Vidas dos artistas

Vidas dos artistas Giorgio Vasari

Resenhas - Vidas dos Artistas

Marcel Koury 26/09/2015

Pela primeira vez, a essencial obra — pioneira sobre a arte do Século XVI — é traduzida para o português, numa luxuosa edição da Martins Fontes. O compêndio, de autoria de um também artista italiano, não é apenas um talentoso, apaixonado e contemporâneo olhar ao Cinquecento, mas as incontornáveis páginas que fundaram a historiografia da Arte, dedicadas a gênios como Raffaello Sanzio, Michelangelo Buonarroti e, obviamente, Leonardo da Vinci.

Indo além de suas próprias telas e projetos arquitetônicos — como a Galeria dos Ofícios, sede do principal museu de sua cidade natal, Florença — e de suas preferências pessoais e alianças políticas, Vasari "construiu" uma obra que, quase quinhentos anos depois, ainda preserva todo o deslumbramento e contemplação diante de feitos artísticos muitas vezes desbotados pela frívola estereotipia da aligeirada modernidade.

Nivia.Oliveira 30/12/2023

Quem nunca se perguntou, ao abrir este livro: porque não tem imagens das obras?

Pois é... Vasari criou o primeiro livro sobre História da Arte, que sem fotografias na época, precisou descrever com detalhes pinturas de Verricchio, Mantegna, Fra Angelico e inclusive outros nem tão conhecidos como Masolino, Castagno, Cavalini. São muitos artistas e é triste ver tantos nomes masculinos no índice e apenas uma mulher: Propezia de’Rossi.

Claro que com o “movimento” das artes a localização das obras já não é fidedigna o que foi resolvido pelas inúmeras notas de rodapé da editora. E Vasari anima contando algumas fofocas sobre a vida daqueles artistas mais excêntricos e finalizando com epitáfios românticos em latim.

No meio do livro eu já estava confundido todos... Graças à Patrícia de Camargo do Arte 365 consegui terminar este calhamaço! Uma rica leitura coletiva que durou dois anos, intermediada por vídeos com imagens que só ela encontra, entramos nas igrejas e palácios e vimos detalhes das obras (arquitetura e pintura). Discutimos e tiramos dúvidas. Sem contar com o resumo – um mapa mental com os influenciadores dos grandes mestres! Ufa!

Para mim não faltaram as imagens!

site: https://arte365.com.br/

Marcos606 22/03/2023

Uma série de biografias de artistas escritas pelo pintor e arquiteto italiano do século 16, Giorgio Vasari, considerada o primeiro livro sobre história da arte.

O escritor Paolo Giovio expressou seu desejo de escrever um tratado sobre artistas contemporâneos em uma festa na casa do cardeal Farnese, que pediu a Vasari que fornecesse a Giovio o máximo de informações relevantes possível. Em vez disso, Giovio cedeu o projeto a Vasari.

Como o primeiro historiador da arte, Vasari iniciou o gênero de uma enciclopédia de biografias artísticas que continua até hoje. A obra de Vasari foi publicada pela primeira vez em 1550 por Lorenzo Torrentino em Florença, e dedicada a Cosimo I de' Medici, grão-duque da Toscana. Incluía um valioso tratado sobre os métodos técnicos empregados nas artes. Foi parcialmente reescrito e ampliado em 1568.

A obra tem um consistente e notório favor aos florentinos e tende a atribuir-lhes todas as novidades da arte renascentista. A arte veneziana em particular, fora inicialmente ignorada. Entre sua primeira e segunda edições, Vasari visitou Veneza e a segunda edição deu mais atenção à arte veneziana (incluindo finalmente Ticiano).