A Vitória Final

Jerry B. Jenkins

Resenhas - Deixados para trás - 13 - A Vitória Final

Leituras e Reflexões 12/04/2022

Último livro ??

Confesso que viciei nesta série? me empolguei com todo drama, toda a aventura, todo o suspense, com cada milagre.
Muito bom!!!
Este livro, especificamente, tem um ?ritmo mais lento?. Afinal, os MIL ANOS serão de regozijo para a Igreja. O REINO DO MESSIAS está estabelecido.
Super indico a série toda!!!! Amei mesmoooo ??
BibliodaArte 12/04/2022minha estante
Ainda não conhecia esse, já quero ler tbm

Leituras e Reflexões 13/04/2022minha estante
É o último livro dessa série!!! Muito bommm

Thiago 20/09/2012

Me surpreendi
A série no geral é muito grande e tem muita "encheção de linguiça". Com certeza esses 13 livros (não li os prequels) poderiam ter sido condensados em apenas 5 ou 6 e com muito conteúdo de qualquer forma. No entanto, dá pra entender, afinal são pastores que o escreveram.

A vitória final tinha tudo para ser o pior livro da série mas achei ele muito bom por ser fácil de ler e bem leve. Incrível como as 50 últimas páginas conseguem dar um final decente à trama.

Agora um relato pessoal.

Essa série foi muito importante pra mim devido ao tempo que me dediquei a ela. Passei por muita coisa desde a 1° página até hoje treze livros depois. Um momento muito complicado para mim. Relamente os livros são grandes companheiros.

Incrível alguém não gostar de ler. Para mim é como assistir a uma série, ver um filme ou um documentário. Um hábito para a vida toda. Abraços a quem ler meu relato.

Silvio 06/08/2010

É o pior dos 13 volumes! Puro fanatismo religioso; metade é transcrição literal do Antigo Testamento, a outra metade é pregação com muito fanatismo e pouco conhecimento. É cheio de contradições em si mesmo e com os outros volumes. Alguns personagens simplesmente somem, outros surgem do nada e vão para o nada. Qualquer um escreve um livro cheio de abobrinhas como esse!

Na página XXXV: "Então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo" (Sofonias 3.9)
Putz... fanatismo absurdo! Quer dizer que falar português é ter lábios impuros??????
No vol. 12, Jesus falava com cada um na própria língua materna. Então Jesus tinha lábios impuros??????

Diz que não haverá empregados, cada um fará por si! Mas continua toda a tecnologia: celulares, aviões, computadores, energia elétrica, relógios e tudo o mais... Que capacidade teremos!!!!

Pastos, animais CEVADOS, pessoas para cuidar de animais, (inclusive os selvagens!) Como? Para quê? Se não se come carne, não se usa a pele...

1.260 dias... 1.290 dias... 1.335 dias... 30 dias... 75 dias... não há mais noite. Como contar os dias?

p. XXXV...as pessoas terão que aprender a dormir enquanto está claro do lado de fora... Por que e para que dormir? Qual o critério para se contar o/um dia? O Relógio? Mas quem tem relógio? E quem vai fabricar?

p. 29: só vão morrer os gentios que não confiaram em Cristo para sua salvação... Mas no vol. 12 morreram todos os que não aceitaram Cristo.

p. 90: Vida noturna na França e na Turquia... como noturna? Por que na França? Os franceses devem estar putos com esses autores!

Fãs de Lúcifer... ele está preso. Como conhecem Lúcifer?

p. 64: você sabe que como gentio é filho adotivo de Deus??????????
Sou filho adotivo de Deus???????? Deus tem filho adotivo???? Então quem é meu pai de verdade???? Daí que muita gente não acredita em pregadores como os autores desse livro.
Se algum pregador me disser que Deus não é meu pai de verdade, que sou apenas seu filho adotivo, vou mandar esse pregador à PQP...

p.104: Os jovens que convenceram os outros líderes a não comparecer à festa estão mortos, atingidos por raios bem na frente de seus companheiros. Mas como, se morrerão somente aos 100 anos?

Pragas no Egito... Por quê e para quê, se só se morre aos 100 anos?

Em outros volumes, os autores deixam bem claro que os pecados são cometidos pela tentação e influência de Lúcifer. Se ele está preso, como alguém comete pecados? Por tentação de quem?

Quem é o "comandante", Jesus ou o Rei Davi? Onde está Salomão? Por que orar para Jesus se ele está presente de corpo entre eles? Não seria mais simples e fácil levar um papo pessoalmente?

Esse volume é uma incoerência total e absurda!!!!

