Footloose

Resenhas - Footloose

1 | 2 | 3 | 4

Regiane 06/03/2012

Leitura leve

“- Meu nome é Ren McCormack - anunciou ele, com a voz clara, mas trêmula. - E quero fazer uma moção, em nome da maior parte da turma de veteranos da Bomont High School, para que...a lei contra dança em público dentro dos limites de Bomont seja abolida.”

Devido a um acontecimento inesperado na vida de Ren McCormack, a única opção que lhe resta é deixar Boston - sua terra natal - para ir morar com seu tio em uma cidade pequena do interior, chamada Bomont. E se já não bastasse, ao chegar lá, ele constata que todo tipo de diversão é proibido por causa de um desastre que ocorreu no passado. Além do toque de recolher, os jovens não podem fazer festas. Ouvir rock nem pensar. Sair para dançar, pior ainda.

Inconformado com essas medidas rígidas impostas pela autoridade local, ele decide que tentará mudar esse pensamento ultrapassado, com o objetivo de conquistar a liberdade e a diversão para todos, novamente. Mas Ren não pensa apenas nisso, ele também tenta chamar a atenção de Ariel, a filha do reverendo Shaw, que por ser bela e atraente, deixa-o totalmente balançado.

Será que o jovem conseguirá trazer novamente a alegria para Bomont? Conseguirá que os adultos revejam suas decisões?

Eu confesso que nunca assisti a primeira versão de Footloose, mas por ser bem conhecido e aparentemente interessante, eu tive vontade de ler o livro. Infelizmente não superou minhas expectativas. Apesar de possuir uma leitura gostosa e rápida, achei a história fraca. Tive a sensação que faltou algo, como emoção. Talvez se não fosse uma adaptação de um filme, o autor teria dado mais profundidade a ela.

Em relação aos personagens, nenhum ganhou minha total atenção. Gostei de Ren, mas não a ponto de me afeiçoar completamente. Ele é um jovem com um bom coração, esforçado - dono de uma história comovente - que mesmo diante de tristezas e perdas, ele segue em frente, com otimismo. Já Ariel é totalmente fútil, chata e a típica rebelde que me dá nos nervos. Os demais personagens praticamente passaram batidos.

Mesmo eu não ter gostado do livro o quanto eu queria, ele tem suas qualidades. Acredito que a principal é a mensagem que a história passa, como: superação, persistência, que sempre devemos lutar pelo acreditamos, etc. Em geral, Footloose tem seu mérito, mas prefiro apostar que o filme é mais interessante, e como sou curiosa, vou assisti-lo.

Se você gosta de histórias leves e sem rodeios, ama música e dança, recomendo Footloose.

Joelma 29/10/2022

Ren um jovem que acaba de perder a mãe se muda para uma cidadezinha pequena para morar com os tios. Lá ele descobre que a vida nova não será tão fácil assim. É um livro arrastado, mas de fácil leitura, esperava um pouco mais. Uma leitura razoável.
sereia reads 29/10/2022minha estante
não acredito que existe um livro!!! eu já vi o filme várias vezes e não sabia que a história era de um livro

Joelma 29/10/2022minha estante
Sim é de um livro, mas dizem que o filme é melhor

sereia reads 29/10/2022minha estante
o filme é impecável, tem até uma versão mais antiga

Suellen Xavier 29/12/2020

R.
Me deu tudo o que me prometeu, bem detalhado, uma história que te prende.

Emily.Medina 12/04/2022

Li o livro porque conheci o filme, ambos são completamente idênticos. Gostei da ideia da história e do desenvolvimento dos acontecimentos.

LetAcia.LutiA 20/09/2020

Estamos acostumados a ver livros virando filmes e não o contrário. Com esse clássico de 1984, com remake de 2011 trazendo uma versão mais moderna, e sendo um dos meus filmes favoritos eu não poderia deixar de lê-lo.

Ren McCormack é um jovem cheio de vida que acabou de perder a mãe e teve que se mudar de Boston para morar com os tios, onde logo ele irá se surpreender com o choque de cultura da pacata Bomont.

Depois de um trágico acontecimento na cidade foram criadas leis onde proíbe todo tipo de diversão: música alta, dança em locais públicos, ficar fora de casa até tarde. E para ele que veio da cidade grande e movimentada, todas aquelas leis eram consideradas um absurdo.

