A Maldição da Rainha do Rock

A Maldição da Rainha do Rock Mathilda Kóvak

Resenhas - A Maldição da Rainha do Rock

Flavia 17/11/2012

Faltou algo pra chegar lá...
"A Maldição da Rainha do Rock" é um mistério com um misto de suspense, comédia, muita imaginação e um toque musical clássico e bem bacana, em que somos apresentados a Gustava, ou Tata, uma adolescente de 13 anos, blogueira, que vai ao show de sua maior ídola, Samantha Fortune, a rainha do rock'n roll.
Porém, o que Tata não esperava, era ser atingida por um raio quando resolveu subir numa torre pra tentar tirar uma foto de Samantha. Ao ser levada para o hospital, todos ficam incrédulos, pois Tata além de ter saído ilesa desse acidente, sempre que tem sede, fica fluorescente e brilha! E ninguém consegue explicar o tal fenômeno.
Tata inicia um tratamento que teria duração de seis meses, e sua mãe, Edna, e seu cachorro, Wladimir, sempre a acompanham. Ao final desse tratamento, é aniversário de Tata, e ela ganha uma guitarra super descolada, toda prateada mas muito misteriosa, já que ela não sabe de onde veio ou quem lhe deu esse super presente. E toda vez que Tata toca sua guitarra nova, se sente vigiada e perseguida por ninguém menos do que a própria Samantha Fortune! E como se isso não fosse suficiente, Samantha começou a estourar nas paradas com músicas compostas por Tata! Mas como pode isso?
Para resolver esse mistério, Tata se une aos seus amigos, Theo e Rafael, e sob as instruções do Dr. Ruz, formam a banda Projeto Euterpe (em homenagem a deusa inspiradora da música, Euterpe), em que eles iriam fazer uma apresentação musical e transmitir tudo ao vivo pela internet e acabam conseguindo provar a verdade, e descobrindo muitas outras coisas que ninguém poderia imaginar que fosse possível.

"A Maldição da Rainha do Rock" é um livro bem escrito, tem a capa super fofa e uma narrativa que flui muito bem. Ele também tem várias referências musicais das antigas e clássicas o que foi super válido, como um Submarino Amarelo (Yellow Submarine, dos Beatles) que navega pelos esgotos e outras tiradas bem inteligentes. Mas pra mim, esse livro não teve uma proposta tão bem elaborada e aprofundada assim. Por mais que as situações absurdas tenham sido fantasiosas, muitas coisas ficarem sem explicação, ou a explicação não foi convincente o suficiente para que eu "caísse" nela. Senti que muitas dessas referências e até algumas piadas caíram de paraquedas no livro, sem um propósito maior, como por exemplo, a mãe de Tata que virou católica fervorosa após seu marido tê-la trocado por uma dançarina de axé e ela fazer questão de ficar lembrando disso sempre que pode. O cara podia ter trocado a esposa por uma mulher qualquer, mas logo por uma dançarina de axé? Se houve alguma tentativa disso ser engraçado, comigo não funcionou, pelo menos não dentro desse contexto. E fora que, pra mim, soou um pouco preconceituoso...

Cheguei a ficar num impasse sobre a indicação, pois seria um livro ideal e bem divertido pra quem não iria questionar esses acontecimentos com explicaçoes vagas, levando tudo numa boa, como o público mais infantil. Mas ao mesmo tempo, esse público não tem muito conhecimento ou nunca nem ouviu falar de Beatles, Buddy Holly, Jerry Lewis, Fred Astaire, Bob Dylan, The Who, Velvet Underground, Jimi Hendrix, Rolling Stones, David Bowie, AC/DC, Jerry Lee Lewis, Raul Seixas e outros ícones... Fiquei com a impressão de que a autora, por ter esse conhecimento e ser roqueira assumida, quis incluí-lo na história com a melhor das intenções, mas só ficou lá, como um registro sem nenhuma finalidade maior. É meio difícil engolir uma garotinha de 13 anos, blogueira e guitarrista, interessada em filmes dos anos 40 e peças de Tennessee Williams, né?

Enfim, é um livro bom e com um visual bacana indicado pra leitores jovens. A leitura é leve e flui muito bem, com referências bem interessantes, e com uma ideia legal, mas faltou um desenvolvimento que explicasse melhor todos esses elementos juntos e toda a fantasia e maluquice da história.

sentilivros 05/02/2012

resenha de A Maldição da rainha do Rock
Uma história infanto-juvenil super bem bolada, entrelaçando o rock, a tecnologia e a ciência de uma forma original e bem gostosa.
Tatá é uma pré-adolescente de 13 anos que adora rock. Acaba fugindo para assistir ao show de sua ídola, Samantha. No Show é atingida por um raio e é aí que as coisas começam a ficar diferentes em sua vida. Será que a rainha do rock é mesmo uma "rainha"?
Não posso falar mais nada se não acabo soltando algum spoiller, pois o livro é curtinho e rápido. Só posso dizer que vale a leitura. Outra coisa a se destacar, é o projeto gráfico que é realmente primoroso. *-*.
Não gostei muito do final, mas a perfeição é difícil né?
Recomendo, principalmente à jovens leitores.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/01/maldicao-da-rainha-do-rock-mathilda.html

Rapha 13/02/2012

Muito fofo!
A Maldição da Rainha do Rock, livro infanto-juvenil escrito por Mathilda Kóvak é pura diversão!

