Celebração da disciplina

Celebração da disciplina Richard Foster

Resenhas - Celebração da disciplina

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Eliana 26/08/2012

Leitura obrigatória para quem precisa melhorar a prática das disciplinas espirituais, principalmente oração e leitura da Bíblia.

Rafael1548 02/09/2023

Leitura Obrigatória
Todo aquele que se diz cristão deveria ler e praticar esse livro. Vivemos hoje uma explosão de humanismo e sentimentalismo, no qual a constância é esmagada por uma falsa intensidade que eu chamaria de mera agitação.

Uma comparação que me atrevo a fazer é a do "Avivamento Metodista" encabeçado por John Wesley no qual práticas sistemáticas eram realizadas, incentivadas e exigidas daqueles que almejavam o episcopado.

Ziane.Silva 21/08/2021

Vale uma releitura!
Celebração da Disciplina, de Richard Foster, ensina sobre as disciplinas espirituais que devemos praticar para termos mais comunhão com Deus. No geral, gostei dos ensinamentos e pretendo fazer uma releitura. Recomendo!

herbert.goncalves 25/08/2021

são momentos separados para silêncio interior, que ajudam reorientar nossas vidas como o ponteiro de uma bússola. podemos criar um "lugar tranquilo" para silêncio e solitude. constantemente estão sendo construídas novas casas. por que não insistir em que um pequeno santuário interior seja incluído nas plantas, um pequeno lugar onde um membro da famíliapossa estar a sós e em silêncio? que é que nos impede? construímos esmeradas salas de estar, e achamos que vale a pena a despesa. se você já possui uma casa, considere murar uma pequena seção da garagem ou pátio. se mora em um apartamento , seja criativo e ache outros meios de permitir-se a solitude. se for preciso, construa uma bonita cabana para meditação particular e solitude.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Kelly Oliveira Barbosa 06/05/2015

Um livro cristão muito rico!
Celebração da Disciplina é um clássico cristão escrito por Richard Foster, publicado a primeira vez em 1978, já traduzido para mais de 20 idiomas. É um livro bem escrito, combinando uma linguagem acessível a um texto extremamente rico.

A proposta do livro é apresentar a importância da vida interior. O autor inicia a obra denunciando a geração do século XX: "A superficialidade é a maldição de nosso tempo. A doutrina da satisfação instantânea é, antes de tudo, um problema espiritual. A necessidade urgente hoje não é de um maior número de pessoas inteligentes, ou dotadas, mas de pessoas profundas". Diagnóstico que permanece infelizmente muito atual. O que fazer?

Para ele as disciplinas clássicas da vida espiritual são uma porta de livramento dessa "superficialidade". Na verdade elas convidam-nos a passar do viver na superfície para o viver nas profundezas. Em nossa geração fica as vezes subentendido que as Disciplinas da vida espiritual são para os "gigantes" espirituais, e isso não é verdade. "As Disciplinas da vida espiritual são para seres humanos comuns: pessoas que têm empregos, que cuidam dos filhos, que lavam pratos...", porém existe duas grandes dificuldades. A primeira é de ordem filosófica, a vida materialista é a base de tudo em nossa época. E a segunda, é de ordem prática porque simplesmente desaprendemos explorar a vida interior. No primeiro século e anteriormente, não era necessário dar instruções sobre "como praticar" ou "porque praticar" as disciplinas, tais como: jejum, meditação, oração etc. Já em nossa época, frente a cultura atual faz-se muito necessário.

Assim, em um estudo cuidadoso sobre espiritualidade Foster conduz-nos através das Escrituras e dos clássicos devocionais como: João Wesley, George Fox, John Woolman, Sto Agostinho e outros, a uma vida de liberdade. Ele afirma que o propósito das disciplinas espirituais é a liberdade. As disciplinas em si não tem nenhum valor, elas só têm valor como meio de colocar-nos diante de Deus de sorte que ele possa dar-nos a libertação que buscamos. Assim o objetivo das disciplinas é o livramento da sufocante escravidão ao auto-interesse e ao medo. O livro é dividido em 3 partes:

1ª Disciplinas Interiores: Meditação, Oração, Jejum e Estudo
"Na sociedade contemporânea nosso Adversário se especializa em três coisas: ruído, pressa e multidões. Se ele puder manter-nos ocupados com “grandeza” e "quantidade", descansará satisfeito."