Somos apresentados também à Ariel, a bela e atraente filha do reverendo que longe do pai tem um lado rebelde e indomável. Ela também é contra essas leis rígidas criadas pelo Estado e pela Igreja, e vive um embate com o pai que cobra dela -principalmente por ela ser filha do reverendo- que ela obedeça a todas as leis para dar exemplo aos demais.

Ren com ajuda de seus amigos resolve fazer um abaixo-assinado para conseguir uma reunião direta com o conselho da cidade para tentar reaver essas duras leis com o intuito que os jovens do último ano -e os outros que logo formarão- possam ter direito ao baile de formatura, e mesmo sabendo que não será fácil está disposto a lutar por isso. E é isso que eu mais acho incrível nele. Esse senso de luta, justiça e até um pouco de teimosia também, mostrando que podemos ser jovens e ainda ter um incrível senso de responsabilidade sem ser considerado retrógrado. Foi bem rápido a passagem da luta dele com a doença da mãe, mas as menções de que ele sempre esteve lá por ela quando ninguém mais estava foi bem emocionante.

É uma história cheia de juventude, maturidade e aprendizagem. A maravilhosa trilha sonora do filme faz a gente sentir falta na hora da leitura -tratei de assistir o filme assim que terminei de ler haha- .

Mas para mim, a única parte que deixou a desejar foi que no livro ficou ainda mais evidente o quanto o romance é rápido. Mas não tinha como ser diferente, visto que no filme também foi assim.

Amanda Azevedo 17/02/2012

Footloose - Rudy Josephs

Footloose foi uma grande surpresa pra mim. Quando a Record nos ofereceu esse livro eu não sabia nada a respeito dele, então, fui correndo ler a sinopse para saber se o livro se encaixava no meu perfil de leitura. Logo vi que, o livro era baseado em um filme que foi ao ar pela primeira vez em 1984 e agora, em 2011, será lançado um remake — nova filmagem, novos personagens, etc. —, essa capa linda que vocês estão vendo acima é do filme que estréia esse ano. A estréia seria amanhã, dia 25 de novembro, mas ouvi boatos de que foi adiado.

A estória gira em torno de Ren e Ariel. Ele se mudou recentemente para Bomont — uma cidadezinha pequena — para morar com os tios. Lá vive Ariel, a filha do Pastor. Logo que ele chega à cidade um passa a reparar no outro. A princípio há aquela resistência por parte dos dois, nenhum quer demonstrar o interesse momentâneo que surgiu, mas logo esse gelo é quebrado.

Ren é um personagem, maduro, com senso de humor e determinado. Se você gosta de personagens adolescentes que fazem o estilo não tão bobo de ser, certamente irá gostar dele. Ariel é um pouco revoltada, sagaz, atrevida... E eu gostei disso!

"Aquela noite havia sido a pior coisa que ele já a tinha pego fazendo, mas estava longe de ser a pior coisa que ela já tinha feito." — Página 111

Em Bomont, há um pequeno detalhe, ninguém pode se divertir. Dançar em público, ouvir música alta. Nada disso é permitido. Para Ren que veio de Boston, isso é totalmente novo, inusitado... E inaceitável.

Logo depois de ler o livro fui correndo ouvir a música, se você não ouviu, ouça! Aviso: a música gruda na cabeça, depois que ouvi me peguei cantando várias vezes “everybody cut, everybody cut. Everybody, everybody cut footloose!” Tem todo esse climinha de balada dos anos 80! Eu confesso que... Adorei!

O livro é totalmente apaixonante, li em apenas um dia — e olha que estava em semana de provas — tudo flui muito bem. Os personagens são carismáticos, envolventes. A leitura é bem leve e divertida. Com certeza quero ver o filme! Como na minha cidade — super evoluída — não tem cinema, vou esperar sair em DVD! Mas assistirei, sem dúvidas.

Achei o máximo terem feito o remake e o livro baseado. Admito que se eu estivesse em uma locadora, não me animaria a locar esse filme antigo. Mas depois de ler o livro, gostei tanto da estória, que pretendo ver o antigo e o novo. Interesso-me mais pelo novo, confesso, porque o ator que faz o Ren, hum... Ele muito me agrada.

