O Caderno de Maya

O Caderno de Maya Isabel Allende

Resenhas - O Caderno de Maya

1 | 2 | 3 | 4

ThaísLR 08/02/2012

Gosto de ler Isabel Allende porque ela nunca me faz sentir que o meu tempo foi perdido. O melhor de "O caderno de Maya" é com certeza a maneira como ela constrói a personagem principal. Maya está viva, é uma pessoa como eu ou você, com aspirações, fraquezas, desejos... Também achei fantástica a maneira como ela explorou a questão das drogas, tráfico e prostituição: não suavizou a realidade mas também não explorou cruel e inutilmente cada detalhe sordido. Isso fez com que a leitura fosse por vezes tensa, difícil, mas nunca insuportável. Como não poderia deixar de ser, o tema da ditadura chilena aparece novamente nesta obra bem como costumes e a paisagem de Chiloé, uma ilhota remota do país natal da autora. Pode ser que nem todos amem o livro, mas dificilmente alguém se sentirá enganado ou traído por ele. E isso é mais do que a gente pode dizer sobre muitas obras que têm sido lançadas por aí.
Sheila 11/12/2012minha estante
Depois de ler essa resenha, procurei na internet pra baixar. Não achei em português. Só em espanhol. Baixei e li um trechinho do livro no computador. Acabei comprando!

Kecia.Viana 01/10/2022

O livro sangra
Livro mais fácil de ler dos que eu já li da Isabel.

Não é o melhor, mas mais fácil.

Esse conta a história de uma menina tragada pela vida das drogas após a morte do avô, o grande amor de sua vida.

Aqui tem de tudo... Uso abusivo de álcool e drogas, ditadura militar, corrupção... E amor! O amor que salva!

Muito bom!

Sandramithy 28/04/2012

O Caderno de Maya.
Maya conta a história da sua vida. Uma vida triste, sofrida, amarga e desesperadora. Filha de um descendente chileno e uma princesa da Lapônia, mas criada pelos avós Popo e Nini em um casarão em Beckeley.
O livro aborda várias temáticas como dependência de drogas/álcool, máfia, prostituições, violências domésticas, preconceitos de raças, violação e gravidez na adolescência. Assim pareceu-me um livro com pretensões de transmitir algumas lições voltada mais para um público juvenil, mas, com certeza é uma ótima leitura para todas as idades. Recomendo.

O que me prende aos livros de Isabel Allende é a forma como suas personagens são tão reais, a ponto de você não acreditar que seja apenas uma ficção.

"A felicidade é uma espuma, escorre entre os dedos, mas aos problemas a gente pode agarrar; têm alça, são ásperos, duros."

"A vida é uma tapeçaria que a gente tece dia após dia com fios de muitas cores, uns grossos e escuros, outros finos e luminosos: todos os fios servem."
Mel 28/04/2012minha estante
Também gostei muito do livro, li em 3 dias, realmente qdo estamos lendo nem parece ser uma ficçao como vc diz. Excelente.

ritita 29/11/2016minha estante
Justamente! Estou até agora com a nítida ideia que não se trata de ficção, de tão bem elaborado, com detalhes minuciosos, sem mimimis ou artifícios para prender o leitor.

Fernanda.Isabely 29/01/2021

Me fez chorar horrores, nota 10
Eu AMO esse livro, eu li ele há uns dois anos quando estava no ensino médio e ele foi o livro que até aquele momento mais tinha me pretendido a atenção. É aquele tipo de livro que faz você ficar nervosa o tempo todo com as escolhas da protagonista e o rumo em que as coisas vão tomando, e quanto mais você conhece a Maya mais você fica numa relação de amor e ódio e mais quer saber seus segredos e o que de tão grave ela fez pra ter que esconder em Chiloé. E não deixa a desejar no final! Acho que a autora soube desenvolver muito bem a história e trazer muita emoção a cada acontecimento.

Elpha 24/01/2012

Adorei........
Como tudo que Isabel Allende eescreve, esse livro é maravilhoso...amei..um livro que deu vontade de chorar quando acabei de lê-lo....não queria que acabasse nunca@!!!!!!!!!!!!!!!!
Silvia 31/05/2012minha estante
Nunca li nenhum livro dessa autora, mas um dia vou lê-lo :-)

Silvia 31/05/2012minha estante
Nunca li nenhum livro dessa autora, mas um dia vou lê-lo :-)

A.Maia 20/01/2023

O Caderno de Maya
Maya relata, como em um diário, sua vida, seus medos e situações mais obscuras. O enredo traz a jovem à caminho de se refugiar em Chiloé, cidadezinha de poucos habitantes situada no Chile, possui casas de madeira em sua paisagem e o tempo parece passar mais lentamente. A narrativa, em primeira pessoa, começa em dúvida se a protagonista realmente cometeu algo grave ou está brincando, pois possui humor em seu linguajar.

A história intercala entre passado e presente, percebe-se que o passado de Maya é bem complicado. Aos poucos traz os motivos de estar longe de casa (alerta de gatilhos), desde drogas, prostituição e abusos sofridos. Situações fortes são narradas, não são tão aprofundadas, mas trazem todo o sentimento da personagem.

Em Chiloé, amparada por Manuel, a jovem tem acesso à um completo detox, além de aprender a ver a vida e as pessoas com outros olhos. A protagonista chega ao fundo do poço, contudo conhece pessoas incríveis e de muito bom coração que a ajudam a se dar uma nova oportunidade de viver a vida.

