Castelo de areia

Castelo de areia Frederik Peeters

Resenhas - Castelo de Areia

Thales Duart3 23/08/2023

Melhor que o Filme
HQ mt boa. Apesar de ter sexo em excesso. Cara uma história sobre a passagem de tempo. Trás ótimas reflexões. O que você faria se soubesse que hoje é o seu último dia de vida? Com quem vc gostaria de estar? Ao lado de quem quer envelhecer.

evermoregrl1 24/07/2023

Castelo de areia
Sinceramente, gostei mais da introdução do autor do que da história. Gostei da ideia da hq, gosto da discussão de vida e morte, do quão a vida é curta pra se preocupar com coisas como construir um "castelo de areia", mas achei a arte obscena.

stephb 05/07/2023

Tudo some igual castelo de areia (minha memória desta porcaria, grazadeus, também)
Quando o cara de O Vilarejo faz uma adaptação melhor, mais interessante e até mais inteligente que o material original, eu deveria esperar que o material original fosse bem medíocre, bem qualquer coisa.
Okay, é sobre a inclemência do tempo etc etc e tal. Mas eu não gostei, não achei bom.
Vou discordar que falta amadurecimento dos personagens, porque nem era a proposta, mas falta qualquer intensidade ou profundidade, é bem esquecível, não tem nada que o destaque das demais produções sobre tempo e envelhecimento e a morte.

Hicaro Livros 03/07/2023

Rapidez da hq
Por ser uma história rápida não consegui me ligar 100% com os personagens, mas a rapidez é a proposta da hq. E também o fato deles se conformar com a situação muito rápido, sem mais tentativas de fuga daquele local como o próprio personagem filho da segunda família que aparece fala ao final da história, mas ainda assim e uma hq boa vale a pena comprar numa promoção.

Tamy 30/06/2023

Vida e morte...
Castelo de Areia: uma HQ que divide opiniões. Uns captam uma mensagem sobre a vida e a morte, outros preferem focar no conteúdo sexual e conduzir suas conclusões por outro rumo. No meu caso, o que me chamou atenção foram as questões entre vida e morte.

Primeiro, imagine-se saindo para tirar férias em família em uma enseada maravilhosa e ao chegar lá, coisas estranhas começam a acontecer: um corpo que aparece boiando na água, sinal de celular que deixar de pegar, o surgimento de uma espécie de campo magnético que impede as pessoas de saírem da praia e, para fechar, um tempo que passa extremamente rápido e a cada meia hora as pessoas envelhecem 1 ano. É esse o cenário de Castelo de Areia (sim, existe um filme sobre isso: "Tempo").

Foi uma história que me surpreendeu, a expressividade dos personagens, a angústia em verem seus filhos envelhecendo, em verem a si mesmos envelhecendo tão rapidamente; o processo de se darem conta de que, em breve, o fim chegará. Uma estória, de fato, algo que jamais aconteceria na realidade, mas que (para alguns) tem o poder de nos colocar em um lugar de reflexão sobre nossa vida, nossa existência, a relação que temos com a morte e o que estamos fazendo no espaço de tempo entre o nascimento e o falecimento.

Gleissa.Pereira 21/06/2023

Distopia
A distopia mais louca que já vi , mas achei o máximo, leitura fluida e com vários viés para interpretação livre.

Não tem o porque ,nem um desenrolar que faz sentido , mas o final é contagiante e triste .

Chester 22/05/2023

Reflexões sobre a efemeridade da vida
Castelo de Areia com toda sua simplicidade narrativa e gráfica te faz pensar após a última página: o que eu estou fazendo da minha vida?

A história é ambientada em uma praia localizada numa enseada que recebe banhistas com frequência, pois vimos que a família do garoto Louis utiliza a placa para comparar sua altura atual com a de um ano atrás.

Mas daí que vem todo o mistério... O porquê das pessoas envelhecerem rapidamente a uma taxa de 1 ano a cada 30 minutos, de acordo com os cálculos de um dos personagens.

Não há uma explicação rápida sobre o que o autor quer nos passar, até temos alguns estereótipos estampados nos personagens mas o fato é que, apesar de não haver uma lógica intrínseca, tudo passa muito rápido, numa escala assustadoramente rápida.

Castelos de areia podem ser duradouros ou não. Tudo depende de onde ele foi feito. Se está muito perto da água ou se em algum lugar com muito vento.

Não vou falar sobre a adaptação cinematográfica mesmo havendo bastante semelhança porém com um fim mais direto e "fechado", sem espaço para reflexões filosóficas.

Por fim, a introdução do autor e o posfácio do tradutor ajudaram-me bastante na imersão. Recomendo demais!