Tirei uma estrelinha do livro porque, bem, o livro é dança! E senti certa deficiência da autora — Rudy Josephs — ao descrever essas cenas. Acho que faltavam detalhes... Por isso, creio eu, que o filme é mais completo, afinal, não será necessário descrever essas cenas, pois elas estarão acontecendo! É torcer pra que os atores sejam bons atuando e dançando.

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com

lolo 24/06/2021

Uma boa leitura
Vamos lá, me interessei a ler o livro por que vi que é inspirado no filme, que aliás é um dos meus favoritos. Não fui esperando muito mas me surpreendi, a leitura é simples, leve e bastante agradável.
No começo já percebi que era extremamente fiel ao filme, o que me pareceu um pouco cansativo, porém com o desenrolar da leitura me surpreendi com os detalhes, mesmo quase todas as cenas sendo idênticas as do filme, ler na percepção do Ren foi como ficar a par dos seus pensamentos fora as cenas a mais que ajudam a entender bastante a história e que me agradaram bastante.
Como considerações finais posso dizer que se você nunca assistiu ao remake pode gostar bastante dessa história, o enredo aqui é ótimo e a leitura flui. Se já assistiu ao filme e não se interessou muito acredito que essa leitura só vai lhe parecer cansativa, quase como um roteiro. E se você é como eu que adora o filme recomendo muito porque a leitura é rápida e só tem a somar.

Alejandro 04/01/2023

"Dance até não poder mais"
Pelo fato de ser baseado no Remake de um dos meus filmes favoritos, as expectativas estavam altíssimas porém não foram suprimidas. O autor poderia ter desenvolvido mais os personagens, principalmente o Ren que tem um passado intrigante, que no decorrer vamos acompanhando o seu amadurecimento e no livro faltou esse desenvolvimento, ficou raso... Os últimos capítulos parece que foram escritos às pressas, faltou os detalhes, as emoções, principalmente a vontade de sair cantando e dançando Footlose hahaha ??
É raro, mas dessa vez fico com o filme sem dúvidas.

aninha 24/10/2020

livro inspirado no filme
footloose é definitivamente um dos meus filmes preferidos da vida, então o jeito como a autora explorou o passado do ren adicionou muito à história

infelizmente, sua escrita não transmite muito bem as sensações dos personagens, então foi difícil mergulhar no livro nas partes mais agitadas

tirando isso, foi tudo incrível, maravilhoso, quase como assistir ao filme com cenas bônus e os cortes

Marcela.Mascarenha 16/10/2023

ADOREI, leitura fluída DEMAIS, adoro acompanhar a luta e o amor deles pela dança, amo as duas versões dos filmes, esse livro é da versão de 2011, recomendo muito.

Thamires.Santanna 09/08/2023

Um livro diferente
Comecei o livro por tabela, porque queria retirar ele da prateleira de ?não lidos?. Mas até que foi promissor. Claro, de fato não é como a maioria dos livros que começa com algo extremamente empolgante ao ponto de te fazer querer ler as próximas páginas, e nem tem muita explicação de tudo sobre tudo e para tudo porém tem uma pegada jovial e de liberdade.
Não tem lá muitas emoções, ou de fato o ?romance clichê? que estamos acostumados a ler. Aquele propriamente dito, mas caso esteja com tempo livre e não tiver o seu livro ao alcance, essa leitura é aceitável. O livro tem
Poucas páginas, e até que quando você chega ali quase na metade dele quer realmente saber se o objetivo inicial vai ser alcançado e então, faz que nem eu devora ele em 7 horas para saber a resposta.
Não é um dos meus preferidos, mas até que valeu a pena. Tem algumas piadas engraçadas e frases que me marcaram de alguma forma.

Vanessa Vieira 05/05/2012

Footloose_Rudy Josephs
O livro Footloose, de Rudy Josephs, nos conta a história de Ren McCormack, que desde a mocidade, teve que assumir muitas responsabilidades na vida. Ele foi criado apenas pela mãe, que sempre foi muito doente e necessitava de cuidados especiais. Com o falecimento dela, Ren deixa Boston e segue rumo a Bomont, para viver com os seus tios Lulu e Wesley. Não será fácil para o jovem se adaptar em Bomont, já que os costumes da cidade do interior são totalmente diferentes de Boston: os jovens tem que obedecer toque de recolher, além de não poderem frequentar festas, ouvirem músicas no volume alto, e sobretudo, dançar.

