Formação do Brasil contemporâneo

Formação do Brasil contemporâneo Caio Prado Júnior

Resenhas - Formação do Brasil Contemporâneo

comprido 06/03/2024

Medio
Parece que eu estava lendo uma tese de mestrado, e um livro cansativo, de ser ler, demorou muito para explicar realmente a formação do brasil colonial, e um clássico para estudantes de historia, mais sua linguagem é bem cansativa. No final e que começa a melhorar.

Jenny 29/02/2024

Comecei a ler por causa de uma atividade da aula de histórias econômica do Brasil, realmente achei muito atrativo e quis ler até o fim, gosto da forma de abordagem do caio e como ele faz essa viagem no tempo, recomendo a leitura!

mluisad 24/02/2024

Confesso que foi uma decepção
Conheci o autor na universidade através de alguns alunos de história, já que ele é um autor bem conhecido nesse curso, li uma parte de um livro dele para uma aula e fiquei bem ansiosa para ler o livro completo mas a decepção veio. a explicação do livro é boa, ele cumpre com oq promete, falar sobre a formação brasileira, o que é realmente boa MAS as falas são tão problemáticas, se referindo a minorias ditadas pela sociedade, indígenas, negros e mulheres, com termos ruins é muito triste e decepcionante. se for para ler algum autor que explique sobre a formação brasileira de um modo que não desqulidiaue ngm queria mais interessante!
thami 28/03/2024minha estante
eu entendo que é decepcionante, mas como graduanda em história, digo que é preciso lembrar que cada autor é fruto de sua época e seu meio social, para não cometer anacronismos. Não querendo passar pano, mas o caio prado era um homem que apesar de sua visão de mundo ter um viés ideológico diferente do que outros autores também de sua época, ele era um homem branco da elite brasileira, seria surpreendente se ele não reproduzisse esses preconceitos que eram vigentes na sociedade na época.

mluisad 28/03/2024minha estante
sim, conversei com uma amiga que faz história e ela disse que as falas dele é problemática e que a maneira que ele tem algumas teorias foram desmentidas por outros autores. então, acho que é uma divisão de pensamentos dos graduados em história. já li muitos autores que tem essa mesma problemática e crítico pq ele pode ter feito uma grande parte da história mas não podemos esquecer os pontos negativos que ele abordou em meio ao preconceito, pq aí a gente também pode começar a falar sobre o racismo estrutural né. é meio difícil de ler pq eu meio que fico esperando falas problemáticas nos pequenos trechos do livro mas é um livro bom para o que ele promete.

thami 30/03/2024minha estante
sim, até porque obras das ciências humanas elas devem ser criticadas

Raul.Maschieto 16/10/2023

Incontornável para a historiografia brasileira
Muito poderia-se falar sobre essa obra. Aqui gostaria de destacar somente um aspecto: a concepção metodológica dialética do autor. É inegável o corte epistemológico realizado por Caio Prado Jr. nesse livro, um verdadeiro marco. O corte em questão diz respeito ao emprego de uma método verdadeiramente materialista e totalizante (hegelianamente falando) no sentido dialético, isto é, há a realização de uma passagem constante do particular ao universal e do universal ao particular, o que não havia sido realizado até então, já que muitas das obras anteriores focavam em aspectos particulares e não totalizantes.

Maríllia 10/04/2023

Finalmente consegui terminar!
Esse livro ao mesmo tempo que é um clássico e uma base pra o Brasil de hoje, ele também é bem detalhista e aprofunda alguns momentos do período colonial (como administração, vida social, povoamento...). Por isso, eu diria que consegui sair compreendendo melhor alguns processos que ocorreram no Brasil e até a olhar pra eles de maneira mais "crítica".
O maior problema do livro é que realmente ele pede que você pare e tente entender alguns ponto geográficos (coisa de rotas de povoamento), históricos e sociais, por isso ele demandanda um tempo maior de leitura.

Pedro Matias 31/01/2023

Um clássico
Neste livro, Caio Prado Jr. analisa os elementos que concorrem para a constituição do Brasil do século XX. O livro expõe diversos elementos que explicam o Brasil. O que chama atenção é, além dessa análise, são os elementos que hoje seriam vistos como muito preconceituosos.

Gabi 23/08/2022

"Formação do Brasil Contemporâneo" é um livro clássico sobre a história do país. Dividido em: Povoamento, vida material e vida social, o autor apresenta os aspectos inerentes ao período colonial e como tais questões influenciaram a cultura, a vida econômica e social dos brasileiros. Apesar de concordar com a fluidez e qualidade da obra, foi difícil seguir a leitura em alguns momentos, já que o racismo e o preconceito contra os indígenas são apresentados em diversos momentos do livro. Porém, para quem se interessa em compreender, de maneira mais aprofundada, a história do Brasil, essa leitura é recomendada.

