Vida roubada - memórias

1 | 2 | 3 | 4

Júlia Morales 01/11/2020

Emocionante
Uau, que livro!
Jaycee Dugard foi sequestrada com 11 anos e conseguiu ser solta após 18 anos convivendo com Philip e Nancy (seus sequestradores).
Este livro conta todas as memórias de Jaycee durante esses 18 anos dentro de um cativeiro, todos os abusos que ela passou (mentalmente e fisicamente) e sua superação.
Me emocionei muito quando Jaycee reencontra sua mãe, foi a melhor parte desse livro.
Acho que mesmo lendo o livro, não temos ideia do quanto ela sofreu com tudo isso.
Livro ótimo, recomendo muito.

Nana 09/12/2011

Impressionante!
Ao terminar esta leitura só posso dizer que admiro e respeito Jaycee Dugard. Com coragem e até mesmo otimismo, ela conseguiu dar a volta por cima depois de ter passado por tanto sofrimento e humilhação durante 18 anos. A história é chocante e assustadora!
Ao tentar me colocar no lugar dela, não consegui me imaginar passando por isso, acho que não suportaria.
O que mais impressiona, é que foi feito uma lavagem cerebral tão forte nesta criança, ela sofreu tanta pressão psicológica, que mesmo quando teve várias oportunidades de fugir, ela não o fez por medo de enfrentar o mundo lá fora, acreditando que ali estava mais segura.
Esta história lembra o enredo do livro "Quarto". Sendo que Quarto é ficção e este infelizmente é a vida real.
O livro é bem escrito e apesar de ser angustiante, chocante e perturbador por nos mostrar o quanto o ser humano pode ser cruel, ainda assim vale a pena a leitura.
Jeanne 30/04/2014minha estante
As suas resenhas são muito boas. Sem muitas delongas, mas que expressam tudo em poucos parágrafos.

Carol Martins 07/12/2021

Um livro pesado
Já conhecia a história da Jaycee há alguns anos após assistir um vídeo no YouTube. Fiquei impressionada com a história dela, e quem não ficaria? Jaycee foi sequestrada aos 11 anos, foi abusada, física e psicologicamente por um ser desprezível. Durante a leitura e Jaycee deixa claro que não sente ódio por seus raptores, e acho que isso é algo de uma pessoa muito evoluída. O livro é bem cru, ela conta muitos detalhes dos abusos, entre outras coisas, então pode ser um gatilho pra muitas pessoas. Fico muito feliz em saber que essa história cruel tenha chegado ao fim, que a Jaycee tenha reencontrado a mãe dela e que agora ela pode levar uma nova vida com as filhas dela. A minha única crítica não é nem pela escrita, nada do tipo, mas sim a qualidade do livro físico. A capa é de um papel que se cair água já era. Outro detalhe é que ele mancha muito, já chegou sujo da Amazon. A editora aqui do Brasil poderia rever esse acabamento.

CooltureNews 21/12/2011

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por: Junior Nascimento

Não sei se vocês leram a minha resenha do livro Quarto, que trata de uma trama parecida, porém ficcional. Na época esse livro mexeu tanto comigo que após o ler tive que ficar um tempo sem ler nenhum outro livro, pois não tirava a história da cabeça. Tendo isso em vista, vocês devem saber que ler Vida Roubada causou um estrago muito maior. Demorei tanto para ler esse livro, foram mais de uma semana.

A história é tão densa que ao terminar de ler algum capítulo do livro eu cheguei a ficar mais de 2 dias sem conseguir pegar no mesmo novamente. Essa é uma história que deve ser contada, mas sinceramente é uma que eu não gostaria de ouvir. Eu não consigo me colocar no lugar dessas meninas que foram (e infelizmente, ainda são) sequestradas, sofrendo abusos de todos tipos. Porém tenho duas sobrinhas que amo mais do que tudo, e não consigo (e nem quero) imaginar algo assim para elas.

Jaycee foi sequestrada com 11 anos, quando estava a caminho da escola. Passou 18 anos sendo mantida em cativeiro, tanto físico como mental, por um casal. Fica claro a sua prisão mental, quando ela relata suas saídas da casa junto com a Nancy, seja para fazer compras ou a unha, nesses momentos ela vivia um período de pânico, com medo de ser reconhecida, de falar algo que não devia, de nunca mais ver suas filhas.