Só uma pergunta: foram vendidos muitos milhões de exemplares (é verdade??); o que os autores (pregadores) fizeram ou estão fazendo com todo o dinheiro que ganharam? (Perguntar não ofende...)

PS. Sou cristão!
Hanz 27/03/2013minha estante
Não li o livro, mas dá para contrargumentar alguns desses comentários mesmo assim:

- "Os autores interpretaram essa passagem assim: todos falarão hebraico fluentemente, mesmo que julguem não saber uma palavra da língua." Não acho que o falar em hebraico se referisse a parte dos lábios impuros, mas a "invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo". Para haver comunhão entre os diferentes povos todos deveriam falar a mesma língua e dentre todas, acho que nada mais óbvio que os autores escolherem o hebraico, a língua do povo escolhido por Deus no velho testamento. (vale lembrar que, em Gênesis, a confusão de línguas foi causada justamente para separar a humanidade)

- "Como contar os dias?" Como você mesmo disse, pelo relógio. "Mas quem tem relógio?" Você mesmo disse (de novo) lá em cima que a tecnologia continua, então... Continua se tendo uma noção do tempo, de horários, daí o porque continuar se marcando o mesmo.

- "Mas no vol. 12 morreram todos os que não aceitaram Cristo." De acordo com a visão dos autores (e que foi colocado por eles) aqueles que nasceram após o arrebatamento ainda não tinham o discernimento para se decidir, ou não, por Cristoantes do início do Reino Milenar. Portanto, ainda teriam a escolha de rejeitar a Cristo durante o mesmo.

- "Vida noturna na França e na Turquia..." Você entende que o 'vida noturna' não é literal. E não acredito que os franceses tenham se irritado com isso. Se tinha que ser escolhido um lugar para essa referência, poderia ser qualquer país, por que não na França?

- "Fãs de Lúcifer... ele está preso. Como conhecem Lúcifer?" Hitler, Mussolini, e tantos outros 'maus-exemplos' da história se encontram mortos e mesmo assim ainda possuem seguidores hoje.

- "Como pode haver pecado, bordéis, mercado negro se o demônio está preso? Quem tenta? E não há perdão???? Cadeia e prisão? Quem construiu isso? E por quê?" Não me lembro de detalhes do final do livro 12, mas acho que as construções que existiam antes da volta de Jesus não foram destruídas, então, só aproveitaram o que já estava construído. E quanto ao pecado e tentação: 'Mas cada um é tentado quando atraído e seduzido por seu próprio desejo.' (Tg 1.14)

- "você sabe que como gentio é filho adotivo de Deus??????????" Sinto muito de decepcionar mas, sim, somos filhos adotivos de Deus: 'e nos predestinou para si mesmo, segundo a boa determinação de sua vontade, para sermos filhos ADOTIVOS por meio de Jesus Cristo,' (Efésios 1.5)

- "Os jovens que convenceram os outros líderes[...]" e "Pragas no Egito... Por quê e para quê, se só se morre aos 100 anos?" Não sei qual abordagem usada pelo autor mas podem ser por dois motivos: 1º só se morre aos 100 anos se for 'naturalmente', ou 2º mesmo não morrendo, as pragas e os raios ainda serviriam de castigo, como forma de corrigir aqueles que estavam errados. Das 10 pragas do Egito, somente a última causou a morte direta de pessoas.

- "Se ele está preso, como alguém comete pecados? Por tentação de quem?" Tiago 1.14 (o mesmo versículo lá de cima)

- "Quem é o "comandante", Jesus ou o Rei Davi? Onde está Salomão?" Como não li o livro, não sei se responderei apropriadamente a questão, mas Jesus como Senhor designa outras pessoas para governarem 'abaixo' dele. Salomão, apesar de sua sabedoria, se desviou dos caminhos de Deus no fim da sua vida, então, não me admira ele não ser colocado como 'dirigente'.

- "Por que orar para Jesus se ele está presente de corpo entre eles? Não seria mais simples e fácil levar um papo pessoalmente?"
Seria mais simples se não houvesse não sei quantos milhões de pessoas para falarem com ele pessoalmente.

- "A OL(Outra Luz)... de onde e como apareceu isso, se o demônio está preso? Quem começou pregar tal doutrina, se todos aqueles que não aceitaram Jesus foram mortos?" A mesma resposta lá de cima.

