Castelo de areia

Castelo de areia Frederik Peeters

Resenhas - Castelo de Areia

Beatriz 27/07/2021

terrivel
escrito por homens tarados que inventam duzentos motivos imbecis pra mostrar crianças e mulheres peladas e forçando situações que beiram o grotesco e se parecem muito por pedofilia, como assim nesse enredo a forma de executar a historia foi mostrando os corpos pelados de pessoas e fazendo crianças transarem loucamente ao "amadurecerem" sem nem mostrar mais nada do amadurecimento psicológico? todo o resto q ele tento passar sumiu nesse limbo de órgãos genitais e crianças que do nada viram ninfomaníacas

horrivel horrivel, me deu asco
Manuela222 27/07/2021minha estante
nossa parece muito pessimo, nunca tinha nem ouvido falar (ainda bem)

Andreas W Daniel 28/07/2021minha estante
Que fita.

Becky 28/07/2021minha estante
a sinopse me lembra ao filme "Tempo" que ainda vai ser lançado, será se tem alguma relação?

Caroline Rosa 28/07/2021minha estante

Deve ser um nojo.

Becky 29/07/2021minha estante
ah obg @Caroline

Michel Pinto Costa 30/07/2021minha estante
Não há amadurecimento psicológico, pois houve aceleração do amadurecimento físico.
A sexualidade aflorada se refere basicamente ao instinto. Instinto que é controlado pelo desenvolvimento psicológico.
Sem o desenvolvimento intelectual, há um certo direcionamento para o hedonismo, a banalização. O sexo se torna banal.
É o que vemos em muitos momentos atualmente.

Elaine.Ferrari 31/07/2021minha estante
Mais um para não ler

Gi 02/08/2021minha estante
Chocada

() 04/08/2021minha estante
acho que deu pra perceber que quando as personagens tiveram relações não eram mais crianças, estando na adolescência e posteriormente na idade adulta. existe uma diferença entre sexualizar e mostrar nudez e sexo (que, aliás, não foi explícito em nenhum momento). porém algumas pessoas mais moralistas não sabem a diferença.

Yago.Macedo 05/08/2021minha estante
Meudeus garota!!! Que cometário ignorante. Que leitura rasa da história. Voc não deve ter pensado um minuto sobre os acontecimentos dessa HQ.
O tamanho do moralismo a respeito da nudez das crianças. Lembrando que quando há sexo, as crianças já não são mais crianças. ^
Não seja tão confiante a respeito das suas análises, elas são pobres.
Essa história é sobre todos nós e o que fazemos do nosso tempo nesse planeta. Sobre a efemeridade humana e de como o planeta se manterá de pé apesar de todos os estragos causados por nós.
"Pense antes de falar e leia antes de pensar", no seu caso, releia.

AlexAff 05/08/2021minha estante
Que superficial a sua opinião.

Tipo, é BEM claro que as crianças não têm o amadurecimento psicológico, ao contrário do amadurecimento físico. É óbvio que, com isso, há uma tendência da pessoa (já que somos animais, no sentido mais puro da palavra) a tender ao hedonismo. Mas de qualquer forma: não há sexo explícito; não são mais crianças quando têm as relações.

Raissa Camila 30/09/2021minha estante
Como podem ter amadurecimento psicológico, se eles nem vivenciaram nada?, eram crianças e do nada passam a ser adultos, que obviamente tem necessidades, só não gostei muito da fato do homem mais velho fica com a menina, sabendo que ela é criança ainda, apesar do corpo.

Michel Pinto Costa 01/10/2021minha estante
Vou comentar de novo por um detalhe. Essa análise superficial e extremamente ruim tem 354 curtidas nesse momento, e alguns comentários mostram que as pessoas sequer vão procurar saber sobre a obra, aceitando passivamente a 'análise'.

Yago.Macedo 06/10/2021minha estante
Miguel, o número de curtidas desse comentário foi o que me motivou a responder. Fiquei surpreso de ver tanto apoio vindo de pessoas que não leram, por causa dessa "resenha", nem lerão.
E sobre a réplica da Beatriz, não responderei. Apesar de descordar da opinião dela sobre a HQ, eu concordo com ela que fui rude e desrespeitoso com sua biblioteca. Por isso, deixo como está.

