O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo

O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo Germano Almeida

Resenhas - O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araujo

arthurzito 09/01/2024

Este foi o livro que escolhi para representar Cabo Verde no meu projeto de leitura. Inicialmente, não tinha grandes expectativas em relação a esta obra, mas decidi encará-la mesmo assim. É bastante desapontador terminar uma leitura com a sensação de que não há muito a dizer sobre o livro, sendo realmente desconfortável. Como acontece com todas as leituras escritas em português de Portugal, senti nas primeiras páginas o desconforto causado pela diferença na língua. No entanto, após superar esse obstáculo, deparei-me com o desconforto de uma obra chata e monótona.

A narrativa gira em torno da vida de Sr. Napumoceno, um comerciante importante em Cabo Verde. O livro começa com a notícia de sua morte, mais especificamente com a leitura de seu testamento. O que chama a atenção é o tamanho do documento, com pouco mais de 200 páginas, levando o leitor a pensar que se deve à quantidade de bens, mas não é o caso. Também não se deve à excentricidade do falecido; para mim, é mais evidente a falta de atenção que ele recebeu em vida. O documento aborda mais sobre a vida do comerciante do que suas disposições finais. O livro não segue a leitura do testamento, mas utiliza-o como guia para contar a vida de Sr. Napumoceno, indo e voltando em certas passagens. Não considero uma vida tão interessante a ponto de justificar um testamento e um livro tão extenso.

A única coisa que me agradou foi a narração. Gostei muito da construção inicial do livro, mas, infelizmente, a leitura se perde um pouco e o leitor acaba se perdendo junto, na minha opinião.

Milley @meuslivros_minhavida 09/06/2021

📚 Minhas impressões:
O Sr. Napumoceno deixa em diários o seu testamento e conta sua história de vida desde quando chegou em Cabo Verde.

Ele foi um homem muito esperto ao ponto de chegar sem dinheiro e descalço e construir sua empresa e ser um homem bem sucedido.

Apesar de ter tido casos ele não chegou a se casar mas queria muito e vemos ele contar o seu amor que não pode vive-lo.

Estão curiosos ? Apesar de ser um clássico e estar em português de Portugal te garanto que não é difícil de ler.

Eu gostei bastante apesar de ter uns pontos que não gostei mas enfim, é uma leitura super valida.

E olha que como vocês sabem eu não leio clássicos, mas estou querendo muito ler mais livros clássicos.

Literary Dust 28/05/2021

Esperava mais
Esse livro é bem pequeno, pois ele tem um pouco mais de 100 páginas, mas não me agradou em nada, mesmo sendo 100 e poucas páginas, eu não consegui me prender a essa leitura, a história foi arrastada pra mim, não consegui me apagar a nada e a nenhum personagem, o livro não tem divisão nenhuma, fazendo assim a leitura se tornar confusa em certos momentos, infelizmente esse livro não me agradou em nada!

Marina.Castro.F 24/05/2021

Uma história um pouco cansativa
A leitura é válida por ter sido uma experiência interessante ter lido um escritor de Cabo Verde, no português do país. Achei o estilo de escrita do autor bom, gosto quando os diálogos não são separados do texto e dependem do entendimento do leitor, apesar de, em alguns momentos, esse recurso se tornar um pouco confuso. A história, no entanto, não me agradou. Não consegui me apegar a nenhuma das personagens, e achei a história um pouco arrastada e sem muitas emoções no enredo.