Castelo de areia Frederik Peeters

Resenhas - Castelo de Areia

_Jorgeft 11/01/2023

Intrigante
É uma obra que levanta inúmeras questões, mas não te dá nenhuma resposta. E isso é GENIAL! Convida o leitor a pensar, refletir sobre vida, amor, pessoas, família, morte... Sem dúvidas muito melhor que o filme.

Manu 06/11/2021

Puts
A ideia era incrível, mas não teve nenhum desenvolvimento em relação ao tema principal, se a mensagem era passar que a vida é rápida, tinham mil outros modos de ser transmitido. O foco da HQ é simplesmente em fazer crianças se desenvolverem sexualmente (o que eu achei bem trash) e dar super ênfase a um personagem que é o mais preconceituoso que existe. Nada mais.

Gleissa.Pereira 21/06/2023

Distopia
A distopia mais louca que já vi , mas achei o máximo, leitura fluida e com vários viés para interpretação livre.

Não tem o porque ,nem um desenrolar que faz sentido , mas o final é contagiante e triste .

stephb 05/07/2023

Tudo some igual castelo de areia (minha memória desta porcaria, grazadeus, também)
Quando o cara de O Vilarejo faz uma adaptação melhor, mais interessante e até mais inteligente que o material original, eu deveria esperar que o material original fosse bem medíocre, bem qualquer coisa.
Okay, é sobre a inclemência do tempo etc etc e tal. Mas eu não gostei, não achei bom.
Vou discordar que falta amadurecimento dos personagens, porque nem era a proposta, mas falta qualquer intensidade ou profundidade, é bem esquecível, não tem nada que o destaque das demais produções sobre tempo e envelhecimento e a morte.

@felnoites 30/05/2021

OLD que sim
Li essa HQ quando descobri que é a inspiração para o novo filme OLD e meio que me decepcionei. A história é bem curta, parece um poema, sabe? Curti essa reflexão niilista sobre a vida e morte, mas sinto que o filme vai surpreender bem mais.

caroldea 14/01/2024

Intrigante
Assisti o filme ?Tempo? e não pude deixar de conferir o livro que o inspirou. Adoro quadrinhos então sou suspeita pra falar. A história é muito interessante e faz a gente ficar muito reflexivo. Fechei o livro com a pergunta na cabeça ?ao lado de quem eu quero envelhecer??

raissa 11/09/2021

A história te prende do começo ao fim, recomendo demais. Inspirou o filme Tempo, que até consegue ser um tanto fiel mas adiciona outras coisas. Recomendo tanto o livro quanto o quadrinho, mas admito q a HQ se supera por deixar mais indagações e porquês

evermoregrl1 24/07/2023

Castelo de areia
Sinceramente, gostei mais da introdução do autor do que da história. Gostei da ideia da hq, gosto da discussão de vida e morte, do quão a vida é curta pra se preocupar com coisas como construir um "castelo de areia", mas achei a arte obscena.

Emerz 22/10/2021

Pouco desenvolvido e tanto quanto desconfortável. A premissa em si é bem interessante porém a execução não tanto, conta com boas ilustrações porém a história não se aprofunda tanto e fica numa relação mais fútil, onde se explora questões mais sexuais do que psicológicas.

Dani 03/09/2023

Nossa, isso é realmente muito ruim kkkk
Não tem nem o que falar. Não perca seu tempo, apesar da leitura ser rápida.

Lucas.Wanderley 01/12/2022

Castelo de areia
É uma Hq rapidinha, onde as coisas vão acontecendo rápido(pq né), e que vai te causando estranheza e querendo saber maia sobre, que causa algumas reflexões e pode ter algumas interpretações, e acaba sem respostas sobre o que ta acontecendo(como é a vida)

jonathan 04/10/2021

Como o próprio autor relata em sua conclusão, essa obra está aberta a interpretação pessoal e intelectual, por mais que a obra crie laços e sobressaltos sobre evolução biológica, e estado de hábitat natural, eu interpretei o enredo do filme e também da HQ como uma junção de eventos. Depressão, felicidade, nostalgia, medo e estados de ciclo de nossas vidas.
É realmente uma leitura bem fora da curva, eu quase desisti no meio do caminho, mas no final das contas tudo é apresentado de uma forma única com início e fim. Não espere muito da HQ, tire suas próprias conclusões sobre.

Rayanne Costa 26/01/2023

HQ pretenciosa e superficial
Não esperava muito e ainda assim, fiquei frustrada. Percebe-se que esperam que a história seja reflexiva e gere questionamentos sobre a passagem do tempo e suas implicações, mas tudo se perde na execução que se foca mais em mostrar personagens pelados e fazendo sexo adoidado. Por mais que se pense na normalidade que a nudez e o sexo possam assumir numa situação em que o tempo passa a toda velocidade, a narrativa deixa bem claro que não há um desenvolvimento psicologico nos personagens mais novos que acompanhe o desenvolvimento físico, daí quando vemos uma personagem, que teoricamente tem 5 anos (mesmo que fisicamente já esteja na puberdade), sendo não curiosa ou confusa sobre sua condição, mas sim assumindo uma postura de sedução/malicia em relação ao outro personagem, fiquei bem incomodada. O unico personagem que inicia a narrativa ainda criança a que se permite o momento de confusão, tristeza ou até solidão é um dos dois meninos, o segundo parece apenas se levar pela personagem feminina com quem se relaciona, enquanto as meninas tem como enredo se oferecer sexualmente aos caras. Ah, e os personagens são todos caricaturas, o que pode ser até intencional, mas só comprovou pra mim que apesar das pretenções a HQ não tem a sustancia que supõe ter. Também não consegui deixar de pensar que a ideia base da história poderia gerar algo muito bom se desenvolvida de modo a ter a profundidade que acreditar ter de verdade, o que já me deixa com certa expectativa para quando for ver sua adaptação cinematográfica.

Guilherme Kroll 12/03/2012

Gostei muito, um livro sobre crescimento e os diferentes anseios de cada fase da vida. Tem um toque de Stephen King e Lost. Boa leitura.
Luiz 25/04/2017minha estante
Inclusive, uma das personagens é bem parecida com o S King (um dos moços de boné que chega depois). Achei igualzinho! hahahahahaha