O mundo se despedaça

Chinua Achebe
Chinua Achebe

Resenhas - O Mundo se Despedaça

gaby 16/12/2023

Só odeio mais q o okonkwo o insuportável do isaac
N sei pq dei quatro estrelas, esse livro foi insuportável. n pude ouvir o nome ?okonkwo? por meses sem quase ir a óbito. a mensagem eh boa. só isso q eh bom pq o livro eh mto mto chato. se 60% dele fosse cortado eu acho que faria mais sentido le-lo, já q fiquei mais da metade do livro lendo inutilidades. n recomendo o livro em si, mas ler sobre as mensagens e ideias do autor seria interessante, já ele tbm n escreveu o livro totalmente a toa.

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2020
Livro muito muito muito forte. Não tem como não ser, já que retrata a colonização e a escravização de povos que nunca quiseram ser incomodados. Revoltante. Livro muito incrível.

sofiamorettiocampos 27/11/2023

Um livro que se sente muito mais depois de acabado
Esse foi um livro que demorei muito pra digerir, mesmo entendendo da importância cultural que ele tem. Depois de um tempo, fui vendo o quanto aprendi e o quanto ele me disse sobre tantas coisas. É uma leitura muito importante e fundamental.

Pude ver a resistência em meio a um movimento tão grande e marcante do colonialismo e me (re)encontrar com aquela sensação de impotência muito específica e sufocante, que foi muito bem descrita pelo autor. Foi agridoce me identificar com isso ao longo do livro: difícil, ao mesmo tempo que bonito, por me lembrar de que a opressão nunca foi vivida pelos oprimidos de forma passiva ou solitária.

Além disso, é sempre um desafio encarar o patriarcado nas suas mais diversas formas e nuances culturais, mas depois que me deixei refletir, consegui me desarmar.

Essa é a dor e a delícia da literatura que nos leva pra uma experiência antropológica! ;)
trizsembea 03/12/2023minha estante
tb tive mta resistência com esse

Paulinha 19/11/2023

É triste e revoltando a colonização, o homem branco impondo sua cultura e seu modo de ser e viver.
Como eles enganaram e se apropriaram de tudo

arqueofarias 18/11/2023

Comecei não gostando e meio perdido em tantas terminologias e contextos explicativos. Mas aos poucos, com a inserção da colonização chegando ao espaço do grupo Ibo saquei a essência da narrativa e me devorei tudo.
Pra mim, é uma narrativa com ar de etnografia e um belo registro histórico sobre os efeitos nocivos da colonização. Muuuito bom !

Cristiane 06/11/2023

O mundo se despedaça
Em uma tribo na Nigéria, um homem acredita firmemente em sua tradição e no poder do trabalho. Ele prospera, mas uma série de acontecimentos faz com que ele perca a fé em sua tribo.
O livro é organizado em três partes: a sua vida na tribo, desde a vergonha de ter um pai preguiçoso e que devia a todo mundo, até ele se tornar um adulto respeitável e próspero. Uma fatalidade fará com que ele fique exilado na tribo de sua mãe por 7 anos. Esta é a segunda parte. Na terceira, seu retorno a sua tribo, a invasão do homem branco e o destino de sua tribo.

Carol 26/10/2023

Eu adorei o livro, permite uma noção muito boa sobre essa tribo africana e como foi a chegada do homem branco para eles

Giii!!! 25/10/2023

Um novo olhar sobre a colonização
Esse livro é MUITO bom! Eu li ele esse ano pela escola mesmo, mas me surpreendi com a qualidade de escrita e com a proposta que o autor teve! Ele resolveu contar a história da colonização pelos olhares dos colonizados e n dos colonizadores, e isso deu muito mais profundidade ao livro.

O final me surpreendeu muito, até pq é só revelado na última página e tudo passa a fazer sentido!

Recomendo muito!

Arthur1093 22/10/2023

Com certeza um dos melhores livros que li esse ano, O mundo se despedaça é um livro sem floreios. É crua a narração e descrição do ambiente e dos conflitos em que os personagens estão imersos. Okonkwo, o protagonista, é sem dúvida complexo e, embora não concordemos com grande parte da sua filosofia, a sua tragédia comove-nos.

Mesmo assim, o livro peca em aprofundar os conflitos de alguns personagens secundários, principalmente os das mulheres - achei que eram até superficiais, com exceção do arco de Ekwefi e Enzima. E com essa falta de profundidade nas entrelinhas, algumas ações parecem um tanto repentinas. Apesar disso, recomendo fortemente o livro. É um retrato intestinal da colonização, escrito por um grande escritor com grande sensibilidade artística, que não se perde em romantizações e revira o estômago de quem lê, levando-o para a realidade.

