Castelo de areia

Castelo de areia Frederik Peeters

Resenhas - Castelo de Areia

KeniaCandido 18/04/2024

Bom Demais!
A graphic novel Castelo de Areia, escrita pelo Pierre Oscar Lévy e com arte de Frederik Peeters é um quadrinho lançado em 2011 pelo Selo Tordesilhas Livros da Alaúde Editorial. Em 2021, essa história ganhou uma adaptação pelo cineasta M. Night Shyamalan no filme Tempo ( Old ). Amanhã conversaremos sobre o filme. Beleza? Mas voltando ao Castelo de Areia... Particularmente achei a graphic novel bastante provocadora e que proporcionou várias perguntas na minha cabeça durante e após a leitura. Confesso que fiquei bastante empolgada quando ganhei o quadrinho, pois já tinha uma vaga ideia sobre a história. Nos comentários que li, mencionava um pouco de desconforto, mas eu estava tão fascinada pela leitura que fui com sede ao pote e Castelo de Areia é uma baita história em quadrinhos. Não trouxe desconforto que eu imaginava, não nego que adorei a experiência de ler e ter essa graphic novel em mão.

A história começa apresentando uma praia meio recôndita com alguns paredões de pedras altas que deixa a praia reservada e um homem desconhecido saindo de um local reservado da praia. Logo pela manhã, por volta das oito horas, à primeira família chega à praia. Robert e Marianne chegam de carro com os filhos Félix de três anos e Zoe de cinco anos. Também trouxeram, o pequeno Elvis, o cachorro da família. Eles são observados por um homem que estava rodeando a praia. Apesar de Robert não gostar do olhar do homem desconhecido, Robert acaba deixando de lado e focando sua dedicação à família, pois Zoe mostra que Elvis encontrou uma muda de roupa feminina e um colar jogados na praia. Logo em seguida, chega mais um carro com outra família.

Dessa vez, o médico Charles, sua esposa Nathalie, sua sogra e seus filhos Sophie, uma adolescente de quatorze anos e Louis, na mesma faixa etária de Zoe. Essa segunda família resolveu ficar um pouco afastada da primeira família e ao contrário de Robert, Charles é um homem irritado e grosseiro com a família, que acaba refletindo um pouco nos filhos. Os netos não tem carinho amoroso com a avó. Enquanto Robert e Marianne desconfiam que os filhos estão diferentes, Sophie resolve explorar a região da praia e acaba conhecendo Amesan, o homem desconhecido que estava no praia quando a primeira família chegou. Contudo Louis e sua avó, que estavam nadando, encontram o corpo nu de uma moça boiando. Assustada a sogra grita pelo Charles e Robert o acompanha.

Rapidamente Charles deduziu que Amesan era o assassino da mulher e telefonou para o comissário Gaulier, informando que tinha um cadáver na praia. Porém o corpo da mulher não é o maior dos problemas deles e sim o grande mistério que possui naquela região isolada. A sogra de Charles, que estava completamente boa de saúde, começou a passar mal sem nenhum motivo e faleceu misteriosamente. Amesan estava com o nariz sangrando constantemente e todos estavam desenvolvendo e envelhecendo de forma acelerada. Especialmente as crianças, em apenas poucas horas na praia, entraram na puberdade e piorando ainda mais a situação, após a chegada da terceira família, composta pelo escritor Henry, sua filha Florence e pelo enfermeiro Oliver, todos descobriram que não conseguiam abandonar a praia.

Castelo de Areia é uma história bem angustiante e ao mesmo tempo, com várias reflexões. Li a segunda edição de Castelo de Areia que contém um prefácio de Pierre Oscar Lévy que menciona que a história foi criada originalmente para ser um roteiro e posfácio do jornalista Érico Assis que trouxe um texto com algumas referências que se encaixam na história. Ambos os textos são bem agradáveis de ler e achei que iria encontrar algumas explicações, porque terminei a leitura achando a história sensacional, bizarra e tensa, mas com várias perguntas na mente. Principalmente sobre a praia, o mistério que contém na dimensão do espaço e a velocidade do tempo e principalmente, o envelhecimento das pessoas. A história dá ao leitor assuntos importantes como a família, o tempo acelerado, a vida passando diante aos olhos, a sexualidade dos jovens e a perda da inocência e especialmente, como lidar com a morte.

