O Caderno de Maya

Resenhas - O Caderno de Maya

1 | 2 | 3 | 4

Fabio Shiva 24/04/2024

UM SUSPENSE MÁGICO CHEIO DE SONHOS FANTÁSTICOS DA ADOLESCÊNCIA
Esse é um livro que deixa o leitor mais e mais envolvido a cada página. Quando cheguei ao final da história, me dei conta de que um resumo meramente objetivo poderia induzir quem não conhece o livro (ou a autora) a pensar que se trata de um típico thriller norte-americano, com direito a traficantes de drogas, policiais corruptos e outros bandidos perigosos, perseguições e muitas cenas de violência, tudo isso como parte da jornada da jovem protagonista Maya em busca de si mesma.

Mas notem bem: só ao chegar às páginas finais de “O Caderno de Maya” foi que percebi que, pela temática, o livro poderia ser considerado um thriller e até daria, provavelmente, um ótimo filme de suspense e aventura. No decorrer da leitura, no entanto, muitas outras impressões distintas foram sendo sugeridas: uma narrativa eminentemente latino-americana (apesar de boa parte da história se passar nos Estados Unidos), com o tema da ditadura de Pinochet como pano de fundo para o bildungsroman (romance de formação) da narradora Maya, neta de uma chilena exilada que foge para o Chile em uma situação semelhante de perseguição e exílio.

Os inúmeros conflitos pessoais e familiares de Maya fazem um contraponto com a história recente do Chile, com os desafios e contradições comuns não só ao resto da América Latina, como ao mundo atual como um todo. Ler “O Caderno de Maya” me ajudou a compreender um pouco mais as insanidades que temos testemunhado no Brasil e no mundo, com o inquietante fortalecimento da extrema direita, que leva pessoas que se consideram “cristãs” e “de bem” a apoiarem entusiasticamente a humilhação, tortura e assassinato de outros seres humanos.

E essa foi só uma das muitas camadas de leitura desse livro incrível. Há também um suave, porém distinto toque de realismo mágico, na melhor tradição de Gabriel García Márquez, há algumas lindas e originais histórias de amor, há uma feminilidade pujante emanando de cada página. Essa mistura toda é o que torna “O Caderno de Maya” uma obra sui generis, que certamente diverte e ao mesmo tempo enriquece a experiência de seus leitores.

Foi o primeiro livro de Isabel Allende que li. Gratidão à minha querida filha Roquelina Magnolia, por ter praticamente enfiado esse livro em minhas mãos. Gostei tanto que corri para assistir ao excelente seriado “Isabel” (https://youtu.be/TL2EVufM5bA?si=CG9zNybXF2_JVirV), sobre a autora. Recomendadíssimo!

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/

regifreitas 08/04/2024

O CADERNO DE MAYA (El cuaderno de Maya, 2011), de Isabel Allende; tradução Ernani Ssó.

Maya Vidal é uma jovem de 19 anos que está passando uma temporada em Chiloé, uma ilhazinha remota no Chile. Na verdade, Maya está escondida nessa ilha, após se envolver em sérios problemas com criminosos nos EUA. Quem nos conta a história é a própria Maya, através do registro de suas lembranças em um caderno.

Acompanhamos a história de Maya desde sua infância. Ela foi criada pela avó, uma chilena, casada pela segunda vez com um astrônomo americano; já os pais de Maya sempre foram ausentes. A mãe, uma dinamarquesa, abandonou a família quando a garota ainda era muito jovem. O pai, piloto de avião, está constantemente afastado por conta do trabalho e das suas aventuras amorosas.

Uma grande perda fará com que a vida de Maya tome um rumo sombrio e de autodestruição. Ela acaba mergulhando no uso do álcool e das drogas, numa viagem cada vez mais alucinante ao inferno. Ao se envolver com gente muito perigosa, ela terá que fugir do país.

Já no Chile, o país natal da sua avó, Maya acaba conhecendo o verdadeiro sentido de amor, de família, de lealdade e de amizade, iniciando um doloroso processo de cura e redenção. Além disso, descobre mais sobre suas raízes e faz descobertas surpreendentes sobre o passado da avó durante a ditadura militar.

