Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

Mariana Rodrigues 23/04/2024

Olhai os Lírios do Campo
Eugênio Pontes, moço de origem humilde, a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porém, é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama. Sensível, comovente, Olhai os lírios do campo é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida.

cams 22/04/2024

Olhai os Lírios do Campo
Quando comecei essa leitura, não tinha expectativas e nem sabia o que esperar. Mas, ao decorrer da história, fiquei surpresa positivamente. Tratando-se de uma época em que a sociedade era estruturalmente diferente, são vistas condições de vida que seriam inaceitáveis atualmente, por mais que ainda existam. O drama da primeira parte e o contraste com a mudança de Eugênio na segunda fazem com que a leitura seja mais proveitosa e, apesar do vocabulário difícil, fluida. Contudo, o personagem principal, devido a sua melancolia e raiva à vida, principalmente na primeira parte. me irritou, pois achei irreal alguém conseguir ser tão perfeita como Olívia existindo alguém como Eugênio. Mas, ainda assim gostei muito e aprendi muitas coisas.

Carlachfr 18/04/2024

Cativante
Finalizei março com ele.
Esse romance é tão gostoso de ler. A forma como a história de vida do Genoca se desenvolve é perfeita.
Torci para ele e Olívia se entendesse e ficassem juntos antes de qualquer coisa, infelizmente as coisas precisaram ser diferentes para que Eugênio pudesse amadurecer e olhar a vida com outros olhos.

soufernanda 14/04/2024

Por que devemos olhar os lírios do campo?
Se você é alguém atormentado pelas incertezas do futuro, alguém que há muito não consegue relaxar e vive buscando o sucesso, mesmo que não saiba de fato o que "sucesso" significa, então prepare-se para ser lido. Isso mesmo. A cada página você terá a sensação de que é o livro que está lendo você e não ao contrário.

Você acompanhará Eugênio, protagonista desta obra, seguir por um caminho tortuoso, enquanto comete os mesmos erros que você e isso lhe causará muita angústia e vergonha, como se seus pecados estivessem sendo expostos ao mundo por um estranho.

Neste mundo em que vivemos, é raro encontrar alguém capaz de "viver por viver". Alguém que não desperdiça os seus dias correndo freneticamente contra o tempo e que se preocupa mais com o próximo do que consigo mesmo. Se você é um sobrevivente dessa espécie raríssima, assim como Olívia, orgulhe-se! Se não, ainda há tempo de melhorar.

(Não se preocupe, você não vai cair de paraquedas em um desses pretensiosos livros de auto ajuda. Essas são apenas algumas reflexões que o livro me provocou).

Menina Ciria 11/04/2024

Um dos livros mais vendidos do país, Olhai os lirios do campo consagrou a carreira de Erico Verissimo como escritor. O livro diz muito sobre a época em que foi escrito. Anos 30, resoluções, guerras e industrializaçao. Na primeira parte a história Parece bem arrastada, mas depois vai ganhando forma e força. O protagonista é bem problematico e difícil de se apaixonar por ele, mas uma reviravolta traz oportunidade de redençao para os diferentes personagens da trama. Cabe ao leitor ler para saber quem vai aceitar a salvaçao.
Adriana791 11/04/2024minha estante
Eu li aos 14 anos e fiquei tão maravilhada que escrevi uma resenha espontânea ao terminar. Mas, o Érico achava esse livro meio irreal por ser otimista (pelo que lembro que li na época).
Não é meu preferido dele mas foi meu primeiro e me instigou a ler os outros.

Menina Ciria 12/04/2024minha estante
No início eu não gostei, mas no final a história ficou na minha cabeça e tive ressaca literária.

@tigloko 04/04/2024

Um excelente estudo de personagem em busca de redenção
Eugênio é um médico casado com Eunice, filha de um rico e importante empresário. Em certo dia, recebe uma ligação do hospital informando que Olívia está gravemente doente. No início do texto não sabemos quem é Olívia e sua importância para Eugênio. A partir daí, acompanhamos a viagem de carro de Eugênio até o hospital, enquanto ele revisita suas memórias do passado. Desde sua infância pobre, sua busca incessante por se tornar rico, até o seu relacionamento com Olívia.

É um livro que foca na construção do personagem principal em detrimento da história, que tem um desenvolvimento mais simples, sem grandes reviravoltas. O autor escreveu uma excelente história de redenção, a busca por algo que, na linguagem popular, seria como a ?paz de espírito?. A transformação de Eugênio através das páginas é carregada de um tom melancólico( principalmente na primeira parte, nas suas memórias do passado) mas sem perder de vista o otimismo, que é recorrente.

