Castelo de areia

Castelo de areia Frederik Peeters

Resenhas - Castelo de Areia

Beatriz 27/07/2021

terrivel
escrito por homens tarados que inventam duzentos motivos imbecis pra mostrar crianças e mulheres peladas e forçando situações que beiram o grotesco e se parecem muito por pedofilia, como assim nesse enredo a forma de executar a historia foi mostrando os corpos pelados de pessoas e fazendo crianças transarem loucamente ao "amadurecerem" sem nem mostrar mais nada do amadurecimento psicológico? todo o resto q ele tento passar sumiu nesse limbo de órgãos genitais e crianças que do nada viram ninfomaníacas

horrivel horrivel, me deu asco
Manuela222 27/07/2021minha estante
nossa parece muito pessimo, nunca tinha nem ouvido falar (ainda bem)

Andreas W Daniel 28/07/2021minha estante
Que fita.

Becky 28/07/2021minha estante
a sinopse me lembra ao filme "Tempo" que ainda vai ser lançado, será se tem alguma relação?

Caroline Rosa 28/07/2021minha estante

Deve ser um nojo.

Becky 29/07/2021minha estante
ah obg @Caroline

Michel Pinto Costa 30/07/2021minha estante
Não há amadurecimento psicológico, pois houve aceleração do amadurecimento físico.
A sexualidade aflorada se refere basicamente ao instinto. Instinto que é controlado pelo desenvolvimento psicológico.
Sem o desenvolvimento intelectual, há um certo direcionamento para o hedonismo, a banalização. O sexo se torna banal.
É o que vemos em muitos momentos atualmente.

Elaine.Ferrari 31/07/2021minha estante
Mais um para não ler

Gi 02/08/2021minha estante
Chocada

() 04/08/2021minha estante
acho que deu pra perceber que quando as personagens tiveram relações não eram mais crianças, estando na adolescência e posteriormente na idade adulta. existe uma diferença entre sexualizar e mostrar nudez e sexo (que, aliás, não foi explícito em nenhum momento). porém algumas pessoas mais moralistas não sabem a diferença.

Yago.Macedo 05/08/2021minha estante
Meudeus garota!!! Que cometário ignorante. Que leitura rasa da história. Voc não deve ter pensado um minuto sobre os acontecimentos dessa HQ.
O tamanho do moralismo a respeito da nudez das crianças. Lembrando que quando há sexo, as crianças já não são mais crianças. ^
Não seja tão confiante a respeito das suas análises, elas são pobres.
Essa história é sobre todos nós e o que fazemos do nosso tempo nesse planeta. Sobre a efemeridade humana e de como o planeta se manterá de pé apesar de todos os estragos causados por nós.
"Pense antes de falar e leia antes de pensar", no seu caso, releia.

AlexAff 05/08/2021minha estante
Que superficial a sua opinião.

Tipo, é BEM claro que as crianças não têm o amadurecimento psicológico, ao contrário do amadurecimento físico. É óbvio que, com isso, há uma tendência da pessoa (já que somos animais, no sentido mais puro da palavra) a tender ao hedonismo. Mas de qualquer forma: não há sexo explícito; não são mais crianças quando têm as relações.

Raissa Camila 30/09/2021minha estante
Como podem ter amadurecimento psicológico, se eles nem vivenciaram nada?, eram crianças e do nada passam a ser adultos, que obviamente tem necessidades, só não gostei muito da fato do homem mais velho fica com a menina, sabendo que ela é criança ainda, apesar do corpo.

Michel Pinto Costa 01/10/2021minha estante
Vou comentar de novo por um detalhe. Essa análise superficial e extremamente ruim tem 354 curtidas nesse momento, e alguns comentários mostram que as pessoas sequer vão procurar saber sobre a obra, aceitando passivamente a 'análise'.

Yago.Macedo 06/10/2021minha estante
Miguel, o número de curtidas desse comentário foi o que me motivou a responder. Fiquei surpreso de ver tanto apoio vindo de pessoas que não leram, por causa dessa "resenha", nem lerão.
E sobre a réplica da Beatriz, não responderei. Apesar de descordar da opinião dela sobre a HQ, eu concordo com ela que fui rude e desrespeitoso com sua biblioteca. Por isso, deixo como está.