Yago.Macedo 08/10/2021minha estante
E sobre a réplica da Beatriz, não responderei. Apesar de discordar da opinião dela sobre a HQ, eu concordo com ela que fui rude e desrespeitoso com sua biblioteca. Por isso, deixo como está.

Bruna Araujo 29/11/2021minha estante
Uma pena que com esse comentário - claramente ignorante sobre a obra - você induziu muitos a desconhecerem o que poderia ser uma experiência um tanto interessante. Você leu mal e interpretou superficialmente.

Fraga 04/12/2021minha estante
Precisa ler de novo. Não entendeu.

Letícia 05/01/2022minha estante
Nenhuma surpresa que só tem homem sendo agressivo e mal educado nas respostas né. Além de atacarem a Beatriz diretamente, parece até que ela entrou na casa dos parentes de vocês e bateu em todo mundo, credo.

Samuel 07/03/2022minha estante
Ela acha q tudo é machismo, ela diz q n gosta do king por ele ser machista, ela é mt estranha

Bruna Araujo 07/03/2022minha estante
Meu Deus, até o King?! Só sinto dó dessa pessoa, por nunca realmente conhecer esses escritores incríveis! Que desperdício de experiência!

Nanda Lima 26/05/2022minha estante
Que análise pobre, leitura pessimamente fria. E a Letícia ainda diz que só tem homem sendo agressivo nos comentários. Ninguém foi agressivo e vocês estão se escondendo atrás desse argumento, ao contrário de terem a humildade de admitir que a menina leu mal e interpretou mal.

Nex 19/07/2022minha estante
Não ter gostado da HQ é uma coisa, resumi-la apenas em torno daquilo que te incomoda é outra. Você tinha trocentas formas diferentes de escrever a análise e escolheu a pior delas, justamente a que não agrega em nada e só faz barulho.

Thiagookling 28/10/2022minha estante
por favor, releia.

Min-ssi 21/03/2023minha estante
Mano eu já li esse livro a muito tempo tipo 4 anos atrás em PD e eu já percebia a problemática e o nojo que essa obra me passa quando era nova, é muito estranho e me dá nervoso que tantas pessoas que leram esse livro parecem n viver no mundo real,acho que tá explicado do pq só tem homem reclamando da OPINIÃO da Bea,eu desprezo pessoas que escrevem obras assim e ainda mais quem apoia e n condena

Thaissa 29/04/2023minha estante
O intelecto acaba quando ocorre comparação de preferência literária.
Se achar mais culto por ter uma estante diferente, é patético. Gosto não define inteligência. Fique à vontade para fazer uma resenha com o seu ponto de vista. Mas não ataque outros para tentar provar sua sabedoria. Isso se chama soberba. Uma resenha não deixa de ser um ponto de vista, uma opinião, e por isso, algo individual.

A propósito, o HQ é sim apelativo, e muitas cenas são desnecessárias para passar a mensagem que desejam, ou causar o impacto que esperavam.

Rai 14/01/2021minha estante
HAUHAUHAUHAUHAUA Mais um pra lista, porque pelo amor de deus *morta*

K-Roll 14/01/2021minha estante
DECADENCIAAAAAAAAAAAA

Milla 27/07/2021minha estante
Vem cá, você e uma das únicas falando mal desse livro, que sexualiza crianças. Eu li e até agora não estou acreditando no que eu li

K-Roll 28/07/2021minha estante
Milla eu acho que a galera leu um livro diferente de mim. Só pode

Michel Pinto Costa 30/07/2021minha estante
Na verdade, a história é uma metáfora da vida, o quanto ela passa rápido sem nos darmos conta disso.
Sobre o sexo, analisei como o não amadurecimento psicológico e moral pode levar ao hedonismo e a banalização. Com a houve aceleração do amadurecimento físico, não houve tempo para o desenvolvimento intelectual.
A sexualidade aflorada se refere basicamente ao instinto. O instinto humano que é controlado pela razão. Vemos isso atualmente.

Yago.Macedo 05/08/2021minha estante
Não me surpreende você extrair isso da história julgando pela tua estante. Só lê bobagem...
Continue lendo essas coisas e não se arrisque em nada que te faça pensar.
Passe bem.

