A felicidade é fácil Edney Silvestre

Resenhas - A Felicidade é Fácil

Isadora.murbach 04/04/2023

O Edney escreve bem, muito bem mesmo,mas eu esperava um final mais tipo, cheguei,mais a coisa que fez esse livro ser 4.5 estrelas foi o fato de que a Mara não era a Mara e sim um monte de pessoas em uma só, fiquei também triste com o fato que o motorista dela morreu, resumindo,foi uma boa leitura
Monique 21/06/2023minha estante
Poxa moça um monte de spoilers....

Sander.Garcia 01/10/2022

Virei fã de Edney Silvestre
É o segundo livro do autor que leio. Depois de "Se eu fechar os olhos agora", "A felicidade é fácil" é ainda melhor.

Uma coisa que gosto em seu estilo é a riqueza de detalhes históricos, pois suas tramas são sempre situadas em um momento bem específico da história do Brasil.

Os anos como repórter certamente lhe valeram muito, para que se tornasse um grande escritor.

Aqui a trama envolve um publicitário rico na década de 90, durante o início do governo Collor.

A sensação que tive é que eu estava numa janelinha, espiando, e vendo coisas que aconteciam dentro do instante histórico, paralelamente.

Uma ação de sequestro é arquitetada, mas, o tiro sai pela culatra quando os sequestradores cometem um erro fatal.

O desenrolar da história me prendeu o tempo todo, mas a partir da metade do livro, eu mal conseguia largar.

As emoções dos últimos capítulos formaram uma grande montanha russa dentro de mim.

Recomendo. Agora, o próximo: "Vidas Provisórias".

????

Joshua Amaral 26/01/2022

Tempos difíceis!
Livro que nos trás de volta aos anos 90 em que vivemos tempos difíceis na economia. Inflação galopante, confisco de dinheiro, corrupção e outros coisas, que infelizmente não mudaram. Leiam

@juliosanttana 12/06/2021

A felicidade é fácil
"A felicidade é fácil" foi o livro escolhido para iniciar o ano.
Escrito por Edney Silvestre autor de Se eu fechar os olhos agora.
Nessa obra o autor trás uma história da época Color, tudo acontece em capítulos curtos no período de 24 horas, narrando um sequestro.
Um bom livro para passar o tempo, a leitura é rápida, contendo 219 páginas.
Apesar de bem construida a história em alguns momentos há argumentos e perguntas que facilmente poderiam ser compreendidos logo no início dos diálogos sem que houvesse a necessidade de repeti-las incansavelmente, como se a repetição tornasse claro o que queriam que fosse dito, tornando em alguns momentos a leitura entediante.

@wesleisalgado 22/04/2021

Segundo livro da trilogia do universo Edneyano.
Esse livro faz uma ponte com Vidas Provisórias, livro que li ano passado ou retrasado (não me lembro), que por sua vez faz uma ponte com Se eu fechar os olhos agora.
O ritmo dele é bem mais rápido que o dos outros dois citados, a ação (de verdade) se passando em um dia, enquanto vamos e voltamos em flashbacks para conhecer um pouco mais dos personagens e suas motivações.
A escrita do Edney Silvestre é muito elegante, e ele transita com extrema facilidade entre a alta classe culta e o proletariado. Com certeza a profissão repórter de uma vida, gabarita os conhecimentos dele para isso.
Mesmo para um livro relativamente curto, a construção dos personagens não são nada rasas e bastante reais, vide os extremos da vida de Mara e de Major.E a personagem Barbara, filha de Major, uma das protagonistas em Vidas Provisórias, com o fina desse livro sendo quase um prólogo para o outro. Além do núcleo corruptível encabeçado por Olavo e tendo como fundo o Brasil socioeconômico de 1990.
Aviso de utilidade pública, sequência da trilogia Edneyana: Se eu fechar os olhos agora seguido por A felicidade é fácil seguido por Vidas provisórias. Com certeza a experiência vai ser melhor se o leitor conseguir ler nessa ordem, o que não foi o meu caso.

OBS: Resenha nº 46 da resenha do desafio Skoob 2021.

