História do Mundo em 6 Copos

História do Mundo em 6 Copos Tom Standage

Resenhas - História do Mundo em 6 Copos

Henderson 18/03/2011

O que a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a Coca-Cola tem em comum ? Para o autor de “História do mundo em 6 copos” essas foram as bebidas mais importantes da história da humanidade.

De vez em quando, ou melhor, quase sempre, o autor exagera um pouco na importância das bebidas para a história da humanidade. Ao ler o capítulo sobre a cerveja, por exemplo, você pode ficar com a impressão de que a civilização só foi inventada porque alguém deixou alguns grãos apodrecerem no meio da água e surgiu a cerveja. Menos, Tom Standage, bem menos…

Exageros a parte, o livro é bom. Os capítulos seguem sempre a mesma estrutura: a história de como surgiu a bebida, como ela se tornou importante e quais foram as implicações disso no mundo da época. O estilo é simples, mas sem ser simplório, e muitos fatos curiosos são apresentados, como o fato do próprio Papa ter que provar o café para autorizar o seu consumo pelos cristãos, já que a bebida era originária da Arábia muçulmana e os taverneiros da época faziam campanha contra.

No final, há um capítulo bônus, discorrendo sobre a próxima bebida “da moda”: a água. Ela mesma, o bom e velho H2O. O tom desse capítulo é meio apocalíptico, naquela vibe de que a falta de água vai causar guerras no futuro e blábláblá, mas não deixa de ser um bom complemento ao livro.

De ruim, além do exagero em algumas partes, só o capítulo sobre a Coca-Cola, que eu achei meio “chapa branca” demais, apesar dele ter algumas informações interessantes, como por exemplo a associação entre a Pepsi e a URSS, que eu nunca soube que tinha existido.

Veredito final: Um livro despretensioso, com uma leitura leve e interessante. Merece uma chance

Teca 13/03/2011

O texto vale pela abordagem original e a proposta de atingir um público mais amplo com um texto ágil. Mas apesar de se valer de tantas referências e fontes de pesquisa, não vai além de uma reportagem sobre o tema.

Angus 02/04/2013

Livro interessante
Antes de ler este livro você deve se perguntar sobre o que você pretende ler, história do mundo ou bebidas?

Se a resposta for história do mundo esqueça este livro, mas se a resposta for apenas ter conhecimento sobre bebidas, então este livro pode ser uma boa pedida.

Como todos já falaram, o livro aborda seis bebidas: cerveja, vinho, destilados, café, chá e coca-cola cada uma é um capítulo.

O início de cada capítulo é sempre dedicado à história da respectiva bebida. Sem dúvida eram as partes de que eu mais gostava, pois explicava a origem delas e continha bastantes curiosidades sobre elas - ótimo para um papo de boteco.

Depois disso, o livro faz um paralelo da respectiva bebida com alguma parte da história do mundo. Nessa parte, às vezes há algum exagero por parte do autor, mas acho compreensível até pela proposta do livro. O que eu achei pior nessa parte foi que nem sempre era tão interessante e muitas vezes ela era cansativa.

Mesmo assim, acho que vale a leitura pois é possível aprender muitas coisas legais.

Duda Garcia 18/08/2022

Adoreiii
Eu sempre gostei muito de história e eu nunca voltei a ler nada do estilo depois que terminei o EM. É muito gostoso ler tanta curiosidade e conhecer coisas por detrás que a gente nem pensava. Agora eu saio contando curiosidade das bebidas pra todo mundo que eu vejo com um copo ou garrafa na mão kkkkkkkk

Heurj 21/04/2010

Livro Leve, fácil de ler, ótimo para quem aprecia qualquer uma dessas bebidas para aprender sobre ela e as outras, além de aprender um pouco de História e Antropologia de maneira MUITO, muito divertida.

(Abaixo... Reescrevi a sinopse com minhas palavras):
Da pré-história(Com a Cerveja) à era da globalização(Com Coca-Cola), Tom Standage escolhe um ângulo inusitado para analisar as civilizações - as bebidas.

Em seis copos, mostra a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a Coca-Cola influenciando os rumos da história mundial.

westbob.harris 26/07/2013

Delicioso
"Da próxima vez que você aproximar a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá ou a Coca-Cola de seus lábios, pense em como essa bebida chegou a você através do tempo e do espaço, e lembre-se de que ela contém algo mais do que álcool ou cafeína. Há também história em meio a suas líquidas profundezas."

Esse trecho do livro traduz bem sua totalidade. Uma leitura interessantíssima e deliciosa. Beber é incorporar também um pouco da história.

Rafa 08/03/2015

Arrastando as Alpargatas
Eu conheci esse livro através de um professor de cursinho pré-vestibular. Era um professor de história, daquele tipo de professor que faz você se apaixonar pela matéria, que faz você se sentir como se estivesse vivenciando aquilo que ele lecionava. Então, em alguma aula, ele falou sobre esse livro, explicou brevemente como era a relação das bebidas com a história do mundo, eu anotei o título no canto da apostila e, quando surgiu a oportunidade, li.

Gosto bastante de história graças a este professor e outros, então, gosto de ler livros desse tipo. Não didáticos, mas que te dão uma visão de algum período ou guerra ou personagem. Então, se você, como eu, é um curioso da história do mundo, mas não tem a paciência para ler um livro didático. Aqui vai minha recomendação.

O autor conta a história do mundo através das bebidas. Desde a água, a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a coca-cola, finalizando com a água novamente. Ele fala um pouquinho sobre a origem da bebida (excetuando a água, por razões óbvias), a época em que ela foi inventada e, principalmente, faz uma implicação da sua importância para a época vivida.