A graphic novel não entrega nenhuma resposta. O próprio leitor precisa procurar as explicações, seja elas através do cenário misterioso ou no comportamento dos personagens. Eles não são perfeitos, possuem suas neuroses, rebeldias, arrogâncias, preconceitos e atos corriqueiros. O tempo deixa bem claro que não para para nós e no quadrinho de Castelo de Areia, o tempo acelera mais rápido ainda. Em vinte e quatro horas, tudo é finalizado. Cada personagem tem seu corpo definhando até a morte em poucas horas. É assustador se for pensar que não tem tempo para alcançar seus objetivos e sonhos ou superar os medos. A arte é impressionante, mostrando os traços dos rostos, o desenvolvimento dos corpos e o envelhecimento dos personagens. Contém algumas cenas de nudez, por isso a graphic novel é focada para o publico adulto ou para jovens amadurecidos.

A leitura da Hq é muito rápida porque contém diálogos curtos e vários quadrinhos sem nenhum tipo de narrativa. Consegui ler num tarde de domingo tranquilamente. O problema foi depois que terminei a leitura, a mente vai à mil. Fiquei me questionando se estou realmente aproveitando meu tempo de maneira correta. Enfim, Castelo de Areia é daquelas obras que te faz refletir sobre a existência e a condição humana sem deixar o mistério de lado. Se você é leitor que gosta de ler e apreciar quadrinhos, Castelo de Areia é uma ótima dica de leitura com assuntos questionáveis sobre a vida e morte. Curti demais a leitura!

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/09/castelo-de-areia-pierre-oscar-levy-e.html

Nathália 08/04/2024

Intrigante
O tema é muito interessante. O autor fala sobre a decadência e a finitude da vida de forma muito delicada.

SaraBorges 30/03/2024

Podia explicar mais!
Eu tava bem empolgada pra ler esta hq porque adorei o filme que foi baseado nela: "Tempo". Ao contrário do que muita gente diz, eu achei o filme maravilhoso. Com alguns diálogos expositivos, mas ainda assim, muito bom!

Agora, falando da hq... Eu gostei. Achei que seria melhor que o filme. Não é.
Tem uma mensagem interessante, apesar de batida. Ela é simplesmente contada de uma forma diferente aqui. Mas confesso que o texto nas páginas finais contribuíram pra entender um pouquinho mais da obra.

Podia ter menos situações envolvendo sex0. Não entendi pq as meninas ficaram tão afoitas por isso. Realmente não peguei a mensagem.
E gostaria que os personagens tivessem um pouco mais de profundidade, não só: "Essa é mãe deles", "Esse é o racista", "Esse é escritor". Enfim... faltou. Não me importei com nenhum deles.

No geral, gostei, podia ser melhor. Gosto da explicação do filme, pq na hq dá só uma pista de quem tem alguém observando tudo. Tbm gosto mais do final do filme, mas na hq nos deixa mais reflexivos.