Gustava, mais conhecida como Tata, é nossa personagem principal, tem 13 anos de idade e um amor incontrolável por Rock’n Roll.

Quando a cantora Samantha Fortune, seu maior ídolo, vêm à sua cidade realizar um mega show, Tata não hesita: foge de casa para poder realizar o sonho de ver sua diva cantando. Tata não sabia, mas este show mudaria por completo sua vida!

Após ser atingida por um raio durante a apresentação de Samantha, Tata é levada ao hospital para verificar em que estado ela se encontrava, visto que quando fora atingida estava em cima de uma torre de luz. Por incrível que pareça Tata estava ilesa, sem sequelas, apenas um fato muito intrigante ocorrera: o corpo dela estava fluorescente!

A partir daí, coisas surpreendentes começam acontecer e surge então um mistério... é hora de Tata e seus amigos entrarem em ação e desvendar tudo! ;D

Super indico o livro, principalmente para crianças. A leitura é leve e rápida, dá pra ler em uma tarde só e garanto: será uma tarde bem agradável.

Confira outras resenhas em: http://www.facebook.com/pages/Doce-Encanto/220853527974883

Cristiano Rosa 01/07/2012

Diário CT: A Maldição da Rainha do Rock
Pode um livro infanto-juvenil ensinar sobre a história e os clássicos do rock? Pode sim, e principalmente se a obra for A Maldição da Rainha do Rock, de Mathilda Kóvak, publicado em outubro de 2011 pela Editora Escrita Fina. Com 116 páginas e dividida em 9 capítulos, a história narra uma aventura de Gustava Ashkenazi, uma garota blogueira de 13 anos que vai a um show de rock.

Após subir em uma torre para ter um bom ângulo e poder fotografar a ídola rockstar Samantha Fortune, Tata, como era mais conhecida, cai após um raio atingir o lugar onde estava. Como consequência, alguns mistérios começam a aparecer na vida da menina, como seu corpo ficar fluorecente e ela precisar beber água para passar.

Em meio a isso, sua mãe Edna e seu cachorro blassé Wladimir acompanham a vida da jovem, que fica seis meses em tratamento. Após esse tempo, que coincide com seu aniversário de 14 anos, ela ganha uma guitarra prateada e muito misteriosa. Sentindo-se perseguida pela cantora e guitarrista com mais de 30 anos de carreira, Tata fica sabendo que Samanta está fazendo sucesso com uma música sua. E com a ajuda dos amigos Rafael e Theodor, ela acaba descobrindo que todas as suas composições musicais estavam sendo transmitidas por telepatia à roqueira famosa do show.

Sob conselhos do neurocientista e parapsicólogo Ruz, eles montam a banda Projeto Euterpe, em que assim que Tata escreve uma canção, eles gravam o clipe para registrar a criação da música por parte da garota. O grupo faz sucesso e, em uma apresentação de Samanta em que canta um “novo” som seu, é desmascarada como plagiadora. Com isso, a rockstar e seus empregados armam uma armadilha à menina e prendem ela e Rafa no seu castelo, a fim de que produzissem canções originais à cantora. Enquanto isso, Tata descobre que pode ser telepata também com os amigos e envia mensagem contando onde está.

Juntamente com a mãe da jovem, os amigos planejam uma solução e fazem Samantha de refém, conseguindo chegar à sua moradia e libertar Tata e Rafa, que compusera uma ópera-rock que deixou a cantora louca. No final, a ex-rockstar perde um pouco o controle sobre si mesma e o grupo de amigos fazem sucesso como banda de rock super conhecida e admirada.

Ao longo do livro, vários artistas e bandas do rock são citados, como Buddy Holly, Beatles, Neil Young, The Who, Velvet Underground, Fred Astaire, Bob Dylan, Jimi Hendrix, Rolling Stones, David Bowie, AC/DC, Jerry Lee Lewis, entre outras referências que ilustram a obra, juntamente com as letras das músicas que a protagonista escreve.

Aos mais conhecedores do rock n’ roll, pode-se perceber também uma certa crítica ao cenário musical, a alguns clichês e à relevância dos fundadores do gênero. Contudo, a obra entrete muito bem o leitor, porém não horna com sua pequena sinopse: Suspense. Paranormalidade. Terror. Humor. Terrir… e muito rock’n'roll. Esses são os ingredientes desta que é a a primeira ópera-rock literária de todos os tempos. Não há terror na obra, e o gênero terrir nem aparece também. Mas isso não desmerece o livro que diverte e oferece lazer e curiosidades musicais.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=16243