O mundo se despedaça

Chinua Achebe

Resenhas - O Mundo se Despedaça

Elizabeth 10/08/2022

Clássico da literatura africana
O mundo se despedaça é uma obra anticolonialista, escrita pelo autor nigeriano Chinua Achebe. O livro se divide em três partes onde na primeira somos inseridos na cultura local, na segunda já começamos a acompanhar a chegada dos ingleses (do homem branco) e os impactos culturais e sociais que essa vinda trará. Já na terceira vemos de fato o que se pode chamar das primeiras consequências que o imperialismo inglês provocou naquele povo.
É uma obra de leitura fluida, embora possa ser difícil no início pela questão da diferença cultural.
Livro importantíssimo, publicado quando a Nigeria ainda lutava por independência.

Ina 08/08/2022

Esse livro mostra como a imposição da religião, a falta de empatia em querer conhecer outro tipo de cultura, o preconceito com diferentes tipos de costumes destruiu parte das tribos da Nigéria.

Gabriel 05/08/2022

Final impactante
Eu ia dar 3.5 estrelas, pois estava gostando da trama, mas não achando uma coisa incrível. Quando chega a terceira parte muitas coisas acontecem que deixam o final espetacular

Faluz 29/07/2022

O MUNDO SE DESPEDAÇA - Chinua Achebe
Muito interessante a história que Achebe nos traz. A oralidade da sociedade Igbo está presente nessa trama construída por ele.
Como uma sociedade estabelecida tem suas regras colocadas em risco por tão poucos. Assaltada por idas que colocaram em cheque todo o arcabouço cultural que vivam.
Uma história envolvente: O Mundo Se Despedaça.

Milena 08/07/2022

Livro interessante
Gostei muito da leitura, é um escritor não muito conhecido aqui no Brasil mas que conta a história do povo da Nigéria, o protagonista é okonkwo que é um grande guerreiro do clã que luta e faz de tudo para combater o homem branco e os europeus, que chegam querendo destruir as habitações e moradias, impondo o cristianismo como a nova religião e dizendo que a fé deles é errada, o mundo se despedaça quando então vários do grupo abandonam a religião para acreditar e viver com o homem branco no cristianismo.
Consegui me envolver mais na terceira parte do livro, recomendo a leitura.

Josana.Baltazar 15/06/2022

Para mim serviu como retrato dos costumes e tradições do local e época e a suposta civilização de um povo. Bem escrito sem dúvida, mas não uma leitura que eu tenha me apaixonado

Gabriella 15/05/2022

Chinua Achebe é o terceiro autor nigeriano que leio. Iniciei com Chimamanda Ngozi Adichie e depois li Ayobami Adebay. Se tornou uma literatura que nunca decepciona.

O mundo se despedaça é uma excelente ficção para conhecer um pouco mais dos costumes e cultura dos ibo.

AnaF 02/05/2022

Narrativa simples, original e cativante. A história sempre foi contada do ponto de vista do homem branco europeu, o ?salvador do mundo?. Percebe-se o quanto esse tal ?salvador? pode destruir com sua crença, cultural e linguagem.
mafe 06/06/2022minha estante
É exatamente isto que o autor buscouuu, uma fuga da visão eurocentrada das histórias:)

Cacá 13/03/2022

Como a cultura nigeriana de desintegra a partir do momento que o homem branco chega, é um dos temas abordados nesse livro que conta a história de Okonkwo, homem que se fez forte no seu clã mas que pela própria força dos costumes locais é derrotado. Muito interessante conhecer um pouco dos hábitos , costumes e crenças daquela população.

LairJr 27/02/2022

Uma leitura rica sobre a cultura africana e como esta entrou em choque com a cultura do homem branco. Um forte e detalhado relato das tradições de um povo.

Marcio Claver 22/02/2022

O mundo se despedaça
Primeiro romance de Achebe, a obra foi lançada em 1958, dois anos antes da independência da Nigéria e é considerado um dos livros mais importantes da literatura africana do século XX e tido como fundador da moderna literatura nigeriana.