morgieen 23/02/2024

A fragilidade da vida humana
Todos os dias nós nos perguntamo o que será do futuro? Estaremos saudáveis? Bonitos? Com dinheiro, emprego, amigos, família? O que será das pessoas a nossa volta? Vão estar ainda conosco? Nossos filhos, sobrinhos, netos...vão nos enterrar? Seremos esquecidos. Nossas memórias morreram conosco, e depois as dos nossos filhos, e dos nossos netos. Sem alguém pra lembrar da gente, somos apenas substâncias decompostas dentro de caixões de madeira, presos no cimento, na terra.
Se esse fosse o seu último dia, desperdiçaram com briga? Com ódio ou com amor? Contaria suas histórias ou ia aceitar ser esquecido? Ficaria junto com todos, ou simplesmente se afataria, consumido depois pela tristeza da morte e sua própria fragilidade?
Todos os dias, quando estou perto de perder completamente a paciência, o controle, lembro como o tempo é efêmero, como tudo muda, tudo acaba e recomeça, sem mesmo notarmos de logo. Esse livro só me mostrou como isso é correto. Tudo muda, tudo se altera, acaba levando a algum lugar. Você previu? Parabéns. Foi pego completamente de surpresa? Sinto muito, mas é assim. Seus filhos terão filhos que terão outro filhos, e a rede genética e histórica da raça humana vai continuar, com afinco, preso a essa pedra de água e vida, até que não seja mais possível. Tantas previsões sobre como iremos acabar, onde iremos terminar.
Mas não tem como saber MESMO, aonde acaba, onde começa, como será o caminho até lá. Bem como também não deveríamos tornar isso a maior preocupação da nossa vida, da nossa existência. Inevitavelmente, vamos acabar. Tudo tem um fim, tem um começo. As vezes nos perdemos no que cada um significa, a ordem deles.
Queremos ser eternos, mas nada tem essa honra. Nem nós, seres vivos, nem os astros ou até mesmo os deuses. Tudo inevitavelmente vai acabar. Passar tão rápido, como se acontecesse tudo num dia. Um dia pela existência do universo.

Will 21/02/2024

Tempo é angústia
Uma metáfora ao tempo sob a ótica de um mistério inexplicável que se passa num passeio despretensioso numa praia. Cada pessoa, cada geração reage de forma diferente a passagem acelerada do tempo, seja nos impulsos, nos preconceitos, nos questionamentos ou nos arrependimentos. Mas uma coisa é certa: quanto mais se atentam ao tempo que se passa e ao que não pode ser alterado, mais aflitiva e angustiante torna-se a breve vida dos personagens. O que faz o leitor pensar sobre a própria passagem de tempo para si, envelhecimento, morte, família, experiências etc.

Jão 18/02/2024

Nem sei se pode chamar essa bomba de livro, porque né...
E que coisa com mostra partes íntimas de menores.
A história de certa forma pode ser legal, mas a forma como é contado é triste.

Joas.Henderson 10/02/2024

A natureza é apenas a natureza..
?A natureza não se importa se você construiu uma boa vida ou se você foi mau sujeito, se voce é racista ou se você é ecologista, se você é uma criança com muitas décadas pela frente ou um velho demenciado. A natureza chega e nem muralhas, nem fossos podem impedir!?

caroldea 14/01/2024

Intrigante
Assisti o filme ?Tempo? e não pude deixar de conferir o livro que o inspirou. Adoro quadrinhos então sou suspeita pra falar. A história é muito interessante e faz a gente ficar muito reflexivo. Fechei o livro com a pergunta na cabeça ?ao lado de quem eu quero envelhecer??

Paula.Lorandra 10/01/2024

Achei uma HQ visceral porque retrata como é a vida
Acredito que certas coisas ficarão sem respostas, e isso não é necessariamente um problema.
Não tive um total entendimento da obra, porém, o posfácio do Érico Assis ajudou.
" O Estrangeiro" É um romance Existencialista que trata do absurdo da vida e de que não existe força superior que defina nosso propósito. Vivemos, morremos e é só isso. É o indicativo de como interpretar castelo de areia? Pode ser."
[...]
" Castelos de areia são símiles sempre à mão quando você quer falar de tudo que é efêmero: uma paixão, um sonho, uma vida. A maré vai subir e tragar, ou o vento vai soprar, indiferente a todo seu empenho para criar beleza, força, imponência ou proteção. "
" A natureza não se importa se você construiu uma boa vida ou se foi mau sujeito, se você é racista ou se você é ecologista, se você é uma criança com muitas décadas pela frente ou um velho demensiado. A natureza é apenas a natureza. Tal como o meio homem da parábola final, a natureza chega e "nem muralhas, nem fossos podem me impedir!"

Gabriel.Santos 03/01/2024

Oração ao tempo - Maria Gadu
Primeira leitura do ano.
Gostei do que li.