Trata-se do livro mais contemporâneo da autora. Embora haja flashbacks dos anos 1970, do início da ditadura no Chile, a maior parte da história se passa nos dias atuais. Allende é uma ótima contadora de histórias. Ela constrói uma narrativa fluida, e personagens tridimensionais. A jornada de Maya é algo que prende a atenção.

Contudo, em relação ao enredo em si, ele é muito clichê. Quando estava lendo, sentia estar diante de um filme cujas reviravoltas eu já estava prevendo desde o início. Não que isso seja totalmente ruim. Trata-se de um bom romance de entretenimento. Mas, para alguém que escreveu A CASA DOS ESPÍRITOS, espera-se um trabalho de construção de narrativa e de fabulação bem mais elaborados.

Obs.: livro emprestado pela amiga @ritapabstmartins.

Robtavares 06/11/2023

Maravilhoso
Enredo todo amarradinho. Isabel Allende uma rainha das letras. Incrível o livro, a história de Maya. Lindo como ela entrelaça a história inventada à história verdadeira do Chile. Amo! Lindo livro.

KelenDZ 15/08/2023

Gostei bastante da história...tem partes bem fortes, que trás uma ideia sobre o submundo das drogas e o que estas fazem com as pessoas.
Fui buscar fotos da ilha de Chiloe pois fiquei curiosa sobre ela, nunca tinha ouvido falar.
Gostei muito dos desdobramentos finais do livro, imaginando um bom futuro para Maya.

Ana Paula 29/03/2023

Esse livro me fez ter um olhar com mais empatia para dependentes químicos. Livro intenso cheio de gatilhos. Amo a forma como a autora escreve!! Leitura necessária!!!

A.Maia 20/01/2023

O Caderno de Maya
Maya relata, como em um diário, sua vida, seus medos e situações mais obscuras. O enredo traz a jovem à caminho de se refugiar em Chiloé, cidadezinha de poucos habitantes situada no Chile, possui casas de madeira em sua paisagem e o tempo parece passar mais lentamente. A narrativa, em primeira pessoa, começa com a dúvida se a protagonista realmente cometeu algo grave ou se está brincando, pois possui humor em seu linguajar.

A história intercala entre passado e presente, percebe-se que o passado de Maya é bem complicado. Aos poucos traz os motivos de a jovem estar longe de casa (alerta de gatilhos), desde drogas, prostituição e abusos sofridos. Situações fortes são narradas, não são tão aprofundadas, mas trazem todo o sentimento da personagem.

Em Chiloé, amparada por Manuel, a jovem tem acesso à um completo detox, além de aprender a ver a vida com outros olhos. A protagonista chega ao fundo do poço, contudo conhece pessoas incríveis e de muito bom coração que a ajudam a se dar uma nova oportunidade de viver.

O livro não possui capítulos, apenas pequenos espaços separam uma situação de outra, não o torna cansativo pois a trama é instigante. Ainda, traz pontos históricos, políticos e culturais do Chile. Dá para ver que a autora fez uma pesquisa local para ambientar a narrativa.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/
Robtavares 19/10/2023minha estante
Vim exatamente sobre a informação sobre os (não) capítulos kkk estou lendo no kindle, achando difícil demais não achar um lugar onde parar

Kecia.Viana 01/10/2022

O livro sangra
Livro mais fácil de ler dos que eu já li da Isabel.

Não é o melhor, mas mais fácil.

Esse conta a história de uma menina tragada pela vida das drogas após a morte do avô, o grande amor de sua vida.

Aqui tem de tudo... Uso abusivo de álcool e drogas, ditadura militar, corrupção... E amor! O amor que salva!

Muito bom!

