Palavra por Palavra

Palavra por Palavra Anne Lamott

Resenhas - Palavra por palavra

bea666 22/04/2024

Até que é bom
Tava com expectativa de que seria brilhante e totalmente revelador, mas é bem básico, reforça o que a gnt smo ouve sobre como começar a escrever

mas até que dá umas sugestões legais [vou elaborar mais no meu blog ;)]

andrealog 16/03/2024

Sobre enfrentar o frio na barriga
Descobri o livro por indicação da incrível Débora Diniz, que com delicadeza me inspirou a ler e a escrever. De modo cativante, a autora nos estimula a enfrentar os medos, a entender que o ato de escrever nasce de uma necessidade de se expressar e tem pouco a ver com ser publicado, ser lido ou, menos ainda, a fantasia do glamour na vida de um escritor.

Isadora Silva 14/02/2024

Necessário pra quem gosta de escrever
Diferente da maioria dos livros sobre escrita que prescreve receitas prontas, Palavra por Palavra é um livro sobre o ato de escrever e seus muitos detalhes. A autora apresenta sua trajetória com a escrita, os altos e baixos que enfrentou na carreira.

Sobre o ato de escrever, Anne discorre acerca de tópicos importantes, trazendo elementos que podem melhorar um texto de uma forma simples e direta. O livro é muito bom, a linguagem é fluida e direta e o jeito da autora é tranquilo, divertido e esperançoso. É o livro ideal para quem está em bloqueio, para quem deseja publicar e também para quem já escreve.

Ka 24/01/2024

Uma leitura leve e dinâmica
Eu adorei esse livro, a autora descreveu todos os meus sentimentos como escritora e ao contrário de vários livros sobre escrita, aqui ela não promete que vc será um grande escritor nem te dá um passo a passo pra seguir a risca. A autora descreve seu dia a dia de como é ser uma escritora e de como ensina seus alunos e por isso gostei tanto, é simplesmente leve.

Heloisa Motoki 23/10/2023

Para quem escreve ou quer escrever
O livro é indicado para quem escreve ou quer escrever romances, bem estruturado e se fácil leitura.

O livro se divide em cinco parte e vai detalhando cada item sem deixar de alertar para que vv olhe o que funciona para vc.

Mariliz.Vargas 13/10/2023

Bom demais
Gostei muito deste livro. É mais do um incentivo a escrita, é um convite pra viver de verdade. É um convite pra se ter coragem de dizer o que precisa ser dito. A autora conhece muito sobre o que é realmente ser um escritor. E nos dá preciosas dicas e orientações que respondem perguntas que nem sabíamos ainda que tínhamos. Mas com certeza tínhamos, pois cada capítulo é um bálsamo de informação preciosa neste caminho desafiador. Só posso agradecer a generosidade e a habilidade desta autora de entregar tanto em tão poucas páginas.

LimaJr 20/09/2023

Um pássaro de cada vez
Em cada lição uma imagem construída para ilustrar o que se pretende dizer. A melhor delas, "bird by bird", do título original: calma, o desespero não resolverá nada, faça um pássaro de cada vez. Assim é o aprendizado e a prática da escrita. Não é um manual sobre escrita e sim o compartilhamento de vivências e conselhos. Um bom livro, recomendo.

nay.gba 05/08/2023

De leitora pra leitora
O livro cumpre a proposta de orientar quem deseja ser escritor. As dicas se mantiveram rasas até o último capítulo, onde ela já faz um apanhado melhor.

Eu esperava algo diferente. Senti falta do aprofundamento nas etapas da escrita ou algo prático, ao invés disso, achei exageradamente espirituoso pós culto.

Não recomendo a leitura para leitores "por esporte" como eu, mas confesso que teve momentos que desejei arriscar-me a escrever. No fim, tive a certeza de não ser nada confortável a vida de quem opta pela escrita profissional por ser uma carreira imprevisível e solitária, quase invisível.

Jaira Costa 02/08/2023

Um livro sobre escrita que fala de forma real e sem muita frescura. Vale muito conhecer para quem é da escrita também.

Estelia 28/06/2023

Todos tem algo a dizer
De acordo com Anne, todo mundo tem uma boa história para contar. Nem que seja para os seus filhos, amigos, pais, enfim todo mundo tem algo a dizer para alguém. E por que não contar por meio de uma carta, artigo ou mesmo um livro. Muito mais do que técnicas de escrita, este livro trás "técnicas para a vida." Cheguei nele por causa do livro da Marcela Ceribelli; Aurora (se ainda não leu, leia). E dele saio com pelo menos mais duas outras autoras para ler, várias anotações, cards para fazer, e várias ideias para organizar!

fabio.ribas.7 27/06/2023

Palavra por palavra
Amei por várias razões. Caiu sem querer nas minhas mãos, não era meu plano ler agora este livro. Aliás, nem sabia da existência dele e nunca tinha ouvido falar na autora.

Uma das razões que mais gostei desse livro é que ele é uma "oficina de escrita". A autora compartilha conosco o que ela compartilha com seus alunos em sala de aula sobre escrever.

Um livro leve, cheio de citações, que me deu grandes ideias e me desafiou a pensar a escrever algo maior, talvez um romance. Anne Lemott escreve deliciosamente. Cheia de bom humor! Destaco a parte sobre termos pessoas junto a nós, andarmos juntos com amigos escritores, para lermos os textos uns dos outros e para ajudarmo- nos quando os nós do desânimo, da falta de criatividade e do bloqueio mental chegarem. Também achei muito boa e engraçada toda a explicação que ela dá sobre difamação e como podemos evitá-la.

Recomendo esse livro a todo mundo que lê e a todo mundo que escreve. Uma surpresa de leitura este ano.

Asdfg8 07/06/2023

Não é bem uma resenha, mas parte do subtítulo é instruções sobre como viver, façam uma leitura atenta e vejam se Anne Lamott realmente com todo os problemas dela pode dar instruções de como viver. As instruções para escrita se voltam praticamente para emoções, há outros tipos de livros que, por exemplo, podem ter o foco mais voltado para a ação. É muito problemático viver exclusivamente de escrever, parte do drama dela é estabilidade financeira.

carbononh 16/04/2023

"A melhor coisa de ser um artista, e não um louco ou alguém que escreve cartas para o editor, é que você pode se dedicar a um trabalho satisfatório. Mesmo sem nunca publicar uma palavra, tem algo importante a fazer. Seus pais e avós vão gritar: ?Não faça isso, não se sente, não se sente!? E você vai precisar fazer o que fazia quando criança: deixá-los de lado e continuar a descobrir a vida."

No geral, acho que o livro começa bem, a autora apresenta pontos e dicas bastante interessantes, porém enrola demais para explicar algo relativamente simples.

Pat Müller 30/03/2023

Humor, conselhos e experiências
A Anne escreveu um livro baseada em sua história com a escrita. Me fez lembrar do livro do King (sobre a escrita) e eu gosto mto do livro dele. O tipo de livro que me ajuda a sair dos bloqueios pq me faz lembrar do pq escrevo - e tbm me faz lembrar da velha amiga, a disciplina.
Gostei muito! Provavelmente vou reler. Alguns capítulos eu tenho certeza que vou ler mais de uma vez.

John 08/03/2023

Sobre a arte de escrever
Quem já teve ou ainda tem o sonho, mesmo que latente, de uma dia escrever um livro, precisa ler essa obra maravilhosa. Dicas incríveis contadas de uma forma quase romântica. Bem didático e reflexivo.