Desterrado

Desterrado Michelle Paver

Resenhas - Desterrado

Alex 23/06/2022

O exílio de Torak
No quarto livro da série, Torak é exilado por possuir a marca dos Devoradores de Almas. Vai passar por vários perigos até conseguir provar sua inocência.

Eri.Kimura 03/07/2021

É uma delícia ver os personagens crescendo e amadurecendo a cada livro da saga ? Torak só se lasca e nesse livro não foi diferente, mas a gente já sabe que ele nasceu pra isso, não é mesmo? Porém a cada volume você descobre uma coisa nova sobre os personagens e fica pensando em como essa história terminará.

Clara T 06/02/2021

Libertar-se do mau e autoconhecimento
Sendo este o quarto volume da série já conhecemos os personagens e o que esperar da escrita da autora.
Então ainda existem 3 Devoradores de Almas por aí e um fragmento da Opala Negra. Será destino de Torak acabar com isso e impedir que a magia em seu mau uso continue a ser perseguida?
São muitos os desafios, e ainda as Leis do Clãs são muito duras. Fica difícil saber em quem confiar.
E nesta aventura, Bale, do Clã dos Focas, está de volta. Finalmente são vistos os membros do Clã do Lobo, mas eles são arredios e não gostam de muito contato.
Torak e Ren estão crescendo e aos poucos os segredos vão sendo contados. Torak conhece muito pouco de sua origem e seus pais. Fin-Keddin contou um pouco e escondeu muito. O Mago do Clã dos Focas também contou um pouco. Mas Torak ainda conhece muito pouco de si mesmo.

Gabriel369 18/09/2013

Desterrado: Cativante, delicioso e empolgante.
Com uma trama leve e personagens cativantes, Crônicas das Trevas Antigas tornou-se uma das minhas séries favoritas.
Em Desterrado, quarto livro da série, Torak é exilado por possuir a marca dos Devoradores de Almas. Ele é obrigado a se refugiar na floresta, mas conta com a ajuda do seu fiel irmão de alcateia, Renn e Bale. A Maga Víbora está a espreita e deseja fortemente dominar os dons de Espírito Errante de Torak e possuir um dos últimos fragmentos da Opala de Fogo. Indícios de uma inundação devastadora, segredos revelados e reviravoltas bruscas, fazem parte desse empolgante e delicioso quarto volume.
Eu acho muito inteligente e cativante a maneira como a Michelle coloca a visão de mundo de Lobo, deixando os leitores cada vez mais envolvidos e apaixonados pela trama.
Um livro leve e delicioso, mantendo a linha de proposta da escritora.

Babi 04/01/2013

Esse livro trouxe momentos que deixaram transtornada. Mas o que foi bom nisso é que realmente despertou sentimentos e consequentemente me envolvi profundamente mais uma vez. Mesmo que tais sentimentos não sejam os bons.

O decorrer da história me deixou aflita ao ver o que aconteceu a Torak e a forma como a injustiça ainda prevalecia... até que Renn e Bale, assim como lobo o ajudaram a melhorar sua "doença-de-alma" e resolver [não tudo] no final.

Muita informação me surpreendeu. Segredos revelados, atitudes dos clãs, a atitude de Finn-kedin. Não é à toa que Torak o respeita e o ama. Ele realmente é um ser admirável.

E mais uma vez Lobo para mim é um personagem por demais admirável. Ele, para mim, rouba a cena. Sinto como se pudesse vê-lo e acompanhar seus passos. Me apaixonei por essa criação.

Gui Wunder 09/09/2012

Minha Série Predileta
A minha série predileta, pois foi a primeira série que conheci e comecei a ler continua perfeita, Michelle continua com a sua escrita simples, e cativando seus fãs, além de estar conquistando novos.

Nesse volume Torak vê o seu maior segredo ser revelado e por isso é banido de todos os clãs, chegando a ser feito uma espécie de velório como se ele tivesse morrido, e ele é obrigado a voltar a morar sozinho na floresta enquanto tenta sobreviver à fúria dos clãs, além de lutar contra a solidão, a falta de Renn e principalmente de Lobo (que Torak acaba expulsando por não se lembrar dele).

O livro continua surpreendendo todos, e a série por estar perto do seu final começa a ter os seus principais segredos revelados como o da Renn que também terá muito que explicar (é obvio que não contarei o que é).

Desterrado, assim como os outros livros da série continua nos ensinando a ter respeito pela natureza e pelos animais, que é o que deveria ser feito nos dias atuais, além de companheirismo e a amizade de Torak com o seu irmão de alcatéia, Lobo.

A série é perfeita, além de ser um item obrigatório para todos que gostem de boas aventuras, e uma dose de emoção que é o que todos que lêem irão ter com certeza, e garanto que não se arrependerão e irão comprar os outros livros da serie que é composta por: Irmão Lobo, Espírito Errante, Devorador de Almas, Desterrado, Perjuro e o Caçador de Fantasmas, formando assim As Crônicas das Trevas Antigas.

Pandora 06/07/2010

O preço de ser diferente
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse é o quarto livro da série As crônicas das trevas antigas.

Nesse volume, Torak vê seu grande segredo (que tentou a custo guardar, desde o Distante Norte) ser revelado.

Banido pelos clãs, Torak é impiedosamente caçado. Enquanto tenta sobreviver à fúria dos clãs, luta contra a solidão, a falta de Renn e Lobo.
Mas, ainda mais perigosa, é a ameaça dos Devoradores de Alma, que não descansam em sua sede de poder e vingança.

Michelle Paver continua com sua escrita ágil e afiada, revelando cada vez mais os segredos de Torak e dos que o cercam.

A autora consegue fazer com que o leitor vivencie cada momento dos personagens, sua luta diária para sobreviver no ambiente hostil, seu respeito pela natureza, que lhes dá tudo o que necessitam para a sobrevivência. O trabalho de pesquisa dela foi excepcional!

Recomendo, assim como todos os livros dessa série =)