Aline 11/05/2022

Perfeito
Isabel Allende não decepciona. Mais um livro com uma história incrível. É uma pena esse título não ser tão conhecido como outros da autora

Rayssa600 07/04/2022

Perfeito
Melhor livro que eu já li, sério.
Eu me apeguei a Maya e a toda a história dela. É sofrimento, altos e baixos e a gente sabe que é bem realista. Ai, ler esse livro foi como viver uma vida sabe? Amei de mais, nunca vou esquecer da professora Nivalda que me emprestou esse livro.
Emoção

Ivy 23/10/2021

O caderno de Maya
Uma leitura densa, dramática, narrada por uma jovem adolescente que desce até os confins do inferno devido as péssimas escolhas que fez ao longo de sua jovem vida? Interessante que a história da adolescente mescla com acontecimentos da ditadura do Chile, da qual conhecia muito pouco e pude conhecer um pouco mais e entender os impactos dela na personalidade e vida do povo chileno. O único porém é que eu não consegui me conectar com a protagonista, via ela mais como uma rebelde sem causa do que como vítima, as vezes dava vontade de entrar na história e dar um sopapos nela a fim de que ela acorde pra vida mas, acho que essa é a intenção de cada história, mexer com a gente de alguma forma, seja negativamente ou positivamente

kali 26/06/2021

Uma leitura de aventuras
Eu li esse livro quando era muito mais nova, devia ter 12, 13 anos e honestamente não lembrava nada sobre ele, apenas que era bom, então resolvi reler. O Caderno de Maya é o diário que Maya Vidal escreve enquanto está escondida dos seus perseguidores em Chiloé, uma ilha do Chile. A gente começa a história sabendo disso e ela vai contando aos poucos como é sua vida na ilha e como a sua vida era nos EUA, até que chega a hora de entender o motivo dela estar escondida tão distante do seu país. A autora consegue nos envolver em cada detalhe da vida de Maya e em cada pessoa que passa por ela; você cria afeição pelos avós de Maya, por Manuel, Blanca, tia Lucinda, o cachorro Fákin e Juanito; você fica desesperada querendo tirar a Maya das situações que ela se mete, quer gritar ?NÃO FAZ ISSO, GAROTA!?; e além disso tudo, ela traz questões de cunho social e político pro contexto em que Maya está vivendo, como a ditadura chilena e o fato dos chilenos não tocarem muito no assunto, o que te atiça a curiosidade pra pesauisar sobre, e te faz pensar como não tocar no assunto é prejudicial não só pra pessoa que sofreu com a ditadura, mas para toda uma nação. E o que a gente acompanha no livro é a história de uma adolescente que ficou decepecionada e revoltada com o que lhe aconteceu, começou a ter amizades erradas e sua vida saiu do trilho, e que consegue voltar ao eixo aos poucos com ajuda de pessoas boas que cruzaram seu caminho, como Freddy e as Viúvas por Jesus. É um livro muito bom e muito envolvente, eu recomendo muito que todos leiam.

Januska 24/03/2021

Bom, mas...
Antes de começar a resenha, vale avisar que essa história possui vários gatilhos.
Nunca me decepciono com Isabel Allende. Até hoje todos os livros que li dessa autora foram supreendentemente incríveis, porém, O Caderno de Maya fica um pouco fora deste padrão. Não que o livro seja ruim, de maneira nenhuma, porém, para mim, a leitura oscilou demais entre momentos empolgantes em que era impossível largar o livro - especialmente nas partes de Maya em Las Vegas, e outros momentos chatos e parados - como quando Maya conhece Daniel, no Chile.
De modo geral, gostei da história, mas achei ela um pouco longa demais e parada em diversos momentos. Mas, Isabel Allende realmente nunca decepciona e Maya é uma personagem extremamente bem caracterizada e bastante humana, com diversos erros e surtos.

Fernanda.Isabely 29/01/2021

Me fez chorar horrores, nota 10
Eu AMO esse livro, eu li ele há uns dois anos quando estava no ensino médio e ele foi o livro que até aquele momento mais tinha me pretendido a atenção. É aquele tipo de livro que faz você ficar nervosa o tempo todo com as escolhas da protagonista e o rumo em que as coisas vão tomando, e quanto mais você conhece a Maya mais você fica numa relação de amor e ódio e mais quer saber seus segredos e o que de tão grave ela fez pra ter que esconder em Chiloé. E não deixa a desejar no final! Acho que a autora soube desenvolver muito bem a história e trazer muita emoção a cada acontecimento.

Ana Claudia 22/10/2020

Primeiro livro de Isabel Allende que leio. Foi uma leitura prazerosa.

1 | 2 | 3 | 4