K-Roll 27/08/2021minha estante
Yago por favor me diga oque eu deveria ler para que mudasse toda a MINHA experiência com o livro? Quem é você pra definir o que eu leio e o que é ou não bobagem? Vou te dar um fato que você não sabe sobre mim (na verdade você não sabe nada de mim) mas eu sou graduanda em psicologia e certificada em biblioterapia, ou seja, uso a literatura para auxiliar transtornos emocionais e mentais. E eu, como leitora e biblioterapeuta, acredito que TODA historia tem poder de mudar uma pessoa até mesmos as minhas leituras que você chamou de "bobagem". E a prova está justamente no fato de você se achar tãooo mais evoluido do que eu só pq lê mais livros de não-ficção mas não sabe ouvir uma única opinião diferente da sua (opinião essa com base no que eu senti e passei durante a leitura). Vou te dar um conselho como AMIGA: tenta ler uma dessas "bobagens" que eu leio. Se as suas leituras superiores não te deram a evolução pessoal que deveriam ter te dado a ponto de ser tão inconveniente nas leituras alheias talvez as bobagens que eu leia possam te dar ela. Começa pelo livro "O Sol Ainda Brilha".

K-Roll 27/08/2021minha estante
Michael, esse é um ponto interessante obrigada por pontuar. Só vi o seu comentário hoje. Esse quadrinho recentemente virou um filme pelo diretor Shayamalan. Acho que possa gostar. ?

Thiagookling 28/10/2022minha estante
Acabei de publicar uma pequena resenha sobre. Agora vi o comentário do Michael e penso de forma igual.
Ao meu ver, o livro deve ser lido como uma metáfora sobre o não aproveitamento da vida, sobre a aceleração de processos e o quão nocivo(?) isso pode vir a ser.
Um ponto sobre a sua análise (com spoiler pro que direi) é que o desconhecido não estava olhando a mulher nua, pelo contrário, ele era um refugiado que não tinha lar e vivia uma terra distante, se sentiu incomodado e saiu dali. Futuramente a criança (que já se tornara adulta sem qualquer amadurecimento) tenta (sem conseguir) ter relação com ele que se mantinha integro mesmo longe de sua esposa que ficou na terra natal.
Recomendo fortemente uma REleitura.

Lelouch_ph 20/08/2021minha estante
Uau, que resenha linda.

Beatrizaag 20/08/2021minha estante
Obrigada, Lelouch ??

Lelouch_ph 20/08/2021minha estante
Me interessei pelo livro, de verdade.

Beatrizaag 22/08/2021minha estante
Poxa, fico feliz :) É uma leitura rápida mas que, pelo menos pra mim, fez diferença.

Lelouch_ph 22/08/2021minha estante
Bom saber.

Bassotto 06/09/2021minha estante
Sua resenha foi TUDO. ??

Beatrizaag 06/09/2021minha estante
Obrigada, Bassotto ?

Wercton 30/05/2021

As críticas em torno dessa HQ giram em torno da falta de propósito dos personagens e em como eles ignoram a anomalia que está acontecendo ao redor deles. Mas se é uma metáfora pra nossa vida, então esses detalhes estão de acordo com a realidade. Ignoramos diariamente o absurdo que é a vida e a morte com coisas banais, tais como bebês ou jantares, alguns de nós se negam a pensar nisso ou a acreditar até o derradeiro fim, e nenhum de nós estamos aqui com nenhum propósito. No fim, tudo passa muito rápido, somos como crianças brincando na praia, que de uma hora pra outra nos vemos velhos (aqueles que tem sorte, pelo menos) e desejando só mais um pouco de tempo.
Ricardo 31/05/2021minha estante
Hj vi o episódio em que a Rose Quartz fala sobre a estranheza dela em saber que nós e os bebês somos da mesma espécie. E bem, é legal olhar essas coisas com estranheza, parece a única forma decente de encarar a vida.

Emilly 07/07/2021

Perturbador
Li essa hq em menos de uma hora por causa do filme que vai ser lançado, baseado nele. A cada 30 minutos se passam 1 ano de vida das pessoas que estão nessa ilha e é chocante ver a mudança física e de consciência de cada um.
Todos os dias falamos ou pensamos que os dias tem passado rápido demais e essa hq é a "personificação" do medo que sentimos de achar que não fizemos nada com o tempo que temos.