Carlos 23/03/2018

Pior do que imaginei
A construção da estória ao longo da série sofre vários altos e baixos. Isso é inegável. Porém os autores conseguiram manter um ritmo bom até o livro onze. Neste volume, o doze é quase intragável por vários motivos:
1) a pregação exacerbada com transcrições literais do Antigo e Novo Testamento é incomoda. Ora, Jesus disse que veio para que todas as coisas que vieram antes dele serem deixadas de lado. E cá é uma discussão que muitos crentes dialogam. O uso do Antigo Testamento é um campo minado e tedioso.
2) os eventos que ocorrem no início do livro não tem conexão alguma com o que ocorre no final do livro anterior. Cadê Nicolae, cadê Leon? Tudo o que foi arduamente construído ao longo de vários livros foi literalmente jogado no fogo.
3) personagens que tiverem relevância para a estória são lembrados apenas umas 5 páginas antes do final.
4) o que raios de tecnologia é essa de telefone implantado? Que trama esdrúxula foi essa construída pra mostrar os 1000 anos de reinado e a formação do exército contra Deus?
5) não bastasse uma estória rasa, temos ainda um romance que ébpura enrolação, com um final tosco, sem resolução plausível, chegando a ser uma comédia romântica com drama digno de novela mexicana.
6) a presença dos heróis da fé contando a mesma história de sempre é massante, tediante e pode ser ignorada facilmente.
7) se não tem noite, quais parâmetros usado para definir a noite? Se não tem casamentos nem filhos porque Reyford se dirige a Irene como "minha mulher" e ao Cloe e Rayme como filhos?
8) se Cristo é o sacrifício perfeito porque em um mundo comandando e regido, literalmente por Deus e Jesus, é necessário a oferta de sacrifícios em templos?
9) pra quê serviu a estória da Outra Luz e a formação da Força Milênio?
Esses são apenas alguns pontos que incomoda quem ler este livro e posso dizer que é uma leitura rasa, sem fundamentos a não ser o fanatismo religioso cego e imprudente. Leitura recomendada? Não. Só pra quem leu a série até aqui.
Raquel Holmes 29/07/2020minha estante
Ponto 7: Inclusive, até onde li (estou na página 100) o Rayford está tratando a Irene como esposa e a Amanda já sumiu. Oi? Tá difícil demais fazer esta leitura.

mancinho 08/05/2020

O mais longo prólogo escrito
Infelizmente em frente aos outros livros da série esse e o mais fraco.

As ingenuidades e incoerências de personagens maduros se unem ao fato de não haver uma narrativa a ser contada.

Um volume extra, que não adiciona muita coisa a série. Poderia ter sido o prólogo de seu antecessor.
Raquel Holmes 29/07/2020minha estante
Estou na página 100 e me pergunto onde estão personagens que marcaram a história, que morreram na Grande Tribulação, que tiveram um caminho de conversão bacana... e ainda não apareceram. Cadê a pessoa que morreu fulminada no meio da Babilônia? Cadê os infiltrados da Babilônia? Saca? Tô achando que não vão aparecer. Que enredo fraco. E como que pessoas ressuscitadas e arrebatadas podem sentir medo e tristeza no Milênio? Sei lá, estranho.

Leitora 24/10/2021

Esse livro tem muitos altos e baixos. A história tem um potencial para ser muito bom, mas os autores detalhavam muito uma coisa e fazia com que uma coisa importante fosse escrito em uma frase só. E quando as coisas estavam começando a ficar interessantes, eles mudavam o personagem(não o pov pq é em 3°pessoa mas é no mesmo estilo). Eu tive que fazer uma pausa bem longa pra conseguir voltar a ler esse livro porque ele estava me cansando muito, e quando eu voltei teve umas partes que eu tive que pular pq n tavam fluindo.

Babi e Marcel 18/02/2010

Infelizmente neste útimo livro os autores perderam a mão e sairam da ficção para pregação. Não consegui passar do 5 capitulo do livro.
Silvio 04/08/2010minha estante
De pleno acordo! Porém, consegui ler o livro todo; é pura pregação fanática, com pouco conhecimento!

MÁRSON ALQUATI 23/10/2010

O Reino Milenar
Excelente! Fechando com chave de ouro a série Deixados para Trás, este último episódio se passa após o Armagdon, durante o Reino Milenar, quando a sociedade secreta Outra Luz se prepara para a libertação de seu líder, Lúcifer, que segundo as escrituras acontecerá ao final do Milênio, quando será travada a última batalha da História da Terra. Recomendado!

Daniel 12/01/2012

Chato é pouco...
Depois da dureza de ler a série inteira, este aí não deu pra aguentar...

Pregação disfarçada de literatura...