Por exemplo, sobre a cerveja, ele fala que foi originada na Mesopotâmia e Egito, e que foi descoberta por acidente, já que tem uma formulação parecida com o pão. Não foi a primeira bebida alcóolica descoberta, mas foi a primeira a ser produzida em quantidade. Fala também que desde seu início, a cerveja foi uma bebida social, inclusive retratada em pinturas num grande recipiente com canudos e duas pessoas o bebendo. Simboliza a hospitalidade.

Ele discorre sobre por qual razão era preferência uma bebida como o vinho ou os chás ao invés da água, já que a mesma poderia estar contaminada e propagar doenças. Ele também fala como o chá virou a bebida britânica de escolha, ou da intelectualidade do café.

Aliás, eu adoro café. Um dos meus capítulos preferidos foi sobre a bebida, e me senti super intelectual em aproveitá-la enquanto lia. Desde sua origem, o café sabidamente foi um aliado para o cérebro, e os cafés que se criaram abarcavam grandes pensadores e filósofos, onde a centavos, quem entrasse poderia discutir seja política, seja um novo livro ou uma ideia. Inclusive, destes pensadores, surgiram revoluções importantes para a história.

Tenha em mente, é claro, que o livro foi escrito com um propósito, associar bebidas com a história do mundo, então, é claro que há exageros nas relações que o autor traz. Mesmo assim, gostei muito de ler e adorei as curiosidades que o autor trouxe.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Arthur803 18/08/2020

Uma leitura leve, sem exagero de detalhes, que cumpre bem sua proposta.
Historia do Mundo em 6 Copos

Livro de Tom Standage, separado em praticamente 6 grandes divisões, no caso, cada bebida que, segundo o autor e os estudos usados de fonte, foram as 6 bebidas que mais influenciaram ou foram influenciadas durante específicos momentos da história da humanidade. Passando por cerveja, vinho, destilados, café, chá e por último a coca cola.

Cada bebida é analisada em vários aspectos, seja o material usado e a disponibilidade dele na região pioneira, o simbolismo por trás daquela bebida e o ritual de bebe-la, somando então o impacto social e econômico que tais bebidas causaram ou que criaram suas famas pela história. Seja por misticismo, gosto ou praticidade, o livro conta detalhes e lista os motivos que fizeram tais bebidas tão populares até hoje.
Creio que o livro cumpre muito bem o seu papel de ser informativo e interessante, uma leitura dinâmica que consegue transportar o leitor para diferentes épocas da historias e entender um pouco sobre conflitos e situações econômicas que determinados países sofreram, sempre pela visão das bebidas em destaque. Vale lembrar que o destaque do livro é a visão uma histórica que as bebidas estavam inseridas, não pense que será um livro contanto a história por completo dos conflitos ou de civilizações, e é exatamente por isso que ele cumpre seu objetivo muito bem definidos no título e na sinopse.

San 06/10/2020

Leitura leve e divertida! Fato que é bastante resumida, mas traz aspectos gerais bem interessantes dessas seis bebidas essenciais!
Mirella Bartollo 06/10/2020minha estante
??

paolafeitosa 10/02/2021

5 estrelas
Livro sensacional. Entrou para a minha seleta lista de livros 5 estrelas (13 livros, contando com esse). Recomendo demais. Um dos melhores livros que já li na vida. Para quem gosta de história e de bebidas, esse é O livro.

Serpassan 19/10/2022

Uma grata surpresa
Uma dessas curiosidades da vida moderna, buscar a origem das coisas cotidianas, as bebidas como fonte de inspiração pra conhecer melhor a humanidade e assim iniciar uma deliciosa descoberta.

Rafael.Gomes 05/12/2022

Oportunidade para ter um novo ponto de vista sobre a história com grande ênfase para as bebidas. Leitura leve e altamente recomendada.

Trechos:

As bebidas destiladas, ao lado das armas de fogo e das doenças infecciosas, ajudaram a moldar o mundo moderno, ao contribuir para que os habitantes do Velho Mundo se estabelecessem como governantes do Novo Mundo. Os destilados exerceram um papel na escravização e no deslocamento de milhões de pessoas, no estabelecimento de novas nações e na subjugação das culturas indígenas.

(?)

Kerly 11/06/2015

Cada copo, um copo!
Sou apaixonada por café e chás, e foi assim que acabei me deparando com este livro.
Este livro é dividido em seis bebidas que influenciaram a história da humanidade, começando pela cerveja, depois o vinho, os destilados, café, chá e finalmente a coca-cola.
O livro descreve historicamente a evolução das bebidas e sua importância econômica e social tanto para a região onde nasceram quanto para o restante do mundo.
Há inúmeras curiosidades, especialmente no que se refere à cerveja, que não está entre as minhas bebidas favoritas, mas que de certo conseguiu o meu respeito depois dessa leitura.
Ainda hoje vemos os traços do que essas bebidas representaram no passado, como por exemplo, a cerveja que era bebida de um recipiente com um canudo, mostrando que todos eram iguais e receberiam exatamente o mesmo líquido que os outros. Hoje não bebemos de canudinho, nem dividimos a garrafa, mas a cerveja continua sendo a "cola" das reuniões de amigos.
Mas uma das histórias que achei mais engraçada foi uma sobre o vinho, que inicialmente acreditava-se ter propriedades medicinais tanto quanto milagrosas, acabou transformando um rei em bola de fogo (mas vou deixar que você leia o livro para saber melhor do que estou falando).
A leitura foi bastante interessante, só acho que o autor pecou no epílogo, onde acabou caindo em lugar comum e repetindo ideias já amplamente disseminadas sobre o valor da água e o que pode vir a acontecer quando esta se tornar escassa.