O fator Melquisedeque

Resenhas - O fator Melquisedeque

1 | 2 | 3 | 4

Caio.Silva 15/04/2024

Nota 1000
Amei o livro, abriu muito minha mente sobre a vida missionária. O modo como deus organizou toda história para salvar milhões de pessoas.

Jeremias 20/02/2024

Incrível!
O livro é muito bom, e traz uma perspectiva muito válida para os cristãos. Entender como Deus age e agiu em diversas culturas mostra que, mesmo vindo ao mundo encarnado, mesmo assim ele não achou que tinha feito "até demais" e preparou para nós um terreno para podermos semear a semente do evangelho no coração dos necessitados.

Carla.Parreira 01/02/2024

O fator Melquisedeque: o testemunho de Deus nas culturas através do mundo (Don Richardson). Melhores trechos: "...Quando, porém, Abrão e sua caravana se entranharam em Ca­naã, uma agradável surpresa os esperava. Eles passaram perto de uma cidade chamada Salém, que significa 'paz' na língua dos cana­neus. O nome cananeu dessa cidade, incidentalmente, iria mais tarde fazer surgir a significativa saudação hebraica Shalom e seu equiva­lente árabe, Salaam. Salém contribuiria mais tarde com suas cinco letras para formar a última parte do nome Jerusalém - 'o fundamento da paz'. Porém, ainda mais interessante do que a cidade de Salém propriamente dita era o rei que reinava sobre ela - Melquisedeque! O seu nome é uma combinação de duas outras palavras dos cananeus: melchi - 'rei', e zadok - 'justiça'. Um 'rei de justiça' entre os cananeus, notórios pela sua idola­tria, sacrifício de crianças, homossexualismo legalizado e prostitui­ção no templo... Melquisedeque repartiu seu 'pão e vinho' com Abraão e o abençoou, e Abraão 'pagou o dízimo' a Melquisedeque. Eles eram irmãos em El Elyon/Javé e aliados em sua causa! O presente livro é minha tentativa de traçar através da história alguns exemplos desta magnífica interação entre o fator Melquisede­ que - a revelação geral de Deus - e o fator Abraão - a revelação especial de Deus... Os egiptólogos proclamam Aquenaton (1379 - 1361 a.C.) como um gênio raro por ter ten­tado - sem sucesso - substituir a idolatria confusa e vulgar do Egito antigo pela adoração do sol. Pachacuti, no entanto, se encontra quilômetros adiante de Aquenaton pela sua compreensão de que o sol, que podia apenas cegar os olhos humanos, não tinha condições de competir com um Deus grande demais para ser visto pelos olhos do homem! Como é curioso que os eruditos modernos tenham feito enorme publicidade em torno da reforma de Aquenaton, enquanto a de Pachacuti é somente mencionada em livros de estudo obscuros para os iniciados. Vamos endireitar os registros. Se a adoração do sol por Aquenaton estava um degrau acima da idolatria, a escolha de Pachacuti de adorar a Deus em lugar do sol foi como um salto para a estratosfera! Descobrir um homem como Pachacuti no Peru do século XV é tão surpreendente como encontrar um Abraão em Ur ou um Melquisedeque entre os cananeus... A idéia de aniquilar a religião, perceberam com freqüencia, re­quer a aniquilação das pessoas religiosas, e remoção forçada dos filhos das famílias religiosas, ou o uso de tortura e prisão. Não obs­tante, como um sistema político congenitamente anti-religioso, o co­munismo avança em direção ao seu alvo..."

Raquel.Albuquerque 10/10/2023

Foi uma leitura muito reveladora , te faz questionar as culturas e como o DNA da salvação está incluída nelas

Taina.Dias 27/07/2023

Ele está fazendo
Incrível como esse livro abriu a minha percepção acerca de como Deus realmente está no controle e de que Ele não precisa de homens para que o seu propósito seja cumprido. Claro que somos instrumentos que podem ser usados para participar dessa incrível obra, no entanto, Deus tem feito apesar de nós.
Essa reflexão me fez pensar em como nos colocamos como protagonistas em algumas situações, e esquecemos que a obra é dEle.

Gabriel 23/07/2023

Esse livro pode ser útil tanto para religiosos quanto para não religiosos. Do ponto de vista religioso, Richardson traz uma perspectiva missionária sem precedentes para o evangelho. Do ponto de vista não religioso, apresenta com muitos detalhes as manifestações daquilo que chama de monoteísmo primitivo presente em tradições antigas, o que certamente tem um valor arqueológico e antropológico incalculável.

A interpretação que Richardson faz da aliança de Deus com Abraão é fundamental para entender a perspectiva que norteia a segunda parte do livro. A primeira parte, por sua vez, pode ser apreciada por qualquer leitor sem muitas pretensões de aprofundamento na religião cristã, pois é quando o autor descreve essa manifestação divina através da revelação geral e mostra como ela foi capaz de penetrar nas tradições religiosas de diferentes povos -- da Oceania à África, passando pela Ásia.