Ele usava seu poder de persuasão para conquistar minha confiança. Ele virou meu mundo. Eu dependia dele para comer, beber água, ir ao banheiro. Ele era minha única fonte de diversão. Eu queria tanto ter contato humano que acabava ansiosa para vê-lo. Página 40

O que torna o livro muito mais denso é o fato de ser real, estamos lendo o relato de um crime absurdo através das palavras de sua maior vítima. O relato de Jaycee é feito de uma forma que você se vê envolvido com sua história de uma forma que nunca imaginaria. Durante a leitura tive a impressão que ela estava contando sua história diretamente para mim, cara a cara.

Dei poder ao meu sequestrador e o confortava, quando ele era o errado. Onde estava o meu conforto? Onde estava a minha liberdade? Por que eu sentia a necessidade de confortar meu torturador? Violar o meu corpo não foi o bastaste? Precisava violar a minha mente também? Ele tinha a capacidade de modificar qualquer situação para se adaptar às próprias necessidades. O que houve com meu lado teimoso? Eu sabia que tinha que fazer o que ele mandava e não reclamar. Meu medo era fazer algo errado, deixar Phillip com raiva e sabe-se lá o que poderia ter acontecido. Instintivamente eu sabia eu sabia que tinha que cooperar com ele ou sofreria as consequências. Página 174

O livro tem fotografias suas quando criança, de suas filhas ainda pequenas, dos seus gatos e trechos que Jaycee escreveu ainda em cativeiro, como um diário que ela fez para um de seus gatinhos, e um diário próprio feito como uma forma de desabafar seus pensamentos e angustias.

O livro não segue uma linha de tempo fiel, como Jaycee nos alertou no inicio, o que ajudou a passar essa sensação de ser uma conversa informal entre amigos.

Por que sempre tem que ter algo para nos impedir? É como se tivéssemos que lutar a cada passo que damos na vida sem nunca saber exatamente onde isso vai nos levar, mas lutamos mesmo assim! Por que ele [Phillip] faz uma simples frase parecer tão complicada? Quando a vida vai valer a pena? Queria que fosse agora, estou tão casada! Cansada de não estar no controle de minha vida, afinal é a minha VIDA! Por que as pessoas acham que têm direito a minha vida? Página 213

O que realmente quero dizer com essa resenha é que, esse tipo de história deve ser contada para que, quem sabe, assim cause essa revolta que eu senti no maior número possíveis de pessoas. Quem sabe assim algo pode ser feito para que isso nunca mais aconteça. Porém vocês devem ir preparados para a leitura, é o tipo de livro que arranca lagrimas de tristeza, revolta e no final, de felicidade por esse pesadelo finalmente ter terminado, ou parte dele. Afinal isso sempre vai fazer parte da vida dos envolvidos.

Ah, achei interessante que foi retratado um pouco da vida além do cativeiro, o processo de cura que Jaycee teve (e está) que passar. E eu, sinceramente, espero não ler nenhum livro com a mesma temática, pois espero que esse tipo de crime deixe de acontecer.
kellytchya 04/10/2013minha estante
Eu li o livro"Quarto", e me senti exatamente assim, fiquei um bom tempo sem ler outro livro, e no meu caso tenho dois filhos, fiquei muito mais cuidadosa com eles, meu filho menor tem 3 anos e adora o desenho da Dora aventureira, e isso faz eu lembrar do Jack o tempo todo, e com minha filha de 11 anos, comecei a ligar do trabalho todos os dias pra saber se ela chegou bem da escola, é incrível como o livro trabalha no psicológico da gente.

