Tiger Lily

Lily Anderson
Lily Anderson

Resenhas - Tiger Lily

Veneella 18/05/2014

Lindo, melancólico e eternamente fascinante
Como falar de um livro de um livro como esse, que evoca melancolia só de pensar no título? Por que durante toda a leitura eu sabia o que aconteceria no fim, e isso cobriu até os momentos mais lindos de uma atmosfera triste e saudosista. A escrita de Jodi, cadenciada e até mesmo delicada, só ajuda a reforçar essa atmosfera misteriosa, mágica e triste.

“Deixe-me dizer uma coisa de uma vez. Essa é uma história de amor, mas não como nenhuma que você já tenha escutado. O garoto e a garota estão longe de serem inocentes. Vidas queridas estão perdidas. E o bem não vence. Em alguns lugares, em última analise, existe alguma coisa boa em finais felizes. Em Neverland, esse não é o caso.”

pág.3

O livro é narrado por Tinkerbell (Sininho) em primeira pessoa, uma criaturinha peculiar, incapaz de dizer uma palavra, mas que observa tudo e nos conta cada pedacinho da história. Achei esse detalhe incrivelmente adorável, pois Tinker é uma personagem deliciosamente engraçada e possui uma sabedoria que ninguém imaginaria pertencer a uma fadinha travessa. Faltaram marcadores coloridos para as reflexões e quotes lindos espalhados pelo livro.

Em Tiger Lily, temos um romance construído de forma mágica e peculiar. Peter e Tiger se apaixonam em meio a aventuras em terras selvagens e perigosas, embalando um amor ingênuo com suas personalidades fortes e explosivas. Em muitos momentos vemos essa vulnerabilidade dos Meninos Perdidos, e até mesmo de Peter, o que quebra de forma surpreendente a perspectiva de que eles eram “safos” e jamais desejariam sair da Terra do Nunca. A autora fez um trabalho maravilhoso desmistificando esses personagens e os tornando mais humanos, mostrando que todos sentem medo e querem ser protegidos em algum momento e que até os mais fortes ficam assustados.

Por um outro lado, é possível ver uma crítica à imposição de costumes e crenças. Quando os ingleses encontraram a Terra do Nunca, eles se empenharam em instaurar sua cultura e suas crenças como a única verdade, o que levou a uma quantidade de eventos infelizes. Isso me levou a refletir muito sobre o nosso estilo de vida. Quem sou eu para dizer como uma pessoa deve viver?

“Eu não sou estranho ao seu amor por causas perdidas, querida. Mas você precisa ser cuidadosa com as pessoas que você conhece” ele disse, fumando o cachimbo, pensativo. “Você não pode desconhecê-los”

pág.11

Por fim, temos a valente e misteriosa Tiger Lily em si. Uma personagem forte, cativante e inteligente, que sempre se sentiu deslocada. Uma alma feroz e selvagem demais para ser compreendida, até que encontra uma alma parecida e se apaixona, mas seu destino nunca foi simples. Tinker é uma das únicas que consegue desvendar ao menos parte do que se passa na cabeça da protagonista, e serve de intérprete ao leitor. Apesar de todas as suas características marcantes, Lily é introspectiva e misteriosa, e mantém seus segredos até o fim do livro.

“Ainda assim, quanto mais eu ficava ao redor dela, mais eu podia ver as cores da sua mente e os recessos de seu coração. Havia uma fera ali. Mas também havia uma garota que tinha medo de ser uma fera, e que se perguntava se outras pessoas também tinham feras em seus corações. Havia força, e também a determinação de parecer forte. Ela guardava a si mesma como um segredo.”
pág.21

Já nunca fui fã da Wendy, e a detestei ainda mais depois de ler. Tiger Lily é um livro lindo, tocante e triste. É sobre amor, amizade e força, e sobre finalmente se encontrar. Eu chorei horrores no final e tive a certeza de que jamais assistiria Peter Pan da mesma forma. É impossível não ter carinho por essa história tão cativante, mesmo que triste. Mesmo envolto em melancolia, sei que sempre pensarei nesse livro com carinho.

site: http://www.itrandom.com.br
Bruna 20/01/2018minha estante
Você leu esse livro em português ou inglês? Fiquei curiosa depois da sua resenha e queria saber pra mim poder procurar hauahu obrigada ?

bendtherules 15/08/2021

é um livro muito bom e fala sobre elementos muito importantes, como a colonização e o modo como ela afeta a vida dos nativos. isso, ao mesmo tempo que narra um romance inspirado em peter pan.

Peculiar.mee 13/08/2023

Existem muitos tipos de amor
Não tenho capacidade para descrever o quanto este livro me destruiu psicologicamente.

Por muito que queiramos, existem coisas que têm de ser de uma certa forma, mesmo que essa forma nos parta o coração em dois.

O medo e o orgulho fazem nos perder grandes oportunidades, mas, nunca é tarde demais para voltar atrás.

Aceitar o passado e com isso ser feliz com o presente

Obrigado Peter e obrigado Tiger Lily por me ensinarem sobre o amor

Bruna 12/04/2022

"Every kind of love, it seems, is the only one."
As últimas páginas foram a coisa mais perfeita do mundo, mas o restante do livro teve um ritmo bastante regular e um pouco lento, o que às vezes me deixava um pouco desmotivada para ler. Os personagens são difíceis e acabei não me apegando muito à protagonista; também esperava um pouco mais da narrativa do Peter Pan original. Apesar disso, a narração pelos olhos da Tinker Bell é sensacional, e a escrita é muito linda. Não achei a história exatamente emocionante, mas é sensível e me deixou de coração partido algumas vezes - admito que o romance me pegou em alguns momentos.

madelcol 29/01/2023

Always, Your Peter.
meu maior arrependimento foi não ter escrito uma resenha de Tiger Lily na primeira vez em que li.
meu maior feito também.
ler esse livro depois de tudo o que aconteceu na minha vida, e detalhe, depois de passar pelos quinze anos e por ter sido marcada por coisas que a Tiger Lily também foi deixou a história ainda mais real, como se fosse possível.
existe tanto do Peter em mim que me dói dizer. e quando eu li pela primeira vez, teria lutado e falado que eles se mereciam, quando na verdade tudo aconteceu da maneira que precisava acontecer, como o círculo que tanto é falado finalmente estivesse completo, pronto para ser reiniciado.
acho que no fim, as duas versões que leram o livro concordam que Tiger Lily passou - há muito - de apenas palavras diagramadas em páginas e mais páginas. Tiger Lily é um sentimento. uma chama pulsante. algo como o coração da Terra do Nunca se pareceria.
imagino ela de lá, Peter daqui, em algum canto. dois corações que se já amaram e duas almas que foram entrelaçadas tão firmemente que acabaram deixando pedacinhos de si mesmas uma na outra.
no fundo, duas crianças meio crescidas que compartilham o mesmo medo & um amor. mas afinal, não é essa a graça? não poder explicar como as coisas são?
Tiger Lily, você acha que a magia existe se puder ser explicada?

Gi.Marques 27/01/2021

Lindíssimo
A história perde um pouco por ser contada pela sininho mas ainda assim consegue tocar lá no fundo
Eu fui de amar a Wendy e odiar a sininho pra amar a sininho e detestar a Wendy
O final é simplesmente magnifico, mas requer maturidade pra aceitar.... eu ainda nn aceitei kkkk

Madu 31/12/2023

Y?all, hear me out, WHEN I TELL YOU I SOBBED ITS BECAUSE I DID JUST THAT. This book is now one of my favorite retellings! I simply loved everything about it!