Mateus 19/10/2023

Sobre a e dominação europeia na África: violência da paz?
Chinua Achebe, vai trazer a história de um povo e cultura onde hoje fica a atual Nigéria. A partir do personagem principal da história vamos ver como ocorreu a colonização/invasão dessas terras pelos europeus e sua violência no sentido mais amplo. A primeira parte do livro vai tratar como é a cultura dessa civilização, seus ritos religiosos, costumes, leis e a sociedade como um todo.
Nessa primeira parte é falado como se dá a vida do personagem principal, um camponês e árduo guerreiro muito respeito por todos de sua tribo e tribo vizinhas. Porém, por certos motivos ele tem que deixar a sua comunidade e para outras. Nesse ponto chegasse a segunda parte do livro, onde o invasor europeu começa a dar suas caras de fato na história. Primeiramente, como bons moços querendo fazer o bem. Depois, já na última parte, vemos a dominação quase que completa desse povo aos nativos.
É bom ter em mente que a dominação foi sim violenta, mas não apenas no sentido físico da palavra, mas no sentido mais amplo que essa palavra tem. Se argumento baseado na forma como os homens brancos vão destruindo e negando a cultura e a forma como essa sociedade se dá. Os meios usados e o controle do discurso, atraindo pessoas e mais pessoas. Quando isso não dá certo parte lá violência física.
De qualquer modo, é uma tragédia, e que aconteceu no final da história foi na verdade, na minha óptica, uma representação do que ocorrido em toda África.
Livro incrível e importante pra entender como ocorreu invasão europeia na África pela perspectiva daqueles que sofreram dessa violência acima descrita. Compreender esse fenômeno histórico é entender o presente e um ato de resistência, simbólica e apoio a esses povos que até hoje sofrem por causa dos homens brancos invasores, hipócritas e contraditórios.

Lara 10/10/2023

Muito enriquecedor mergulhar em uma cultura diferente da nossa ao mesmo tempo que se assemelha na nossa miscigenação e influência católica.

Paulo.Vitor 28/09/2023

Chinua Achebe escreve bem demais, estou curioso com os próximos livros dele, visto que o primeiro já foi ótimo. Me lembrou bastante o Senhores do Orvalho, que também foi uma das minhas melhores leituras desse ano (e da vida). Nos conta uma história sobre o dia a dia de Okonkwo, que, agoniado pelo ócio e passividade de seu pai, decide logo cedo que não vai seguir os mesmos passos, chegando a um status social bem alto em sua sociedade, principalmente devido a ser um ótimo guerreiro. Ao mesmo tempo que conta uma história interessante, nos ensina sobre muitos costumes da região de maneira que nos é explicado o motivo de certas cerimônias ou atos culturais, que ajuda, para nós que não estamos familiarizados com essa cultura entender melhor a lógica por trás de tais. O personagem principal se vê quase como fora do seu tempo, pois o povo, não segue tão a risca os costumes que este tem. Os problemas que enfrenta com seu próprio povo são solucionáveis para Okonkwo, porém, o homem branco trás conflitos novos que não estão no alcance de Okonkwo para resolver, e esse, sente que acaba por ficar sozinho, visto que até seus amigos não o apoiavam em suas decisões. A ultima frase do livro está recheada de ironia, e com certeza, podemos ver muitos exemplos históricos de casos semelhantes, pois o livro, apesar de não ter acontecido de fato, sumariza e exemplifica situações que são 100% plausíveis de acontecer.

Gostei bastante, uma das melhores leituras do ano. Recomendo.

Nath 26/09/2023

É um cânone contemporâneo da literatura nigeriana. A história de Onkokwo perpassa por vários aspectos sociais de um homem que cresceu com a ideia suprema da ambição de ser um grande líder em seu clã. Desde à brutalidade, violência familiar e questões paternais, até à defesa de sua cultura, costumes e religião violentados pelo colonialismo, o livro é uma riqueza de representações e História. Recomendado.

Philipe 11/09/2023

Livro incrível que conta uma parte da história da cultura africana , ótima leitura ! Super Indico...

gr.will 28/08/2023

Que livro incrível!
Peguei pra ler despretensiosamente, por indicação do meu psi. Me surpreendi! Fui sendo levado pelo espaço e pelo tempo, em uma região da atual Nigéria pouco antes da colonização pelo homem branco cristão e europeu.

A história é polvilhada de várias expressões escritas na língua do povo ibo, o que me fazia mergulhar ainda mais naquele livro. Os provérbios típicos também são muito recorrentes e dão mais relevo pra história e pras falas dos personagens.

Gostei do estilo de narrativa meio espiralar: sempre avançando, mas sempre tangenciando um ponto já passado. Por isso em alguns momentos a narração se repete, mas não fica monótona, nem prolixa, pelo contrário, dá mais corpo pra história a ser contada.

O grande ponto pra mim foi, talvez, a reconstrução de um passado ancestral sob a perspectiva do povo negro. Vale dizer, contudo, que os personagens não estão ali pra contar a história da colonização da África, nem romantizar os povos tradicionais. Não são alegorias, são verossímeis, são cheio de vida e contradições. Talvez, seja esse o forte da história.

Recomendo muito para quem quer curtir um clássico nigeriano. Uma história que conta com elementos historiográficos, aventura, personagens femininas incríveis e uma genialidade narrativa também.