Inteligência emocional

Inteligência emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

JoAo.Padilha 20/04/2024

Otima leitura
Livro de 1995 que fala sobre inteligencia emocional, tem que recentemente tem sido desvirtuado por muitos na busca de se aproveitar das pessoas. Leitura obrigatoria para todos para entenderem como cada um funciona, como podemos melhorar nossas relações e ser cada vez mais tranquilos com os desafios da vida. É um livro bastante técnico e que será dificil de ser finalizado por quem não tem o hábito de ler.

Jandira.Antunes 19/04/2024

Inteligência Emocional
"Inteligência Emocional", escrito por Daniel Goleman, é uma obra seminal que explora a importância das emoções no sucesso pessoal e profissional. Goleman argumenta que habilidades como autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais são fundamentais para o desempenho humano.
Ele oferece insights e estratégias práticas para desenvolver e aprimorar essas habilidades, tornando o livro uma leitura essencial para quem busca crescimento pessoal e profissional.

Natanielle.Oliveira 19/04/2024

Esse livro foi INCRÍVEL
Tipo, abriu minha cabeça pra muitas coisas e me fez refletir sobre muitas coisas que eu normalmente não me tocava, apesar de serem quase corriqueiras
É extremamente bem embasado em pesquisas sérias e, basicamente, eu amei!
B.rogs 20/04/2024minha estante
Já vou colocar na lista

Carol 10/04/2024

Auto conhecimento
O livro mostra como funciona as emoções, como contrar e quando os comportamentos começa e até quando vai.
No livro se ve muitos estudos e experiências para aprender a controlar as emoções.

Aleandro 06/04/2024

No início não gostei muito, porém aos poucos o livros foi me lançando com os argumentos muito bem organizados pelo autor. Há u um na sequência de dados científicos o que consolida ainda mais o propósito do autor. Formar uma mente equilibrada emocionalmente é algo necessário, se quisermos uma sociedade melhor.

sailorpaty 04/04/2024

Expectativa diferente
O livre é bom e trás várias dicas e casos ilustrativos para facilitar o entendimento. Abrange bem o tema desde partes mais técnicas até às mais práticas com base em estudos. Contudo eu esperava algo mais específico de prática para adulto, grande parte do livro é focado na fase infantil e como lidar com isso nessa etapa, para quem tem filhos pode ser uma boa se não tem fica meio chato. Durante a leitura também achei repetitivo em vários momentos.

Limmakarol 02/04/2024

Grandão, técnico e científico. Aprendendo que a boa prática das emoções influenciam em tudo. Não achismo, nem crendice mas cientificamente ser equilibrado, ser positivo melhora o todo em nós e nos nossos.

DayanePrincipessa 01/04/2024

Tipo um resumão pré-vestibular de I.E.
O livro fala sobre como podemos utilizar a inteligência emocional para tratar traumas, vícios, relacionamentos etc., mas achei muito superficial, pois não se aprofundou nos assuntos. Acho que é indicado para pessoas leigas em inteligência emocional, mas mesmo assim achei um bom livro.
Creio que é uma luz no fim do túnel para as pessoas que pensam que tudo está perdido após viverem um trauma, por terem tido uma infância difícil, ou por terem um temperamento instável, a possibilidade de “reprogramar” o cérebro é libertadora, são dicas simples que podem mudar uma vida.
Eu mesma já apliquei muitas técnicas de inteligência emocional e vi excelentes resultados e cada dia creio que estou evoluindo mais, apesar de não ser fácil. Saber lidar com as emoções é uma das coisas mais difíceis que existem, é como se dentro de nós tivessem duas forças contrárias se digladiando, a razão e a emoção, sendo que nenhuma é de todo má, ambas podem ser boas, se trabalharem juntas.

Frase que mais gostei do livro:
“A empatia é alimentada pelo autoconhecimento, quanto mais conscientes estivermos acerca de nossas próprias emoções, mais facilmente poderemos entender o sentimento alheio” pag 118

Otávio Boni 25/03/2024

Tudo se resolve com Inteligência Emocional
Um livro denso? Sim! Um livro bem cansativo? Sim! Um livro que não é pra qualquer um? Com certeza! Mas um livro que você não se arrependerá de ler.

Até o final deste livro eu garanto que algo em sua vida estará diferente. Um livro baseado em estudos científicos, em muita pesquisa e dedicação do autor para que as informações sejam seguras, já que falar sobre a mente não é algo fácil.

Inteligência emocional é um livro que vai te fazer entender cada detalhe das suas emoções, desde o local de onde elas veem até os efeitos que elas causam. Não sei você, mas isso para mim é uma das coisas mais importante da vida, pois tudo se resolve com Inteligência Emocional!

