Inteligência Emocional

Inteligência Emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

B. Nepomucký 17/06/2023

Todos deveriam ler esse livro na escola e durante a vida!
"Caráter, moralidade e as artes da democracia"
Precisamos ter controle sobre nós mesmo ? nossos apetites, nossas paixões ? para agir direito com os outros. É preciso força de vontade para manter a emoção sob o controle da razão.
- Thomas Lickona

Eduardo 25/05/2023

Excelente! Leitura mandatória!
Este é uma das leituras básicas para todas as pessoas, em especial quem desempenha papel de líder!

O autor trata de diversos tópicos acerca de IE: traumas, otimismo, stress, depressão, ansiedade, empatia.....

Paulinha 25/05/2023

Livraço!!!
É um livro espetacular!!!
O livro mergulha de cabeça na neurociências, super didático, te ensina com uma metodologia simples que qualquer leigo tirará muitos insights, quanto mais quem tem conhecimento de causa.

Leiam, cada contexto são pérolas de sabedoria e conhecimento. É um livro muito rico e o autor foi muito feliz com a forma como nos instrui e escreveu essa obra prima científica!!!!

Alice 21/05/2023

Excelente
Escrita clara, objetiva e que acrescenta bastante ao entendimento da temática. Super recomendo! Excelente livro!

Anaa.claraac 20/05/2023

Inteligência emocional
Bom? eu me decepcionei um pouco com esse livro.
Sim é um livro necessário, trata de um assunto importante e tem ensinamentos incríveis a repassar, não foi pelo conteúdo em si que eu me decepcionei, mas sim pela forma como o autor abordou ele assunto no livro, eu sei que por ser um assunto de cunho ciencitifico e tudo o mais é um assunto complexo, mas eu já li diversos outros livros que também tratavam assuntos complexos, mas que tratavam esses assuntos de forma descontraída e sútil, sabe?
Então assim, a minha decepção não foi com o livro em questão ou com o assunto dele, a minha decepção foi com a forma como o autor abordou ele assunto, ele trata o assunto com uma complexidade tão grande que se torna um livro chato e lendo de ler, uma leitura muito arrastada, esse assunto deveria provocar curiosidade, não desinteresse, então na minha opinião se ele livro fosse mais lúdico e divertido, se tornando assim, por consequência, menos complexo e difícil de entender, ele faria muito mais sucesso, pois esse realmente é um assunto muito importante.

Jefferszon 17/05/2023

A jornada da emoção
O autor é muito perspicaz em cativar a atenção do leitor com exemplos reais e práticos de como a inteligência emocional participa do nosso cotidiano e como a falta dela pode ser fatal.

No início buscando construir a origem das emoções no cérebro e criando uma linha cronológica da estrutura cerebral e eventuais mudanças ao passo que a raça humana se tornou mais sociável e racional.

Um dos pontos importantes ressaltado por ele é a desmistificação da hipervalorização do QI, que, pouco adere ao nosso desenvolvimento intelectual e a inerente participação de aptidões emocionais na construção de nossas relações, êxito na convivência e ,consequentemente, em aprendemos a aprender.

Apesar disso, deixa claro que ser apto emocionalmente não necessariamente te torna um gênio mas admite controle sobre grande parte da vida e sobrevivência de laços afetivos. O que me faz não gostar do título que admite uma teoria "revolucionária" mirabolante, mas, é o de menos.

Enfim, há uma gama de conceitos que, talvez fiquem vagos aplicados pelo autor, provavelemente pela quantidade de páginas. Mas existe grande transparência e propagação de pesquisa, inclusive progamas de educação emocional em prática até hoje como o SEL, todos bem referenciados nas notas e agradecimentos. Dessa forma, é um importante recorte de vários trabalhos que avançaram o destrinchamento da jornada da emoção e seu impacto na vida humana ao todo.

Dito isso, muito bom livro.

Rondinelli.Alves 13/05/2023

A importância de ter inteligência emocional
Não é um livro de auto ajuda e sim cientifico onde se relata resultados com muitos indivíduos sobre a importância de se ter inteligência emocional.

Maiaaa 12/05/2023

NÃO É UM LIVRO DE AUTOAJUDA
A obra mostra que a inteligência emocional pode ser desenvolvida em diversas áreas de nossas vidas, e para saber como fazer isso, precisamos estar atentos para lidar com as adversidades da melhor forma possível, afinal, quando sabemos lidar com as diversidades, podemos trabalhar melhor, mesmo diante de pessoas completamente diferentes de nós.

Os exemplos citados ao decorrer da obra nos auxiliam a indetificar que a inteligência emocional não diz respeito apenas de nós mesmo, mas também dos outros, por isso é fundamental aprender a se acostumar com a individualidade de cada um, de forma harmoniosa.

Finalmente, com a leitura dessa obra podemos entender que, com a inteligência emocional é possível agir com calma, sensatez e de forma coletiva, por isso adquirir essa habilidade traz muitos benefícios, como desempenho no trabalho, melhoria na área da saúde física e mental e nos relacionamentos.

João Pedro 30/03/2023

Um guia para emoções e sentimentos
O livro apresenta a importância de reconhecer as sensações que inundam o cérebro emocional e fornece lições pertinentes sobre como manter a calma e não se deixar influenciar por elas.

A parte que mais me chamou a atenção diz respeito à origem evolutiva de sensações como o estresse e a ansiedade, úteis nos animais para que eles lidem com situações de vida ou morte. Já que os seres humanos existem há cerca de 200 mil anos, porém só assumiram a forma de civilização nos últimos 10 mil, grande parte dos ?sequestros? emocionais sofridos pelo cérebro dão-se como heranças arquetípicas.

verotopia 27/03/2023

Não é exatamente um livro de autoajuda. É uma leitura fácil, só um pouco confusa quando começa a tratar de muitos termos médicos. É ótimo e muito esclarecedor. Interessante saber como nosso cérebro funciona quando estamos à mercê de nós mesmos.

Gustavo.Mamprin 22/03/2023

Sensacional
Não é uma leitura simples, há muitas pesquisas! E por isso tem ótimo embasamento e nos faz refletir ações e atitudes. Super indico

Leonardo455 13/03/2023

Essencial
Um livro que todo mundo deveria ler, pois o tema "inteligência emocional" não é um tema trabalhado nas escolas e é tão importante ou até mais do que as matérias técnicas aprendidas nessas instituições. As pessoas falham na escola, na faculdade e na vida, nao pela deficiência no QI, mas pela falta de inteligência emocional para lidar com as adversidades.
O livro só não é muito prático, é bem técnico e teórico na verdade. Ao meu ver poderia ter mesclado teoria e prática, mas como não é o caso, recomendo sua leitura e posteriormente a leitura do livro "trabalhando com a inteligência emocional", que é bem mais prático e é do mesmo autor, Daniel Goleman.

Carolzinha 10/03/2023

Livro nota 8
Controlar o sentimentos é muito importante. Observar mais torna a vida mais rica emocionalme, a importância de conhecer e ter mais empatia melhorando nossas escolhas. A Importância da diversão em nossas vidas, a importância da rotina, o auto controle ferramenta importante para lidar com as outras pessoas.
Trabalhar também a inteligência emocional desde criança afeta bastante em relação a nosso futuro

Kiara.Botelho 03/03/2023

Gostei muito do livro, nele tem coisas muito interessantes mas contém alguns termos meio difíceis de entender, tirando isso amei ele