Aline.Rodrigues 09/07/2020

Quando a história é real, é muito mais difícil de se ler
Esse foi um dos mais livros mais desafiador que eu já li em minha vida.Um livro que conta a história verdadeira de Jaycee Lee Dugard.
Nessa biografia conhecemos Jaycee,uma jovem que morava com sua mãe,seu padrasto e sua irmãzinha bebê.Um dia quando tinha 11 anos,indo pra escola sozinha ela é sequestrada por um pedófilo chamado Philippe Garrido.
Nesse livro Jaycee escreve sobre os 28 anos em que ficou pressa nas mãos de um monstro e de sua esposa,que desde o início foi sua cúmplice no sequestro da menina.
Jaycee descreve os seus medos,desejos,a saudade que sente de casa,e por fim as barbaridades que Philippe fazia com ela.
É um livro que conforme eu fui lendo só me causava ódio,nojo,revolta e mais ódio.
Philippe Garrido era um estuprador conhecido da polícia,por casos antigos,então por isso mensalmente a polícia ia na sua casa lhe vigiar,e pasmem nunca viram Joycee nós quartos podres onde Philippe a escondia.
E pensar que ela poderia ter sido liberta bem mais tempo se não fosse a incompetência da polícia.
Joycee ficou presa durante 28 anos,sendo abusada e estuprada,e ainda teve duas filhas com o estuprador.
Não é uma das leituras mais fácil de se ler,nem mais agradável,mas a li por Joycee.
Porque ela precisa que as pessoas saibam o que ela passou,pra ela saber que no final ela saiu vencedora sobre Phillipe.
Se pudesse com certeza abraçaria essa mulher e diria que ela é uma das mais fortes que já li na vida.
Aline.Rodrigues 09/07/2020minha estante
Também acho que ela desenvolveu Síndrome de Estocolmo

Mariane 23/08/2020

Um livro bem propício as notícias do nosso momento atual. Uma menina que aos 11 anos é sequestrada por um homem junto com sua esposa. Essa menina logo no primeiro dia é obrigada a fazer todo tipo de vontades/posições sexuais para esse doente. A mulher dele a todo momento diz não ser responsável pelos atos dele, mas em todas as oportunidades surgidas em permitir que a Jayce fugisse, ela não ajuda. 18 anos sendo presa, manipulada, abusada, controlada...Se você é muito sensível para histórias tristes, nem leia. Mas é uma história de superação apesar de tudo. Do poder que uma terapia é capaz, do poder de amar duas filhas frutos de um estupro, do poder da esperança de uma mãe que ainda acreditava após 18 anos que sua filha ia aparecer. Mas também do poder de um homem que conseguiu por 18 anos enganar a polícia, psiquiatra, estando em uma condicional, fazer com que a vítima achasse que a culpa é dela, fingir para todos e para ele mesmo que ele formou na realidade uma família nesse tempo e nada fez de errado. Daquelas leituras que no final você respira fundo de tão pesada.

lila 09/06/2022

Biografias estão longe da minha zona de conforto. Não gosto nada desse gênero, acho um tédio e muito "didático". Contudo, esse livro é uma excessão. Por se tratar de uma história real, de crimes violentos cometidos contra uma menina de 11 anos por muito tempo que feriram sua alma e lhe deixaram memórias materiais (filhos frutos do abuso) e imateriais (psicológicas), mexeu muito comigo. De fato é um relato denso, que dilacera a alma do leitor ao imaginar um pouquinho do que a jovem sofreu. Com 17 já estava dando a luz pela segunda vez. A análise psicológica que a própria autora faz dela mesma é incrível, exerga coisas que na época não entendia. Até mesmo sua mentalidade, antes achando que deveria ser grata por ter teto e alimento, mesmo estando em cativeiro. História forte e pesada, mas com muitos ensinamentos.

Rodrigues 24/09/2020

Quando a história é real, é muito mais difícil de se ler
Esse foi um dos livros mais difícil e desafiador que eu já li.Nele temos a história de Jaycce Lee Dugard,uma menina que foi sequestrada quando tinha 11 anos e estava indo para a escola.
Jaycce era uma criança normal,morava com sua mãe,seu padrasto com quem não se dava tão bem e com sua irmã bebê.Ela sempre ia para a escola sozinha e esse fato contribuiu para mudar toda sua vida.
Jaycce na sua biografia relata em detalhes tudo o que aconteceu durante os 28 anos em que ficou presa dentro de um galpão no quintal de seu sequestrador.
Quem a sequestrou foi um pedofiloe estuprador nojento chamado Philippe Garrido e sua mulher.Ele já havia sido condenado por outros estupros e estava em liberdade condicional.Por isso ele sempre recebia visitas de policiais a sua casa e por incrível que pareça nenhum desses policiais pensaram sequer em olhar as tendas que havia no quintal desse canalha.E pensar que Jaycce poderia ter sido salva.
O relato dessa menina é extremamente impressionante.Tudo o que ela sofreu.Aqui ela relata tudo,os estupros,os anos minuciosamente detalhados em que ficou no cativeiro,a descoberta da gravidez,sim ela teve duas filhas no cativeiro.
Eu fiquei extremamente chocada em ler e saber tudo o que essa menina passou.A história dela é de muito sofrimento,dor e resiliência.
Relato realmente impressionante de como o ser humano pode ser ruim,mas ao mesmo tempo bom Pois teve pessoas que ajudaram a Jaycce.Assim como duas polícias desconfiaram de Philippe e 28 anos depois essa menina foi libertada.
Essa biografia foi uma das chocantes que já li.E eu aprendi muito com o relato da Jaycce e nunca vou me esquecer dessa história.