A escrita é envolvente e bem fluida, mesmo que existam reflexões profundas ao longo do livro. Uma reflexão em especial, que me fez pensar bastante durante a leitura, foi o poder de uma lembrança. Seja um momento, um lugar, uma pessoa. Como ela pode modificar o modo de pensar e agir numa pessoa.

Já tinha gostado muito do Incidente em Antares e aqui confirmou meu fascínio pela escrita do Érico Veríssimo, recomendo muito!

Mini-Spoiler: Foi muito bom ver um personagem tão detestável se tornar um ser humano melhor ?. E o que deixa tudo mais interessante é que as nuances não são perdidas, ele ainda tem constante conflito com suas decisões, tornando o desenvolvimento mais realista.

Jullyana.Chagas 03/04/2024

EUgênio
Livro nacional muito bom que foi indicação do clube de leitura Bruna e Livros, que por sinal recomendo muitíssimo. A história se divide em duas partes onde vamos acompanhar a história e amadurecimento de Eugênio. Ao longo de toda obra, vemos o quanto Eugênio sempre pensou em si mesmo e fez de tudo pra ser rico e ter uma posição de prestígio na sociedade, mas quando consegue se torna infeliz. Quando ele recebe uma notícia importante sobre uma personagem em especial, que foi seu grande amor, tudo muda, ele tem uma crise de identidade e começa a questionar a sua própria vida, as escolhas que o fizeram chegar ate ali e o que ele pode fazer para melhorar a partir de então. Gostei de acompanhar a história, tem uma linguagem muito acessível e uma escrita bonita, recomendo a leitura!

Indiamara.Passos 31/03/2024

Um presente da literatura! Guardo comigo um exemplar que passou por muitas mãos e quase foi jogado fora quando a biblioteca do hospital da cidade que moro foi fechada. Por sorte, minha mãe resgatou e me deu de presente.

Keully.Faro 30/03/2024

Reflexivo e cansativo
Belo e cansativo
História dividida em duas partes do passado e presente do personagem.
Felicidade é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente.
Amor e ambição
Arrependimento e maturidade

Austero ð­ 29/03/2024

Se pá, foi o primeiro livro que me fez chorar
Vou ser sempre grato por ter recebido a recomendação da minha professora pra ler ele
Brunofds 14/04/2024minha estante
O que é se pá?

AnaLarissa.Cabral 29/03/2024

A vida como ela é
Antes do início propriamente dito do livro li o prefácio do autor em que ele dizia se envergonhar em partes de sua obra, por acreditar ter construído personagens pouco reais. Vou ter que concordar discordando. De fato há sim muito romantismo nos personagens, alguns tão virtuosos que beiram a utopia, porém se há algo humano e real aqui é a covardia de Eugênio.
Eugênio é um garoto pobre, filho de pooooobre, porém desde muito jovem ambicioso. Ambição não é defeito, não é vergonha e não há nada de errado em tê-la e Eugênio queria mudar de vida e sair daquela miséria que conhecia, e o queria fazê-lo de uma forma honesta: através do estudo.
Mas ele era covarde. Muito covarde. Uma covardia de dar raiva!
A falta de coragem em se posicionar no mundo fez com que ele renegasse a si, a família que tanto o amava, ao amor da sua vida, aos seus valores.
Eugênio era covarde como seu pai foi e não suportava ver isso no pai, pois através dele era obrigado a se ver no próprio espelho.
Se há algo mais humano e real do que essa dificuldade em encarar no outro os nossos próprios defeitos eu desconheço.
De forma geral o livro é muito bem escrito, concordo com o autor que alguns personagens são românticos demais e por isso talvez pouco factiveis, mas o enredo vale a pena.
Algumas pontas ficaram soltas na minha opinião, e o irmão? A vida também não nos dá todas as respostas sempre, eu sei, mas acho que faltou aí alguns fechamentos talvez.

Daniella.Mancino 22/03/2024

Um clássico moderno
Dividido em duas partes, mostra a vida e amadurecimento do personagem principal. Passagens belíssimas.

Camila Felicio 21/03/2024

Excelente
Uma leitura fluída! Cativante!
Me encantei por Olívia e por como Eugênio foi superando as consequências de suas más escolhas.
A primeira parte eu AMEI, no entanto senti que na segunda caiu um pouquinho o fôlego quando acompanhamos o protagonista mais filosófico e extremamente sonhador, eu como uma pessoa realista ao extremo me irritei um pouco com a veia idealista de Eugênio ao final. No entanto, a leitura foi extremamente agradável, nos apegamos aos personagens, sentimos compaixão (as cenas de Ângelo eram melancólicas e tristes) e fazemos uma leitura imersiva!
O Érico é extraordinário, e digo no presente pois suas obras o eterniza e as leituras de seus livros são cativantes e vivas!