Thiago.Romam 30/04/2023

Vi várias reviews negativas, mas parece que o pessoal se atinha de mais a superficialidade das metáforas. E são bizarras mesmo, mas são tão elaboradas, e desconfortáveis de propósito.

É uma leitura super rápido e que você termina com pensamentos de mais pra processar ao mesmo tempo.

Pizza Fernandes 26/04/2023

Que negocio foi esse que eu li
Eu achei uma experiencia interessante ler essa hq, me deu curiosidade de chegar até o fim pra tentar entender o que estava acontecendo e no fim não deu pra entender nada pois é pra ser uma história aberta pra interpretações mesmo. Esse quadrinho me fez refletir mil e uma coisas sobre a vida pra só chegar novamente na conclusão que eu estou acostumado a chegar mesmo de que nada faz sentido e nos somos apenas um monte de animais que acharam ter ficados mais espertos e quiseram complicar as coisas. Vi muita gente discutindo aqui se a obra era genial e filosófica ou extremamente problemática e sinceramente, eu consigo concordar com as duas visões e acho que ia enlouquecer se tentasse discutir comigo mesmo pra me decidir sobre uma delas e nem acho que vale a pena então não vou nem dar nota pra isso, só deixar o aviso pra quem for ler que de preferencia faça isso sem saber absolutamente nada sobre a obra e tire suas proprias conclusões

Emilly473 07/04/2023

A ideia da história é interessante, mas o modo que foi desenvolvido não é legal, o modo que as crianças crescem é bem estranho e como o pensamento delas muda por crescer o corpo é descrito de uma forma bem errada.

cintia gomes 05/04/2023

Num sei bem se entendi muito bem direito.
Tá, é, bom. Primeiro que eu já tava com uma vontade maluca de ler essa HQ quando vi a proposta do filme que a inspirou ou a qual inspirou enfim, essa loucura toda, ainda que não tenha visto o filme até o dado momento da escrita desta pseudo-resenha.

Contudo, bem, não era bem isso que eu tava esperando??

Foi interessante como suscitou sim, as questões que de propunha, que bem, são sobre a reflexão de como a vida é fugaz, da nossa pequenez em razão da natureza, de uma exploração do mistifico e do sci fi etc etc. Ma pareceu tão perdida na sua escrita, uma ideia que ainda precisava ser maturada e foi se enchendo de firulas pelo uso da hiper sexualização das personagens.

Enfim, ????? é minha reação final sobre a leitura.

Adriana 26/03/2023

Não Vale a Prata.
Vou tirar logo o elefante da sala.
Não gostei do traço do desenho, achei muito feio. Os personagens são detestáveis, sem exceção. Crianças chatas, adultos insuportáveis.
A história foi bem conveniente em tratar as garotas entrando no cio com a mentalidade de seus corpos e os meninos ainda com a mentalidade de crianças, isso não me desce de forma alguma.
O papo filosófico e outra coisa que não me convenceu, achei fraco, mal trabalhado, não teve impacto e não deixou reflexão nenhuma.
Já disse que achei o desenho feio? Muito feio mesmo.

Ana Clara 26/03/2023

Nada como um passeio na praia
Uma família decide passar o dia na praia com as crianças e coisas diferentes começam acontecer. O corpo de uma moça é encontrado e as crianças começam a crescer rapidamente. E o dia começa a trazer mudanças em todos e então conclui-se que: 30 minutos naquela ilha corresponde há 1 ano de vida das pessoas.
A grande questão do quadrinho é: o que você faz com o seu tempo?
Com a falta do amadurecimento psicológico de alguns personagens, o ser humano começa a agir pelo instinto. É uma hq muito interessante, recomendo a leitura.

notmuchcompany 16/03/2023

Tá, eu li os comentários positivos e negativos a respeito dessa HQ, e entendo que deva existir uma grande reflexão por trás da INTENÇÃO dessa narrativa. Mas só da intenção mesmo, porque a linguagem e a forma como os eventos foram apresentados não me deram subsídios pra extrair coisa alguma dessa história. Isso porque a premissa é de "texto elaborado que dá ampla margem a reflexões". Mas onde isso, gente?

Ou é pura preguiça minha mesmo. Vai saber. O fato é que sobra bastante espaço pra questionamentos e críticas negativas, uma vez que nem as perguntas levantadas na sinopse (Qual é a origem do fenômeno e por que estava ocorrendo com eles?) foram respondidas. Aí não dá, né.

De qualquer forma, comecei a leitura com um WTF na cabeça e quando terminei o WTF tava bem maior, então não curti.