A Ira dos Justos

A Ira dos Justos Manel Loureiro Doval

Resenhas - Apocalipse Z

Maurinho 06/12/2011

O final de uma saga (?)
Confesso que o primeiro livro do Manel Loureiro (apocalipse z - o início do fim) foi um dos que mais me impressionou nos últimos tempos. Literalmente devorei as páginas, que me mantiveram em suspense quase permanente. Assim, criei uma grande expectativa sobre a continuidade da série, que aqui chega a seu capítulo final.
Contudo, esse terceiro livro é radicalmente diferente do primeiro. A história se alterna entre a primeira pessoa, e terceira pessoa, enfocando diferentes personagens. Um ponto negativo foi que encontrei vários erros de impressão, como se a editora tivesse feito a coisa meio apressada, e não revisado direito a obra.
E a história propriamente dita? Bem, posso dizer que o que menos temos aqui são os zumbis. Na verdade, o terror vem dos próprios homens, e o autor reforça isso fazendo uma crítica aos fanatismos e totalitarismos, sejam eles militares, religiosos, de preconceito (contra negros, mulheres, etc). Não por acaso, existem situações que remetem literalmente ao nazismo, ao apartheid, e a violência rola solta.
O autor escreve muito bem, isso é inegável. Agora, ele se permitiu algumas viagens que eu não consigo engolir, especialmente no que se refere a coréia do norte. É isso mesmo que você leu, e eu não vou contar spoilers.
Acho que o final aponta para um fim definitivo, ou seja, não teremos uma continuição da série. Mas no fim das contas, valeu a pena a aventura até aqui. Foi um daqueles livros que você não consegue parar de ler, e isso é um grande mérito.
Ivan 08/09/2014minha estante
Concordo com seus comentários, a expectativa gerada no primeiro livro não foi correspondida nos demais. Fiquei com a sensação de que o autor se perdeu em alguns momentos da historia, deixando algumas pontas soltas na historia. Um inicio tão bom poderia ter tido um final melhor.

Jackie Sabino 21/09/2018minha estante
Concordo plenamente. A coisa da Coréia do Norte foi de lascar.... totalmente desnecessária e jogada só pra encher páginas mesmo.

Davidmulder 03/08/2013

Essa e ultimo livro da serie apocalipse z ...
E realmente e uma livro que fecha com chave de ouro

Leitura dinâmica como a dose certa de ação e suspense...

Quando chegar proximo do fim vc nao consequer para de ler .. O evolvimento que acontecer com o leitor com os personagens e tão profundo que algumas emoções de raiva e alegria que acontecia durante os capitulos e contagiante

Vale a pena o livro e toda a serie

Chris 30/01/2013minha estante
Nossa... Fiquei curiosíssima para ler!

Thiago 18/09/2012

Como encerrar uma trilogia sobre zumbis?
"A ira dos justos" encerra a trilogia Apocalipse Z de forma descente. Eu realmente não esperava nada além de uma boa história neste livro, e ele fez jus às minhas humildes espectativas.

Um último volume que tem os mesmos defeitos dos anteriores: descrições pouco criativas; momentos de enrolação da história.

Some a esses, um final já bastante previsível. Devo confessar que a esperança é a última que morre, e comigo foi assim: torcendo para que, ao terminar o livro, uma expressão de surpresa estampasse o meu rosto, e um sentimento de "Wow shit!" invadisse meu pensamento. Bom... fica pra próxima.

Mas não vou tirar o mérito do Manel. Apesar de simples, é uma boa história bem contada. Prende a atenção igual aos outros, e entrega algumas boas horas de "entretenimento zumbi" para os leitores.

A trilogia é muito recomendada para quem gosta do gênero. Não é uma obra-prima, mas cumpre seu papel. Não fiquei com a sensação de ter perdido meu tempo lendo estas páginas, pelo contrário, foi um bom passatempo.