Carolina.Teixeira 23/03/2021

Um bom livro de drama ficcional com história da vida real
Escolhi ler esse livro porque gosto do trabalho do jornalista Edney Silvestre. Gostei bastante da escrita, dos capítulos curtos, do modo como a história da vida real se entrelaça na ficção, é uma coisa mais orgânica, nada forçada, mas que faz sentido para a narrativa.
Os capítulos serem mesclados em flashbacks, horas e momentos antes do ocorrido, para apresentar melhor os personagens, cria uma dinâmica bem bacana, além de certa tensão à respeito do ocorrido. E, para completar, é incrível (até triste) ler um livro publicado em 2011 e sentir tantas semelhanças com o presente (2021). Enfim, uma leitura rápida, fácil e com trechos descritivos interessantes - ah, sim, também gostei do modo como alguns diálogos são representados.

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Este É O Cordeiro Imolado Para A Ceia Do Senhor
Esse é o segundo romance de Edney Silvestre, após sua aplaudidíssima estreia com "If I Close My Eyes Now". Em sua nova incursão literária, "Happiness Is Easy", ele aborda um sequestro de uma criança, tendo como cenário a cidade de São Paulo num ano qualquer do início da década de noventa.

O episódio ocorre em pouco mais de vinte e quatro horas com direito a alguns flashbacks, tempo suficiente para o autor traçar com perícia um retrato sob medida do Brasil na era Collor. Anos marcados pelo congelamento das poupanças e a instabilidade dos preços, o que provocou o caos, levando ricos à pobreza e pobres ao desespero. Portanto, nada soa mais irônico do que o título do livro, justamente na contramão da história.

Estruturado como um romance policial, sua leitura prende a atenção e um clima tenso, desesperado, brota de cada página. Outro aspecto marcante fica por conta da exímia construção das personagens, merecendo destaque o corrupto protagonista, Olavo Betencourt, um rico empresário, e sua esposa, Mara, uma ex-prostituta.

Em capítulos curtos, Edney monta uma intrincada história que parece transcender à ficção. Num vaivém de mentiras e mal entendidos, a divulgação de uma série de falcatruas financeiras do referido casal, envolvido com o alto escalão do Governo, é iminente, podendo render bom dinheiro para uns ou custar muito caro para outros. O pagamento de um vultuoso resgate é o preço do silêncio e exige uma ação imediata num perigoso confronto entre o Poder e uma bem articulada quadrilha internacional.

Prepare-se, pois essa é uma aventura arriscada cujo desfecho guarda surpresas. Algumas conclusões acabam em aberto, incomodando o leitor, e nada mais apropriado, afinal, em tempos de crise, ninguém ousa apostar um único centavo sobre o futuro.

Pequenos detalhes, difíceis decisões vão pouco a pouco, minando os sonhos e sufocando os interesses. Porém, a felicidade resiste estampada no sorriso inocente de um garotinho. Pobre e surdo-mudo, alheio à realidade, "eis o cordeiro imolado para a festa do Senhor..." Aceite meu convite e venha conhecê-lo.

Angelo Miranda 24/01/2016

Uma boa trama policial e política
O livro "A felicidade é fácil" foi o segundo romance escrito pelo jornalista Edney Silvestre depois de ele ter sido premiado com o Jabuti e com o Prêmio São Paulo de Literatura em 2010 com o "Se eu fechar os olhos agora". Portanto, ao lançar o segundo livro, a crítica especializada e os leitores aguardavam que o escritor mantivesse a qualidade literária e narrativa que o consagrou com o primeiro livro, algo, sem dúvida, atingido por ele nesse romance que além de ser policial é político.

Por meio da trama, conhecemos um pouco o submundo lucrativo das campanhas políticas, envolvidas em vultosas somas de dinheiro, troca de favores, corrupção e muitas contas no exterior para esconder o fruto das negociatas.

A história se passa no início da década de 1990, durante o governo Collor. O leitor tem várias referências ao longo da narrativa sobre esse período, tais como algumas músicas que tocavam na época, marcas de automóveis que circulavam pelas ruas do Brasil daquela época, inflação, entre outros.

