O Último Segredo

O Último Segredo José Rodrigues dos Santos

Resenhas - O Último Segredo

Francisco 06/09/2021

O livro tem uma ideia boa, mas o autor parece mais interessado em exibir seus conhecimentos em filologia bíblica do que em desenvolver uma trama envolvente.

Os assassinatos são investigados por uma mulher que tem ideias mais pra freira do que pra policial.
Alina 14/10/2021minha estante
Definiu ? do que senti ao ler esse livro.

Antunes 05/06/2023

O segredo mais conhecido da humanidade
Nesse livro do autor português José Rodrigues dos Santos, acompanhamos a investigação policial de algumas mortes que estão acontecendo. Elas iniciaram no Vaticano e seguem por outros países. Todas as vítimas são historiadores e ao terem suas vidas ceifadas, o assassino deixa uma pista do enigma para próxima morte.

A leitura é bastante agradável e o estilo do autor muito fluído. Ainda mais quando temos uma penca de informações que usam o novo e o velho testamento da Bíblia como embasamento.
A grande questão é que todos os pontos de vista criados pelo autor, em um universo realista fazem total sentido, inclusive com apontamentos muito interessantes sobre a postura de Jesus e de toda a crença em torno dessa persona.

A grande questão é: "FAZ SENTIDO?" faz... total... mas quando falamos em Bíblia e Jesus... estamos falando em crenças. E aí não faz nenhum sentido a "verdade" pois ou você acredita ou não!!!

É um excelente passatempo que não vai mudar sua vida e provavelmente não vai fazer você questionar sua fé, todavia é mais uma boa leitura de um tema que costuma criar grandes polêmicas.

ps.: minha única ressalva vai para as piadinhas fora de contexto do historiador durante alguns momentos do livro. Achei o timming bem constrangedor!
Há também um exagero na quantidade de explicações por parte do autor e nas motivações de todos a sua volta. A reviravolta é crível, porém fica meio fora do contexto da história....

Luana 31/08/2020

O suspense policial teve um final bem legal. A teoria do autor sobre a bíblia, porém, achei bem amadora. Aqueles que estudam assuntos relacionados à teologia há alguns anos percebem esse amadorismo com muita facilidade. Gosto de saber o porquê aqueles que não veem Jesus como alguém divino pensam assim, e respeito tais pensamentos e pesquisas. Fico, porém, com outras pesquisas (muito bem fundamentadas também) que revelam que Jesus é Deus.

Eugenia 22/09/2022

Gostei. Muito parecido com o Código da Vinci mas com as suas pequenas diferenças.
Mais uma vez suspeitei de um culpado para no fim vir a perceber que estava claramente errada.
Esperava que no final o Tomás e a Valentina ficassem juntos mas não aconteceu e eu fiquei com um pouco de raiva dela por ser uma traidora

Patricia.Cerutti 18/06/2022

Livro: o último segredo
Autor: José Rodrigues dos Santos

Na busca para solucionar os mistérios de um assassinato acontecido dentro da Biblioteca do Vaticano, a inspetora Italiana Valentina Ferro convoca o especialista português em criptologia Tomas Noronha, pois junto ao corpo havia uma pista a ser seguida. Ou seria só uma mensagem dos Sicatti????
Enquanto eles tentam desvendar esse assassinato, mais outros dois acontecem em paises distantes dali, mas de maneira muito parecidas.
Então, eles se veem obrigados a discutir sobre a Biblia e isso os colocará diante do Ultimo Segredo do Novo Testamento:
A verdadeira identidade de Jesus Cristo.
Mais não contarei para não dar spoiler, mas uma coisa posso lhes garantir: com este livro consegui viajar por 4 diferentes países. Queres saber quais? Leia e me conte o que achou.

Impossível não lhe dar 4,5 ??.
História misturada com suspense e ação. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a Bíblia. Ou seria tudo ficção? Quem sabe...

Vamos promover um mundo mais leitor!

Beatriz 19/06/2023

Uma leitura boa com muito trabalho de investigação. Às vezes torna-se um pouco repetitiva mas, no geral, foi boa e interessante! Principalmente um dos últimos plot twists!

12/05/2020

O livro é bom, porém tem muitas citações bíblicas, o que torna o livro muito maçante em várias partes. O desfecho da história no final é muito bom.

Michele 05/05/2021

Apesar de ter estudado a maior parte da vida em colégio católico, sou agnóstica e tenho minhas (muitas) ressalvas ao cristianismo. Por exemplo, desde que tive maturidade para tal, sempre questionei algumas das ideias mais difundidas por essa religião, especialmente a da "Virgem" Maria e de que a mulher nasceu da costela de Adão. Para além disso, sempre que alguém me vinha com "está na Bíblia" eu dizia que a Bíblia foi escrita por homens, e portanto, para mim não passava de um livro.

Mas mesmo tendo esse background, nada me preparou para as revelações desse livro! Para além da investigação criminal que ocorre como pano de fundo, sem dúvida é a interpretação das passagens bíblicas feita por Thomás as partes mais interessantes para mim. Achei um trabalho realmente impressionante por parte do autor. Recomendo a leitura!

Pedro.Braga 12/10/2021

Uma trama envolvente e cheio de reviravoltas
Desde o início o leitor é levado a uma envolvente sucessão de eventos desencadeados um atrás do outro, apresentando novos enigmas para os protagonistas resolverem. O tempo urge, e dá pra sentir essa tensão a partir da situação crítica que é gerada a medida que um novo assassinato acontece. Repleto de reviravoltas e de situações adversas, os protagonistas ficam em um dilema "Em quem confiar?". É uma excelente leitura, com muita ação e retratos históricos, mas que requer uma mente aberta, pois aborda assuntos que podem ser polêmicos.

Tiago.Lagoa 29/12/2022

Uauh!!
Como qualquer outro livro do autor, este é excelente, com o acréscimo de que me faz pensar e interrogar sobre todos os ensinamentos que, como católica por educação, me foram passados. Deixa de fato uma vontade de pegar na Bíblia e lê-la, coisa que nunca fiz, para finalmente tirar a prova daquilo que o autor divulga. Muito bom, mas não aconselhavel a qualquer pessoa.

Juliana 31/12/2022

Não sei direito se gostei ou não...
Terminei o livro já tem mais de uma semana e não sei direito ainda se gostei ou não. Algumas partes são extremamente maçantes e repetitivas, mas algumas me interessaram. Não é um livro ótimo, eu não leria de novo e também não recomendaria...

Marina.Menchero 24/01/2023

Segredos
O primeiro livro que leio do autor português mais acarinhado. O tema do livro em si é de um tema bastante interessante, muitos assuntos abordamos são de conhecimento geral. Mas aquele trama a adrenalina de saber quem está por detrás de tudo faz com que temas mas enfadonhos sejam muito interessantes.
Tomás e a sua capacidade de decifrar e memória infalíveis salvou mais um dia? MM

Neilania 06/12/2023

Demora a acabar
O tema é interessante, mas o desenvolvimento é longo e cansativo. A maior parte do livro é o personagem principal exibindo seu conhecimento, chega a ser cansativo pois além de colocar textualmente trechos da bíblia, o historiador passa um tempo enorme explicando tudo. Além disso, Tomás não é tão charmoso quanto o autor gostaria, sem contar que a personagem feminina é rasa e chata.