Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Sete Minutos Depois da Meia-Noite Patrick Ness

Resenhas - O Chamado do Monstro

Victor Dantas 31/07/2020

O pior monstro é o medo.
Antes, só queria dizer: é possível sim, escrever um livro bom com menos de 200 págs.

Provavelmente esse seja um livro que você já conheça pelo filme ou talvez pelo próprio livro mesmo, mas se não conhece, está esperando o que para ler essa obra-prima?

O livro vai contar a história de Conor, um garoto de 13 anos que vive com sua mãe em Londres. Conor sempre foi introspectivo, mas, isso se intensificou quando sua mãe foi diagnosticada com uma doença que fragilizou totalmente sua saúde, a ponto de o Conor ficar conhecido em sua escola como “O garoto que tem a mãe doente”.

Tendo que lidar com as dificuldades em casa com a mãe doente e com o bullying na escola, por incrível que pareça, Conor encara toda a situação com muita coragem para um garoto de 13 anos, mas, tem algo que o Conor teme, algo que provavelmente ele nunca vai encarar.

Esse algo se manifesta em seu pesadelo, um pesadelo que acompanha Conor todas as noites, e que sempre acaba de um jeito tão horrível que ele não consegue falar com ninguém a respeito. Mas, tudo isso está prestes a mudar, quando em uma madrugada, especificamente as 00:07, um monstro aparece no seu quarto. Isso mesmo, um monstro.

Só que não é qualquer monstro, mas, um monstro que conta histórias, e, que vai contar três histórias para o Conor, em troca de uma história dele. Conor imediatamente hesita, afinal, que monstro iria contar história para um garoto em vez assustá-lo?
Com certeza, deve ser mais um sonho do Conor.

Mas, será mesmo um sonho? E como pode ser um sonho se o Conor pode tocar o monstro e senti-lo? E por que ele vai contar três histórias para o Conor? O que ele quer com isso?
São essas perguntas que o Conor se faz a todo momento, sempre que o monstro aparece.

Mas, o que o Conor não sabe é que talvez, ele mesmo já tenha a resposta para isso.
No entanto, ele estaria pronto para dizê-la?
Isso é o que a gente vai descobrir junto com ele.

O livro, apesar de ser curto, é muito bem escrito, com profundidade em enredo e personagens. A história possui camadas metafóricas, que o torna ainda mais intrigante, os diálogos são bem executados, e, toda ambientação e caracterização dos personagens é muito visual a partir das palavras que o autor coloca.

É impossível não se apegar ao Conor, e querer abraçá-lo e dizer que “vai ficar tudo bem”.
Ele é um garoto muito inteligente, destemido e ao mesmo tempo, muito sensível.
O leitor consegue sentir a dor, a ansiedade e o medo que o Conor sente, e, quando você menos espera, lágrimas estão rolando.
E sobre o desfecho: chorei.

Um livro incrível. Para ler e reler várias vezes.

Conheça o Conor.
Nanda.Fagundes 31/07/2020minha estante
Doida pra ler migo. Todo mundo fala desse livro. E tem adaptação na Netflix. Tá no meu carrinho ?

Lucas 10/08/2020minha estante
Ainda não li o livro, porem vi o filme e nunca chorei tanto em um filme.
Não estava pensando em ler por achar que vai estragar um pouco a experiencia por já saber o final, porem vou dar uma chance por ser um livro curto.

Obrigado, sua resenha me fez coloca-lo na lista

Bella 15/02/2021minha estante
Como chama o filme? Chorei até lendo

Marcoss 19/02/2021minha estante
O filme é 7 segundos depois da meia noite, se não me engano

Marta 16/03/2022minha estante
Me interessei.

jessi 09/07/2022minha estante
Nossa eu acabei de ver o filme, chorei tanto, tanto, de soluçar... Me deu vontade de abraçar ele e as histórias e metáforas que o monstro conta me lembrou algum ser abençoado tentando ajudar ele a superar antes do fato acontecer, chorei muito e agora quero ler o livro. Chorei pois lembrei da minha vó, pelo fato de que eu sabia a verdade mas n queria aceitar q ele iria partir...

Iarlys 10/07/2022minha estante
Hoje mais cedo vi sobre esse filme em app que uso e agora descubro o livro.
Preciso ler, depois irei assistir.

Lelemp 18/11/2022minha estante
O melhor livro que já li.

