Castelo de areia

Castelo de areia Frederik Peeters

Resenhas - Castelo de Areia

diaskenia 05/01/2022

Leitura confusa
Achei a leitura bem confusa e com muitos acontecimentos rápidos. Quando vê as crianças já eram grandes e nem um que de explicação

Aline Obnesorg 24/12/2021

Bizarro!
Uma HQ com uma ideia de reflexão interessante: sobre a brevidade da vida, fazendo uma metáfora com o castelo de areia, que se desmancha em uma só onda.
Mas a história é meio estranha, principalmente quando diz respeito às crianças e sua sexualidade sendo despertadas repentinamente.
Achei um tanto quanto perturbador, porém fiquei curiosa pra ver como o filme adaptou a história.

adrian 15/12/2021

Isso fica na cabeça um bom tempo
Assisti ao filme inspirado nessa HQ e odiei kkk depois que vi resenhas do filme e descobri que tinha uma obra original, resolvi conferir e valeu muito a pena! Infelizmente a adaptação não fez jus ao quadrinho, que desenvolve a trama com inicio, meio e fim, sem medo de deixar o leitor confuso.
Gostei muito de como alguns temas polêmicos são tratados, mas não à exaustão, deixando a gente sozinho para pensar mais um pouco sobre o assunto.
Tô torcendo pra termos uma continuação ou outra adaptação para outra oportunidade de visitar essa história.

Paulascrap 10/12/2021

Adaptação superior a leitura!..
📌 Um dia ensolarado três famílias chegam para curtir a praia isolada, mas logo de inicio encontram um corpo na água e percebem um estrangeiro observando na encosta.

📌 No primeiro momento tentam contato com polícia, e depois sair daquele local, mas a fuga não obtém êxito é como se estivessem preso em uma redoma que impede a passagem.

📌 Aos poucos percebem que algo estranho começa a acontecer: todos passam a envelhecer rapidamente e anos inteiros passam em questão de minutos, e passam a presenciar a morte do grupo , de forma natural ou provocada por atos de alguns.

📚 Uma trama densa para nos fazer refletir sobre a brevidade da vida e nos fazer entender como o tempo e passageiro e implacável.

🎬 Tempo roteiro e direção de M. Night Shyamalan

📌Uma família chega para desfrutar um resort, e uma das opções de passeio seria uma dia em uma praia de dificil acesso, incluindo mais duas famílias hospedadas por lá.

📌 O tempo ali passa de maneira acelerada, de tal forma que, em poucas horas, as crianças entram na puberdade e, em seguida, na vida adulta, enquanto os adultos envelhecem e os velhos tornam-se anciãos – e logo morrem.

📌 Ao contrário da HQ, a trama do filme não não foca na reflexão sobre o tempo e vida dessas pessoas, mas possui um objetivo para estas pessoas escolhidas a dedo terem sido colocadas nesse local remoto. Todos estavam sendo observados para um bem maior, embora esses planos tenham sofrido uma falha , e a remota chance de sobreviventes poderá surpreender o esperado.

📚🎬 A adaptação funcionou muito mais pra mim do que a leitura, que no meu entender não encontrei muito sentido. Mas a reviravolta do filme trouxe uma nova versão a história, dando um real entendimento a trama e no meu caso salvou a opinião negativa que tive somente com a HQ. #tempo #castelodeareia #hq #sessãopipoca

Manu 06/11/2021

Puts
A ideia era incrível, mas não teve nenhum desenvolvimento em relação ao tema principal, se a mensagem era passar que a vida é rápida, tinham mil outros modos de ser transmitido. O foco da HQ é simplesmente em fazer crianças se desenvolverem sexualmente (o que eu achei bem trash) e dar super ênfase a um personagem que é o mais preconceituoso que existe. Nada mais.

Emerz 22/10/2021

Pouco desenvolvido e tanto quanto desconfortável. A premissa em si é bem interessante porém a execução não tanto, conta com boas ilustrações porém a história não se aprofunda tanto e fica numa relação mais fútil, onde se explora questões mais sexuais do que psicológicas.

Ana 20/10/2021

A vida é tão efêmera quanto um castelo de areia...
Essa gráfica novel suíça escrita por Pierre Oscar Lévy e desenhada por Frederik Peeter concorreu a um prêmio no festival de Angoulême em 2011 e foi publicada no Brasil pelo selo Tordesilhas. Conta a história de duas famílias e um casal que vão passar um dia calmo numa praia isolada, mas encontram o corpo de uma mulher e um homem que não consegue sair de lá. É aí que percebem que coisas estranhas acontecem nesse ilha. Achei a história muito boa. É difícil parar de ler, pois queremos entender que lugar é aquele e porque estão acontecendo aquelas coisas... Dá para falar que tem uma vibe existencialista, já que aborda a brevidade da vida e como perdemos nosso tempo e energia com coisas insignificantes. Pois é.... A vida é tão efêmera quanto um castelo de areia.

magiareads 16/10/2021

razoável.
sinto que o formato em hq não permitiu um aprofundamento das discussões. esperava mais conversas entre os personagens, principalmente ao final do dia.

Ana Tambara 08/10/2021

Li por causa do filme
Do Shyamalan. Achei que o filme conseguiu capturar a Graphic melhor que ela mesma. Achei que apesar do tamanho da obra, a história foi resolvida bem. Creio que a trama tenha sido feita pra causar um certo choque e estranhamento, contudo poderia ter sido feita de uma forma melhor.

Suellen.Alves 07/10/2021

Efemeridade
A história retrata a efemeridade da vida, o quanto uma decisão pode mudar tudo completamente e simplesmente exterminar planos e sonhos e o futuro.

O mais interessante que o livro traz é a discrepância entre o amadurecimento físico e psicológico dos personagens, que na situação é mostrada de forma extrapolada, que até pode causar incômodo, mas traz muita reflexão sobre a realidade, o quanto o tempo é importante para absorvemos as experiências no mundo e ir fortalecendo nossa base interior, amadurecendo e se desenvolvendo, deixando de agir por instinto e dando espaço a racionalidade... E pular etapas desse processo só traz caos.

Uma leitura muito rápida, um pouco impactante e muito reflexiva.

jonathan 04/10/2021

Como o próprio autor relata em sua conclusão, essa obra está aberta a interpretação pessoal e intelectual, por mais que a obra crie laços e sobressaltos sobre evolução biológica, e estado de hábitat natural, eu interpretei o enredo do filme e também da HQ como uma junção de eventos. Depressão, felicidade, nostalgia, medo e estados de ciclo de nossas vidas.
É realmente uma leitura bem fora da curva, eu quase desisti no meio do caminho, mas no final das contas tudo é apresentado de uma forma única com início e fim. Não espere muito da HQ, tire suas próprias conclusões sobre.

raissa 11/09/2021

A história te prende do começo ao fim, recomendo demais. Inspirou o filme Tempo, que até consegue ser um tanto fiel mas adiciona outras coisas. Recomendo tanto o livro quanto o quadrinho, mas admito q a HQ se supera por deixar mais indagações e porquês

Lelouch 20/08/2021minha estante
Uau, que resenha linda.

Beatrizaag 20/08/2021minha estante
Obrigada, Lelouch ??

Lelouch 20/08/2021minha estante
Me interessei pelo livro, de verdade.

Beatrizaag 22/08/2021minha estante
Poxa, fico feliz :) É uma leitura rápida mas que, pelo menos pra mim, fez diferença.

Lelouch 22/08/2021minha estante
Bom saber.