De uma forma muito franca o autor diz que não há como ultrapassar as superficialidades de nossa cultura (incluindo a religiosa), sem estar dispostos a descer aos silêncios recriadores de uma verdadeira devoção cristã. Ele ressalta a necessidade do cristão meditar diariamente a respeito da Criação, das Escrituras (ponto central da meditação) e mesmo acerca dos acontecimentos atuais ao redor do mundo buscando entender seus significados. A prática da meditação a luz das Escrituras torna-nos mais sensíveis a voz de Deus, que por sua vez, nos conduz a mais sincera prática da oração, e quanto a essa última Foster se limitou a explorar a prática de oração "a favor de outras pessoas". A disciplina do jejum é explanada sem receio e apresentada como recurso acompanhante da oração. Logo após essas 3 disciplinas ele passa para a disciplina do estudo defendendo sua importância, principalmente para trazer-nos discernimento acerca de nós mesmos e do mundo e que vivemos.

2ª Disciplinas Exteriores: Simplicidade, Solicitude, Submissão e Serviço
As disciplinas exteriores foram abordadas de uma forma profunda e abrangente. Em poucas palavras [para que essa resenha não fique enorme rs] o autor mostra-nos que é através da simplicidade que vivemos com os outros em integridade. Que a solicitude permite-nos estar verdadeiramente presentes com as pessoas quando estamos com elas. Na submissão vivemos com os outros sem manipulação, e no serviço somos uma bênção para eles.

3ªDisciplinas Associadas: Confissão, Adoração, Orientação e Celebração
Conceituando cada ponto e indagando as vezes o leitor, Foster com sabedoria nessa última parte segue o seguinte ritmo: A confissão livra-nos de nós mesmos e libera-nos para adoração. A adoração abre a porta para a orientação. Todas as disciplinas livremente exercidas produzem a doxologia da celebração.

Enfim...
Celebração da Disciplina em minha [humilde :)] opinião é um livro muito bom. Para mim foi uma leitura muito prazerosa e com certeza, esse livro foi um instrumento para meu crescimento espiritual. Outro aspecto relevante é a lista enorme de indicações de livros, sejam elas através das lindas citações ou diretas mesmo, como é encontrado no capitulo 5 - A Disciplina do Estudo. A maioria dos autores indicados são clássicos devocionais, lançando holofotes em bons nomes da literatura cristã que talvez, já estejam esquecidos em nossa época.

[Richard Foster é um teólogo cristão nascido em 1942,
em Novo México, EUA. Autor de várias obras, nas quais
defende principalmente as práticas cristãs como santidade,
disciplina e reflexão.]

site: http://cafeebonslivros.blogspot.com.br/2015/05/resenha-celebracao-da-disciplina_5.html
Claire Scorzi 22/02/2021minha estante
Foster é um dos poucos autores contemporâneos com os quais gasto meu dinheiro. É relevante, profundo, bebendo nos clássicos devocionais. A leitura deste livro há mais de 20 anos atrás levou-me a buscar diversos autores então desconhecidos para mim. Outros livros ótimos dele são "Dinheiro, Sexo e Poder" e "Oração: o Refúgio da Alma".

Claire Scorzi 22/02/2021minha estante
* leia-se: "...poucos autores cristãos contemporâneos";

Kelly Oliveira Barbosa 22/02/2021minha estante
Claire, li a primeira vez em 2015, aconteceu o mesmo comigo. Foi por causa do Foster que li Agostinho, Tomás de Kempis, Dostoievski... Esse livro foi um divisor de águas na minha vida. Tenho "Oração", mas ainda não li. Obrigada pelas dicas. (Muita saudade do seu canal, de vez enquanto passeio por lá)

Claire Scorzi 22/02/2021minha estante
De nada. Fico feliz sabendo que mais pessoas leem seus livros. Ele merece. Não sei se você já leu James Houston, de "Mentoria Espiritual" e "A Fome da Alma". Valoriza os mesmos autores antigos.

Claire Scorzi 22/02/2021minha estante
Ah, falando nos videos do canal: na resenha de "As tentações de Santo Antão" eu mencionei "Oração..." de Foster, porque tinha relação.