Me deparei com a HQ Castelo de Areia depois de assistir o filme Tempo, do diretor Shyamalan. Fiquei impressionado em como uma boa ideia pode ser destroçada pela falta de tato de um diretor em desenvolver uma história com qualidade.

Fiquei tão estarrecido que procurei ver a sua inspiração e pude descobrir essa história em quadrinho.

A leitura é interessante. Ela possui o mesmo problema do filme, que é a correria exagerada, sem aprofundar a ótima ideia do autor. Deduzo que essa seja a sensação desejada, mas sinto que os personagens e a narrativa se perde ao longo dos quadros, assim como senti o mesmo frame após frame no longa.

Apesar disso, os personagens são bem mais carismáticos aqui e a história avança melhor. A arte também chama a atenção, é bem feita, apesar de simples.

É uma HQ boa para começar 2024.

Cleuzita 31/12/2023

Excelente!
Gosto demais de histórias que me surpreendem, e esta me tirou completamente da minha zona de conforto. Penso nela até hoje, não consigo deixar de me imaginar nessa situação. Leiam!

wendelwonka 19/12/2023

A adaptação cinematográfica tem mt em similaridades com a HQ, mas de longe, a HQ é melhor. Retratando a ascensão e derrocada da humanidade, deixando o real motivo no reino da subjetividade. Simplesmente hipnotizante.

anne.maby 15/11/2023

Simplesmente grotesco.
Tudo oq o autor fez foi sexualizar crianças em uma história sem sentido e sem explicação, é horrível! cheguei a sentir enjoo enquanto lia, pq é simplesmente nojento!
só não dou 0 pq o skoob n aceita!
anne.maby 15/11/2023minha estante
a possível intenção era uma reflexão de vida e morte, e de quão curto o tempo é, mas a filosofia por trás da história é muito fraca e sem nenhuma intensidade, horrível em tds os sentidos

Felipe HQs e Mais 10/11/2023

Praia Misteriosa
?? Eu adorava 'Lost'. Os mistérios que cercavam os sobreviventes do voo 815 da Oceanic Airlines cresciam a cada episódio e só deixavam a trama ainda melhor. Mas a série acabou com um final que pouco agradou os fãs. O motivo? Seus criadores quiseram dar explicações para as maluquices que aconteciam naquela ilha misteriosa. Que deixassem o mistério continuar no mistério! ?

? Bom, dei essa volta imensa pra elogiar a excelente HQ 'Castelo de Areia', de Pierre-oscar Lévy e Frederik Peeters, publicada em nova edição pela editora Tordesilhas quando o filme de M. Night Shyamalan, baseado na obra, estava em vias de ganhar as telas.

? Duas famílias, com seus filhos em idades distintas, chegam a uma praia remota. Antes de pegar um bronze, um dos pais nota que as roupas de suas crianças estão apertadas demais. Não demora muito pra mãe deles, em pânico, notar que eles cresceram desde que puseram os pés na areia ?

? Mortes misteriosas acontecem quando três novos personagens chegam à praia. Um deles, escritor de ficção-científica, é categórico: naquela praia o tempo passa mais rápido, com um ano de vida equivalendo a meia hora no relógio.

?? A partir deste cenário, a praia se torna palco de seres humanos fadados à morte antes do anoitecer. O que eles farão? Aproveitarão o que resta de vida? As crianças, adultas já à tarde, uma delas grávida, alcançarão a maturidade em tão pouco tempo?

? Os desenhos de Peeters sabem precisamente evidenciar cada passagem de tempo na pele e nos corpos dos que estão na praia. Incrível! Seu traço faz a trama te deixar ainda mais atônito, tal qual seus protagonistas.

? Mistérios e mais mistérios fazem de 'Castelo de Areia' um quadrinho que traz mais dúvidas do que respostas. E isso é muito bom! Ah se Lost tivesse um fim desses... Você já leu esse gibi? Que achou dele?

Sara :) 08/11/2023

Não sei não
Achei o enredo meio bizarro. Envolve crianças em situações muito estranhas. Sei que o posfácio tentou justificar com algumas outras formas de enxergar mas não sei não? achei o filme mais coerente na época que assisti e tinha uma explicação.