Yago.Macedo 08/10/2021minha estante
E sobre a réplica da Beatriz, não responderei. Apesar de discordar da opinião dela sobre a HQ, eu concordo com ela que fui rude e desrespeitoso com sua biblioteca. Por isso, deixo como está.

Bruna Araujo 29/11/2021minha estante
Uma pena que com esse comentário - claramente ignorante sobre a obra - você induziu muitos a desconhecerem o que poderia ser uma experiência um tanto interessante. Você leu mal e interpretou superficialmente.

Fraga 04/12/2021minha estante
Precisa ler de novo. Não entendeu.

Letícia 05/01/2022minha estante
Nenhuma surpresa que só tem homem sendo agressivo e mal educado nas respostas né. Além de atacarem a Beatriz diretamente, parece até que ela entrou na casa dos parentes de vocês e bateu em todo mundo, credo.

Samuel 07/03/2022minha estante
Ela acha q tudo é machismo, ela diz q n gosta do king por ele ser machista, ela é mt estranha

Bruna Araujo 07/03/2022minha estante
Meu Deus, até o King?! Só sinto dó dessa pessoa, por nunca realmente conhecer esses escritores incríveis! Que desperdício de experiência!

Nanda Lima 26/05/2022minha estante
Que análise pobre, leitura pessimamente fria. E a Letícia ainda diz que só tem homem sendo agressivo nos comentários. Ninguém foi agressivo e vocês estão se escondendo atrás desse argumento, ao contrário de terem a humildade de admitir que a menina leu mal e interpretou mal.

Nex 19/07/2022minha estante
Não ter gostado da HQ é uma coisa, resumi-la apenas em torno daquilo que te incomoda é outra. Você tinha trocentas formas diferentes de escrever a análise e escolheu a pior delas, justamente a que não agrega em nada e só faz barulho.

por favor, releia.

Min-ssi 21/03/2023minha estante
Mano eu já li esse livro a muito tempo tipo 4 anos atrás em PD e eu já percebia a problemática e o nojo que essa obra me passa quando era nova, é muito estranho e me dá nervoso que tantas pessoas que leram esse livro parecem n viver no mundo real,acho que tá explicado do pq só tem homem reclamando da OPINIÃO da Bea,eu desprezo pessoas que escrevem obras assim e ainda mais quem apoia e n condena

Thaissa 29/04/2023minha estante
O intelecto acaba quando ocorre comparação de preferência literária.
Se achar mais culto por ter uma estante diferente, é patético. Gosto não define inteligência. Fique à vontade para fazer uma resenha com o seu ponto de vista. Mas não ataque outros para tentar provar sua sabedoria. Isso se chama soberba. Uma resenha não deixa de ser um ponto de vista, uma opinião, e por isso, algo individual.

A propósito, o HQ é sim apelativo, e muitas cenas são desnecessárias para passar a mensagem que desejam, ou causar o impacto que esperavam.

Rai 14/01/2021minha estante
HAUHAUHAUHAUHAUA Mais um pra lista, porque pelo amor de deus *morta*

K-Roll 14/01/2021minha estante
DECADENCIAAAAAAAAAAAA

Milla 27/07/2021minha estante
Vem cá, você e uma das únicas falando mal desse livro, que sexualiza crianças. Eu li e até agora não estou acreditando no que eu li

K-Roll 28/07/2021minha estante
Milla eu acho que a galera leu um livro diferente de mim. Só pode

Michel Pinto Costa 30/07/2021minha estante
Na verdade, a história é uma metáfora da vida, o quanto ela passa rápido sem nos darmos conta disso.
Sobre o sexo, analisei como o não amadurecimento psicológico e moral pode levar ao hedonismo e a banalização. Com a houve aceleração do amadurecimento físico, não houve tempo para o desenvolvimento intelectual.
A sexualidade aflorada se refere basicamente ao instinto. O instinto humano que é controlado pela razão. Vemos isso atualmente.

