Cinco Luas

Cinco Luas Ronaldo Cavalcante

Resenhas - Cinco Luas

Bru 31/10/2020

Simplesmente sensacional
O título diz tudo! Eu amei de mais, surpreendente, criativo, cativante, com um final de cair o queixo e que me deixou querendo a continuação.

Ys Wanderer 10/12/2015

Cinco luas perdidas
Quando eu li a sinopse desse livro realmente fiquei encantada com a ousadia do autor. Mas, enquanto avançava a leitura, percebi que aqui temos uma boa ideia que foi completamente mal escrita e desperdiçada.
A história já começa do ponto principal, o que seria bom se não fosse o fato de que nada mais é explicado. De onde vem essa doença? Como os outros povos sabem que há um planeta doente? E os guardiões surgem através de qual critério? Sabe, o que percebemos é que tudo surge apenas para construir o enredo, mas o autor não se deu o trabalho de dar um pontapé inicial.
Outro problema que encontrei foi a quantidade de erros de digitação no livro. Encontrar erros é normal, mas tive a sensação de que esse texto sequer foi revisado, pois havia erros absurdos e incômodos, como: ausência de vírgulas na separação dos vocativos, letras minúsculas em início de frases, números aleatórios no meio do texto, palavras engolidas e outras coisas.
Outra coisa que me incomodou muito foi o tempo verbal usando pelo autor na narração. Achei simplesmente horrível, parecia que eu estava lendo um roteiro.
Enfim, achei que seria um bom livro e uma boa história, mas me decepcionei completamente.

Iara 24/06/2013

Vamos lá, quando comecei a ler o livro ñ sabia o q esperar dele, a capa condiz com o a leitura literalmente, acho a capa linda, pra quem gosta de estoria bem detalhadas esta é uma ótima leitura, e tudo bem detalhado os cenários e tal, eu achei as letras um pouco pequenas, acaba ficando um pouco difícil a leitura, mas no decorrer dela fica difícil parar de ler, ñ sei como o autor conseguiu descrever tantos personagens diferentes, imaginação incrível rs.
Ri bastante em alguns trechos do livro, deixando a leitura bem animada, gente as ultimas paginas do livro me deixou de boca seca, ñ conseguia parar de ler, o final do livro me surpreendeu muito, eu simplesmente não desconfiava como seria o final do livro, e fiquei de boca aberta, agora vou esperar ansiosa pela sequencia.
Super recomendo o livro, muito msm.
Também a alguns erros de ortografia nele.
Viviane 04/04/2015minha estante
Concordo plenamente com sua animação o livro é fantástico e eu também espero ansioso pelo segundo livro. Li o primeiro capítulo e achei ainda melhor que o primeiro " O Quarto Espirito" esta sendo muito aguardado por esse leitor assíduo de obras que marcam a imaginação.

Leitor Cabuloso 15/03/2013

Saudações, caros leitores! Como estão as suas leituras? Se quiserem, podem falar sobre isso no comentário. Eu gosto de conversar. Enfim, vamos falar sobre o que é mais importante agora: “Cinco Luas”. A primeira coisa que tenho a comentar é que a sinopse funciona perfeitamente para estimular a curiosidade do leitor e surpreender. Por mais incrível que possa parecer para alguns, criar uma sinopse não é tão fácil. Em um primeiro olhar, julgava que fosse ler uma obra de ficção científica mais tradicional, mas o autor inseriu algo fascinante. O que poderia somente ser uma história de invasão alienígena (tema recorrente no gênero ao qual a obra pertence), provou ser algo a mais. Vamos salvar o mund…ops…quer dizer, vamos acompanhar a resenha?

O livro nos impacta com um início fulminante, sem perder-se por questões paralelas de pouquíssima relevância para a trama. A narração é detalhista ao longo de todas as páginas, mas sem ser maçante, pelo contrário, conquista por demonstrar que o Ronaldo Cavalcante preocupou-se em criar algo coerente. É quase como se você fosse um dos habitantes daquele mundo, compreendem?

