A primeira impressão é a que fica

A primeira impressão é a que fica Ann Demarais

Resenhas - A Primeira Impressão é a que Fica

Ogro 12/02/2012

Interessante mas limitado
Por mais de 200 páginas as autoras apresentam situações que todos nós lidamos no dia-a-dia , apontando o impacto que causa em terceiros e ao final de cada capítulo,apresenta uma tabela de auto-avaliação , baseada nos pontos discutidos previamente.

Com trechos que chegam a ser divertidos como ,por exemplo, "mancada pode ser sexy", "puxar saco no trabalho" e "gosto do jeito que você mexe" são apresentadas argumentações , de forma bem coloquial, sobre cada aspecto imaginável numa situação de relacionamento, seja pessoal ou profissional.

É uma leitura interessante.Mas limitada.Por 3 motivos:

1º)o livro nada mais é que uma releitura do Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, com algumas pitadas de neuro-linguística e um glacê de regras de livro de etiquetas. Para quem já leu algum texto de qualquer revista que fale sobre entrevista de empregos, lidar com clientes ou até, graças às salas de dentista, aquelas revistas de adolescentes e fofocas sobre "como conquistar aquele gatinho", "mulheres,como ganhá-las na balada" ou talvez "Ele acha que você é uma piriguete ao invés de ser para casar?Veja o que você pode estar fazendo para ele ter essa impressão", identificará imediatamente o estilo e o aconselhamento.

2º)esse livro é ótimo para tímidos, pois ajuda-os a trabalhar certas impressões de antipatia que geram e é excelente para pessoas-sem-noção, que são a maioria dos exemplo do livro. Infelizmente, as pessoas-sem-noção carecem da auto-crítica necessária para considerarem o texto como aplicável a eles("EU sou inconveniente?Que nada - sou é sincera , aonde eu trabalho é que só tem fingido, blablabla" - vocês certamente conhecem alguém assim), mas para a maioria das pessoas que situam-se entre os extremos , serve mais como um alerta para um ou outro ponto.

3º)o texto segue muito a linha de auto-ajuda "insista que você consegue" ignorando que muita da percepção da sociedade vem de PRÉ-percepções que você não consegue controlar como sua idade, seu biotipo, sua cor e concentrando-se APENAS nas percepções que você gera com suas atitudes. Apenas nas 10 últimas páginas aparecem algumas admissões de que "a despeito de você ter aprendido tudo pode ser que..." - deveria existir também textos mais explanatórias de como lidar e resolver a primeiras impressões "fora de nosso controle" , o que é bem pouco abordado.
Geraldo 29/05/2013minha estante
Li sua resenha e concordo com gênero, numero e grau.