Ana Terra 28/11/2020

Que livro!
Eu sou muito aficionada por histórias reais e essa foi uma que me comoveu muito. Recomendo demais se você tbm gosta de true crime e também, de histórias com finais felizes na vida real :)

Andrea 19/11/2021

Uma.história forte sobre superação
Essa é uma autobiografia de uma pessoa que sobreviveu a um cativeiro durante 18 anos. Não tem nada polido aqui. As descrições das violências são explícitas. Precisa ter cuidado ao ler.

eu.du 01/03/2021

Emocionante
"Vida roubada" é uma biografia, que conta da história de uma menina que foi sequestrada aos 11 anos de idade e é mantida em cativeiro até os 29 anos. No livro Jaycee relata vários momentos que viveu durante esses 18 anos, desde o sequestro em si até o reencontro com sua família.

Esse livro me fez sentir muitas emoções diferentes, mas também me fez refletir bastante sobre a vida em si. Por conta de eu conhecer alguém que já viveu uma experiência traumática, esse livro me fez entender pelo menos parte do que ela sentiu ao passar por isso.

O capítulo mais difícil de ler para mim, foi ela narrando o primeiro abuso sexual que sofreu, e por conta da sua escrita ser bem "simples" aos meu olhos, tornou aquilo bem mais real do que já era, senti muita angústia lendo e quis chorar por tudo o que aquela garotinha de 11 anos tinha passado, mas saber que ao final do livro ela conta como foi se reencontrar com sua família e conseguir em fim a sua liberdade foi muito gratificante e emocionante, principalmente o reencontro com sua mãe (eu chorei horrores).

Essa sem dúvidas foi uma leitura difícil de se ler, além de ser uma história real, teve muita coisa envolvida com a minha vida pessoal e esse livro com certeza vai ficar marcado na minha memória por muito tempo.

(Essa foi minha primeira resenha e eu não a escrevi de uma forma que ficasse profissional, só quis expressar minha opinião sobre o livro e o que senti lendo-o)

Carla839 28/09/2022

Um livro com uma historia pesada e encharcado de temas delicados e difíceis. Gostei principalmente das descrições das terapias de Jaycee e suas filhas e li com pesar as dificuldades que ainda precisam passar por conta da Midia.

Mima 26/09/2015

Impactante.
Eu já tinha ouvido falar do caso da Jaycee, mas foi por acaso que um dia vi uma entrevista dela para a ABC e ao vê-la falando de sua história sabia que tinha que ler o livro. No mesmo dia baixei o pdf e o li em três dias. Devorei mesmo as páginas, mesmo sendo uma leitura pesada, que te deixa com embrulho no estômago, queria logo terminar-lo. A cada reflexão da Jaycee podemos sentir a dor dela mas também a incrível força que ela tem de superação, de não deixar sentimentos como ódio consumi-la. As palavras dela me fizeram chorar e teve momentos que me fizeram angustiar. Fiquei semanas pensando na história dela, que me fez refletir sobre como eu deveria ser grata pela minha vida, de não reclamar de coisas pequenas.
carol 04/01/2016minha estante
Olá Mima,
Estou com a mesma sensação que você, pois vi a entrevista dela. Estou louca atrás do PDF, onde você baixou? Poderia me disponibilizar o pdf? Meu email é carolgasparin@gmail.com . Ontem vi o filme "o quarto de Jack", história semelhante, vale a pena ver o filme também.

Abraço,

Carol

Yasmin 21/02/2018minha estante
Adoraria conseguir por pdf.

Amanda 07/10/2020

Leitura difícil
A história me deixou extremamente sensível, essa leitura foi muito difícil, porém não conseguia largar pois queria saber que a Jaycee ficaria bem.

Esse livro conta a história de uma criança de 11 anos que foi sequestrada por um pedófilo e sua esposa. Ela nos conta sua "vida" no cativeiro com os sequestradores nos mínimos detalhes.

É uma leitura muito importante para compreendermos que pessoas podem ser extremamente más e não sentir nenhuma empatia pelo próximo.

1 | 2 | 3 | 4