Os relatos e as descrições dos diferentes povos que guardaram a lembrança de um Deus supremo nos ensinamentos dos seus ancestrais é fascinante. Só por isso a leitura já valeria a pena.
Carolina 23/07/2023minha estante
Parece muito interessante

Gabriel 23/07/2023minha estante
Realmente é

Rafael2292 16/06/2023

Verdadeira idéia sobre missões.
As vezes achamos que sabemos sobre missão, e quando lemos este livro, possamos a entender que de verdade , não nos ensinam em nossas igrejas, ou muitas vezes passam a ideia glamourosa sobre o ide.
Este livro vai abrir o olhos e o entendimento a respeito do que é o ide, do que é fazer missão.
Recomendo a leitura para todos os cristãos.

joasinacio 01/06/2023

Melquisedeque: O Fator Transformador - Missão e Redenção
Don Richardson, um missionário e autor cristão conhecido por suas obras sobre missiologia, nesse livro explora o personagem bíblico de Melquisedeque e sua relevância para a compreensão do plano de Deus para a redenção da humanidade.
Richardson argumenta que a figura de Melquisedeque, mencionada tanto no Antigo Testamento (Gênesis 14.18-20) quanto no Novo Testamento (Hebreus 5.6, 7.1-3), possui um papel profético e prefigura Jesus Cristo como o Sumo Sacerdote e Rei. O autor explora as implicações teológicas e práticas dessa conexão, destacando o poder transformador da mensagem de Melquisedeque para as culturas e religiões indígenas em todo o mundo.
Ao longo do livro, Richardson também compartilha histórias e exemplos de encontros missionários em diferentes contextos culturais, destacando como a mensagem de Melquisedeque pode ser uma ponte eficaz para apresentar o evangelho de Jesus Cristo a pessoas de diferentes religiões e tradições espirituais.
"O Fator Melquisedeque" traz uma perspectiva única e desafiadora, ao relacionar um personagem bíblico aparentemente obscuro com a missão global da igreja.

site: https://joasinacio.blogspot.com/2023/06/melquisedeque-o-fator-transformador.html

Alexandro.Porto 19/04/2023

Extremamente esclarecedor
Leitura importantíssima que esclarece muita coisa, revela tantas outras que desconhecíamos e nos faz enxergar várias situações na Bíblia que nunca havíamos percebido.

Livro muito bom!

Douglas14 15/03/2023

Exige cautela do leitor...
O livro é ótimo no que se propõe a tratar, ele de fato argumenta com clareza sobre o suposto relacionamento de Deus com as culturas na história. Há verdades evangelísticas profundas em todo essa obra, e relatos que valem a pena conhecer e refletir. Mas, também há dificuldades teológicas consideráveis. Os leitores não devem desenvolver um entendimento errado com respeito a cultura (tanto no relato bíblico, como na realidade fora dela), como sendo sempre uma boa corrente para evangelização, muitas vezes ela precisa ser usada, mas descartada. Sendo que o próprio Deus assim fará. Ele chama para novidade.

Essa obra deve ser um incentivo à evangelização, e não um desmotivador. Os povos precisam de Deus, sendo, de certa forma, irrelevante, se eles estão mais perto ou mais longe dele. O argumento de que Deus tem erguido "pontes" para os povos ao longo dos tempo, não pode, de maneira alguma, nos fazer esquecer que a única "ponte" que de fato é eficaz; é o Senhor Jesus.

Maria 20/02/2023

Expande horizontes
é um livro maravilhoso, que aborda principalmente a maneira como Deus se revela nas diferentes culturas ao redor do mundo. a leitura que o autor faz sobre o episódio em Atos 17, sobre Paulo pregando sobre Jesus aos gregos em Atenas, é edificante demais e nos leva a pensar sobre como falar do Deus que adoramos na diversidade de pessoas em nossas vidas.
não dou 5 estrelas porque alguns trechos me deixam insegura (faltam fontes sobre as histórias contadas, mas eu entendo POR QUE falta), sobretudo em algumas interpretações bíblicas que preciso pensar com cuidado pra ver se concordo ou não.
ainda assim, é um livro muito básico sobre missiologia e recomendo demais de acordo com o que se propõe.

Diógenes Gimenes 27/01/2023

O fator Melquisedeque
Uma obra de referência. Este livro é uma excelente introdução sobre como Deus se revelou em cada cultura mesmo antes da era cristã. É interessante notar como a ideia de "A grande comissão" é atribuída a Igreja (NT), contudo, o autor apresenta o comissionamento como um preceito imbuído nas alianças veterotestamentárias.

Daniel 17/01/2023

Grandes experiências missionárias, interpretações da Bíblia que a ajudam muito a entender o contexto de evangelização do mundo atual!
É de fato um livro que inspira os cristãos a repensar seus anseios sobre o que Deus fez e deixou nas culturas mais remotas da terra, em diferentes tempos, mas com m legados preservados!

RyFarias 31/12/2022

Cavando mais fundo
Este livro foi indicado por um grande autor que respeito e admiro. O Daniel Mastral. E fez muito sentido para mim conhecer pelos relatos e estudos as maneiras como o Senhor tem se apresentado nas diferentes culturas ao longo da história.

Henrique609 19/08/2022

Perfeito! Sem palavras
Fator Melquisedeque é um livro daqueles que você não dá nada. A capa é feia, é estranha mas o conteúdo... Ahh, o conteúdo?

O livro fala sobre como desde o tempo de Abraão Deus comissionou a falarem sobre Ele.

Mostra que Deus não se deixou ficar sem testemunho por todo o planeta.

Din Richardson prova como tribos remotas sem qualquer chance de saber quem foi Jesus, recebeu o testemunho sobre quem é Deus.

Ele mostra isso através dos pontos de contato, ou seja, as semelhanças que existem entre a cultura dos povos remotos com a cultura pré judaica (Adão, Noé, dilúvio, torre de Babel, etc).

Como poderiam esses povos realizarem ritos (até o século 20) que se assemelham com ritos bíblicos há mais de 4000 anos atrás? Como sem ter escrita? E como ter desde épocas imemoriais a ideia na cabeça de que alguém chegaria com um livro e explicaria a eles como reestabelecer a paz com Deus?

Esse livro é surpreendente! Recomendo demais...

1 | 2 | 3 | 4