Yago.Macedo 05/08/2021minha estante
Não me surpreende você extrair isso da história julgando pela tua estante. Só lê bobagem...
Continue lendo essas coisas e não se arrisque em nada que te faça pensar.
Passe bem.

K-Roll 27/08/2021minha estante
Yago por favor me diga oque eu deveria ler para que mudasse toda a MINHA experiência com o livro? Quem é você pra definir o que eu leio e o que é ou não bobagem? Vou te dar um fato que você não sabe sobre mim (na verdade você não sabe nada de mim) mas eu sou graduanda em psicologia e certificada em biblioterapia, ou seja, uso a literatura para auxiliar transtornos emocionais e mentais. E eu, como leitora e biblioterapeuta, acredito que TODA historia tem poder de mudar uma pessoa até mesmos as minhas leituras que você chamou de "bobagem". E a prova está justamente no fato de você se achar tãooo mais evoluido do que eu só pq lê mais livros de não-ficção mas não sabe ouvir uma única opinião diferente da sua (opinião essa com base no que eu senti e passei durante a leitura). Vou te dar um conselho como AMIGA: tenta ler uma dessas "bobagens" que eu leio. Se as suas leituras superiores não te deram a evolução pessoal que deveriam ter te dado a ponto de ser tão inconveniente nas leituras alheias talvez as bobagens que eu leia possam te dar ela. Começa pelo livro "O Sol Ainda Brilha".

K-Roll 27/08/2021minha estante
Michael, esse é um ponto interessante obrigada por pontuar. Só vi o seu comentário hoje. Esse quadrinho recentemente virou um filme pelo diretor Shayamalan. Acho que possa gostar. ?

Thiagookling 28/10/2022minha estante
Acabei de publicar uma pequena resenha sobre. Agora vi o comentário do Michael e penso de forma igual.
Ao meu ver, o livro deve ser lido como uma metáfora sobre o não aproveitamento da vida, sobre a aceleração de processos e o quão nocivo(?) isso pode vir a ser.
Um ponto sobre a sua análise (com spoiler pro que direi) é que o desconhecido não estava olhando a mulher nua, pelo contrário, ele era um refugiado que não tinha lar e vivia uma terra distante, se sentiu incomodado e saiu dali. Futuramente a criança (que já se tornara adulta sem qualquer amadurecimento) tenta (sem conseguir) ter relação com ele que se mantinha integro mesmo longe de sua esposa que ficou na terra natal.
Recomendo fortemente uma REleitura.

Lelouch_ph 20/08/2021minha estante
Uau, que resenha linda.

Beatrizaag 20/08/2021minha estante
Obrigada, Lelouch ??

Lelouch_ph 20/08/2021minha estante
Me interessei pelo livro, de verdade.

Beatrizaag 22/08/2021minha estante
Poxa, fico feliz :) É uma leitura rápida mas que, pelo menos pra mim, fez diferença.

Lelouch_ph 22/08/2021minha estante
Bom saber.

Bassotto 06/09/2021minha estante
Sua resenha foi TUDO. ??

Beatrizaag 06/09/2021minha estante
Obrigada, Bassotto ?

dia(s) 05/01/2022

Leitura confusa
Achei a leitura bem confusa e com muitos acontecimentos rápidos. Quando vê as crianças já eram grandes e nem um que de explicação
Ana Luiza 02/02/2022minha estante
Concordo super!! Já assistiu o filme? Ele é bem mais aprofundado , se chama "old" .

dia(s) 02/02/2022minha estante
Ainda não,não sabia que tinha filme ...Vou procurar e vou assistir

Ana Luiza 02/02/2022minha estante
Isso!! Depois me diz o que achou amg! ??

dia(s) 02/02/2022minha estante
Pode deixar ?

Renan Motta 04/08/2021

Tempo
Uma história intrigante, misteriosa que poderia aprofundar mais na discussão de sua temática que é o tempo. Sinto que em determinado ponto a história corre um pouco com a narrativa.