Rosangela Max 01/09/2022

Sensível.
A forma como a história foi construída foi muito inteligente.
O monstro mais terrível é aquele que vive de dentro de nós e ele se transforma conforme o nosso momento de vida, apresentando várias facetas. Pode aparecer em forma de dor, culpa, remorso, raiva etc. Enfim, na forma de tudo que pode nos destruir se não formos corajosos e lutarmos contra esse monstro.
Um ponto negativo é que achei que a história acabou cedo demais. Precisava de mais uns dois capítulos para ver como as coisas se desenrolariam com o protagonista.
Leitura super recomendada.

rach 12/10/2023

Há um bom tempo um livro não me surpreendeu e emocionou como esse. Acompanhamos a trajetória de um pré-adolescente que, com a ajuda de um ?monstro? enfrenta os próprios medos e a sua própria verdade. Muito bom.

Cami 15/10/2022

Connor tem passado por problemas em sua vida, sua mãe ter câncer é um deles, mas uma noite parece que tudo pode melhorar ou piorar, com a chegada de um monstro sete minutos depois da meia noite.

Que coisa linda.
Foi uma leitura tão engrandecedora, a história pegou no ponto certo e eu não consegui parar de ler.
A mensagem que o enredo passa é simplesmente incrível.
Adorei todos os personagens, foram muito bem construídos e o Connor tem um espacinho no meu coração, que menino especial.
Se tudo der errado, chame seu monstro.
c a r o l 17/10/2022minha estante
Esse livro é lindo! Se você não assistiu a adaptação, veja o mais rápido que puder! O filme parece uma extensão do livro. É tão bem feito que chorei nas mesmas partes em que chorei no livro ???

Cami 17/10/2022minha estante
aí obg por falar do filme, não sabia sobre, vou ver assim que puder

Nado 10/08/2022

Livro de ficção e fantasia, com uma mensagem fantástica. Recomendado para todos que tiveram perdas sofridas e precisam de um apoio.
Andre234 10/08/2022minha estante
Eu assisti o filme e amei!

Nado 10/08/2022minha estante
Agora vou assistir, o livro é muito lindinho e achei a escrita fascinante.

Wilker.Dantas 20/04/2020

Olhe pela janela...
Sete minutos depois da meia noite é um livro em que a fantasia e a realidade se misturam. Ele nos fala dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessária para ultrapassá-los.
O livro conta a história de um garoto de 13 anos que apesar da idade tem muitos problemas na vida, a mãe dele está doente, os colegas de escola fingem que ele é invisível, lida com bullying, além do pesadelo terrível que o faz acordar em desespero todas as noites "aquele com a escuridão e o vento e os gritos", às 00h07 ele recebe a visita de um monstro que lhe conta histórias de pessoas que o invocaram, demonstrando as complexidades inerentes aos humanos, seu pai usa a nova família como desculpa para se afastar e não o apoiar, isolado e sozinho, Conor passa a ter contato social apenas com o monstro, a medida que os problemas de saúde de sua mãe pioram, Conor passa a ter contato cada vez mais frequente com o monstro, o que gera consequências cada vez mais devastadoras.

Leitura rápida e emocionante, é um livro simples, de leitura fácil e com um tema universal, afinal de contas quem é que não tem de lidar com os próprios monstros todos os dias?

Lu Reis 29/09/2020

| Esse é um daqueles livros que você pega um café (eu prefiro chá! rs), se senta e só larga o livro quando a história termina. Leitura rápida, sem grandes reviravoltas, mas marcante. A princípio pensei que seria um livro simples, mas me surpreendi!
Esse livro fala de verdade. De aceitar a verdade. De viver com a verdade. E de sermos verdadeiros conosco mesmo!
Conor O’Malley tem 13 anos, e uma trajetória difícil, pois ele convive com monstros que invadiram sua vida, não se importando se ele sofreria. Sua mãe está doente, a escola é um inferno onde ele sofre bullying, seu pai está ausente, sua avó é uma pessoa extremamente difícil...
Numa noite, em meio a esse contexto complicado, Conor começa a receber a visita de um monstro, que sempre aparecerá à 00:07h. Essa criatura revela que lhe contará três histórias (que prometem ajudá-lo a entender algo que está escondido em seu interior, do qual ele não quer se lembrar e que lhe causa pesadelos), e, depois, será o menino quem deverá contar uma história. Mas não poderá ser qualquer história. Terá que ser uma história que contenha A VERDADE DELE.
A partir disso, o garoto passa por uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento. Descobre que a vida, assim como as histórias narradas pelo monstro, nem sempre parece justa. Conor também é levado a enfrentar sentimentos que ele tentava manter escondidos. As histórias do monstro constroem a parte fantástica da leitura, mas ao mesmo tempo, nos traz lições importantes.
Tudo dentro do livro contribui para a narrativa e o desenvolvimento do menino, e o final é, sem dúvidas, muito lindo! De início poderíamos pensar que é um livro sobre fantasia, mas vamos percebendo que trata-se do que cada um carrega dentro de si. É o típico livro que nos traz pensamentos como: Qual é a verdade da minha vida? Tenho coragem de ser verdadeiro comigo mesmo?