Alana N. 26/08/2022

E eu que entrei na leitura achando que iria encontrar grandes absurdos. Ai, ai... #chateada
Sendo sincera, não achei "Castelo de areia" tão polêmico quando disseram por aí.
Vamos lá.
Realmente há muitas cenas de nudismo e sexo, mas, assim, pela lógica interna dos acontecimentos, essas cenas fazem sentido.
Tipo, as crianças são as mais afetadas pela passagem, fora do normal, do tempo. Então faz sentido que elas fiquem sem roupa, uma vez que as delas já não servem, e que se relacionem, uma vez que, mesmo não havendo tempo para um real amadurecimento psicológico, o fator hormonal e natural propiciam tais impulsos.
Acredito que não achei tão bizarro porque entendi onde o autor quis chegar. Sem falar que, sejamos realistas, é uma HQ, ela precisa ser rápida e alegórica, então algumas coisas podem soar DEMAIS.
Enfim, não achei tão ruim quanto as pessoas falaram que seria, mas também não é a coisa mais incrível que tive contato. Pra quem quer matar a curiosidade, vale o gasto. É isso.

Gu Vaz 17/08/2022

Através da lente
Ler este quadrinho é como visualizar um "experimento". A todo momento, quando se percebe o derradeiro fim, há um sentimento desesperador de querer viver mais, apenas um único dia extra. Ao mesmo tempo, é como ler um conto com o mínimo de desenvolvimento porque não é isso que o experimento quer transmitir; a vida é finita e a natureza avassaladora, imutável, indiferente.
Os corpos envelhecem, a mente não assimila, os desejos afloram dentro do corpo e se sobrepõem à mentalidade que não acompanha o tempo acelerado. O que resta é um parto dolorido de incertezas insignificantes.

Ana 03/08/2021

eu não posso ter sido a única a achar aquele moço que usava boné a cara do stephen king!!!!!!!!!!!!!
triz 04/10/2021minha estante
Foi a primeira coisa que me veio na cabeça quando vi ele kkkkkkkk

Nina 19/12/2022minha estante
Hahahhahaha... Sim!
Obrigada.

Julia Afonso 03/02/2022

Não sei nem por onde começar
Só terminei porque a HQ é curtinha, senão não teria nem terminado. O autor tem uma mensagem boa, uma ideia boa, e executa de maneira bem porca. Não me surpreende ser uma história escrita por homem e tão defendida por eles: ela é rasa e machista, metida a cult, quando, na verdade, não tem muito pra oferecer. Diálogos expositivos, atitudes sem nexo, personagens superficiais e uma dúvida imensa de que o autor sequer tenha tido contato com alguma mulher durante a vida.
Não consegui tirar nada de bom, nem a mensagem conseguiu me tocar já que ela é passada de maneira tão preguiçosa.

L.Starkey 12/03/2012

Livro chato, e sem sentido. E ao invés de tratar de questões filosóficas, como a discrição sugere, trata mais de sexo. Tudo remete a sexo. Poderiam ter se aprofundado mais em outros assuntos.

Renan Motta 04/08/2021

Tempo
Uma história intrigante, misteriosa que poderia aprofundar mais na discussão de sua temática que é o tempo. Sinto que em determinado ponto a história corre um pouco com a narrativa.

De resto, cabe aos leitores criarem suas reflexões.
Helena de Moraes 04/08/2021minha estante

Já leu. Deve ser curto ?

Renan Motta 10/08/2021minha estante
Por volta de 100 páginas.. é q demorei pra add haha

notmuchcompany 16/03/2023

Tá, eu li os comentários positivos e negativos a respeito dessa HQ, e entendo que deva existir uma grande reflexão por trás da INTENÇÃO dessa narrativa. Mas só da intenção mesmo, porque a linguagem e a forma como os eventos foram apresentados não me deram subsídios pra extrair coisa alguma dessa história. Isso porque a premissa é de "texto elaborado que dá ampla margem a reflexões". Mas onde isso, gente?

Ou é pura preguiça minha mesmo. Vai saber. O fato é que sobra bastante espaço pra questionamentos e críticas negativas, uma vez que nem as perguntas levantadas na sinopse (Qual é a origem do fenômeno e por que estava ocorrendo com eles?) foram respondidas. Aí não dá, né.

De qualquer forma, comecei a leitura com um WTF na cabeça e quando terminei o WTF tava bem maior, então não curti.

