A História da Guerra do Peloponeso

A História da Guerra do Peloponeso Tucídides

Resenhas - História da Guerra do Peloponeso

tiagonbraz 06/09/2021

História da Guerra do Peloponeso, de Tucídides
"Pode acontecer que a ausência do fabuloso em minha narrativa pareça menos agradável ao ouvido, mas quem quer que deseje ter uma ideia clara tanto dos eventos ocorridos quanto daqueles que algum dia voltarão a ocorrer em circunstâncias idênticas ou semelhantes em consequência de seu conteúdo humano, julgará a minha História útil e isto me bastará."

Ler Tucídides foi uma experiência diferente - não é um livro ao qual você está acostumado. São efetivamente narrativas e relatos do que ocorreu na Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta, de maneira descritiva. No entanto, há alguns discursos (como o famoso discurso fúnebre de Péricles) interessantíssimos, e são eles que mantêm a nossa atenção.
Confesso que é um livro difícil de ler, devido às orações subordinadas longas - deve-se ler calmamente e sem pressa, e sem vergonha de repetir parágrafos quando tu sentires que perdeste o fio da meada. Para quem se interessa no assunto, é fundamental lê-lo.
Algo que Tucídides inovou foi a completa ausência de mitologia ou justificativas fantasiosas para os acontecimentos - os eventos ocorrem não porque Zeus estava zangado, ou Apolo decidiu recompensar um general - não, tudo foi feito por mãos humanas. Massacres, mortes, acordos, alianças, traições - o homem fez tudo isso (e continua fazendo atualmente). Ao contrário de outros historiadores contemporâneos (e até mesmo outros após Tucídides), que apresentam os deuses como causadores dos fatos.
Apesar de ter sido escrito por Tucídides em 400a.C., é um livro atualíssimo, e é surpreendente ver o quão antigas são as discussões políticas atuais. Mudam os atores e os assuntos pontuais das discussões, porém o modo como são feitas e o conteúdo são basicamente os mesmos - como diria Tucídides, os fatos históricos voltam a ocorrer por consequência de seu conteúdo humano. O homem é deste jeito - para o bem ou para o mal -, e ele continua cometendo seus erros e acertos há milhares de anos. E é válido ler Tucídides para reconhecer os erros cometidos no passado e evitá-los nós mesmos.

Marcos606 23/09/2023

Tucídides foi o maior dos antigos historiadores gregos e autor da História da Guerra do Peloponeso, que narra a luta entre Atenas e Esparta no século V a.C. Seu trabalho foi a primeira análise política e moral registrada das políticas de guerra de uma nação.

Dividida em oito livros, sua narrativa para (por conta da morte do autor) no meio dos acontecimentos do outono de 411 a.C. Pelo menos isto se sabe: que três historiadores, Cratipo (um contemporâneo mais jovem), Xenofonte (que viveu uma geração depois) e Teopompo (que viveu no último terço do século IV), todos começaram suas histórias da Grécia, de onde Tucídides havia parado.

Tucídides estava escrevendo o que poucos tentaram: uma história estritamente contemporânea de acontecimentos que ele viveu e que se sucederam durante quase toda a sua vida adulta. Procurou fazer mais do que apenas registrar acontecimentos, em alguns dos quais participou ativamente e em todos foi espectador direto ou indireto; ele tentou escrever a história final para as gerações posteriores e, tanto quanto um homem pode e como nenhum outro homem conseguiu, ele foi bem sucedido.