O livro não possui capítulos, apenas pequenos espaços separam uma situação de outra, não o torna cansativo pois a trama é instigante. Ainda, traz muitos pontos históricos, políticos e culturais do Chile. Dá para ver que a autora fez uma pesquisa local para ambientar a narrativa.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/
Roberta180 19/10/2023minha estante
Vim exatamente sobre a informação sobre os (não) capítulos kkk estou lendo no kindle, achando difícil demais não achar um lugar onde parar

Te 01/02/2012

Achei incrivelmente real, me impressionou a facilidade de transmitir os acontecimento e a forma sutil de envolver o leitor nas situações fazendo com que este sinta a necessidade de interagir com a personagem.
Vivenciando cada momento frágil e querendo fazer com que ela acorda para a realidade.
Para evitar todo o sofrimento que causou as pessoas que a amam e a ela mesma.

Flavinha 22/02/2012

Adorei!!!
Me apaixonei por Maya!!!! Que história profunda. Trata de um assunto tão pesado, com uma leveza incrível.

Januska 24/03/2021

Bom, mas...
Antes de começar a resenha, vale avisar que essa história possui vários gatilhos.
Nunca me decepciono com Isabel Allende. Até hoje todos os livros que li dessa autora foram supreendentemente incríveis, porém, O Caderno de Maya fica um pouco fora deste padrão. Não que o livro seja ruim, de maneira nenhuma, porém, para mim, a leitura oscilou demais entre momentos empolgantes em que era impossível largar o livro - especialmente nas partes de Maya em Las Vegas, e outros momentos chatos e parados - como quando Maya conhece Daniel, no Chile.
De modo geral, gostei da história, mas achei ela um pouco longa demais e parada em diversos momentos. Mas, Isabel Allende realmente nunca decepciona e Maya é uma personagem extremamente bem caracterizada e bastante humana, com diversos erros e surtos.

14/08/2020

A escrita de Isabel nos envolve de uma maneira que fica até difícil largar o livro.

Maya é aquele tipo de personagem que hora nos faz sentir raiva e hora nos faz sentir pena e vontade de dar um abraço, pois apesar de tudo, ela não é a única culpada por seus atos e seus problemas pessoais. Esse é o tipo de leitura que nos faz refletir sobre as atitudes que temos no dia a dia e sobre aqueles que nos cercam.

A forma com que a autora mescla ficção e realidade torna a história ainda mais interessante e a leitura mais prazerosa. Super recomendo.

Aline 11/05/2022

Perfeito
Isabel Allende não decepciona. Mais um livro com uma história incrível. É uma pena esse título não ser tão conhecido como outros da autora

Jay 14/03/2012

Incrível!
Simplesmente impressionante,Isabel Allende consegue capturar a essência de uma jovem de 19 anos que foi devastada por uma tragédia que mudou sua vida.A vida de Maya daáuma guinada quando ela se vê no meio de um situação que foge de controle e ela acaba passando por expêriencias dolorosas para no fim descobrir que tudo que mais valia a pena estava sempre embaixo de seu nariz.O livro tem uma proposta muito interessante pois você cnsegue enxergar a história não como um terceiro e sim como a própria Maya,que tem uma forma única de contar como a vida foi a levando para um caminho torto de drogas,alcoolismo e prostituição.A única coisa que não gostei foi o fato que algumas horas a história fica meio confusa pois ela vai escrevendo sobre o presente e do nada se apresenta uma situação que remete o passado e as coisas ficam meio misturadas,e o final tbém poderia ter sido mais interessante em minha opinião,mais o livro é bom como um todo.
Beatriz 08/07/2013minha estante
Tenho que discordar de você: o fato de que Maya intercala narrativas presentes com lembranças do passado não foi um erro da escritora, não é um defeito, mas sim um modo de mostrar ao leitor como a mente confusa de Maya coloca sua história no papel.
E o final, não é exatamente o "fim da história", mas um daqueles finais feitos para o leitor refletir sobre qual seria a continuação da trajetória da protagonista.

Rayssa600 07/04/2022

Perfeito
Melhor livro que eu já li, sério.
Eu me apeguei a Maya e a toda a história dela. É sofrimento, altos e baixos e a gente sabe que é bem realista. Ai, ler esse livro foi como viver uma vida sabe? Amei de mais, nunca vou esquecer da professora Nivalda que me emprestou esse livro.
Emoção

Lady of Swords 22/09/2020

Maya, minha queria Maya...
Meu primeiro contato com Isabel Allende não poderia ser mais intenso; porque Maya é intensa!
Ela é o tipo de personagem que, ao mesmo tempo que tenho vontade de pegar no colo e dizer que vai ficar tudo bem, no próximo capítulo tenho vontade de dar na cara dela (e amo isso, porque isso faz dela real).
Se Maya tem uma qualidade, esta é sua sinceridade (por mais que seja autodepreciativa em certos pontos, mas todos temos momentos assim, não é?). A narrativa inteira é sobre ela tentando fazer as pazes com seu passado doloroso e é por isso que nos identificamos com ela, mesmo não tendo as mesmas vivências.
Uma narrativa sobre a perda, o erro e a redenção.

1 | 2 | 3 | 4