Paulo 04/11/2019

A história de Castelo de Areia não foge da sinopse: basicamente acompanhamos os protagonistas presos nesta praia onde o tempo passa mais rápido, enquanto tentam desvendar seus mistérios e o que aconteceu com a garota que apareceu misteriosamente morta. Acontece que tudo isso serve apenas de pano de fundo para a real intenção do autor: discutir a brevidade da vida. O que fazer quando se tem menos de 24 horas de vida? Ao passo que as crianças e jovens tentam lidar com a sexualidade precoce, os adultos se questionam sobre a morte e o sentido da vida, enquanto os velhos morrem sem sequer ter tempo para maiores reflexões. A noção de inevitabilidade da morte, e a percepção do rápido envelhecimento.. Tudo isso parece um tanto com a realidade, não? Não há dúvidas de que o autor procurou abordar algumas das características do existencialismo.

Infelizmente para uns, e felizmente para outros, a força motriz da graphic novel não é a resposta os mistérios da trama, mas a jornada dos personagens diante deste fenômeno inexplicável e irreversível, e a maneira como encaram a própria morte, preocupando-se mais em levantar perguntas que respostas. É o tipo de premissa que me pega, e de fato, a leitura é muito boa. Impossível não terminar a leitura pensando em nosso próprio envelhecimento e na efemeridade da vida. Os personagens são tão diferentes e complexos como as pessoas que encontramos e nos relacionamos ao logo da vida. Será que não que perdemos mais tempo preocupados com a hora da morte, tão preocupados com ela ao ponto de viver uma vida sem sentido, e quando percebemos, a hora da morte já chegou e deixamos de aproveitar o tempo que tínhamos?

Porém, por mais que essa proposta de “menos respostas e mais perguntas” devesse funcionar bem para a proposta dos autores, há perguntas demais que não fazem sentido serem feitas a menos que tivéssemos alguma resposta ao final da leitura. Se fosse apenas o mistérios por trás do tempo passar mais rápido na praia, tudo bem, mas o autor planta diversas cenas e situações bizarras durante a narrativa que deixam um gosto amargo na boca ao não serem respondidas, visto que destoam do resto da narrativa intimista (como porque o nariz do imigrante árabe não para de sangrar, ou quem é o filho do dono do hotel que surge do nada no meio da praia e desaparece ao ser alvejado a tiros?, ou ainda porque Félix vê alguém observando eles do alto de uma montanha?, e afinal, quem é a mulher que aparece morta no começo da história? Afinal, ela é jovem, e não parece ter morrido fruto de envelhecimento precoce. Enfim, muitas perguntas sem respostas, para mistérios que parecem não fazer o menor sentido dentro dos objetivos da narrativa). Além disso, por mais que goste dos personagens e de suas diferentes personalidades, senti falta de mais diálogos que explorassem melhor como cada um deles reage de maneira diferente. As vezes, parece que os diálogos não levam a lugar algum, e não pude deixar de sentir falta de uma maior profundidade nos conflitos que se apresentavam. Acho que esperava um pouquinho mais.

Enfim, Castelo de Areia é uma HQ belissimamente ilustrada, com uma ótima proposta, uma narrativa fluída, e um bom roteiro, excelente para quem gosta de ficção científica e dramas intimistas. Porém, vá preparado para o excesso de perguntas e situações e a ausência de respostas.

Rodrigo 26/05/2022

Castelo de Areia
Leia esta história em quadrinhos e se pergunte, seja você jovem ou experiente, o que tenho feito do meu tempo? Até este momento da minha vida, tenho aproveitado o tempo da maneira que eu gostaria?

Sendo simplista, nas entrelinhas, Castelo de Areia, nos passa a mensagem clichê: curta a vida porque a vida é curta. Mostra a insignificância do ser humano em relação as forças da natureza (o universo em si) e o quanto nosso tempo é curto perante as pessoas que amamos ou admiramos.

Leia o quadrinho e reflita, você tem aproveitado sua vida a cada instante?

Para quem gostar da HQ, também é existe a adaptação pmem filme. O Filme se chama Tempo (Old no original) e está disponível no Prime Video e na Apple TV+.

Ale @mundodealee 23/04/2022

Castelo de Areia
Achei que tinha tudo para dar certo. Poderiam ter se aprofundado mais nas questões filosóficas, mas tudo remete a sexo.
Faltou se aprofundar mais nos personagens.

P.S: Eu achei aquele moço que usava boné a cara do Stephen King.
Lu 25/10/2022minha estante
Tb achei a cara do Stephen King