Além das causas políticas da guerra, Tucídides estava interessado e enfatizava o conflito entre dois tipos de personagens: os sempre ativos, inovadores, revolucionários e perturbadores atenienses e os peloponesos, mais lentos e cautelosos, especialmente os espartanos, “não entusiasmados”, mas silenciosamente autoconfiantes. Tucídides não estava realmente preocupado com os indivíduos, mas sim com as ações, os sofrimentos e o caráter dos Estados; mas ele entendeu o significado das personalidades. Além de retratar por meio de palavras e atos os personagens de alguns que influenciaram os acontecimentos – como Cleon, o severo demagogo de Atenas; Hermócrates, o pretenso líder moderado em Siracusa; o bravo Nicostratus; e o incompetente Alcidas — ele faz de tudo para dar uma imagem clara do caráter e da influência de quatro homens: Temístocles (numa digressão, o herói ateniense da Segunda Guerra Persa), Péricles, Brásidas e Alcibíades. Todos os quatro eram do tipo ativo e revolucionário. Péricles de Atenas foi de fato único para Tucídides, pois combinou cautela e moderação na ação e grande estabilidade de caráter com imaginação e intelecto ousados; ele era um líder da nova era. Durante a guerra, cada um deles – Péricles e Alcibíades em Atenas, Brásidas em Esparta – esteve em conflito com uma oposição conservadora dentro do seu próprio país.

O conflito entre o revolucionário e o conservador também se estendeu entre o geralmente ousado Estado ateniense e os geralmente cautelosos peloponesos. É uma grande perda que Tucídides não tenha vivido para escrever a história dos últimos anos da guerra, quando Lisandro, o outro grande revolucionário espartano, desempenhou um papel maior do que qualquer outro homem na derrota de Atenas. Esta derrota foi, num aspecto, a derrota do brilho intelectual e da ousadia pela “estolidez” e estabilidade de caráter (esta última a qualidade que mais faltava em Alcibíades, o mais brilhante ateniense da segunda metade da guerra); mas foi em grande parte provocado por Brásidas e Lisandro, os dois espartanos que rivalizavam com os atenienses em ousadia e intelecto.

Tucídides também estava interessado no aspecto técnico da guerra. Os problemas mais importantes da guerra, além de proteger o abastecimento de alimentos durante os combates terrestres, centraram-se nas dificuldades e possibilidades entre uma força terrestre todo-poderosa (Esparta e os seus aliados) e uma força naval todo-poderosa (Atenas). Ele também estudou os detalhes da guerra de cerco; as dificuldades do combate fortemente armado nas regiões montanhosas e da luta contra os bárbaros ferozes mas indisciplinados do norte; um exército tentando forçar um desembarque de navios contra tropas em terra; a única grande batalha noturna, em Siracusa; a habilidade e a ousadia das manobras dos marinheiros atenienses e a forma como essas manobras foram superadas pelos siracusanos; a recuperação inesperada da frota ateniense após o desastre siciliano — em todos estes aspectos da guerra ele demonstrou grande interesse profissional.

O próprio Tucídides era um intelectual do tipo ateniense; marcadamente individualista, seu estilo mostra um homem criado na companhia de Sófocles e Eurípedes, dos dramaturgos e dos filósofos Anaxágoras, Sócrates e dos sofistas contemporâneos. Sua escrita é condensada e direta, quase austera em alguns pontos, e destina-se a ser lida não ouvida. Ele explica de maneira científica e imparcial os meandros e complexidades dos eventos que observou. Somente em seus discursos ele às vezes fica aquém da lucidez da prosa narrativa; seu gosto por expressões abstratas e a obscuridade de sua antítese retórica muitas vezes tornam as passagens difíceis de entender.

Numa nota introdutória já no início da narrativa, Tucídides fala um pouco da natureza de sua tarefa e de seus objetivos. Foi difícil, diz ele, chegar à verdade dos discursos proferidos – quer ele próprio os tenha ouvido ou recebido um relatório de outros – e das ações da guerra. Para este último, mesmo que ele próprio tenha observado uma batalha específica, ele fez uma investigação tão minuciosa quanto pôde – pois percebeu que as testemunhas oculares, quer por falta de memória, quer por parcialidade, nem sempre eram confiáveis.