Júliah 11/02/2012

MINHA NOSSAAAA
Olha, se pudesse dar 1000000000 de estrelas eu daria, é muito muito muito bom!! Impossivel parar de ler, de sentir raiva, ira, tristeza, força, tudo... tudo que ele quiser que vc sinta vc vai sentir se entrar de cabeça e se envolver nessa história magnífica!! Simplesmente o melhor coisa que li nos últimos tempos!!!! DEMAISSSS

Paulinha 23/06/2020

O melhor livro sobre zumbi (parte 3)
O terceiro livro da trilogia Apocalipse Z.
O melhor livro sobre zumbi, incrivelmente realista e envolvente.

Flavio Assunção 17/05/2017

Demorei um pouco para escrever a resenha desse último livro da saga Apocalipse Z, em parte porque fiquei um pouco decepcionado, principalmente por esperar um fechamento que fosse à altura do primeiro volume, um grande exemplo de originalidade e tensão para livros do gênero. Infelizmente não foi o que aconteceu.

De fato, este terceiro volume começa bastante promissor. Após serem resgatados de uma tempestade, nossos heróis - o advogado, Lucía, Viktor e o gato Lúculo - chegam a uma comunidade religiosa ultraconservadora chamada Gulfport, cujo preconceito e racismo são os pilares que os mantém, utilizando de trabalho escravo e da violência sem limites. Sem outras alternativas, precisam colaborar para se manterem vivos. Ao mesmo tempo, na Coréia do Norte, único local do mundo não invadido pelos não mortos, a Inteligência do País descobre que em Gulfport está sendo produzido uma espécie de cura para pessoas infectadas, mas que ainda não se transformaram. E partem com todo um aparato militar para "conquistar", à base da força, essa regalia. No meio de tudo isso, nossos personagens favoritos passam por uma série de situações.

Como comentei, bastante promissor. O que pega, no entanto, é a previsibilidade e as saídas que o autor encontra para "salvar" os personagens. À exemplo do segundo livro, no meio de um cenário impossível, objetos e fatos improváveis surgem para que as barreiras sejam ultrapassadas. Existe uma situação extremamente desagradável perto do final do livro, que não posso falar do que se trata para não estragar a "surpresa", que é triste. Vou utilizar o mesmo exemplo que utilizei na resenha do segundo livro. É como se um dos personagens estivesse cercado por uma série de zumbis e, do nada, numa lata de lixo, é encontrada uma espingarda carregada para que ele abra caminho. São situações que tiram, ao menos para mim, o brilho da obra. Demonstra preguiça e falta de imaginação.

Outra coisa que ficou até desnecessária foi a inclusão da Coréia do Norte na história. Além dos personagens coreanos aparecem em poucos capítulos, não trazem qualquer profundidade, tornando tudo extremamente raso e sem propósito, o que fica evidente no final. A história bem poderia ser toda ela vivida em Gulfport, pois havia muito a ser explorado.

Claro, o livro tem ótimos momentos de tensão e um excelente argumento, mas o autor peca em querer criar mais do que conseguiria sem se perder e demonstrar preguiça em algumas cenas, além de ser previsível em alguns momentos.

No geral, Apocalipse Z é uma excelente série. O primeiro livro é soberbo, incrível; o segundo é mediado; e esse fechamento abaixo da média, porém aceitável. Uma trama com personagens principais muito bem construídos e um gato Lúculo - a bola de pelo laranja - extremamente cativante. O saldo foi positivo, mas fica a sensação de que poderia ser muito, muito melhor.
Jackie Sabino 21/09/2018minha estante
Sensacional, Fábio! Postei agora a minha resenha e parece que havia lido a sua antes, de tão parecidas as nossas críticas. Acabei me esquecendo da Coréia do Norte que foi um baita tiro no pé mesmo. Depois de ler o primeiro volume que foi sensacional, eu realmente esperava mais mesmo. Porém, continuo fã do autor, assim como você. Apesar dessa baita deslizada no terceiro volume, a capacidade dele de construir histórias e personagens é muito rara.

analeticia 14/09/2021

culpa de quem me deu
me deram de presente o ultimo livro da série, é ÓBVIO que eu não iria gostar.
personagem chato, pina de herói toda hora, unico que se salvou foi o vicktor perfeito.
e mano??? ele passa o livro INTEIRO sem falar o nome do personagem principal pra ser o nome do próprio autor?????????? [*****]