Kelly Oliveira Barbosa 22/02/2021minha estante
Não conhecia "James Houston", muito obrigada. Vou atrás com certeza.
Acho que já assisti o vídeo citado, vou ver lá :)

almeidalewis 22/02/2021minha estante
Houston é muito bom,foi através de uma releitura de sua obra: meu legado espiritual que eu descobrir que a obra de ficção q Lewis mais gostava era AQTR ( até q tenhamos rostos )...O livro é muito rico em referências,espiritualidade e cultura cristã e secular

Claire Scorzi 23/02/2021minha estante
Eu também quero reler Meu Legado Espiritual. Li Até que Tenhamos Rostos; fiquei muito comovida e gostei demais.

Kelly Oliveira Barbosa 23/02/2021minha estante
Obrigada Almeida, vou procurar.

almeidalewis 23/02/2021minha estante
Claire Scorzi !Não acredito! Não é você que tinha um canal no YouTube ?! ? e comentava sobre livros ? Se eu não estou enganado eu assisti algumas resenhas suas ??????

Claire Scorzi 23/02/2021minha estante
Eu tinha sim.

almeidalewis 24/02/2021minha estante
E se ausentou para cuidar da saúde. Parabéns pelo conteúdo q vc produziu eu cheguei tarde no seu canal.cheguei porque estava procurando algo de lewis...vc foi uma das poucas pessoas que comentou alegoria do amor de lewis. É uma honra para mim poder ter lhe conhecido e lhe acompanhar por aqui

Claire Scorzi 24/02/2021minha estante
Obrigada. Salvo esquecimento meu, C.S. Lewis é o autor com mais resenhas no meu canal.

almeidalewis 24/02/2021minha estante
Obg mais uma vez.agora acompanharei ou verei pelos seus olhos ( como disse lewis em uma análise em crítica literária ) através das suas análises e resenhas.

Bruna396 18/08/2022

Necessário!
O livro trata das disciplinas espirituais norteiam uma vida cristã saudável. São elas: meditação, oração, jejum, estudo, simplicidade, solitude, submissão, serviço, confissão, adoração, orientação, celebração.

Com certeza uma leitura que me edificou, e é um livro que de tempos em tempos precisamos reler para retornar a origem, fazer uma análise de onde precisamos ainda melhorar.
Mateus 18/08/2022minha estante
???

Cida Varela 27/01/2021

Neste livro o autor aborda a disciplina em várias áreas da nossa vida! Disciplina é liberdade, é obedecer a Deus e ser feliz em todas as áreas da nossa vida, tanto externo como interno.
? ?Na maioria das vezes, não conseguimos suportar a ideia de ceder, pois isso significa que as coisas não andaram conforme desejamos?.

Iaskara 20/12/2020

Maravilhoso
Esse livro é um tapa na cara. Quanto aprendizado preciosooooo! Vale a pena dmais se você quiser ser confrontado e sair da religiosidade pra uma vida de piedade genuina
AnaPaula 26/12/2020minha estante
Já li 4 vezes, para poder colocar em prática.

Iaskara 02/01/2021minha estante
Preciso reler kkkk

Igor Roberto 14/03/2021

A superficialidade é a maldição do nosso tempo!
Quantos de nós estamos dispostos a mudar de vida? Quantos de nós queremos ser disciplinados? Quanto que nós deixaremos para trás para ter uma vida de dedicação e obediência a Cristo? Essas e outras perguntas são respondidas e destrinchadas no livro ?celebração da disciplina?.

O pastor e escritor Richard Foster nos apresenta uma série de passos e atitudes que levam a uma vida de disciplina e devoção a Deus e a sua palavra. Guiando-nos desde o íntimo do nosso coração até as nossas relações com as outras pessoas e os nossos serviços à igreja, o autor trabalha com uma precisão ímpar nos assuntos abordados.

Mesmo não concordando com tudo que o pastor apresenta aqui (até porque não concordamos em tudo com ninguém a não ser Deus e a sua palavra), não posso deixar de falar o quão maravilhoso esse livro é e a sua necessidade para as igrejas hoje em dia.

