Castelo de areia

Castelo de areia Frederik Peeters

Resenhas - Castelo de Areia

sharline 27/06/2021

old que gostei
li o quadrinho porque recentemente soube que o m. night shyamalan vai ser responsável pela adaptação do filme que vai lançar ainda este ano. gostei bastante de como ele conseguiu ser curto e ainda sim desenvolver a história de um jeito satisfatório.

ansiosa para assistir o filme também!

SaraBorges 30/03/2024

Podia explicar mais!
Eu tava bem empolgada pra ler esta hq porque adorei o filme que foi baseado nela: "Tempo". Ao contrário do que muita gente diz, eu achei o filme maravilhoso. Com alguns diálogos expositivos, mas ainda assim, muito bom!

Agora, falando da hq... Eu gostei. Achei que seria melhor que o filme. Não é.
Tem uma mensagem interessante, apesar de batida. Ela é simplesmente contada de uma forma diferente aqui. Mas confesso que o texto nas páginas finais contribuíram pra entender um pouquinho mais da obra.

Podia ter menos situações envolvendo sex0. Não entendi pq as meninas ficaram tão afoitas por isso. Realmente não peguei a mensagem.
E gostaria que os personagens tivessem um pouco mais de profundidade, não só: "Essa é mãe deles", "Esse é o racista", "Esse é escritor". Enfim... faltou. Não me importei com nenhum deles.

No geral, gostei, podia ser melhor. Gosto da explicação do filme, pq na hq dá só uma pista de quem tem alguém observando tudo. Tbm gosto mais do final do filme, mas na hq nos deixa mais reflexivos.

DAN LIMA 03/08/2018

Uma HQ que é absurdamente envolvente, bem estruturada, cada passagem da história nos provocam inúmeras reflexões e nos evidenciam que a vida é BREVE como um piscar de olhos.
Percebe-se que o passado, presente e futuro se conectam e são colocados à prova no decorrer da história. Vivendo descobertas da vida, experiências e aprendizados a cada momento. Mexe psicologicamente e emocionalmente.
Nos revela que as coisas mais simples da vida são os nossos maiores TESOUROS, e que o AQUI AGORA é a essência de estarmos aqui na Terra.
Uma leitura que traz prismas filosóficos, psicológicos, sociológicos; é produtiva e impactante. Aprende-se muito com esta temática.
Recomendo de imediato.

Wanessa Rastoldo 05/08/2021

após ver algumas resenhas negativas, resolvi ler. e simplesmente amei!

aqui, nós vamos acompanhar a vida de duas famílias que vão passear em uma praia. só que nessa praia o tempo passa RÁPIDO. 30 minutos se tornam 1 ano. não tendo como irem embora eles ficam presos a espera da morte.

vi muitas pessoas reclamando pelo fato de serem crianças transando, porém, no momento em que transam, não são mais crianças. são jovens e acima de tudo, curiosos com o corpo. essa graphic fala muito sobre "o que você faria se hoje fosse seu último dia de vida?" e fiquei muito reflexiva e entrei numa [*****] crise existencial. eu simplesmente amei.

Helio sampaio 09/11/2015

Em uma ilha...
A premissa era muito boa. Falar sobre o quanto de vida é curto de forma filosófica, mas faltou habilidade. Tinha que aprofundar mais os personagens e colocar todos ali por alguma razão.
Julia.Moraes 15/07/2017minha estante
Gostei da obra, mas também senti falta de uma maior profundidade nos conflitos que se apresentavam.

Will 21/02/2024

Tempo é angústia
Uma metáfora ao tempo sob a ótica de um mistério inexplicável que se passa num passeio despretensioso numa praia. Cada pessoa, cada geração reage de forma diferente a passagem acelerada do tempo, seja nos impulsos, nos preconceitos, nos questionamentos ou nos arrependimentos. Mas uma coisa é certa: quanto mais se atentam ao tempo que se passa e ao que não pode ser alterado, mais aflitiva e angustiante torna-se a breve vida dos personagens. O que faz o leitor pensar sobre a própria passagem de tempo para si, envelhecimento, morte, família, experiências etc.

Paulascrap 10/12/2021

Adaptação superior a leitura!..
📌 Um dia ensolarado três famílias chegam para curtir a praia isolada, mas logo de inicio encontram um corpo na água e percebem um estrangeiro observando na encosta.

📌 No primeiro momento tentam contato com polícia, e depois sair daquele local, mas a fuga não obtém êxito é como se estivessem preso em uma redoma que impede a passagem.

📌 Aos poucos percebem que algo estranho começa a acontecer: todos passam a envelhecer rapidamente e anos inteiros passam em questão de minutos, e passam a presenciar a morte do grupo , de forma natural ou provocada por atos de alguns.

📚 Uma trama densa para nos fazer refletir sobre a brevidade da vida e nos fazer entender como o tempo e passageiro e implacável.

🎬 Tempo roteiro e direção de M. Night Shyamalan

📌Uma família chega para desfrutar um resort, e uma das opções de passeio seria uma dia em uma praia de dificil acesso, incluindo mais duas famílias hospedadas por lá.

