Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas

Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas Michael Shermer
Vladimir Miguel Rodrigues

Resenhas - Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas

Professor_estudante 20/01/2023

O argumento de autoridade não basta
O autor defende que um indivíduo especialista de uma área, por mais que seja reconhecido, não tem a mesma autoridade em outras áreas, em outras palavras, se um PhD em física quântica acredita em reencarnação, não significa que ele chegou a essa conclusão através de um rigoroso experimento científico. A crença em superstições não está relacionada à falta de inteligência.
As pessoas inteligentes acreditam em coisas estranhas porque possuem capacidade cognitiva de defender essas idéias, embora estás tenham sido obtidas de forma irracional.

Huan Carlos 28/04/2021

Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas?
Michael Shermer nos mostra vários tipos de crenças estranhas em que as pessoas podem acreditar. A proposta do livro é tentar explicar da melhor maneira possível e de forma racional o porque de algumas pessoas acreditarem em coisas estranhas. Recomendo a leitura para todos aqueles que desejam aprender mais como os nossos cérebros funcionam e como isso reflete em nossos comportamento em sociedade.

Tho 25/04/2020

Ceticismo necessário.
O tipo de leitura obrigatória para a construção do ceticismo em nós. Um livro que luta contra a desinformação e demonstra como podemos ser enganados por eventos pseudocientíficos. Crenças diversas (abduções, experiências de quase morte e extracorpóreas, culto a personalidade - Ayn Rand, negadores do holocausto, raça, criacionismo, entre outros) preenchem esse simples e maravilhoso livro de Shermer. De fácil leitura, "Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas?" Me deixou com a sensação de quero mais.

Fábio 25/01/2019

Um trabalho digno de reconhecimento
O universo é complexo e a vida humana é rodeada de incertezas. Muitos de nós, homo sapiens, temos dificuldade em lidar com essa premissa. Na busca por explicações o ser humano acentua a sua capacidade de "encontrar" padrões que levem às possíveis respostas para a incerteza e a complexidade da vida. Concomitantemente torna-se suscetível a interpretações distorcidas da natureza. E são essas distorções que abrem espaço para o charlatanismo. Nesse livro, Michael Shermer expõe essa e muitas outras ideias de forma brilhante, mostrando-nos que por trás de algumas "respostas" que soam como reconfortantes e inocentes não há nada de inofensivo.

Antonio Cesar 25/03/2016

... A primeira declaração é um construto, a segunda uma teoria. ...

5º período a partir da posição 838 no formato MOBI
Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas
(Why people believe weird things)
Michael Shermer

Um libelo aos crédulos. Ou cada um acredita no que quiser, e quanto mais inteligente o crédulo maior a chance de expandir sua rede de adeptos.

Cassia 30/07/2012

Um livro muito interessante
Li esse livro de alegre, afinal, não sou uma pessoa muito capacitada intelectualmente para esse tipo de obra mais científica – e, ainda assim, gostei imensamente dele!

O autor procura explicar o que leva as pessoas a acreditarem em coisas como vida após a morte, alienígenas, negação do holocausto, entre outras. Embora cético, ele procura tratar os assuntos com respeito e até certa simpatia, que não é muito usual em céticos mais radicais. Mais do que apenas discutir os fenômenos, ele procura nos mostrar cientificamente o que leva determinadas crenças a se firmarem na mente das pessoas, além de procurar analisar e rebater os pontos falhos de todas elas.

Como grandes pontos positivos, destaco o fato que o livro não apresenta uma linguagem muito complicada, podendo ser bem compreendido por pessoas menos acadêmicas, como eu. Também, ao apontar os erros conceituais de determinadas crenças, ele o faz de modo bem equânime, reconhecendo a validade em pontos corretos, e apontando o erro de forma argumentativa – e, como bom cientista, sempre apresentando as fontes de suas referências (ao contrário do que é feito por muito guru de crença doida que tem por aí).

Outro ponto interessante foi o fato de que eles demonstraram que crenças estranhas não são uma prerrogativa apenas das pessoas com menos cultura – afinal, muita coisa absolutamente esdrúxula tem entre seus defensores pessoas com grande nível de escolaridade. Mas, talvez seja aí que o único senão que não me permita dar a nota máxima ao livro: afinal, senti que, quando a pessoa mais intelectualizada apresentava a crença de modo “malicioso”, o combate às suas teorias era feito de modo mais incisivo; caso contrário, senti uma certa indulgência dispensada ao crente equivocado, como se fosse apenas uma excentricidade na personalidade analisada.

Resumindo, altamente recomendável.

Maurício 18/04/2012

Revelador!
Michael Shermer fez algo muito arriscado: Escreveu um livro com a mesma proposta de Carl Sagan, renomado astrônomo, ao escrever "Mundo assombrado pelos demônios", porém, ao meu ver, deu um tiro certeiro e se saiu muito bem.

Além de trazer a mesma problemática, fatos e evidências de Carl Sagan, obviamente fazendo uso da sua própria experiência e dados novos, Michael Shermer tenta responder a uma questão, que devo admitir vinha me perguntando a alguns anos: Por que pessoas inteligentes acreditam em coisas estranhas? E me arrisco a dizer que ele conseguiu, apesar do próprio autor não deixar 100% de certeza nas suas palavras, mas deixa uma vasta lista de evidências para corroborar a sua hipótese.

Ótima leitura para os céticos de plantão e uma leitura desafiadora para as pessoas que acreditam, como o autor define, em coisas estranhas como mediunidade, paranormalidade, vida após a morte, negação da evolução, negação do holocausto entre outros.