Deyvid 29/09/2020minha estante
Chá de maracujá de preferência, rs

Bruna Gouvêia 29/09/2020minha estante
Resenha linda, me deu vontade de ler. Você já viu o filme? Achei muito bom.

Lu Reis 30/09/2020minha estante
Sim, assisti ao filme... Gostei bastante, achei que foi fiel ao livro... Uma boa adaptação

Evaldo7 28/02/2021

Um livro que fala sobre como é difícil e doloroso aceitar e viver com a verdade.
DLL21: adaptado para filme/série.

Um pouco sobre o livro:
Patrick nos apresenta nessa história emocionante a vida de Connor. Um garoto de 13 anos que tem muitos desagradáveis problema na vida. Problema na escola, problema com a mãe, problema com avó. E o mais terrível de todos, Conor tem um problema com um pesadelo, que o faz acordar todas as noites as 00:07. É no meio dessa rotina que Connor recebe uma visita, um pouco estranha, para ajuda-lo a entender o que está acontecendo.

Um pouco sobre a minha opinião:
Este é um livro que todos devem ler em algum momento da sua vida. A escrita é muito simples, a história é muito simples, mas isso não prejudica a capacidade de Patrick nos contar a história de Connor. Acredito que por ser uma narrativa simples, você acaba vivendo vários momentos junto com o Connor, principalmente no que tange a verdade.

Esse livro nos possibilita vários tipos de ensinamentos, difíceis, mas necessários. O que me despertou muito atenção durante a leitura, é o fato de como Connor encara os problemas que acontecem ao seu redor.

Em minha prática como psicólogo, eu vejo muitos pacientes que adotam o mesmo estilo de Connor para tentar sobreviver. Negar a tão temível e dolorosa verdade sobre a nossa realidade, é uma opção para sobreviver. No entanto quando percorremos esse caminho, criamos uma série de artimanhas e falsas-verdades para sustentar esse caminho escolhido. No entanto chegará um momento que não vamos mais conseguir sustentar essa "realidade criada" e ai como para Connor, o monstro virá e "talvez", a verdade pode salvar.

Patrick Ness conta a história em seu Livro Sete minutos depois da Meia - noite, sobre um garoto de 13 anos tentando fugir da verdade. Em quantos momentos, quando experiênciamos a vida, não somos semelhantes a Connor? Se você tem essa dificuldade, leia e conheça Connor e o que foi necessário para ele parar de fugir da verdade.

" - Homens são monstros complicados, disse o monstro. - Como uma rainha pode ser ao mesmo tempo uma bruxa boa e uma bruxa má ? Como um príncipe pode ser um assassino e um salvador? Como um boticário pode ser mal-humorado, mas justo? Como um pároco pode ter bom coração, mas ser tão equivocado? Como homens invisíveis podem ser tornar ainda mais solitários aos serem vistos?
- Não sei - falou Connor.
- A resposta é que não importa o que você acha - disse o monstro -, porque sua mente vai se contradizer cem vezes a cada dia. Você queria que ela se fosse ao mesmo tempo que estava desesperado para que eu a salvasse. Sua mente vai acreditar em mentiras agradáveis e ao mesmo tempo vai reconhecer as verdades dolorosas que tornam essas mentiras necessárias. E sua mente vai puni-lo por acreditar nas duas coisas."

ValAria34 21/12/2023

Me deixou 20% mais maluca
Ler esse livro foi uma experiência que até hoje não consigo explicar. Eu simplesmente amei o livro, mas a leitura com certeza me trouxe alguns problemas psicológicos a mais.