O livro começa com um ritmo muito bom e se mantém até o final. Logo no primeiro capítulo temos um sequestro que será o pano de fundo de toda a história ambientada na cidade de São Paulo e aos poucos os personagens vão surgindo e também os seus dramas: Olavo, Mara, Ernesto, Irene, Major e Bárbara.

Edney com a publicação desse segundo romance, marca o seu nome no hall dos grandes escritores nacionais contemporâneos. O seu texto é leve, gostoso de se ler. Os diálogos são verossímeis e deliciosos. Os detalhes dos ambientes, dos trejeitos dos personagens, das suas personalidades foram muito bem elaborados e a trama, principal ingrediente para um bom romance, foi estruturado de forma magistral.

O romance se passa durante um único dia, com alguns flashbacks que ajudam a formar a personalidade dos personagens e tornar a trama mais interessante. O ritmo da narrativa não cansa o leitor, pelo contrário, o faz ficar preso nas páginas ansioso para o desencadeamento dos fatos e saber o destino dos personagens.

Edney Silvestre mais uma vez produz uma literatura da mais alta qualidade, acredito que fruto de alguém que é um bom observador, que frequenta as ruas, escuta as conversas alheias, presta atenção nos diálogos, nos dramas, nos conflitos cotidianos e que consegue, com maestria, transportar tudo isso para a sua escrita, deixando a história com ares verídicos numa trama bem elaborada que prende facilmente qualquer leitor.

Rafa 27/08/2014

A felicidade é fácil
A felicidade é fácil, vai levar você leitor a viajar no tempo, mais especificamente em 1990 e acompanhar diversos fatos que marcaram o Brasil na era Collor com o congelamento das contas da poupança que afetaram milhões de pessoas e a alta da inflação.

Segundo livro do jornalista e escritor Edney Silvestre, lançado em novembro de 2011, toda a trama é passada em um único dia. Os personagens do romance são bem construídos, tanto os principais como os secundários, muito bem destacados durante a leitura e ambos são importantes no desenrolar da trama.

A história acontece em São Paulo, cidade mais rica do Brasil e a mais badalada onde vive o publicitário Olavo Bettencourt, respeitado nos meios políticos e sociais, vive no luxo absoluto com sua esposa Mara, que antes de casar com Olavo era acompanhante de altos executivos e políticos. Os personagens secundários são: o motorista particular de Olavo, conhecido como Major, foi um policial militar e que agora trabalha como motorista e segurança, sua filha Bárbara é uma jovem sonhadora que tem como objetivo mudar de vida, poder estudar e até sair do Brasil e morar nos EUA.

Um sequestro dá um tom mais eletrizante na leitura, deixando curioso nas próximas páginas, como vai se sair os bandidos e se terão êxito na missão. O livro conta com flashback do comício das Diretas que aconteceu em 25 de janeiro de 1984.

site: http://leitorcabuloso.com.br/2014/08/resenha-felicidade-e-facil-edney-silvestre/

André Egg 04/01/2014

Ótimo livro, leitura que prende
Romance policial, romance político, romance histórico. Sei lá, um ótimo livro, que a gente começa a ler e só consegue parar quando termina.

Minhas impressões mais aprofundadas eu coloquei aqui:

site: http://andreegg.org/edney-silvestre-felicidade-e-facil/

Joel Junior 08/07/2013

A Felicidade é Fácil
A Felicidade é Fácil, segundo romance do jornalista da TV Globo Edney Silvestre, tenta o tempo todo contradizer o título ao relatar de forma não linear a história que acompanha a trajetória de Olavo e Ernesto, dois amigos publicitários que iniciaram a carreira juntos e também compartilharam o primeiro contato com a corrupção, o leitor percebe que a intimidade com irregularidades continua, agora em esfera federal. Em torno deles, atuam Mara, uma ex-acompanhante de executivos agora casada com Olavo; Irene, o marido e o filho, que trabalham como empregados domésticos do publicitário, além de Major, motorista particular de Olavo, e sua filha, Bárbara. A trama se passa na cidade de São Paulo. Um sequestro mal conduzido dá tom da história. Tento total domínio sobre as palavras, Edney constrói uma trama surpreendente que tem como pano de fundo uma importante época para o país, que acabou marcando uma geração. Irônico em vários momentos, o autor escancara a hipocrisia da sociedade, facilmente vendida e corrompida. A momentos de ternura, mas o foco mesmo acaba sendo a corrupção e todas suas consequências. Não escancara os fatos, mas deixa a sensação de que os políticos realmente agem por nossas costas.

