar" as disciplinas, tais como: jejum, meditação, oração etc. Já em nossa época, frente a cultura atual faz-se muito necessário.

Assim, em um estudo cuidadoso sobre espiritualidade Foster conduz-nos através das Escrituras e dos clássicos devocionais como: João Wesley, George Fox, John Woolman, Sto Agostinho e outros, a uma vida de liberdade. Ele afirma que o propósito das disciplinas espirituais é a liberdade. As disciplinas em si não tem nenhum valor, elas só têm valor como meio de colocar-nos diante de Deus de sorte que ele possa dar-nos a libertação que buscamos. Assim o objetivo das disciplinas é o livramento da sufocante escravidão ao auto-interesse e ao medo. O livro é dividido em 3 partes:

1ª Disciplinas Interiores: Meditação, Oração, Jejum e Estudo
"Na sociedade contemporânea nosso Adversário se especializa em três coisas: ruído, pressa e multidões. Se ele puder manter-nos ocupados com “grandeza” e "quantidade", descansará satisfeito."

De uma forma muito franca o autor diz que não há como ultrapassar as superficialidades de nossa cultura (incluindo a religiosa), sem estar dispostos a descer aos silêncios recriadores de uma verdadeira devoção cristã. Ele ressalta a necessidade do cristão meditar diariamente a respeito da Criação, das Escrituras (ponto central da meditação) e mesmo acerca dos acontecimentos atuais ao redor do mundo buscando entender seus significados. A prática da meditação a luz das Escrituras torna-nos mais sensíveis a voz de Deus, que por sua vez, nos conduz a mais sincera prática da oração, e quanto a essa última Foster se limitou a explorar a prática de oração "a favor de outras pessoas". A disciplina do jejum é explanada sem receio e apresentada como recurso acompanhante da oração. Logo após essas 3 disciplinas ele passa para a disciplina do estudo defendendo sua importância, principalmente para trazer-nos discernimento acerca de nós mesmos e do mundo e que vivemos.

2ª Disciplinas Exteriores: Simplicidade, Solicitude, Submissão e Serviço
As disciplinas exteriores foram abordadas de uma forma profunda e abrangente. Em poucas palavras [para que essa resenha não fique enorme rs] o autor mostra-nos que é através da simplicidade que vivemos com os outros em integridade. Que a solicitude permite-nos estar verdadeiramente presentes com as pessoas quando estamos com elas. Na submissão vivemos com os outros sem manipulação, e no serviço somos uma bênção para eles.

3ªDisciplinas Associadas: Confissão, Adoração, Orientação e Celebração
Conceituando cada ponto e indagando as vezes o leitor, Foster com sabedoria nessa última parte segue o seguinte ritmo: A confissão livra-nos de nós mesmos e libera-nos para adoração. A adoração abre a porta para a orientação. Todas as disciplinas livremente exercidas produzem a doxologia da celebração.

Enfim...
Celebração da Disciplina em minha [humilde :)] opinião é um livro muito bom. Para mim foi uma leitura muito prazerosa e com certeza, esse livro foi um instrumento para meu crescimento espiritual. Outro aspecto relevante é a lista enorme de indicações de livros, sejam elas através das lindas citações ou diretas mesmo, como é encontrado no capitulo 5 - A Disciplina do Estudo. A maioria dos autores indicados são clássicos devocionais, lançando holofotes em bons nomes da literatura cristã que talvez, já estejam esquecidos em nossa época.

[Richard Foster é um teólogo cristão nascido em 1942,
em Novo México, EUA. Autor de várias obras, nas quais
defende principalmente as práticas cristãs como santidade,
disciplina e reflexão.]

site: http://cafeebonslivros.blogspot.com.br/2015/05/resenha-celebracao-da-disciplina_5.html

* leia-se: "...poucos autores cristãos contemporâneos";

Kelly Oliveira Barbosa 22/02/2021minha estante
Não conhecia "James Houston", muito obrigada. Vou atrás com certeza.
Acho que já assisti o vídeo citado, vou ver lá :)

almeidalewis 22/02/2021minha estante

Kelly Oliveira Barbosa 23/02/2021minha estante
Obrigada Almeida, vou procurar.

almeidalewis 23/02/2021minha estante

Eu tinha sim.

Claire Scorzi 24/02/2021minha estante

Isabelmartinha 08/04/2015

Celebração da Disciplina
Disciplina é sempre um desafio, pois envolve administração do tempo. Fala-se que sempre temos tempo para o que valorizamos e queremos. O livro "Celebração da Disciplina" traz a lembrança atitudes necessárias para uma vida de devoção a Deus, enfatizando sua importância. Além disso, apresenta cada disciplina espiritual de forma clara e simples. Após a leitura desse livro não é possível dizer que não tem tempo para uma vida de disciplinas espirituais; caso não exerça, conclui-se que não o quer e/ou isso não é prioridade para você. Livro de conscientização e aprendizado.

Eliana 26/08/2012

Leitura obrigatória para quem precisa melhorar a prática das disciplinas espirituais, principalmente oração e leitura da Bíblia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5