Inteligência emocional

Inteligência emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

Jai 07/02/2023

Muito enriquecedor!
É um livro que explica bem detalhadamente parte por parte do que vem a ser as emoções, e o processo que nos leva a sentir-las.
Tem a parte técnica e a parte prática, que é pra você aplicar a inteligência emocional na sua vivência.
Com certeza é um dos melhores que eu já li sobre o assunto.
É sem dúvidas um ótimo livro, leiam.

Bruno.Saraiva 01/11/2020

Um livro para ser estudado
Interessantíssimo esse livro, muito esclarecedor, porém bastante complexo também. Não dá para ficar em uma única leitura. Pais e professores deveriam ler este livro um dia.

AmandaBattisti 31/07/2022

Demorei pra terminar. Foi uma leitura difícil, mas que eu adorei ! Entender como funcionam nossos emoções é muito importante para nos entendermos e também entender os outros. Afinal, lidamos com as pessoas durante toda nossa vida; cada um deixa a sua marca.

Apesar de ser muito enriquecedor, achei que poderia ter mais conteúdo para o adulto. Durante a leitura, temos praticamente a abordagem voltada para como ajudar as crianças e adolescentes. Porém, ele dá ênfase que podemos ser ensinados, mesmo adultos, a ter inteligência emocional. Diz que é mais complicado e eu concordo, pois carregamos esses ensinamentos por toda a vida.
Ana Kelly 23/08/2022minha estante
Leitura difícil mesmo. Eu acabei parando. Mas pretendo reorganizar minhas leituras e vou incluí-lo

Luana.Paula 14/05/2020

Excelente livro
Confesso que este livro é muito mais do que esperava. O Autor se aprofunda em cada tema explorado, e esclarece muitas questões a respeito do QI, e coloca em cheque o conceito dos testes de QI como ferramenta mundial para medição da inteligência, visto que não leva em consideração ambiente nem circunstâncias em que cada pessoa está inserida. Traz a tona a emoção como parte integrante da inteligência.
Recomendo muito a leitura!

Bruna 07/06/2021

Daqueles livros que dá vontade de sair na rua gritando, perguntando porque não estamos investindo nisso ainda!
Essencial pra aprendermos que saber o que sentimos é urgente pra melhorar nossa relação com a gente mesmo (lidar com nossos gatilhos, nossas explosões, nossa reclusão) e com o outro. E é simplesmente mágico ler como isso já está sendo estudado e implantado em escolas com crianças/adolescentes e como em poucos meses de ‘alfabetização emocional’ já muda o curso da vida daquelas famílias. Meninos menos violentos, meninas menos autodestrutivas...aqui já é tão real!
Já foram feitos esses experimentos sociais, com estudos e comprovações científicas sobre tudo que ele aborda aqui (e que ele vai nos mostrando ao longo do livro)...PORQUE NÃO ESTAMOS DEFININDO ISSO COMO BASE PARA A EDUCAÇÃO DE TODOS OS SERES HUMANOS? Em todas as escolas! Começando com as crianças, envolvendo os pais e aos poucos criando toda uma nova cadeia de pessoas mais socialmente aptas pra um mundo melhor (aí a gente lembra que ‘ah é, porque pessoas equilibradas não são interessantes pra governos/mídia/capitalismo que querem pessoas manobráveis por meio de emoções. Medo e desejo principalmente)
Isso pra mim tem relação direta com a violência do mundo, esses chefes de estado, milícias, empresários inescrupulosos, e todo mundo que vive em função desse sistema opressor. Todos eles cresceram acreditando na lei do mais forte, do mais impiedoso, aprendendo que pessoas que abaixam a cabeça mostrando vulnerabilidade estão ‘pedindo’ pra serem pisadas...e se eles tivessem aprendido 10% do que li aqui?
Sei que os aprendizados da humanidade vem a seu tempo, um passo de cada vez...mas é lindo ver que este livro e tudo o que ele representa já estão aí, já estão no mundo. Ainda é uma semente não germinada, ainda é um cultivo local, de uma ou outra pessoa que tem um jardinzinho e acredita naquilo. Mas em breve essas sementes se multiplicarão a partir desses jardins e vão tomar o mundo, tenho certeza

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Bel 12/07/2021

Um livro muito bom, de leitura fluída e acessível a todos. Interessantes pontos a observamos e colocarmos em prática para ajudarmos nossos filhos a reconhecerem suas emoções e a aprender a lidar com elas. Gostei muito!