De resto, cabe aos leitores criarem suas reflexões.
Helena de Moraes 04/08/2021minha estante

Já leu. Deve ser curto ?

Renan Motta 10/08/2021minha estante
Por volta de 100 páginas.. é q demorei pra add haha

Ana 03/08/2021

eu não posso ter sido a única a achar aquele moço que usava boné a cara do stephen king!!!!!!!!!!!!!
triz 04/10/2021minha estante
Foi a primeira coisa que me veio na cabeça quando vi ele kkkkkkkk

Nina 19/12/2022minha estante
Hahahhahaha... Sim!
Obrigada.

anne.maby 15/11/2023

Simplesmente grotesco.
Tudo oq o autor fez foi sexualizar crianças em uma história sem sentido e sem explicação, é horrível! cheguei a sentir enjoo enquanto lia, pq é simplesmente nojento!
só não dou 0 pq o skoob n aceita!
anne.maby 15/11/2023minha estante
a possível intenção era uma reflexão de vida e morte, e de quão curto o tempo é, mas a filosofia por trás da história é muito fraca e sem nenhuma intensidade, horrível em tds os sentidos

Guilherme Kroll 12/03/2012

Gostei muito, um livro sobre crescimento e os diferentes anseios de cada fase da vida. Tem um toque de Stephen King e Lost. Boa leitura.
Luiz 25/04/2017minha estante
Inclusive, uma das personagens é bem parecida com o S King (um dos moços de boné que chega depois). Achei igualzinho! hahahahahaha

Aline Obnesorg 24/12/2021

Bizarro!
Uma HQ com uma ideia de reflexão interessante: sobre a brevidade da vida, fazendo uma metáfora com o castelo de areia, que se desmancha em uma só onda.
Mas a história é meio estranha, principalmente quando diz respeito às crianças e sua sexualidade sendo despertadas repentinamente.
Achei um tanto quanto perturbador, porém fiquei curiosa pra ver como o filme adaptou a história.
Thiagookling 28/10/2022minha estante
Mas quando a sexualidade aflorou, as crianças já não eram crianças, e ali não vejo como sexualidade, mas sim instinto primitivo, (spoiler) tanto que a menina nem sabe que estava grávida.
Os adultos já eram idosos...
O cachorro já tinha morrido...

Helio sampaio 09/11/2015

Em uma ilha...
A premissa era muito boa. Falar sobre o quanto de vida é curto de forma filosófica, mas faltou habilidade. Tinha que aprofundar mais os personagens e colocar todos ali por alguma razão.
Julia.Moraes 15/07/2017minha estante
Gostei da obra, mas também senti falta de uma maior profundidade nos conflitos que se apresentavam.

Pipoca Nerd 13/06/2022

Resenha Castelo de areia
“Eu me perguntei várias vezes como você envelheceria... Se eu continuaria a amar você... Você está envelhecendo maravilhosamente bem!”

Salve, pipoqueiros!

A internet entrou em surto quando foi anunciada a mais recente obra do M. Night Shyamalan para os cinemas. Depois de longos meses com os cinemas fechados e o receio de sair sem a perspectiva de uma distribuição de vacina, Shyamalan nos surpreende com essa bo

Intitulado Old, o novo filme cineasta é baseado em uma HQ dos fantásticos Frederik Peeters e Pierre Osca Lévy.

Castelo de areia nos narra um encontro de treze pessoa: duas famílias distintas decidem passar o dia na mesma praia com seus respectivos filhos e filhas.

Conforme o tempo passa, eles notam algo estranho: roupas espalhadas na areia e um homem à espreita observando tudo. Bizarro, né? E se eu te disser que o tempo nesse pequeno espaço passa mais rápido do que nosso tempo mundano?

As roupas das crianças rasgam, marcas de velhice aparecem nos rostos dos adultos e uma barreira invisível os impedem de sair desse lugar.

Se isso não é o bastante para você se interessar por esse quadrinho, não sei mais o que fazer.

Passei por alguns momentos de aflição lendo essa história, mas admito que o final não o esperado.