Ren não consegue obedecer as regras da cidade, e quer se divertir. A música e a dança tem muita influência em seu cotidiano, e serve como válvula de escape para os seus problemas e aflições. Quando está com o seu Ipod, ele simplesmente se desconecta do mundo e de tudo ao seu redor. Ele tenta com muito esforço trazer um pouco de diversão e alegria a Bomont, mas não será fácil, já que os adultos não aceitam suas modificações, e acima de tudo, a Igreja, que exerce um poder majoritário no local.

Tais regras foram impostas pelo pastor de Bomont, o reverendo Shaw, dentre outras autoridades da cidade, devido a um acidente que aconteceu há três anos atrás e vitimou fatalmente cinco jovens. O carro deles despencou de uma ponte e caiu em um rio, e tudo indica que o motorista estava embriagado, já que estavam voltando de uma festa. Desde o ocorrido, a juventude de Bomont não tem liberdade e nem podem se divertir do jeito que gostariam. O clima de luto e perda paira sobre o lugar.

Não será fácil para Ren reverter este quadro, mas ele é persistente e empenhará todos os seus esforços em busca deste ideal, ao mesmo tempo em que tenta conquistar o coração da bela Ariel, a filha do pastor. Apesar de pertencer a uma família bem religiosa e tradicional, Ariel é uma adolescente de espírito aventureiro, e até mesmo um tanto rebelde, e não concorda nem um pouco com as imposições de seu município.

Ren lutará muito, tanto para convencer os adultos da cidade que os jovens merecem curtir esse período de suas vidas de forma magnânima e alegre, tendo suas vontades devidamente respeitadas, quanto para conseguir a atenção de Ariel, que parece não estar nem um pouco interessada no rapaz e em suas investidas...

Com uma narrativa deliciosa e bem descrita, Footloose encanta o leitor. O livro foi baseado no roteiro de Dean Pitchford e Craig Bewer, que produziram o remake do filme Footloose, em 2011. A primeira versão do filme data de 1984 e contava com o ator Kevin Bacon em seu elenco e uma trilha sonora dançante e sensacional.

Ren é um jovem bastante maduro para sua idade, e sofreu muito com a frágil saúde de sua mãe, que precisava da atenção total do filho e de uma interminável sessão de hemodiálise. Ele sente um grande choque em Bomont, principalmente por extravasar na dança e na música todos os seus conflitos e medos, e se vê completamente afastado do seu maior refúgio. Ele não aceita as imposições e irá se esforçar para trazer um pouco mais de cor a essa cidade cinzenta.

Ariel sofreu muito com uma tragédia avassaladora que se abateu sobre a sua família, e não teve o amparo e apoio que precisava por parte de seu pai. Devido a essa carência afetiva, e também por não ter espaço para manifestar aquilo que realmente passa em seu coração, adota um temperamento rebelde e inconsequente, buscando assim ferir o seu pai e chamar a atenção dele para si. Ela não concorda com as leis de Bomont, mas ao invés de confrontá-las de frente, busca uma maneira de contorná-las e assim, extravasar as suas verdadeiras vontades.

Footloose é um livro incrível e arrebatador. O romance de Ariel e Ren foi bem arquitetado e tornou a história ainda mais mágica e bela. Podemos vislumbrar cenas lindas do casal dançando e a narrativa é emocionante. Um enredo repleto de amor, magia, música, dança, e sobretudo, garra e determinação em busca de um ideal. Recomendo!

Bruna Torres 04/09/2020

Footloose
Um livro agradável de se ler. O romance ficou um pouco em segundo plano mas gostei de vê o crescimento dos personagens e a história se desenrolar.

O livro também nos mostra que não podemos deixar uma tragédia definir o nosso futuro.

layla 30/12/2020

Li o livro muito rápido, mas achei a história meio? rasa? não sei explicar, não gostei muito e achei as coisas meio sem sentido, acho que porque deva funcionar melhor em filme do que em livro.

1 | 2 | 3 | 4