Paulo 24/03/2012

Dez/2009

Daniel 26/05/2012

O FIM EM TODOS OS SENTIDOS
Quem conhece a Bíblia já sabia como a história acabaria desde o primeiro livro. Como inspiração a estar ao lado de Jesus e como motivador para sua vida espiritual, em sua categoria de ficção a série Deixados Para Trás não tem concorrentes, e de uma forma bem estudada, é fiel as escrituras. É portanto uma ótima literatura para crentes e não crentes em especial. O próprio autor revela que muitas pessoas confessaram ter se convertido após a leitura destes livros.

Este volume fecha a história após muitos volumes e anos, mas para mim, não foi melhor literatura do que o volume anterior.

Como literatura este ultimo livro me deixou um pouco a desejar. Toda história precisa de um conflito a ser solucionado, e este livro não seria diferente (a própria Bíblia fala sobre o conflito do homem e de sua salvação por Jesus como climax supremo na história humana). No entanto a trama não me pareceu tão envolvente quanto nos demais livros e o conflito foi na minha opinião, fraco por motivos bastante óbvios.

Veja só: Jesus já havia voltado, as profecias sendo fielmente cumpridas diziam que Ele não poderia ser derrotado e todos os personagens já sabiam o que ocorreria e estavam de certa forma muito tranquilos e protegidos de qualquer coisa ruim. A oposição e a batalha após o milênio eram fracas, e a batalha em si, que deveria ser o climax literário da história ocupa algo como 2 ou 3 páginas e ocorre rapidamente, sem mais apelo dramático do que outros eventos no livro. As preocupações e conflitos a serem resolvidos pelos personagens eram literariamente fracos, porque a solução suprema que é Jesus já era uma realidade indiscutível.

As ações dos personagens, até mesmo dos glorificados, são estranhamente comuns, não dando a impressão de serem muito diferentes de pessoas não glorificadas. Obviamente que o objetivo delas era o mesmo: adorar ao Senhor. Mas a forma como faziam isso me deixou com uma sensação de estranhamento que não consigo explicar bem ainda.

Não digo que é um livro ruim, mas pela própria natureza da história que conta, torna-se um pouco fraco como literatura, porém, extremamente rico espiritualmente.

Mone 30/10/2010

A gente, pelo amor de Deeeeeeeus... Se o fim já foi difícil aceitar, imagine a continuação do fim. Sinceramente, o $$$ deve ter subido para a cabeça dos autores. Tentei, mas n deu p ler. Aí, eles viajaram d+++, mt loucura.
Não recomendo mesmo.
É melhor parar no 12 mesmo.
Este 13 n faz falta a coleção.
Mt fraaaaaaaaaaaaco...

DAbora 05/04/2011

A vitória final foi uns dos livros que terminei de ler por teimosia. Toda série Deixados para trás é ótima, as histórias são bem dinâmicas e eu mal conseguia me segurar para saber o que iria acontecer no próximo livro da série. Por isso li os 12 volumes quase que em um tempo recorde. Quando cheguei no último livro, me decepcionei muito, a história é chata...Podia ter terminado no volume 12 que já estava de bom tamanho...

Mauro 18/08/2011

Caça-níqueis
Bom, eu li todos os 13 livros (não li os 3 que se passam antes de tudo.)
Apesar de não ser evangélico, não me incomode em momento algum com as narrativas dos livros. Os autores são bastante criativos, e sabem realmente chamar atenção e lhe deixar grudado na narrativa.
Eu consigo até perdoar que o 12º livro seja quase que completamente cheio de pregações religiosas, afinal, estava acontecendo a vinda de Jesus Cristo e tal.
Porém, esse livro extra – A Vitória Final – É um grande caça- níqueis.
A história é bastante fraca, a maioria dos personagens da série não aparecem mais (praticamente só o núcleo familiar do Rayford e do Buck e mais uns dois).
A única coisa que vale do livro são as últimas 15 páginas, onde realmente acontece o juízo final.
Na minha humilde opinião, teria sido mais justo se o livro doze tivesse umas 50 páginas a mais e tivessem condensado os acontecimentos desse livro 13 lá.

Liby 31/08/2011minha estante
Concordo com você. Eu fiquei curiosa sobre como seria depois, claro. Mesmo que fosse mais 100 páginas em vez de 50, teria ficado melhor se realmente tivessem parado no 12º. Infelizmente, eles até tinha uma "história", um epílogo, digamos assim, na segunda onda de guerra após o milênio, mas aquilo foi realmente ridiculo. Eita perda de tempo! Também li os 13 livros (menos os que falam de Nicolae) e gostei bastante até o 12º segundo. Foi uma boa ideia.

André 29/08/2016

coleção muito boa, livros que te seguram da primeira a ultima pagina!!!