Caroline 11/05/2012

Só ganhou 5 estrelas pelo final... A primeira metade é meio enrolada, mas o último terço é bem épico...
Ana Paula 15/03/2015minha estante
Concordo com você ^^

Dose Literária 20/02/2013

Porque nem só de mortos-vivos se faz um bom apocalipse zumbi
Neste terceiro e último livro, nossos amigos (porque você realmente sente como se os conhecesse desde a infância, tamanha interação que a leitura dessas páginas proporciona) estão em busca de um lar sem ninguém, vivo ou morto, querendo a cabeça deles. Após um trágico acidente, é feito um socorro por uma tripulação caída dos céus! Nossos personagens se veem socorridos e levados pro que qualquer um chamaria de paraíso. Qualquer um menos os nossos colegas.

Mais uma vez, Manel aborda os problemas dos vivos, mesclando com passagens de mortos e até então desconhecidos, um país ileso. Fanatismo religioso, trapaça, segregação, um messias fajuto, coronéis sedentos por poder e a possível cura do vírus são elementos sensacionais que fazem você querer ter leitura dinâmica pra saber tudo que irá acontecer nas páginas seguintes. Tudo culminando na revolução, em A Ira dos Justos.
(Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/07/apocalipse-z-porque-nem-so-de-mortos.html)

Raphael 26/09/2013

S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!!
Manel Loureiro se supera neste livro que fecha com chave de ouro a trilogia Apocalipse Z.
Nossos heróis irão encarar neste livro um inimigo ainda mais perverso que zumbis. Muito mais! Os vivos da pior espécie. Parece que uma nação permaneceu intacta ao apocalipse. Enquanto isso, do outro lado do mundo, uma cidade ressurge das cinzas mas seu estilo de vida é muito suspeito e seu líder um fanático de levantar os cabelos de muito zumbi por aí.
A trama é eletrizante. É quase impossível largar o livro. Cada capítulo te empurra pro próximo com a força de uma explosão. E o final, ah, o final é simplesmente demais.
Essa é um história que se fosse pras telas iria arrecadar muito, desde que bem feita né.
Mas, sinceramente, melhor até deixar quieto. O filme que passa na nossa cabeça quando a gente lê o livro é melhor do que qualquer um que pudesse ser produzido.

Também chorei!

Wicca 01/02/2021

Íthaca
OMFG! Definitivamente o final é melhor do que eu esperava.
A edição do livro é horrorosa, muito difícil entender os diálogos, talvez seja pelo formato do e-book, mas mesmo isso não tira o encanto do livro.
Os zumbis ainda são um problema, mas os homens ainda são a maior dificuldade para o advogado, Viktor e Lucía. Muito difícil ter que largar o livro para fazer outras coisas.

MENINALY 17/06/2014

Um otimo final de serie
Considerações (minhas):

Essa foi uma serie que foi espetacular do inicio ao fim. Manel sabe escrever como ninguém, e o melhor sabe escrever bem sobre o tema: Zumbis! Desde que o tema virou meio "modinha" a gente vê mais do mesmo, porém o autor sobre trilhar uma estoria não somente de zumbis, mas sobre o mundo apos o ataque de zumbis. O final super bem elaborado (realmente não esperava a "solução" encontrada pelo autor referente ao nossos Zumbizinhos...
Recomendo a obra toda (no total são 3 livros)
Nota: 5 estrelas com louvor!!!!

Leo 16/10/2015

Ótima trilogia
Confesso que no inicio desse livro eu não estava muito animado pra ler, a história estava muito parada. Depois da metade, as coisas coisas começam a melhorar bastante e eu não consegui parar de ler. Esse livro não conseguiu ser melhor que o primeiro (que na minha opinião é o melhor dos 3), mas ainda assim o final foi muito bom. Achei perfeito o desfecho da história, mesmo não tendo muitas surpresas o livro faz você sentir um redomoinho de sentimentos. Já que eu gosto muito do gênero, indico demais a leitura.