Natalia 24/03/2024

Quando o livro foi lançado, a cerca de 30 anos atrás "Inteligência Emocional" era um termo que ainda estava começando a ser pesquisado e utilizado.
Nota-se que ainda hoje, muitas vezes somos carentes dessa "Inteligência", do autoconhecimento e percepções necessárias para lidar bem com nossas próprias emoções e emoções dos outros.
Vale a leitura deste livro, embora a escrita seja um pouco cansativa e nem tão simples para quem ainda não está inteirado sobre o funcionamento do cérebro e das emoções...

Nota: 4/5

Deise.Maria 09/03/2024

A educação das emoções: a construção do Eu!! Bommmm!!
Livro maravilhoso!! Com embasamento científico, essencial a evolução como indivíduos e sociedade.
Inteligência emocional de Daniel Goleman tem trazido uma gama de orientação a cerca de como as aptidões , e o controle das nossas emoções exerce um papel fundamental nas nossas vidas. Como podemos desenvolver habilidades que não estão desenvolvidas em nossa formação biológica ,e que não é produto de nosso Qi?
Será que já nascemos com predisposição a sermos psicopatas,ou ter depressão, como controlar a impulsividade,a raiva, a ansiedade e todas as emoções ligadas ao estado de espírito negativo?
É o que este livro pretende objetivar, divido em 5 partes ,ele nos explica como a inteligência emocional, ou seja a autoconsciência de nossas emoções podem nos ajudar a lidar com conflitos internos e externos, desde de depressão,ansiedade,acessos de ira,raiva ,comportamento obsessivos , conflitos conjugais e na educação de nosso filhos ,afinal é no lar que temos nosso primeiro contato com as emoções. E como é importante desenvolver programas de educação de inteligência emocional nas escolas que ajudem as crianças a identificarem seu estado emocional. O cérebro assim como todo os circuitos neurais explicam boa parte da anatomia das emoções, mas elas estão além da biologia existem competências que são desenvolvidas ao longo de nossa vida e podem ser aprendidas e aprimorar habilidades e detectar déficit.
Ainda bem que a neurociencia tem evoluido bastante a cerca desses assuntos e tem ajudado ainda de forma discreta a sociedade a se encaminhar para uma democracia com menos delinquentes,criminalidade ,e uma educação de mais qualidade onde não só formem pessoas com níveis de escolaridade alto mais com mais consciência e responsabilidade social.
Não dar pra contar em detalhes o que esse livro possui ,pela sua extensão ,mas com certeza um livro de impacto intelectual e social!!!

Pati 25/02/2024

Bom, porém complexo
O livro traz grandes ensinamentos, porém, para mim, que não tenho grande contato com as particularidades cerebrais, ele foi bastante complexo e puxado de ler.

Juci 19/02/2024

Esse livro explora a importância das habilidades emocionais no sucesso pessoal e profissional. O escritor destaca cinco componentes-chave da inteligência emocional: autoconhecimento, autogerenciamento, motivação, empatia e habilidades sociais. Ele argumenta que essas habilidades são tão cruciais quanto o QI tradicional e influenciam o desempenho em diversas áreas da vida. O livro oferece insights sobre como desenvolver a inteligência emocional e sua aplicação em ambientes pessoais e profissionais, defendendo a ideia de que as emoções desempenham um papel vital em nossas vidas e carreiras.

Leandro253 18/02/2024

Livro extremamente interessante sobre como podemos compreender e, a partir disso, evitar sequestros emocionais e procurar manter nossos sentimentos e ações no campo racional, na consciência.

Livro envolve a neurociência e a psicologia cognitiva para dar luz sobre a importância de saber reconhecer suas emoções e, talvez, identificar alguns de seus gatilhos e ter uma vida mais consciente, sem sequestros emocionais.

Viviane 28/01/2024

Leitura densa, mas necessária
Em um mundo cada vez mais caótico, em que as pessoas parecem ter desaprendido a viver em sociedade e a relacionar-se consigo mesmas, falar e pensar sobre Inteligência Emocional é necessidade de primeira-ordem.
Nesse quesito, o livro de Daniel Goldman emerge com excelência. Com uma linguagem revestida de densidade técnica (e por isso mesmo, um tanto cansativa às vezes), calcada em análises clínicas e científicas sobre o funcionamento do nosso corpo e do nosso cérebro na formação e processamento das emoções, o livro é um importante avanço para o auto-conhecimento e para a compreensão de meios mais eficazes para o relacionamento intersocial.
Não espere um livro de auto-ajuda, no entanto. Trata-se de uma leitura técnica e um tanto quanto complexa, que serve ao propósito de evidenciar a imprescindibilidade de um maior holofote sobre a inteligência emocional (e a essencialidade de seu aprendizado e aperfeiçoamento), ferramenta relevante para uma adequada solução de conflitos, inclusive sociais.
A grande contribuição dessas páginas, a meu ver, é colocar por terra o mito de que emoções são subalternas da razão, na medida em que comprova que se usadas de forma inteligente e em equilíbrio, na verdade potencializam a acuidade do raciocínio mental.