Rbraga 16/08/2020

??????????????????????????????

Crischarles 03/09/2020

Uma outra forma de inteligência
Inteligência emocional é uma outra forma de inteligência, não ligada as formas tradicionais de inteligência que já conhecemos, mas não menos importante.
O livro explica como se dá o funcionamento desta inteligência no cérebro, usando termos técnicos e mapeando reações de acordo com cada parte do cérebro. Ele também utiliza de termos mais fáceis de serem entendidos por outros interessados, que não sejam profissionais da área.
Falando de uma forma mais linear, o livro aborda desde a fonte das emoções, o que elas são, para que servem, passando pela natureza da inteligência emocional, como aplica-la, ambientes diferentes para aplica-la, como ensinar as pessoas e tornar a inteligência emocional uma base para a sociedade como um todo.
Este livro também trás um fonte bibliográfica muito rica, com diversos autores, livros e apêndices para aprofundamento das pesquisas dos leitores. Os apêndices trazem pesquisas com seus respectivos resultados, aplicados na prática.
Um livro como este, deve ser utilizado por profissionais e órgãos da educação, com objetivo de inserir a inteligência emocional no quadro de estudos e de aprendizagem continua no decorrer da vida, tornando a sociedade mais preparada emocionalmente, sendo melhores como profissionais, como cidadão, como um membro da família e como alguém melhor para si mesmo, tendo muito mais autocontrole e autoconhecimento.

Catia.Rocha 08/05/2022

Não era o que eu esperava
Comprei pensando ser um livro de auto ajuda, mas é um livro de pesquisa, voltado mais para educadores... Achei a leitura enfadonha, perdi o interesse na metade

Sarinha 26/10/2022

Lei para vida
Consciência é o que define esse livro. Ele traz a tona, por artigos científicos e estudos, as emoções, suas mais diversas formas de reações e desencadeamentos, bem como lidar com ela, algo que na contemporaneidade é necessário e que está em alta, já que é uma das consequências da alta velocidade em que tudo está acontecendo hoje em dia.
Uma vez cientes do que ocorre, da maneira que ocorre, e de explicações plausíveis para tal acontecimento, fica mais fácil de medicar ou de ao menos retardar e tornar mais brando possíveis formas de uma hiper reação, seja qual for a situação que a vida nos force passar.
É um manual para a vida, que absolutamente todos deveriam ler.

Femorandi 03/01/2022

Uma decepção sem precedentes
Até hoje eu tenho bode desse autor, que é, na minha opinião, um homem com uma ótima oratória e pouco conteúdo. Não entrega o que promete, só fala generalidades, enrola muito (MUITO!), e não agrega em nada. Gostaria de voltar no tempo e economizar o tempo e dinheiro que investi nessa leitura.

Brunno 10/06/2021

Socioemocional
Esse ano me deparei com um desafio, apesar de estar ligado a psicologia, como estudante, comecei a lecionar educação Socioemocional para adolescentes, e esse livro tem me ajudado bastante! Muito bom!

Joás Lima 05/06/2022

A bíblia da inteligência emocional
É um livro muito instrutivo, com lições até muito técnicas, de neurofisiologia a psiquiatria, mas também cheio de histórias e histórias muito emocionantes.
Sinto que é atemporal, pois as emoções são naturalmente primitivas, e Daniel Goleman consegue discernir sobre a inteligência emocional em todas as esferas das relações pessoais, sociais e mesmo íntimas. Da criação dos filhos ao modo como tratamos nosso cônjuge, dos colegas de escola às relações profissionais. É fantástico.

Fabio 18/12/2020

Instrutivo
O livro é muito didático, descreve situações exemplares, propõe práticas interessantes de autoconhecimento e possui referências instrutivas em diversos campos do conhecimento, em especial psicologia e ciências sociais.