A Revolução Burguesa no Brasil:

A Revolução Burguesa no Brasil: Florestan Fernandes

Resenhas - A revolução burguesa no Brasil

Antonio Luiz 17/03/2010

A obra "A Revolução Burguesa no Brasil", de 1975, ainda pode ser vista como a mais recente das tentativas sérias de dar conta do País e de seus rumos em sua totalidade como também foram, por exemplo, as de Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre e Celso Furtado. E de todas estas, é a mais rigorosa. Com sua característica precisão científica, o autor oferece, a respeito da gênese e o funcionamento do Brasil burguês e capitalista da segunda metade do século XX , lições ainda não superadas, nem mesmo bem assimiladas.

RH 21/11/2011

Um assunto relevante mas um livro exaustivo de se ler.

Da primeira metade do livro tirei pouco proveito pois não assimilei quase nada dito pelo autor mas a segunda parte consegui entender bem e apesar de conhecer uma boa parte do que ele disse o livro não deixa de ser interessante.

Autora da mini resenha: Radige Hanna.

daninha :) 02/02/2022

cirúrgico...
?A Revolução Burguesa no Brasil? foi o primeiro livro de análise sociológica que eu li. Florestan me cativou logo nas primeiras aulas de sociologia e, então, tive que lê-lo. Ao longo da obra ele disserta sobre toda a formação da sociedade brasileira, como também do cenário de modernização daquela época. Essa análise é, portanto, importantíssima para a compreensão do nosso passado, assim como do nosso presente. São vários os acontecimentos narrados no livro que ainda se perpetuam socialmente. Enfim, apesar de ser uma leitura pesada, recomendo bastante pelo conteúdo ali escrito!

Romeu Felix 06/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica" é uma obra fundamental para a compreensão da formação histórica e social do Brasil. O autor, Florestan Fernandes, um dos mais importantes sociólogos brasileiros, analisa as transformações ocorridas na sociedade brasileira durante o processo de transição do feudalismo para o capitalismo.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte, Fernandes analisa a formação social brasileira antes da Revolução de 1930, destacando as contradições e tensões que caracterizavam a sociedade brasileira. O autor argumenta que o Brasil era uma sociedade feudal em transição para o capitalismo, e que as elites locais buscavam manter suas posições de poder através de práticas clientelistas e autoritárias.

Na segunda parte do livro, Fernandes analisa o período da Revolução de 1930 até o final da década de 1950, destacando a importância da burguesia industrial na consolidação do capitalismo no Brasil. O autor argumenta que a Revolução de 1930 foi um marco importante na história brasileira, pois possibilitou a ascensão da burguesia industrial ao poder e a consolidação de um Estado nacional forte. Fernandes destaca também o papel dos movimentos sociais, especialmente o movimento operário, na luta pela conquista de direitos trabalhistas e na consolidação da democracia.

Conclusão:
"A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica" é uma obra fundamental para quem deseja compreender a formação histórica e social do Brasil. O livro oferece uma análise profunda e crítica da sociedade brasileira antes e depois da Revolução de 1930, destacando as contradições e tensões que caracterizaram o processo de transição do feudalismo para o capitalismo. Fernandes argumenta que a burguesia industrial desempenhou um papel fundamental na consolidação do capitalismo no Brasil, mas que o movimento operário também teve um papel importante na luta pela conquista de direitos trabalhistas e na consolidação da democracia. A obra é uma contribuição valiosa para os estudos sobre a história e a sociologia do Brasil.
Por: Romeu Felix Menin Junior.