Ele escreveu os discursos com suas próprias palavras, apropriadas à ocasião, mantendo-se o mais próximo possível do sentido geral do que realmente havia sido dito. Ele nunca poderia tê-los omitido, pois é através dos discursos que explica os motivos e ambições dos dirigentes e dos Estados; e este, o estudo da mente humana em tempos de guerra, é um dos seus principais objetivos. Ele evitou, toda “contação de histórias” (isto é uma crítica de Heródoto), e seu trabalho pode ser o menos atraente em consequência.

Ele manteve um esquema cronológico estrito e, onde pode ser testado com precisão pelos eclipses que ele menciona, ele se ajusta perfeitamente. Há também um bom número de documentos contemporâneos gravados em pedra, a maioria dos quais confirmam o seu relato tanto em geral como em detalhe.

Pois Tucídides manteve-se rigidamente no seu tema: a história de uma guerra, de batalhas e cercos, de alianças feitas às pressas e logo quebradas e, o mais importante, do comportamento dos povos à medida que a guerra se arrastava, da inevitável “corrosão do espírito humano”. Do ambicioso imperialismo de Atenas – ambição controlada em Péricles, imprudente em Alcibíades, degradada em Cleon – sempre confiante de que nada era impossível para eles, resiliente após o pior desastre. Ele mostra também a imagem oposta da lenta firmeza de Esparta, às vezes tão bem-sucedida, outras vezes tão complacente com o inimigo.

Ele tinha sentimentos fortes, tanto como homem e cidadão de Atenas. Ele estava cheio de uma paixão pela verdade, o que não apenas o mantinha livre da parcialidade vulgar contra o inimigo, mas também lhe servia como historiador na narrativa precisa dos acontecimentos - preciso em seus detalhes e ordem, e também em sua relação. Ele não exagera, por exemplo, o significado da campanha que ele próprio comandou, nem oferece uma autodefesa pelo seu fracasso.

Adriano 18/06/2012

Hélade
Uma viagem no tempo,tulcidides coloca vc entre as pessoas na grécia antiga,muito envolvente,me fez torcer pelos atenienses durante a leitura,exelente leitura,recomendo.

Lista de Livros 14/05/2018

Lista de Livros: A História da Guerra do Peloponeso – Tucídides
Parte I:
“Quem tiver menos ocasiões para arrepender-se de haver feito favores a seus adversários estará mais seguro.”
“Não devemos continuar discutindo se estamos sofrendo injustiças, mas como vingá-las.”
“Queixa, é contra amigos que erram, mas acusação é contra inimigos que nos injuriam.”
“Ganhar virtude através de provações é nossa herança.”
Mais em:
Parte II:
“De fato, elogios a outras pessoas são toleráveis somente até onde cada um se julga capaz de realizar qualquer dos atos cuja menção esta ouvindo; quando vão além disto, provocam a inveja, e com ela a incredulidade.”
“Aqueles que preservam a sua liberdade a devem à sua força.”
“Em toda parte o perigo traz a união.”
Mais em:

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2016/11/historia-da-guerra-do-peloponeso-livros.html

JosA225 31/12/2023

História da Guerra do Peloponeso
Tucidides nos narra a guerra do Peloponeso, entre Atenas e seus aliados x Esparta e seus aliados. Uma guerra que acabou com a vitória de Esparta, que acabou tiranizando os perdedores e posteriormente Grécia caiu nas mãos dos romanos.

Rafael_Santiago 26/03/2022

Interessante mas...
Por essência é super interessante por se tratar de um texto escrito por um contemporâneo da guerra. Entretanto, por ser um texto muito antigo, o estilo adotado é bem confuso. O autor inclui em sua narrativa longos discursos (o que provavelmente teriam proferido, pois ele não tomou nota de fato) e muitos desses discursos são imensamente prolixos, cheios de circunlóquios, o que faz a leitura ser um pouco atravancada. O livro I é só uma preparação, de modo que narrativas de conflitos mesmo, tem só uma sobre o conflito inicial e depois o livro é um falatório danado sobre fazer ou não a guerra.