Carolina165 18/06/2020

Nossa, que história!
Esse é um dos livros mais tristes que já li na minha vida, porém é também um dos mais profundos. Essa história é uma fábula que traz uma mensagem poderosa: ao trazer os demônios à luz, eles perdem a força. O que quer dizer que quando tomamos conhecimento e assumimos as verdades que estão dentro de nós, ou seja, ao trazer à consciência os nossos monstros, nós temos a capacidade de neutralizá-los. Foi isso que aconteceu com Conor quando ele confessou a verdade ao Teixo. Ele tirou o peso de dentro dele e neutralizou o monstro que tanto o atormentava, se libertando.
Foi um livro que me fez sofrer, queria muito abraçar e proteger o Conor. Gostaria muito de reler esse livro, pela mensagem que ele traz, mas não tenho coragem. É muito triste e doloroso. Mas um livro de muita qualidade que merece ser lido.

"Como homens invisíveis podem se tornar ainda mais solitários ao serem vistos?" Pág. 149

"Sua mente vai acreditar em mentiras agradáveis e ao mesmo tempo vai reconhecer as verdades dolorosas que tornam essas mentiras necessárias. E sua mente vai puni-lo por acreditar nas duas coisas". Pág. 149

"Você não escreve sua vida com palavras [...]. Você escreve com ações. O que você pensa não é tão importante. Só é importante o que você faz". Pág. 149
LadyLuuh 05/07/2020minha estante
Eu comecei, porém meio que abandonei ele, não me prendeu tanto, acho que pelo simples fator de não pensar assim, como fábula, mas lendo sua resenha e pensando por esse lado, acho que vou retomar essa leitura.

Carolina165 05/07/2020minha estante
Que bom que vai dar mais uma chance! ?
O livro é muito triste, tem uma aura pesada, então dependendo do momento pode não ser recomendável. Mas vale a pena dar uma chance.

LadyLuuh 05/07/2020minha estante
Sim, obrigada. Gostei muito de ter retomado.??

Angélica 14/02/2020

null
Gostei bem mais do que pensei que gostaria... Entrou para lista dos favoritos

Editado 11/04/2021:
Não acredito que foi só isso que falei desse livro, MDS!! Essa leitura foi uma das mais incríveis do ano passado, essa história é emocionante, impactante e com uma mensagem linda ???

Bru 12/03/2021

A primeira história que me fez chorar nesse ano. É maravilhoso e emocionante! Conta a história de um menino que a mãe está em estágio terminal de câncer, ambos estão em "negação", a mãe para não preocupar o filho e o menino por não querer aceitar. Conor vive tendo pesadelos, até que é visitado por um monstro que tem a missão de lhe contar histórias e que afirma que foi o garoto que o chamou, Conor não entende, mas aceita. Essa história é sobre lidar com as dores e as verdades da vida.
Rene 12/03/2021minha estante
Tem como ler nesse aplicativo

Rene 12/03/2021minha estante

Andreza.Pontes 25/10/2020

Este livro não trata necessariamente de depressão, mas trata de um dos fatores que podem, com certeza, levar à uma: bullying e doenças. Por isso o escolhi para este Setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Se trata da história de um menino chamado Conor que está passando por uma série de desafios em sua vida: sua mãe está com câncer; o pai quer levá-lo para morar com ele e a madrasta em outra cidade; ele não se dá bem com a avó; tem que conviver com o bullying na escola. E como se não bastasse suportar tudo isso, ele começa a receber, toda noite à 00h07 a visita de um monstro contador de histórias.

Opinião: as histórias que o monstro conta têm uma moral, ensinam conceitos de verdade, aceitação, justiça e sentimento de culpa. E apesar de Conor sentir medo, elas o ajudam a refletir e a passar por seus momentos difíceis...

Pretendo assistir o filme! Se tem o Liam Nesson, eu sei que é um filme bom!!! Livro maravilhoso! Entrou pra minha lista de favoritos da vida! ?? Um livro de 157 páginas, tão pequeno e ao mesmo tempo tão grande! ??

Kelly Moura 21/02/2020

Leitura rápida e tocante. Ele tinha que dizer a verdade para se curar.
patricia.meurer 21/02/2020minha estante
Eu amo esse livro. O filme também é bacana, retrata beem o livro.

Kelly Moura 22/02/2020minha estante
Vou rever o filme, assisti há muito tempo e não lembro de tudo! ?