Deus é Vermelho

Deus é Vermelho Liao Yiwu

Resenhas - Deus é Vermelho

Vando 27/05/2012

Deus clareou um país vermelho.
Muito bom, gostei muito de ter lido esse livro, o autor, Liao Yiwu mesmo não sendo um cristão, relatou muito bem o que aconteceu com o cristianismo na China Comunista. Já tinha uma certo conceito sobre o comunismo, depois desse livro, se confirmaram. Recomendo.

Thyara 09/01/2013

Uma história contada com sangue
Um relato impressionante e emocionante de uma China escondida do resto do mundo. Esse livro é um apanhado de entrevistas de pessoas comuns de várias partes da China, que dedicaram suas vidas ao que crêem e mostra como o cristianismo lá sobreviveu à repressão e ao controle do Estado ao preço de sangue.
Para os ateus e agnósticos de plantão, como o autor não é cristão, este livro não será uma leitura tendenciosa ou influenciada por uma visão religiosa.
Fui completamente tocada por esse pedaço da história que ainda hoje escreve seus capítulos nas prisões chinesas. Não deixe de ler!

Cândido 16/07/2013

Constrangedor...
Sim, é o que eu senti, no começo, durante e depois de ler.
Liao Yiwu, correu atrás de conhecer a história de vida de pessoas que lutaram e lutam até hoje para manter a chama da fé acesa na China.
O constrangimento me atingiu, por me considerar cristão, mas viver em um país livre como o Brasil, muito diferente do que é a China hoje, e pior, como era antes, sob a pressão do Comunismo e a Revolução Cultural.
Os personagens retratados nos dão um banho de como se deve ser vivido o real cristianismo, que consiste na luta, privações e dedicação ao outro.
Um boa leitura, para quem acha que já sabe tudo sobre a fé.

Isaac 21/02/2020

Fantástico
O livro relata diversas histórias de cristãos que passaram por situações bem adversas na China durante o período em que Mao Tse Tung estava no poder. O li esperando que fosse mais um livro de normal histórias mas fui surpreendido com o peso que cada uma trazia consigo, é emocionante.

marjory.schlottag 07/06/2021

Impressionante
O livro conta com diversos testemunhos e entrevistas com pessoas cristãs na China. O cristianismo mesmo sendo duramente perseguido durante a Revolução Cultural chinesa, sobreviveu e tem crescido na China.

rto_garcia 03/07/2018

Um choque de realidade
Normalmente associamos as histórias de mártires da igreja cristã com histórias de séculos atrás, e esse livro nos mostra que a perseguição acontece de forma feroz ainda hoje e nasultimaa décadas. Esta obra é uma leitura obrigatória para todo o cristão, principalmente para aqueles que estão se iludindo com as mentiras da ideologia esquerdista comunista.

Júnior 12/04/2015

Excelente Livro
Excelente esse livro. É muito bom ler algo desse tipo escrito por alguém que não professa religião alguma, pois, aumenta a credibilidade.
Recomendo para todos, não por causa que o assunto é religião, mas também por retratar da real formar um sistema defendido por muitos: o comunismo.
O autor deixa mais claro, através dos relatos, tudo que um cristão passa somente por ser cristão em um país como a China. Algumas histórias chegam a ser bem tristes, mas o bom é descobrir que as vítimas conseguem encontrar forças na fé para continuarem seguindo em frente.

Somente o final poderia ser um pouco melhor. O escritor poderia finalizar com um bom epílogo, mas preferiu acabar com mais uma entrevista e ao chegar lá, o leitor fica com uma sensação de: "acabou?" Enquanto fica a repassar as várias páginas em branco em busca de mais.

Allan Rodrigues Lima 30/11/2017

IMPACTANTE
Você pensa que é um bom cristão porque participa dos cultos regulamentes, sabe dois ou três hinos da harpa, tem um belo exemplar da bíblia, até que você lê esse livro e descobri que seu bom está mais para medíocre. Incrível o que um homem e uma mulher de fé podem suportar para não abandonar a palavra do Senhor Jesus Cristo.