MãeLiteratura 27/02/2013

Eletrizante!
Olavo e Ernesto são dois publicitários envolvidos com esquemas de corrupção. Através deste e de outros personagens, Edney elabora uma trama onde poder, dinheiro e política estão intimamente ligados. Mostra ainda os extremos de dois meninos, um muito rico e outro pobre e surdo-mudo.
Eletrizante! Sabe aquele livro que você não consegue largar até terminar? Que você precisa descobrir o desfecho da estória?! Este é um belo exemplo disso...

Ademar Jr 11/02/2013

A Felicidade é Fácil
Este é mais um livro que li há algum tempo, mas não poderia deixar de ser resenhado por aqui. À primeira vista, título e capa não me despertaram atenção – pois como acontece com a maioria, achei que se tratava de certa autoajuda ou um romance disfarçado disso –, mas já começo dizendo que nem um nem outro fazem jus ao que de fato o autor nos apresenta. A Felicidade é Fácil não chega nem perto de autoajuda, tampouco de um romance disfarçado. Disfarce é a palavra que menos cabe aqui, o que temos é um romance nu, cru e crível.

Leia a resenha completa em: http://wp.me/pCGut-IL

Valdirene 24/01/2013

gostei
No começo achei um pouco cansativo, mas não é daquele livro q vc acha chato e pensa em abandonar. O enredo é interessante, todo mundo ainda lembra do confisco da poupança do Collor e como foi dificil a vida das pessoas. O famoso comicio das diretas tb é um assunto muito recorrente. E o assunto principal, um sequestro errado e como as coisas são resolvidas no Brasil. Recomendo.

Felipe 29/11/2012

Vale a pena, apesar de tudo
Edney Silvestre é mais conhecido como o repórter da Rede Globo e apresentador do Globo News Literatura na TV por assinatura. Porém seu romance de estreia “Se eu fechar os olhos agora” foi escolhido por diversos prêmios como o melhor romance do ano de 2009. É sempre um grande desafio lançar um livro depois de um grande sucesso e manter o nível. Silvestre não conseguiu, apesar de ser muito bom “A felicidade é fácil” fica muito aquém do seu antecessor.
O enredo é ambientado nos anos Collor, e tem um de seus protagonistas um publicitário que está envolvido em diversos esquemas de corrupção e como ele usufrui as beneficias ilícitas do poder (uma analogia com o valeoduto?). A trama se desenrola quando um grupo criminoso internacional resolve sequestrar o publicitário para forçá-lo a transferir o dinheiro desviado para a conta do grupo. No entanto, devido ao forte esquema de segurança que o empresário se impor eles decidem por sequestrar o filho do publicitário, mas em uma operação atrapalhada levam a criança errada. O final é previsível e deixa algumas nós soltos, bem diferente do primeiro romance de Silvestre.
Mas o que mais se destaca no livro, não é o enredo policial em si, mas sua ambientação. Os detalhes dos anos Collor, que incluem músicas, carros e o sonho de consumo dos “emergentes” nos levam de volta ao início da década de 1990. Em relação a política, Silvestre usa sua experiência como repórter para nos mostrar como se constroem os esquemas de corrupção ligados a campanhas eleitorais que ainda hoje são tão comuns em nosso país.
Outro destaque da narrativa de Silvestre são as cenas quentes de sexo, que poderiam até trazer um aviso que o livro é inapropriado para menores. Enfim, o enredo policial deixa a desejar, no entanto, o livro vale e muito pela narrativa e ambientação.