O mundo se despedaça

Chinua Achebe

Resenhas - O Mundo se Despedaça

ToniBooks 26/07/2023

Planeta Muófia
Este "O mundo se despedaça", de Chinua Achebe, apresenta-nos ao personagem Okonkwo, um líder nigeriano da tribo Igbo convicto que, para alcançar o seu ideal de herói, emoções devem ser reprimidas e as mulheres submissas. Tudo muda com a chegada do homem branco, balançando as bases de uma sociedade guiada por rituais.

Sammy 25/07/2023

Confesso que de início eu achei o livro um pouco devagar, Chinua começa explicando um pouco da cultura da Ibo, o que torna o livro pouco interessante no início.
Apesar disso, quando a história entra de fato no enredo principal, e você começa a entender os detalhes, a história torna-se um pouco mais interessante.

Considero um livro um pouco pesado por conta das questões que são abordadas, a violência extrema, o machismo... O livro carrega consigo certa violência que, de certa forma, deixa o leitor chocado.

Aborda também um processo de colonização dos africanos, que é onde de fato "o mundo se despedaça", e uma cultura é quebrada por conta da colonização.

O final é um pouco chocante, porque acredito que é algo que ninguém que está lendo vai estar esperando. É um livro sensível e bom, apesar de parecer um pouco confuso no início.

Julio.Jose 05/07/2023

Cultura e ancestralidade nigeriana
Livro interessantíssimo que apresenta um recorte da etnia Ibo da Nigéria e toda a sua riqueza cultural.

Somos transportados para o coração dessa etnia e conhecemos os seus costumes, mitos, religião, sociedade etc

Centrado na personagem Okonkwo, o livro vai nos mostrando até de uma forma didática e descritiva essa cultura, o que apesar de ser bastante interessante, por vezes faz a leitura perder um pouco a fluidez e o fôlego.

Recomendo, mas com ressalvas de que falta algo pra essa obra, apesar de ter gostado imensamente de aprender um pouco mais sobre um pedaço da monumental África.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 04/07/2023

Okonkwo é um guerreiro igbo de grande prestígio entre o seu clã. Trabalhador, mas bruto e temperamental ele queria conquistar tudo que o próprio pai não quis, por isso se dedicou aí seu negócio, se casou com três mulheres e teve filhos para ensinar a ser como ele.
Porém, novos tempos trazem missionários europeus as aldeias com uma nova religião e cultura que colidem com tudo que eles viveram até então. Okonkwo não consegue aceitar todas essas mudanças e será capaz de tudo para não ver o seu mundo que construiu com tanto empenho se despedaçar.

Um dos melhores do ano, essa é uma leitura extremamente necessária para nunca esquecermos o mal que os missionários fizeram para acabar com as religiões e culturas de todos os povos para implantar o que eles achavam que era o correto de forma imposta, violenta e cruel.
Dividido em três partes, ele descreve de forma clara a história e tradições do povo igbo, de um jeito tão real que você viaja junto com o narrador pelas terras, rituais e acontecimentos, o que faz uma leitura rápida, já que você não consegue largar o livro.

Marialba 25/06/2023

Totalmente etnologico
Escrita bem diferente!
Mais da metade do livro detalha a sociedade tribal ibo (africana). Me senti lendo uma descrição etnologica! Depois é descrita a chegada do home branco com sua religião, governo e força militar... E ai o mundo despedaça

Gostei! Diferente, mas bom!

Marcia 22/06/2023

Minhas impressões sobre o livro
Uma nuvem imensa de gafanhotos se aproximando! Qual sensação nós temos? Eu ficaria horrorizada. Mas o que é ruim para uns é muito bom para outros. E assim descobri que para os da etnia Ibo, no sudeste da Nigéria, um ataque desses é uma alegria. É comida na certa! Vão pega-los, fritar e saborear.
Essa e muitas outras coisas aprendi sobre esse povo através do livro: "O mundo se despedaça do escritor nigeriano Chinua Achebe.
Essa leitura foi uma grande imersão cultural e me chocou em vários momentos.
"O mundo se despedaça " é um dos livros mais importantes da literatura africana. Foi publicado em 1958, dois anos antes da independência da Nigéria. No decorrer das páginas vamos conhecendo não só a cultura, o dia a dia deles mas tambem a situação social e um pouco do processo de colonização.
O escritor tem uma narrativa incrível e nos transportamos para esse cenário, vivenciamos junto com os personagens todos os momentos.
Leitura importante