Sammy 12/08/2018

Impressionante
“Deus é vermelho” é um livro inspirador e esclarecedor que denuncia a situação de miséria e opressão que o povo chinês vivencia há mais de meio século e é uma obra indicada para qualquer indivíduo independente de suas convicções (ou falta delas) políticas ou religiosas, pois é instrutivo e não dogmático, uma vez que se propõe a mostrar a realidade e chamar a atenção para uma situação que é comumente encoberta por propagandas governamentais e traz reflexões não apenas sobre a China e os cristãos e sim sobre o excesso de poder de um Estado, a restrição da liberdade e a crueldade de modo universal. Resenha completa no meu blog, link abaixo :)

site: https://discursosemmetodo.wordpress.com/2018/08/11/in-hoc-signo-vinces-%e2%9c%9d-parte-i/
Kathlen 14/10/2019minha estante
? um livro que contém fatos históricos mesclando com a religião. Excelente escrita desse autor!

Leituras e Reflexões 21/12/2018

China é um dos países pelos quais oro. Pra conhecer um pouco de sua história, escolhi este livro.
Trata-se de uma série de reportagens com cristãos perseguidos no século XX e XXI na China, e, consequentemente, um resumo da história do cristianismo após o regime comunista naquele país.
Histórias tristes, por causa do sofrimento e tratamento desumano com aqueles que professavam sua fé em Jesus Cristo. Por outro lado, histórias lindas de fidelidade ao Senhor apesar das circunstâncias.
Que exemplos de vida, de convicção, de fidelidade a Deus!
Impossível não ler os relatos de alguns dos nossos irmãos e não chorar, não se comover. Cheguei a ficar muito triste ao ler a respeito de todas as destruições de templos, tomadas de posses da igreja, da destruição de bíblias e livros cristãos, da fome severa ao ponto de a população procurar alguns cadáveres para desenterrar com o intuito de tirar deles alguma carne para comer... e outras situações terríveis sobre as quais nunca li a respeito e que, só de pensar, doeu na alma. Mas sorri ao sentir no coração a doce certeza de que, mesmo o comunismo usando de todos os meios mais satânicos para o extermínio total do Cristianismo, suas raízes prevaleceram e têm florescido em solo chinês.
Fecho o livro mais convencida ainda de que somos muito abençoados; e orar por esse país pode parecer tão pouco... mas como uma gotinha no meu "pequeno bico", sigo fazendo a minha parte.

Cássio Costa 21/12/2018

Vermelho Sangue
A história da igreja em geral é triste e gloriosa, triste porque a perseguição, os martírios, as injúrias, o sangue derramado, a dor das famílias nós deixam demasiados taciturnos por tais atos cometidos contra o povo de Deus. Todavia creio que mais do que tristeza, encontra-se em nós maior motivo de júbilo, pois a igreja vive e viverá aqui na terra até a volta do seu noivo tão esperado, do seu dono tão amado, do seu resgatador e justificador, aquele que é, aquele que era e aquele que há de vir. O todo poderoso, Senhor Jesus.
Como diz o narrador do documentário O Espelho Dos Mártires " uma pequena chama acesa em meio às densas trevas dos séculos. Assim é a igreja do Senhor Jesus Cristo."
Essa verdade permanece inalterada, permanece latente, somos poucos, somos uma escória pro mundo e na China não foi diferente. A igreja na China foi muito perseguida, muito caluniada, ultrajada e muito martirizada com a subida do comunismo e seu ateísmo desenfreado ao poder, isso por volta da década de 50. O país que já sofria com uma guerra civil que durava mais de 20 anos, causando pobreza, desemprego, doença e outras mazelas, entrava agora na sua pior fase com o comunismo e seu desumano regime. Os missionários foram expulso do país, com isso muitas escolas, hospitais e igrejas foram fechadas, uma miséria sem tamanho tomou conta da china por completo. Os líderes cristãos eram mortos por acusação de espionagem conta o governo, as famílias deles muitas vezes eram presas ou tinham seus bens confiscados, muito irmão foram obrigados a trabalhos forçados, construindo as cadeias onde iriam ficar presos. A taxa de mortalidade que já era baixa despencou, o país que já era pobre virou miserável, sem saneamento, sem hospital suficiente, sem escolas dignas de uma educação boa. O regime comunista tomou conta de tudo. Não podia ter qualquer pesamento contrário ao governo pois era taxado de cotrar-revolucionário, nacionalista ou imperialistas desfarçado, não existia democracia. Foi um período para a igreja chinesa de tribulação e sofrimento. Por fim, com a morte de Mao tsé-tung o consumismo começou a perder força e a direita se restabelecer, proporcionando para a igreja cristã lampejos de liberdade e esperança. Não importa a época ou quem quer que seja o ditador, por mais que tentem destruir a igreja, as portas do inferno não irão prevalecer contra ela.
Paulo 21/12/2018minha estante
Adorei a resenha, ela está muito bem escrita!