Eu sei que existe muitos simbolismos por trás dos inúmeros episódios dessa trágica leitura e foi isso que me fez gostar do enredo, porém não vá querer ler achando que vai entender.

Eu amo os traços do Peeters (pílulas azuis) e incrível maneira como ele torna tudo mais vivo, mais realista só com os olhares e as expressões dos personagens. É visualmente mais íntimo.
Você já leu essa HQ? Ou a conhecia antes do trailer do filme? Me conta aqui.
⠀⠀
Até a próxima!

Texto por @gabizymi

site: https://www.instagram.com/p/CUQpIiyLsJO/
Paulo Habermann 19/06/2022minha estante
Também gostei muito da HQ. O pensamento de "o que fazer quando não existe mais tempo?"... é realmente assustador...

Wercton 30/05/2021

As críticas em torno dessa HQ giram em torno da falta de propósito dos personagens e em como eles ignoram a anomalia que está acontecendo ao redor deles. Mas se é uma metáfora pra nossa vida, então esses detalhes estão de acordo com a realidade. Ignoramos diariamente o absurdo que é a vida e a morte com coisas banais, tais como bebês ou jantares, alguns de nós se negam a pensar nisso ou a acreditar até o derradeiro fim, e nenhum de nós estamos aqui com nenhum propósito. No fim, tudo passa muito rápido, somos como crianças brincando na praia, que de uma hora pra outra nos vemos velhos (aqueles que tem sorte, pelo menos) e desejando só mais um pouco de tempo.
Ricardo 31/05/2021minha estante
Hj vi o episódio em que a Rose Quartz fala sobre a estranheza dela em saber que nós e os bebês somos da mesma espécie. E bem, é legal olhar essas coisas com estranheza, parece a única forma decente de encarar a vida.

Ale @mundodealee 23/04/2022

Castelo de Areia
Achei que tinha tudo para dar certo. Poderiam ter se aprofundado mais nas questões filosóficas, mas tudo remete a sexo.
Faltou se aprofundar mais nos personagens.

P.S: Eu achei aquele moço que usava boné a cara do Stephen King.
Lu 25/10/2022minha estante
Tb achei a cara do Stephen King

fellipe! 04/05/2016

Belo ensaio sobre a efemeridade da vida.

KeniaCandido 18/04/2024

Bom Demais!
A graphic novel Castelo de Areia, escrita pelo Pierre Oscar Lévy e com arte de Frederik Peeters é um quadrinho lançado em 2011 pelo Selo Tordesilhas Livros da Alaúde Editorial. Em 2021, essa história ganhou uma adaptação pelo cineasta M. Night Shyamalan no filme Tempo ( Old ). Amanhã conversaremos sobre o filme. Beleza? Mas voltando ao Castelo de Areia... Particularmente achei a graphic novel bastante provocadora e que proporcionou várias perguntas na minha cabeça durante e após a leitura. Confesso que fiquei bastante empolgada quando ganhei o quadrinho, pois já tinha uma vaga ideia sobre a história. Nos comentários que li, mencionava um pouco de desconforto, mas eu estava tão fascinada pela leitura que fui com sede ao pote e Castelo de Areia é uma baita história em quadrinhos. Não trouxe desconforto que eu imaginava, não nego que adorei a experiência de ler e ter essa graphic novel em mão.

A história começa apresentando uma praia meio recôndita com alguns paredões de pedras altas que deixa a praia reservada e um homem desconhecido saindo de um local reservado da praia. Logo pela manhã, por volta das oito horas, à primeira família chega à praia. Robert e Marianne chegam de carro com os filhos Félix de três anos e Zoe de cinco anos. Também trouxeram, o pequeno Elvis, o cachorro da família. Eles são observados por um homem que estava rodeando a praia. Apesar de Robert não gostar do olhar do homem desconhecido, Robert acaba deixando de lado e focando sua dedicação à família, pois Zoe mostra que Elvis encontrou uma muda de roupa feminina e um colar jogados na praia. Logo em seguida, chega mais um carro com outra família.