Carla.Parreira 18/02/2024

A primeira impressão é a que fica (Ann Demarais e Valerie White). Melhores trechos: "...As pesquisas psicológicas revelaram que as pessoas dão um peso muito maior às informações iniciais do que às posteriores, quando avaliam as pessoas. Por um motivo simples: as primeiras informações que recebemos sobre qualquer coisa - lugares, pessoas, idéias - influenciam a forma como processamos as informações que vêm depois. Em outras palavras, as pessoas tendem a acreditar que as primeiras coisas que aprendem são a verdade... Se de início você parece distraída e voltada para si mesma, durante muito tempo os outros vão ignorar suas manifestações posteriores de calor humano e interesse. Vão ser necessários muitos comportamentos positivos para superar o impacto de um comportamento inicial negativo... Pode-se presumir que alguém que pareça otimista e alegre seja também esperto, agradável e bemsucedido, embora nunca se tenha tido nenhuma prova da existência destas qualidades naquela pessoa. É o que se chama de 'efeito da auréola'... Esteja você consciente ou não, seu estado de espírito muda as pessoas - a maneira como elas se sentem, o que sentem a seu respeito e o modo como reagem a você. Em qualquer relação você transfere uma parte do seu estado de espírito para aquele com quem está falando. Em sua quase totalidade as pessoas são atraídas por aqueles que mostram ter um astral positivo... O ato de apertar a mão também chamou a atenção dos psicólogos sociais que testaram a qualidade do impacto exercido por um aperto de mão sobre as impressões iniciais a respeito de uma pessoa. Segundo suas descobertas, um aperto de mão firme, marcado pela força, vigor, duração, acompanhado de contato através dos olhos, tem realmente um impacto positivo sobre uma primeira impressão. Os pesquisadores também examinaram as diferenças a este respeito entre os dois sexos. Descobriram que mulheres com aperto de mão mais firme são vistas como confiantes e determinadas e causam uma impressão melhor sobre os outros do que mulheres com um aperto de mão flácido. E, surpreendentemente, mulheres com aperto de mão firme são vistas de um modo mais positivo do que homens com aperto de mão com firmeza semelhante. Com base nesses dados, as mulheres fariam bem em dar um aperto de mão firme ao encontrar alguém pela primeira vez... Quando alguém mostra um real interesse por nós, costumamos nos sentir valorizados e compreendidos - este é o principal benefício social que buscamos e ao qual inconscientemente reagimos em nossas relações com outras pessoas. Você também tem o poder de fazer essa luz se acender nas outras pessoas. Na verdade, demonstrar um interesse sincero é o modo mais fácil e mais eficiente de causar uma boa impressão inicial. Basta interessar-se e você parecerá interessante... O fato de demonstrar interesse pelos outros também revela algumas coisas sobre você. Mostra que está aberto a um contato e que não é uma pessoa autocentrada. Também mostra que você se sente seguro a respeito de quem é e que mantém a mente suficientemente aberta para compreender o que existe sob a aparência superficial de alguém... Os participantes gostaram mais dos ouvintes silenciosos que os olhavam, sorriam e se inclinavam na sua direção. Então, mesmo sem dizer nada, o simples fato de olhar, sorrir e se inclinar na direção dos outros fará com que as pessoas gostem mais de você do que se tiver conservado o seu corpo numa postura neutra... Você não precisa dominar muitos assuntos para deixar uma impressão favorável numa primeira conversa. É muito melhor demonstrar curiosidade sobre o que o outro está falando e fizer perguntas. A maior parte das pessoas pode até apreciar a oportunidade de lhe falar sobre um assunto de que gostam... Se um homem se abre com você num primeiro encontro, tome nota deste fato. Isso pode indicar que ele espera dar continuidade ao relacionamento ou que ele acredita que você gostou dele... Cometemos o erro fundamental de generalização quando achamos que um comportamento específico de uma pessoa define toda a sua personalidade, em vez de atribuí-lo a uma situação particular. Para corrigir isso, tente se lembrar de como as situações desempenham papel importante no modo como as pessoas se comportam e se sentem. Procure na situação ou ambiente em que se encontraram um motivo que possa ter provocado aquela atitude... Outro preconceito que se cria é o que ocorre quando acreditamos que certos comportamentos e características estão ligados entre si... Certos comportamentos podem deflagrar toda uma série de lembranças e suposições que estão mais relacionadas com a pessoa que você conheceu no passado do que com a que acaba de encontrar..."

Fabio Bottrel 17/07/2021

Aguça a empatia
O livro fornece alguns insights que aguçam a empatia nas relações cotidianas, coisas que possivelmente poderíamos já saber são esmiuçadas refinando a nossa visão e melhorando o comportamento numa conversa, por exemplo.

Adriano Schiessl 11/11/2023

Este livro é sobre como deixar de se preocupar com "O que os outros vão pensar?"
Dá dicas práticas de comportamentos que podem ser úteis ou atrapalhar nos relacionamentos durante as primeiras impressões. Dá exemplos de muitos clientes atendidos, as dicas a eles dados e os resultados obtidos.