Leituras e Reflexões 21/12/2018minha estante
Coincidência ou não terminamos de ler no mesmo dia rsrs... emocionante muitas da histórias. O que mais me quebrou o coração foi o desespero da fome

Cássio Costa 21/12/2018minha estante
Verdade Débora, achei a fome e a obstinação do governo em fazer a população venerar a força, um regime totalmente ateísta, muito impactante. A igreja sofreu bastante. Muitos morreram outros tantos foram mutilados e/ou presos. Porém, Grande é o Senhor Deus que deu vitória por seu povo.

Leituras e Reflexões 21/12/2018minha estante
Glória a Deus! Você já leu o livro TORTURADO POR SUA FÉ? Ele fala especificamente sobre os métodos satânicos do comunismo. E o autor é um ministro cristão. Lindo demais o livro, apesar de triste

Leituras e Reflexões 04/07/2021minha estante
Não, Caio. Como o foco do livro é a história do Cristianismo, não foi abordado o nascimento e desenvolvimento de outras ?religiões?.
Mas deve haver vários outros livros que abordam. Dá uma pesquisada! ?

Andy.Sena 18/01/2023

Particularmente, eu não sou muito fã de livros com entrevistas. Na minha percepção seriam histórias de testemunho de crentes chineses sob o regime comunista e como a igreja sobreviveu e ainda sobrevive ali. Mas, algumas entrevistas me tocaram bastante.

Carla.Parreira 21/10/2023

Deus é vermelho
Adoro livros com relatos pessoais. A história revela como o cristianismo sobreviveu e floresceu na China comunista. Vermelho é a cor do sangue derramado de muitos cristãos torturados e mortos, daí o nome do livro.
Eis alguns trechos: ?...Antes da morte de Mao Tsé-tung, em 1976, muitos cristãos chineses foram presos ou executados... Enquanto um elevado número de chineses optou por reconhecer a realidade política e praticar a religião dentro dos limites prescritos pelo governo, outros resistiram, acreditando que somente Deus, não o partido, poderia reivindicar suas crenças. Eles evitaram as igrejas ?oficiais? e se reuniram para cultos nas casas - o chamado ?movimento das igrejas domésticas? - apesar da perseguição permanente por parte das autoridades governamentais... Para obter e preservar sua liberdade e dignidade, não há outro caminho, a não ser lutar...?

Kathlen 15/10/2019

De sangue veste o vermelho comunista
A China comunista da Era Mao deixou profundas marcas na população chinesa seja influenciando seus valores culturais e religiosos muitas vezes através de campanhas compostas tanto de discursos inflamados e propagandas como o emprego da força e violência contra as massas. Assim se marcou a história do cristianismo na China, apesar de ser ainda um grupo minoritário, conta com uma representação expressiva. Inserido num contexto diversificado, o cristianismo começou em regiões interiores da China onde se ramificou e floresceu em meio a diversidade étnica, linguística ,mazelas sociais, perseguição e perdas irrecuperáveis.
Por meio de relatos e depoimentos dos mais remotos povoados, este autor expõe a trajetória dos missionários na consolidação do cristianismo e acaba revelando os impactos e suas transformações consequentes no cotidiano camponês. É um livro longe de promoção religiosa, já que o próprio autor nem é cristão, apenas seu modo de escrever sem interferências de suas opiniões, apenas recolhendo entrevistas, acaba sendo uma série de relatos históricos como cenário, permitindo assim um paralelo do seu regime político em contraste a sua cultura pouco uniforme e muito vasta.

Kathlen 15/07/2021minha estante
Eu realmente não me recordo se há citações, mas é possível que sim, embora seja algo que não tem enfoque. O tema é o cristianismo na China e como o governo lida/lidou com isso, como a população resiste ou se adapta ao longo do tempo. O legal é que o autor não tem religião.

gabisophia.09 21/07/2023

Deus é vermelho
"Deus é Vermelho" é um libeo que trás a tona o sofrimento e força dos irmãos cristãos que foram perseguidos, atacados e perderam suas vidas por sua fé (não apenas protestantes, também católicos). Esse autor emociona e concientiza seus leitores de tal forma que encanta e surpreende. Leiam, é só o que peço.