Use Sua Mente

Use Sua Mente Tony Buzan

Resenhas - Use sua mente

Rafael 01/07/2013

Muito BOM!
Para aprender é ótimo, mnemônicos, Mapa Mental, TEOB, etc, e exercícios! Tem tudo, nesse livro!

Vanessa 30/01/2014

Recursos surpreendentes
Esse livro, para mim, é fantástico! Ensina recursos para usar a mente de maneira inovadora, criativa e diferente, com ferramentas e dicas para a memória, anotações, resolução de problemas, estudo, enfim, um verdadeiro quebrar de paradigmas no que diz respeito ao pensamento.
Uma maneira agradável e eficiente de estimular a criatividade e facilitar muito a vida, com exercícios práticos e explicações detalhadas.
Me fez repensar justamente a maneira de pensar. O tipo de livro do qual não pretendo me desfazer de jeito nenhum!
Recomendadíssimo!

site: www.homeopatiadoamor.blogspot.com.br

Rafael.Said 09/01/2019

Tony Buzan, considerado o inventor dos Mapas Mentais, ferramenta que ajuda no aprendizado, traz nesse livro os conceitos nos quais se baseou para criar essa ferramenta, e também dá dicas sobre métodos mais eficazes de estudo, que, segundo pesquisas realizadas por ele, aumentam o potencial do cérebro.
O autor cita a divisão entre os córtex direito e esquerdo do cérebro, ressaltando que quando se cria condições que estimulam ambos os córtex, o processo de memória e aprendizado se torna mais eficaz. Embora possa ser difícil começar a utilizar seus métodos, ele compara o processo de aprendizado a uma trilha aberta em uma floresta: “quanto mais vezes passamos pelo mesmo caminho, menos resistência encontraremos”. Ou seja, a repetição dos processos torna-os amigáveis. Para melhorar o processo de aprendizado, é necessário incorporar, além da repetição, sentido, ritmo e cores no processo.
O livro cita as diversas formas de inteligência, classificando-as em: “inteligência criativa, inteligência pessoal, inteligência social, inteligência espiritual, inteligência física e inteligência sensorial, assim como as inteligências ‘tradicionais’, como inteligência numérica, inteligência espacial e inteligência verbal”.
Aquilo que aprendemos inicialmente em um estudo, fica na mente por um período de um dia, antes de iniciar o processo de esquecimento. As técnicas de revisão, além da prática, ajudam a passar o conteúdo da memória de curto prazo para a memória de longo prazo.
Há muito mais a ser explorado no livro, como técnicas mnemônicas (que auxiliam na memorização) e técnicas de leitura dinâmica. Mas o autor cita o programa de aprendizado que criou, dividindo-o em duas partes: a primeira formada pelos passos de, navegação (passar pelo conteúdo para identificar como está exposto), tempo e quantidade (estabelecer o tempo e a quantidade de material a ser estudado), anotações (escrever o que já se sabe do tema, em cinco minutos), fazer perguntas e definir objetivos; a segunda parte do programa segue os seguintes passos: visualização geral (olhada geral no conteúdo), pré-visualização (leitura rápida de alguns trechos), visualização interna (leitura um pouco mais detalhada) e revisão (rever o conteúdo para fixar o aprendizado).
Para aqueles que estão em processo de aprendizado, independente de qual conteúdo se queira aprender, o livro é uma boa indicação para aumentar o potencial de aprendizado e retenção do que foi estudado.

Gabriela 06/03/2020

Méh
A proposta é interessante, as sugestões são interessantes, mas o que se vê é mais do mesmo quanto ao tema estudos e métodos de estudo! Cita muita coisa e deixa de explicar detalhadamente muitas delas. É um livro de leitura fácil e fluida, muito bem escrito, mas que perde a essência do título e no final vira uma grande propaganda dos métodos, materiais e programas do autor. Acho que há livros melhores sobre a mesma temática.

talissa.dezanetti 02/05/2020

Possui algumas tecnicas bem uteis para melhorar seu desempenho.

Lenilson_ 04/09/2015

Curti muito esse livro, me ajudou bastante a entender sobre como funciona o aprendizado dentro da nossa.

Algumas técnicas descritas nele eu estou conseguindo aplicar na minha forma de estudos atual.

Willian Martinelli 21/02/2022

Boa leitura ?
Livro muito bom, vários ensinamentos sobre como potencializar a utilização do nosso cérebro, melhorias na memória, leitura dinâmica, mapa metais e outras técnicas l.