Dessa vez, o médico Charles, sua esposa Nathalie, sua sogra e seus filhos Sophie, uma adolescente de quatorze anos e Louis, na mesma faixa etária de Zoe. Essa segunda família resolveu ficar um pouco afastada da primeira família e ao contrário de Robert, Charles é um homem irritado e grosseiro com a família, que acaba refletindo um pouco nos filhos. Os netos não tem carinho amoroso com a avó. Enquanto Robert e Marianne desconfiam que os filhos estão diferentes, Sophie resolve explorar a região da praia e acaba conhecendo Amesan, o homem desconhecido que estava no praia quando a primeira família chegou. Contudo Louis e sua avó, que estavam nadando, encontram o corpo nu de uma moça boiando. Assustada a sogra grita pelo Charles e Robert o acompanha.

Rapidamente Charles deduziu que Amesan era o assassino da mulher e telefonou para o comissário Gaulier, informando que tinha um cadáver na praia. Porém o corpo da mulher não é o maior dos problemas deles e sim o grande mistério que possui naquela região isolada. A sogra de Charles, que estava completamente boa de saúde, começou a passar mal sem nenhum motivo e faleceu misteriosamente. Amesan estava com o nariz sangrando constantemente e todos estavam desenvolvendo e envelhecendo de forma acelerada. Especialmente as crianças, em apenas poucas horas na praia, entraram na puberdade e piorando ainda mais a situação, após a chegada da terceira família, composta pelo escritor Henry, sua filha Florence e pelo enfermeiro Oliver, todos descobriram que não conseguiam abandonar a praia.

Castelo de Areia é uma história bem angustiante e ao mesmo tempo, com várias reflexões. Li a segunda edição de Castelo de Areia que contém um prefácio de Pierre Oscar Lévy que menciona que a história foi criada originalmente para ser um roteiro e posfácio do jornalista Érico Assis que trouxe um texto com algumas referências que se encaixam na história. Ambos os textos são bem agradáveis de ler e achei que iria encontrar algumas explicações, porque terminei a leitura achando a história sensacional, bizarra e tensa, mas com várias perguntas na mente. Principalmente sobre a praia, o mistério que contém na dimensão do espaço e a velocidade do tempo e principalmente, o envelhecimento das pessoas. A história dá ao leitor assuntos importantes como a família, o tempo acelerado, a vida passando diante aos olhos, a sexualidade dos jovens e a perda da inocência e especialmente, como lidar com a morte.

A graphic novel não entrega nenhuma resposta. O próprio leitor precisa procurar as explicações, seja elas através do cenário misterioso ou no comportamento dos personagens. Eles não são perfeitos, possuem suas neuroses, rebeldias, arrogâncias, preconceitos e atos corriqueiros. O tempo deixa bem claro que não para para nós e no quadrinho de Castelo de Areia, o tempo acelera mais rápido ainda. Em vinte e quatro horas, tudo é finalizado. Cada personagem tem seu corpo definhando até a morte em poucas horas. É assustador se for pensar que não tem tempo para alcançar seus objetivos e sonhos ou superar os medos. A arte é impressionante, mostrando os traços dos rostos, o desenvolvimento dos corpos e o envelhecimento dos personagens. Contém algumas cenas de nudez, por isso a graphic novel é focada para o publico adulto ou para jovens amadurecidos.

A leitura da Hq é muito rápida porque contém diálogos curtos e vários quadrinhos sem nenhum tipo de narrativa. Consegui ler num tarde de domingo tranquilamente. O problema foi depois que terminei a leitura, a mente vai à mil. Fiquei me questionando se estou realmente aproveitando meu tempo de maneira correta. Enfim, Castelo de Areia é daquelas obras que te faz refletir sobre a existência e a condição humana sem deixar o mistério de lado. Se você é leitor que gosta de ler e apreciar quadrinhos, Castelo de Areia é uma ótima dica de leitura com assuntos questionáveis sobre a vida e morte. Curti demais a leitura!

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/09/castelo-de-areia-pierre-oscar-levy-e.html