O mundo se despedaça

Chinua Achebe

Resenhas - O Mundo se Despedaça

Você 25/12/2022

O mundo se despedaça
"Não há histórias que não sejam verdadeiras - disse Uchendu. - O mundo é infinito, e aquilo que é bom para certas pessoas pode ser abominável para outras."

Sendo bem sincera eu li esse livro a algum tempo já e não lembro muito dele mas vou tentar falar do pouco que eu lembro.
Eu acho que a construção do personagem principal, Okonkwo, é muito interessante e retrata diversos aspectos da masculinidade e como isso pode afetar uma pessoa.
Além disso, é uma ótima representação do colonialismo e de como as forças europeias acabaram com diversos povos africanos. Por isso o livro as vezes fica difícil de ler, já que desde a primeira aparição de pessoas brancas você já sabe o que vai acontecer mas os personagens não, te fazendo ver aos poucos a crueldade das ações europeias.
Por último, a escrita é muito interessante e o seu jeito de descrever (sempre que menciona algum personagem menciona também a sua principal característica/ato, o uso constante de provérbios, entre outras coisas) me lembraram bastante histórias contadas oralmente.

Enfim, resumindo: li pela escola, não foi ruim mas não lembro muito da história em si.

Belinha 30/11/2022

O mundo se Despedaça
Okonko é um guerreiro muito famoso em seu povoado, respeitado, excelente comerciante de inhame. Ele tem 3 esposas e vários filhos. Ele luta com um fantasma do seu passado, seu próprio pai. O pai dele era considerado preguiçoso e um homem covarde, ele morreu na miséria e pobre. Okonko estava empenhado a fazer as coisas diferente do pai, ele tinha muita vergonha das coisas que o pai fazia. Aqui conhecemos os costumes e a cultura da tribo Ibo. O oráculo da tribo fala que se eles não invadissem uma outra tribo a terra deles iriam pagar muito caro. Eles acreditavam que a natureza era poderosa como os deuses. Essa história aborda vários temas como violência sexual, morte de familiares, comportamento impositivo. Eu fiquei impactada com a leitura não sei o que me chocou mais.

Bru 28/11/2022

O livro narra a vida e cultura de uma aldeia na África, Umuófia. Conta sobre suas leis, divindades, relacionamentos e o que se relaciona a sobrevivência de seu povo.

É um narrativa de dentro daquela cultura, com todas suas particularidades.
No final da segunda parte, a narrativa envolve tambem a invasão dos ingleses, impondo outra religião e leis, matando o povo e sua cultura.

Rafa.Barros 24/11/2022

Uma cultura pouco conhecida.
O Livro de Achebe é considerado um dos mais importantes da cultura Nigeriana, visto que retrata a resistência de clãs da comunidade ibo à chegada do colonizador branco, que impõe uma nova religião (cristã) e novas formas de organização política e social, totalmente diferente dos costumes herdados de seus ancestrais.

Como pano de fundo, o livro relata a história de Okonkwo, o anti-herói que tenta a todo custo manter as tradições de sua cultura e a resistência de seu povo. Seu maior ponto fraco é o medo do fracasso, o que lhe leva à ruína.

Gostei muito do livro e do mergulho na cultura ibo tradicional, mas a princípio a leitura foi arrastada, além de não ter me identificado tanto com Okonkwo, principalmente pela sua forma de conduzir seu obi. Por este motivo dei 3.5 estrelas!

Elizabeth 18/11/2022

Tristeza
No começo um pouco lento.
Depois fui identificado alguns costumes passados que nos também temos. E por fim a falta de respeito com os outros povos. Por que cada um não pode ter a sua crença? O seu costume?

Gustavo 09/11/2022

Incrível!
Incrível como a literatura nigeriana é muito boa. Nesse livro você mergulha na cultura de um povo, é apresentado não só costumes, tradições, crenças e a fins, mas também leis, hábitos e questões humanas intensas. Boa parte da obra te coloca em acesso ao cotidiano do clã, então coisas incríveis e nem tão incríveis vão acontecendo, te prendem, te deixam curioso e te deixam encantado.

Uma das frases que mais ficou na minha mente foi "Okonkwo tem medo do fracasso" e foi comigo até o fim do livro. É um livro que te toca, ainda não sei de que maneira, mas é um fato.

JuPenoni 06/11/2022

Surpreendente
Livro lido com o clube. Eu adorei o livro. A forma com que Achebe constrói a história, nos apresentando a cultura Igbo, com seus costumes e crenças, inserindo fábulas e rituais nos permite ampliar muito o entendimento sobre esse povo.