📌 O tempo ali passa de maneira acelerada, de tal forma que, em poucas horas, as crianças entram na puberdade e, em seguida, na vida adulta, enquanto os adultos envelhecem e os velhos tornam-se anciãos – e logo morrem.

📌 Ao contrário da HQ, a trama do filme não não foca na reflexão sobre o tempo e vida dessas pessoas, mas possui um objetivo para estas pessoas escolhidas a dedo terem sido colocadas nesse local remoto. Todos estavam sendo observados para um bem maior, embora esses planos tenham sofrido uma falha , e a remota chance de sobreviventes poderá surpreender o esperado.

📚🎬 A adaptação funcionou muito mais pra mim do que a leitura, que no meu entender não encontrei muito sentido. Mas a reviravolta do filme trouxe uma nova versão a história, dando um real entendimento a trama e no meu caso salvou a opinião negativa que tive somente com a HQ. #tempo #castelodeareia #hq #sessãopipoca

Pizza Fernandes 26/04/2023

Que negocio foi esse que eu li
Eu achei uma experiencia interessante ler essa hq, me deu curiosidade de chegar até o fim pra tentar entender o que estava acontecendo e no fim não deu pra entender nada pois é pra ser uma história aberta pra interpretações mesmo. Esse quadrinho me fez refletir mil e uma coisas sobre a vida pra só chegar novamente na conclusão que eu estou acostumado a chegar mesmo de que nada faz sentido e nos somos apenas um monte de animais que acharam ter ficados mais espertos e quiseram complicar as coisas. Vi muita gente discutindo aqui se a obra era genial e filosófica ou extremamente problemática e sinceramente, eu consigo concordar com as duas visões e acho que ia enlouquecer se tentasse discutir comigo mesmo pra me decidir sobre uma delas e nem acho que vale a pena então não vou nem dar nota pra isso, só deixar o aviso pra quem for ler que de preferencia faça isso sem saber absolutamente nada sobre a obra e tire suas proprias conclusões

Tamiris 10/08/2021

Confesso que li com muita pressa porque queria saber todas as semelhanças e diferenças entre o quadrinho e o filme. Terei que ler de novo pra ter certeza de que peguei todas as nuances.

Em resumo, Castelo de Areia conta a história de um ciclo de vida completo num único dia e local, enquanto a paisagem continua a mesma. É sobre a brevidade do ser humano em relação à natureza eterna e sobre nossa extinção iminente.

Michel Pinto Costa 02/08/2021

Tempo Físico e Tempo Psicológico
O filme ‘Tempo’, do diretor M. Night Shyamalan (‘Sexto Sentido’, ‘Sinais’, ‘A Vila’, dentre outros) é baseado nesta história em quadrinho.
Na história, alguns banhistas chegam a uma praia maravilhosa e deserta, e lá o tempo corre de maneira diferente.
É uma metáfora sobre a brevidade da vida.
Há uma polêmica sobre a sexualização das crianças na história, no entanto, há fundamento para essa sexualização.
Na praia, as crianças chegam a puberdade muito rápido, e a aceleração do amadurecimento do corpo não permite que o amadurecimento psicológico acompanhe.
A sexualidade aflorada está basicamente ligada ao instinto. Instinto que é controlado pelo desenvolvimento psicológico.
Sem o desenvolvimento intelectual, há um certo direcionamento para o hedonismo, a banalização do sexo e a inconsequência. O sexo se torna um fim em si mesmo.
Nova metáfora relacionada ao que vemos atualmente. Sexualização precoce, inconsequência e tempo jogado fora com boçalidades.
Uma ótima HQ.

Ana Luiza 28/01/2022

Presos em uma ilha com o envelhecimento
Eu li essa HQ depois de descobrir que o filme "Old" tinha sido inspirado nela. Fui com a expectativa de ter o mesmo final do filme, pelo menos um desenvolvimento maior e me decepcionei, eu amei o filme, as coisas são muito mais desenvolvidas, conseguimos saber o que realmente aconteceu, porque eles estavam presos na ilha e quem não assistiu o filme fica tipo "o que tá acontecendo?!"
Talvez não tenha sido a intenção da HQ aprofundar certos pontos.
Achei algumas partes desnecessárias, ações bem machistas , ex: não tem razão deixar as mulheres e crianças peladas o tempo todo. Também não gostei do desenvolvimento das crianças que se tornam adolecentes , faltou o amadurecimento mental.
Eu esperava um final justo a trama , mas não aconteceu , faltavam dez páginas para acabar e eu fiquei "mas e agora, como eles vão sair dessa?!"
Eu achei ok. Porém o filme é bem melhor , com toda a certeza!

Odivany 25/11/2022

Castelo de areia
Um livro instigante e sem respostas fáceis. Inclusive entendo que cada um pode ter sua teoria. O envelhecimento rápido, o sexo como uma etapa imprescindível da natureza, os conflitos de gerações e tudo com uma velocidade descomunal.
Vale cada página.

_Jorgeft 11/01/2023

Intrigante
É uma obra que levanta inúmeras questões, mas não te dá nenhuma resposta. E isso é GENIAL! Convida o leitor a pensar, refletir sobre vida, amor, pessoas, família, morte... Sem dúvidas muito melhor que o filme.