Jonas159 18/06/2023

Devoção?
Conhecer os códigos sociais e como agir em certa socialidade nem sempre sai como planejado? este livro é fenomenal em demonstrar não só as questões de visões de mundo - e a ação devastadora de imposições de cosmovisões - mas, como o que conhecemos, o ?nosso real? é frágil.
Excelente.

Rond 18/06/2023

E o mundo se despedaça de fato. Quem não se adapta, racha!
"O Mundo Se Despedaça" é um romance do autor nigeriano Chinua Achebe, considerado um dos livros mais importantes da literatura africana do século XX. O livro foi originalmente publicado em 1958, dois anos antes da independência da Nigéria. O romance é um trabalho fundador da literatura nigeriana moderna e foi publicado em mais de quarenta idiomas.

O livro conta a história de Okonkwo, um guerreiro da etnia Ibo estabelecida no sudeste da Nigéria. A narrativa retrata a desintegração gradual da vida tribal devido à chegada do colonizador branco. Os valores são desafiados pelos missionários britânicos que trazem consigo o cristianismo, uma nova forma de governo e a força policial. O delicado equilíbrio dos costumes do clã passa por um momento de desestabilização, pois os missionários europeus e seus seguidores, africanos convertidos, começam a correr nas aldeias de Umuofia pregando em favor de uma nova crença, organizada em torno de um único Deus.

A nova religião contradiz a crença nas forças anímicas e na sabedoria dos antepassados, em que acreditam os Ibos. Além disso, os homens brancos trazem novas instituições: a escola, a lei, a polícia. Okonkwo, o mais bravo guerreiro do clã, é um dos principais opositores dos missionários, mas ele não contava com a adesão à nova crença de muitos de seus companheiros;

Uma das características interessantes deste livro é que ele não é, de forma alguma, maniqueísta. Conseguimos ver a situação social por completo por meio de pessoas normais. Um exemplo é o próprio protagonista, Okonkwo, que é um homem de atitudes bastante controversas. Algumas até condenáveis pelos nossos padrões. Dentre os colonizadores, havia o Sr. Brown, um homem gentil que respeitava (de certa forma) o povo da tribo de Okonkwo. Ele era um evangelizador, no conceito mais brando que possa ter esse ato. Ouvia os locais e ensinava seus próprios preceitos.

Recomendo muito esta leitura que é capaz de transformar concepções equivocadas que por longo tempo permearam o imaginário sobre as nações colonizadas do continente africano.

Thirodrigues recomenda 14/06/2023

A África começou a ser nota aos poucos
Conta sobre alguns costumes Nigerianos por meio da história de Onkowoo e mais pro final sobre a invasão inglesa na região.Recomendo para quem queira entender melhor sobre a cultura nigeriana e pensar sobre o processo de colonização na África e nas Américas.

JoAo.Gilberto 13/06/2023

Excelente
É uma excelente obra! Muito em escrita, contextualizada, com ua história que é muito interessante. Eu gostei muito e recomendo a leitura.

Saádia 21/05/2023

Um olhar diferente
O livro traz aquela sensação de sair da caixinha e navegar em um mundo completamente diferente. Achei muito interessante e educativo ler o processo de colonização por uma perspectiva diferente e sentir ainda mais a dor do despedaçar de uma cultura tão rica.

Luís 12/05/2023

É um livro bom. Acho que me decepcionei um pouco em relação às expectativas que eu tinha sobre que tipo de livro seria, mas ele é bom sendo o que é. Um defeito que eu daria é que o ritmo é um pouco estranho, mas a abordagem dele sobre o processo de colonização da África é muito muito interessante.