A fábrica da violência

A fábrica da violência Jan Guillou

Resenhas - A Fábrica da Violência

tontoriko 12/07/2023

Me impressiona o quanto esse livro não é reconhecido
Esse livro é simplesmente otimo! Historia envolvente e um personagem cativante, esse livro me fez chorar de raiva, de tristeza e de alivio (sim sou chorona mesmo)
Um livro muito bem escrito e que gosto muito, tenho que admitir que demorei bastante pra ler, mas quando li me apaixonei

Helscript 09/01/2023

Quando levei este livro para casa, não esperava encontrar tudo o que encontrei. A forma em que o autor se aprofunda no assunto de forma clara, inteligente e interessante foi o que mais ressaltou meu apreço por este livro, e o mais importante: o pensamento. Acho que todos deveriam ler este livro, que nos faz nos perguntar o seguinte "por que as pessoas são assim? O que as levam a cometer tal ato?" E em minha opinião é o que falta em muitas coisas, o simples ato de se perguntar. Não o por quê de não fazerem nada a respeito, mas o por quê do ato ser feito. Erick é um garoto de quatorze anos que cresceu sendo espancado pelo pai. Ao longo da narrativa, o autor trabalha as diferentes formas de violência e como acabam por serem aplicadas e as reações das pessoas ao redor. Como o ser humano pode ser capaz de engolir a violência e a praticar.

Nat.Rizzo 31/12/2022

Me destruiu
Em vários momentos eu tive vontade de chorar, em outros eu checava meu pulso como o Erik e, na maioria das vezes, eu sentia tanta raiva quanto ele.

Esse livro é, principalmente, um debate sobre como reagir diante de um governo ou sistema com leis, não só repressivas como, também, autoritárias.

A regra da não violência FÍSICA para os estudantes não ter sido quebrada, diretamente, foi uma surpresa e eu acredito veementemente que, como a Argelia, o Erik conseguirá se libertar do ciclo de violencia no qual ele se encontra.

Não se engane achando que tem realmente alguém correto no livro, quem chega perto disso é o Erik, mas dois erros não fazem um acerto.

Rhuan18 06/07/2021

cogitar ler de novo futuramente é totalmente válido!
esse livro me fez sentir a dor dos dentes caídos e narizes quebrados, além da tensão que ele vai construindo, pra no final te fazer fechar o livro e ficar uns 5 minutos abrindo e fechando pra ver se foi real. é simplesmente incrível, e me arrependo de ter enrolado tanto pra ler. pra quem já jogou Bully, um dos clássico de PS2, pode ver um pouco da história do jogo nesse livro.

gabtxra 16/07/2020

Diante do mal devemos resistir!!!!!
Quando peguei esse livro pela primeira vez não me animei muito pela capa mas a conteúdo é magnífico. O livro foi escrita por um Sueco (Jan Guillou) e conta um pouco da vida de Erik (um brilhante jovem), que vive em um círculo de violência que se inicia em casa (com seu pai) , continua na escola (com sua gangue) e volta a sua casa. Quando o protagonista é expulso de seu colégio em Estocolmo ele pensa que seu futuro está perdido, porém, sua mãe consegue envia-ló a uma instituição no interior. Nesse internato ele acredita que finalmente poderá viver longe de qualquer tipo de violência, mas a vida não ficará mais fácil para Erik. Nesse novo colégio a personagem central desse maravilhoso livro se encontrará diante do verdadeiro mal e não terá outra escolha a fazer, que não seja, resistir.

mayara.marinheiromartinelli 20/04/2018

Incrível
Um livro q todo mundo deveria ler, a incrível história de como o mal funciona no mundo e como a violência é perpetuada na nossa sociedade visto em um pequeno microcosmo, quem são piores? Aqueles que praticam a violência ou aqueles q não fazem nada e são coniventes? E nos faz refletir, a violência sempre deve ser evitada ou ela é justificável? Erick é uma das personagens mais cativantes e resilientes que eu já li e é importante como ele não se dobra e ninguém consegue quebrá-lo, na realidade existem poucos como Erick, todos somos mais covardes e enquanto isso o mal perdura no mundo!

Patrick.Costa 27/09/2017

Baita livro!
Fácil leitura. História tensa. Ansiedade pelo final. É primoroso!

srtabruna2012 11/06/2016

Gostei
A leitura é bem simples, super indico pra quem está começando a ter o hábito de ler. Gostei da história, achei bem intrigante.