O Império do Grotesco

O Império do Grotesco Muniz Sodré

Resenhas - O império do grotesco

Luiz Pereira Júnior 21/01/2024

O grotesco nosso de cada dia
Por meio de análises de escritos de filósofos, pensadores, críticos literários e escritores, Muniz Sodré e Raquel Paiva analisam como surgiu a definição de grotesco e como ela se transformou, ampliando-se e difundindo-se em basicamente todos os estratos sociais da civilização ocidental (não há menção aos países não ocidentais no livro).

Dessa forma, Shakespeare, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Gogol, Goya, Arcimboldo, Rabelais, Fellini, Chaplin, David Cronenberg, Peter Greenaway, Grande Otelo, Almodovar estão no mesmo barco em que navegam Ratinho, Flávio Cavalcanti, Silvio Santos, Raul Gil, Hebe Camargo, Xuxa, Eliana, Serginho Groissman e os participantes do Big Brother e da Casa dos Artistas (a edição que eu li é de 2002 e não sei se há edições posteriores a essa).

Um livro curto, mas profundo, e que servirá de entrada para esse mundo ao mesmo tempo fascinante e horrendo. Como escreveu o grande poeta (também mestre do grotesco e aparentemente esquecido no livro) Augusto dos Anjos, somos monstros feitos de escuridão e rutilância...