Recomendo muito a leitura.

Simone 24/10/2022

Resenha atrasadíssima...
Bem, essa é uma obra prima! O livro de Chinua Achembe é uma excelente porta de entrada para a literatura africana. Se você já está versado no discurso anticolonial, essa leitura foi feita pra você. Mas se você não tem a menor ideia do movimento anticolonial, esse livro é perfeito para um primeiro contato com esse mundo. Isso se dá graças a genialidade do autor que nos fornece um pequeno, porém potente, vislumbre de uma África em processo de colonização. O discurso religioso é central na obra, pq assim o foi na colonização. Religião e politica caminham lado a lado e quem é ingênuo de não acreditar nessa máxima acaba sendo engolido pelo sistema.

Cacau 19/09/2022

Things Fall Apart
Adorei o nome do livro mas a história não me agradou muito, li pra escola então a leitura não foi escolha pelo meu gosto.

Dandara 08/09/2022

Autores negros africanos não são muito conhecidos no Brasil e não seria muito diferente com Chinua Achebe. Um autor nigeriano que conta a história do povo igbo e seus costumes que se depara com o colonialismo branco, impondo a fé cristã e demonizando seus costumes e práticas religiosas.

alex 21/08/2022

O mundo se despedaça, de Chinua Achebe (1958)
Esse livro é uma porrada no estômago de todos que fomos criados na dita cultura ocidental.

Descreve a vida e os costumes de uma comunidade no interior do que hoje é a Nigéria e a sua transformação após o contato com os ingleses (representantes da Coroa e especialmente da religião cristã).

Triste e assustador.

Christian.Tharlen 19/08/2022

Chinua o Pai, Emecheta a Mãe e Chimamanda a filha.
Chinua tem uma escrita que pode submeter de inicio ao leitor escritoras como Buchi Emecheta ou até mesmo a mais popularizada Chimamanda.
No entanto seu texto é mais polido, tem sensibilidade e ritmo de reviravoltas que me lembraram mais o estilo da Buchi Emecheta ( Que eu particularmente amo).
O bonito dessa história de Chinua é a forma como ele descreve a cultura e tradição, ainda que para a gente soe como algo as vezes terrível a pergunta fica:
Quais são as vantagens e desvatagens do trabalho cristão em pessoas de outras culturas e religião?
Essa é uma história fluída, sensível, direta e feita com personagens cativantes e verdadeiros.
Tenho certeza que entrará para uma das melhores leituras do ano!

leiturasdabiaprado 18/08/2022

Um clássico nigeriano, Chinua Achebe nos mostra a Nigéria antes da colonização e também o início dela, a diferença de credos, de estilo de vida, de povos...
O personagem principal é o Okonkwo, um guerreiro, que vê o mundo que conhece ser destruído pelo homem branco e pela Coroa Inglesa!
A história é uma quebra de paradigma para a nossa cultura ocidental, pois mostra a colonização da Nigéria sob a ótica do povo colonizado, muito já se escreveu sobre os missionários, colonizadores europeus, mas muito pouco é lido sobre o outro lado, sobre as raízes dos povos africanos, sua cultura e a sua resistência à essa colonização forçada.
Apesar do tema extremamente relevante a leitura me pesou na primeira parte, achei mais arrastada, muito embora entenda que a intenção tenha sido nos fazer entender a cultura, a mergulhar naquela realidade e nos seus valores...
Outro ponto que me incomodou muito foi ver o quanto aquela cultura era fortemente patriarcal, as cenas de submissão e de violência doméstica me deram náuseas...
Também preciso dizer que não consegui dar match com o protagonista, Okonkwo, o mesmo se mostra um tanto teimoso e com escolhas duvidosas, o que me incomodou, mas também humanizou o personagem e apesar de o colocar no papel de um dos principais guerreiros do clã o retira do ideal de herói!
Enfim, um livro para ser lido com um olhar antropológico! Vale a leitura!

Elizabeth 10/08/2022

Clássico da literatura africana
O mundo se despedaça é uma obra anticolonialista, escrita pelo autor nigeriano Chinua Achebe. O livro se divide em três partes onde na primeira somos inseridos na cultura local, na segunda já começamos a acompanhar a chegada dos ingleses (do homem branco) e os impactos culturais e sociais que essa vinda trará. Já na terceira vemos de fato o que se pode chamar das primeiras consequências que o imperialismo inglês provocou naquele povo.
É uma obra de leitura fluida, embora possa ser difícil no início pela questão da diferença cultural.
Livro importantíssimo, publicado quando a Nigeria ainda lutava por independência.