Laryssa 02/05/2022

Um clássico da História brasileira. Apesar de muitas falhas e anacronizamos, Caio Prado e se dispôs a analisar o Brasil como um todo e traz muitas questões do Tempo presente mesmo tendo sido escrito na década de 1940

Mary.Hellen 03/04/2022

Muito bom e acessível.
Texto longo e detalhista, porém com uma escrita muito didática e extremamente informativa. Li para apresentar trabalho no curso da faculdade e foi meu primeiro contato com Caio Prado Jr (o que pareceu ser errado, já que estou no último período). Achei que a escrita seria difícil e chata, mas fui surpreendida nesse sentido. Leitura muito fluída e super importante, principalmente se formos considerar o ano que ele foi lançado.
Detalha os pormenores econômicos da formação do Brasil, do estado de colônia até 1942. Seu capítulo "Sentido da Colonização" é a parte mais famosa do livro e também é incrivelmente informativa. Caio comenta sobre como as estruturas brasileiras que se desenvolveram até 1942 ainda são cheias de traços e características coloniais. Aspectos econômicos e sociais, todos com a base do Brasil colônia. Ele divide o livro em três capítulos, onde fala no primeiro sobre como se deu o povoamento do Brasil colônia; a economia é o segundo capítulo, e ele destrincha as atividades econômicas importante no Brasil nesse recorte temporal; e a vida social é o último, onde ele comenta sobre a escravidão e o impacto nos escravizados, além de falar sobre como eles se envolveram socialmente no território brasileiro apesar de todos obstáculos impostos pela situação de escravidão a qual foram submetidos.
Livro recomendado para estudantes de história e economia brasileira, antropólogos, além dos simples entusiastas da história do Brasil.

annacsfraccaro 31/01/2022

Quanta informação!
Esse livro é muito bom pra quem tem interesse em entender a formação do Brasil.
É um livro bem cansativo de ler mesmo, mas bem interessante.

Geo Machado 30/01/2022

Diferente do esperado...
Vim comentar, o livro tem umas reflexões bacanas sobre exploração colonial e a realidade econômica do Brasil. Porém, o autor simplismente desvaloriza os povos não brancos retratando eles como bárbaros e romantiza os e$tupr0$ sofridos por escravizadas e etc... A justificativa de muitos para ainda considerar o livro uma grande obra é a de que ele era um homem de seu tempo, mas ao meu ver isso nn cola nn pq Gilberto Freire possui obras anteriores as de Caio Prado e já considera os esforços dos povos não brancos ao construir o Brasil (mesmo que por meio do mito da democracia racial). Deixando de lado as violências que esse livro pratica em suas falas a leitura é simplismente maçante e repleto de detalhes geográficos irrelevantes para pessoas que não são da área. Em tempos passados a obra pode ter sido uma revolução, só não pode ser utilizado como parâmetro atualmente e o que me entristece é que muitos ainda pensam de forma similar a dele mesmo 80 anos depois. Cada dia mais eu percebo o que passam para o ensino médio é uma versão romântica e filtrada que faz com que a gente enxergue esses pensadores como os mocinhos de um filme de época e depois quando temos contato com as obras acontece um choque e um estranhamento.

Clio0 19/04/2021

Formação do Brasil Contemporâneo é um dos livros base para a grade de História nas faculdades, especialmente por sua apresentação extremamente didática fornece quase um modelo de escrita e pesquisa a ser seguido

Caio Prado Júnior foi um historiador cuja obra poderia ser considerada mais marxiana do que marxista. Formação do Brasil Contemporâneo segue uma análise processual, estrutural e sistemática do modelo econômico adotado na época e a forma como a sociedade agia e reagia a isso.

Contudo, a separação do autor em relação ao Leninismo não torna a obra apolítica. Caio Prado apenas vai na contramão do pensamento vigente e argumenta sobre um Brasil Colônia de produção interna e como isso pôde e pode influenciar a formação e consolidação da Nação.

A ideia, então, é que o Brasil por ser um país de características únicas terá também uma formação única - e dificilmente poderá ser enquadrado junto as outras ex-colônias.

Minha única ressalva é quanto a postura ao se ler esse volume. O auto coloca em todo o texto termos de cunho pejorativo, alguns explicitamente racistas. Enfim, deve-se tomar cuidado com julgamentos e anacronismos.

Samira 28/12/2020

Necessário!
Para estudantes de História, economia e leigos!

Sídnei 03/10/2020

Um ótimo livro para entendermos a formação do nosso país, suas fronteiras e sua cultura.

Vinícius 01/12/2018

Bom, mas prolixo
Conteúdo de bastante qualidade para entender melhor os diferentes componentes da formação de nosso país. Entretanto, o autor é extremamente prolixo, com uma linguagem um tanto maçante. Para aqueles que já leram Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado, o conteúdo dessa obra não apresenta grandes novidades.