Num mundo de pessoas e ideias rasas, Deus nos chama a um relacionamento profundo. Nas palavras do autor: ?a superficialidade é a maldição do nosso tempo. A doutrina da satisfação instantânea é o principal problema espiritual. A necessidade desesperada de hoje não é a de um número maior de pessoas inteligentes nem de pessoas talentosas, mas de pessoas com profundidade.?

dani 19/12/2023

Alinhamento e profundidade
Esse livro nos mostra uma dimensão mais profunda do que é ser cristão. Em alguns capítulos ele potencialmente nos revela o quão distante estamos de viver uma vida de cruz e nos oferece, a cada página, uma lição de casa a ser colocada em prática.
Certamente trata-se de um manual a ser lido mais de uma vez.
É como se o próprio Jesus nos ensinasse (e nos ensina) a fazer o que Ele fazia e como Ele fazia.

Carina 27/05/2021

Profundo
É muito bom aprender a agradar a Deus. E ter esclarecimento é uma fonte de boas interpretações que levam a vida plena, ao melhoramento. É um livro muito bom que trás muitas pespectivas pouco exploradas ou ate conhecidas. Aprendi muito, e logo estarei lendo novamente. Deus é amor e demos celebra-lo e sua gloriosa disciplina que nos dá força e alegria na esperança da salvação.

Amanda3913 08/04/2020

"A liberdade está na disciplina"
Sem dúvida, um livro que precisa ser lido e relido constantemente. Foster não só trabalha a importância de cada disciplina - classificadas entre interiores, exteriores e comunitárias -, mas apresenta a prática de cada uma, nos convidando à jornada interior em meio a um mundo tão barulhento e corrido.
A cada disciplina abordada por Foster, ao passo que cresce no peito a vontade de colocá-las em prática, cresce também o temor em frente ao desafio aos quais elas convidam. Mas há a certeza do auxílio do Espírito em cada uma.

Gabrielle 21/05/2022

Celebração da Disciplina
Um livro que levei um certo tempo para finalizar porque li aos poucos absorvendo cada aprendizado.

Ainda assim, há tantas lições a serem aprendidas, tanta coisa para se colocar em prática, que tenho certeza: vou voltar para algum trecho ou capítulo desse livro em diversos momentos da vida.

Grifei, marquei, escrevi pensamentos e orações nestas páginas.

Essencial à vida cristã!

@srlucasm 01/11/2020

Para conhecer e praticar as Disciplinas Espirituais
Inicio com uma pergunta: O que é disciplina para você? Haverão inúmeras definições, e possivelmente algumas delas tratarão a disciplina como algo ruim. Todavia, a disciplina não é ruim, é o meio para que possamos conquistar os nossos objetivos. Precisamos da disciplina em praticamente tudo o que fazemos. Na vida espiritual não é diferente, e a obra de Richard Foster vai tratar sobre elas.

As disciplinas espirituais, como é conhecida na obra, é uma ferramenta para que saiamos da superficialidade e adentremos às profundezas espirituais. São compostas de 12 disciplinas, divididas em três áreas. A disciplina da oração, do jejum, do estudo e da meditação são as disciplinas interiores. A disciplina da simplicidade, da solitude, da submissão e do serviço são as disciplinas exteriores. Por fim, a disciplina da confissão, da adoração, da orientação e da celebração são as disciplinas comunitárias. Você terá dicas preciosas de como aproveitar essas disciplinas ao máximo.

Você não precisa ter formação em teologia ou em alguma área correlata. Essas disciplinas são para todos os que creem em Cristo. As disciplinas espirituais não podem ser tratadas como indulgência ou para relegá-lo às exigências para tornar-te Filho de Deus. Não é o propósito das disciplinas espirituais tornar-te um religioso, mas é totalmente o contrário disso: É para te libertar da religiosidade, e desfrutar de uma comunhão mais profunda com o Senhor e com as pessoas.

Interessado em conhecer e praticar as disciplinas espirituais? Eis aí o livro para saciar-te deste desejo. Leia, mas leia outras vezes caso queira relembrar alguma disciplina em específico. Aproveite e leia outros livros dessa área. O autor deixará uma Bibliografia farta para você explorar mais dela. Aplicando as disciplinas em sua vida espiritual, espere uma grande melhoria na sua relação com o Senhor e com as pessoas, conduzindo-te ao crescimento espiritual.

Att,
Lucas M.