Chuva Miúda

Chuva Miúda FLORA MACHMAN

Resenhas - Chuva Miúda

Lethycia Dias 20/09/2019

Textos pretensiosos, nada parecidos com crônicas e de linguagem antiquada
Flora Machman foi uma advogada e jornalista brasileira nascida nos anos 1920, e manteve a coluna "Chuva Miúda" no jornal Folha da Manhã, de Recife, e também a coluna Registro, no Jornal do Comércio, no Rio de Janeiro. Comprei esse livro em uma feira sem saber nada sobre a autora, confiando apenas na sinopse e na minha paixão por crônicas, esse texto tão brasileiro e gostoso de ler.
Mas me decepcionei desde o início. Embora a autora tenha uma história de vida interessante e tenha vivido situações curiosas e conhecido várias personalidades da arte e da cultura, nem isso e nem o fatos aleatórios do dia-a-dia tornam seu texto prazeroso de ler.
As primeiras crônicas, que marcam o início de sua carreira, não contém nada do texto leve e ora bem-humorado, ora trágico da crônica brasileira. Esses primeiros textos se assemelham mais a artigos de opinião, e dos bem ruins. Em um deles, Flora dá uma espécie de resposta a alguém que teria criticado sua coluna no jornal, mas em tom bastante petulante e totalmente desnecessário.
O tom dos textos, aliás, é algo para se destacar. Em muitos, Flora dá opiniões pretensiosas sobre literatura, cinema e sobre personalidades de sua época. Os textos se tornam raivosos (e com razão) quando ela, que era judia, critica o antissemitismo e o nazismo. E então parecem se abrandar novamente para elogiar algumas personalidades brasileiras. Às vezes, a autora demonstra um nacionalismo que envelheceu bem mal hoje em dia.
Algumas das crônicas são até divertidas, mas não fazem valer o resto do livro, que além da pretensão, conta com um vocabulário antiquado até mesmo para a época. Grande parte das crônicas é datada dos anos 60, mas Flora Machman insistia em usar expressões em latim e francês, adjetivos complicados, frases longas demais e citações de Bocage.
Essa foi minha leitura de setembro para o Desafio Leia Representatividade 2019, do Blog Parênteses, em que eu deveria ler um livro de autora nordestina ou nortista, e que péssima escolha. Eu não leria de novo de forma alguma.

site: https://www.instagram.com/p/B2nLDNkjqCj/