Os personagens principais: Rafael, William, Vinicius, Luciana e Leo são a única coisa que, aparentemente, impede o completo estabelecimento dos invasores em nosso planeta. A razão? Digamos apenas que eles possuem uma peculiaridade muito interessante, não quero estragar parcialmente o prazer de suas leituras. Esta peculiaridade é muito bem desenvolvida pelo autor, aliás. Acredito que ele deve ter conduzido cada movimento da escrita com bastante calma para criar a sua visão de cada personagem, uma vez que todos possuem singularidades demais para serem frutos de uma construção impulsiva.

Os personagens, exceto por seus atributos fantásticos, não se distinguem de qualquer um de nós. Eles sentem raiva, xingam, brigam entre si, fazem tolices, enfim, são empáticos. Esse é um dos diferenciais dos heróis deste romance em relação a muitos outros. Eles carregam um forte sentimento de salvar o planeta, mas isso não elimina os fatores humanos. Quantas vezes nós mesmos não fizemos algo errado, mesmo quando queríamos fazer algo bom? Antigamente era mais dominante o perfil do herói como alguém em conforme com o ideal de “corpo são, mente sã”, mas hoje em dia isso está cedendo espaço para figuras mais “reais”, mas nem por isso menos encantadoras. Essa carcterística me parece refletir o espírito de uma época. Em tempos que a depressão é uma dos maiores problemas da civilização, heróis imperfeitos são mais que naturais, são necessários para provar que podemos superar medos que nos assolam.

A maneira como a ocupação dos alienígenas acontece, suscitou alguns questionamentos em mim acerca das reais motivações destes “soberanos”. Sinceramente, não consegui confiar em outras pessoas além dos humanos. A condução até a elucidação disso possui algumas sequências de ação de tirar o fôlego. Se você aprecia combates cheios de minúcias, vai amar! O desfecho é de deixar qualquer um mudo e lança a semente de uma possível continuação.

O meu único desapontamento é quanto à revisão. Muitos erros. Mais uma vez reafirmo a minha convicção de que a revisão deveria ser executada por pelo menos duas pessoas, assim os deslizes seriam reduzidos bastante. A qualidade da história é alta, mas estas pedrinhas incomodaram. Minha nota é três selos cabulosos e meio.

Rita Nunes 27/12/2012

Esse livro foi muito diferente do que eu esperava. Nem pior, nem melhor, apenas diferente. É uma história de ficção científica muito boa, muito bem construída e bem amarrada. A história é excelente. O livro poderia ser épico. Mas senti que faltou um pouco de qualidade literária. Faltou habilidade para conduzir a história. Em muitos trechos, a narrativa me parecia muito crua, como um texto jornalístico. Em outros, assemelhava-se a uma adaptação de história em quadrinhos, e talvez fosse melhor se tivesse sido feito dessa forma.
Mas jamais poderia dizer que não valeu a pena comprá-lo e lê-lo. Pra quem gosta de histórias de invasões alienígenas e super-herois, é um prato cheio. E tudo indica que haverá um segundo livro.

Gabi 24/10/2012

Cheio de ação!
Todo cinéfilo que se preze sabe vários detalhes e informações dos filmes que assiste. Personagens, atores, atrizes, diretores, etc. E se diverte comparando vários filmes, listando atores que trabalham em outros filmes, diretores de outros filmes, etc. Isso, de certa forma, tira um pouco da graça, do “glamour” de um filme, a pessoa tem que fazer certo esforço pra aceitar que o ator que interpreta um mafioso em um filme é o mesmo que interpreta um alcoólatra fracassado em outro, e que na vida real é um playboyzinho excêntrico que vive em baladas e festas.

Mas para o cinéfilo isso não importa, o importante é conhecer o máximo possível todos os detalhes de um filme, para ele o “making of” de um filme é tão ou mais importante que o próprio filme. Uma das maiores alegrias para um cinéfilo é quando um diretor realiza um filme em que homenageia outro filme, outro diretor ou atores, e coloca no filme referências a essa homenagem. Em uma cena dentro de um quarto em um filme qualquer vemos na parede um pôster de “Guerra nas Estrelas”. O cinéfilo diverte-se descobrindo essas referências, citações e uma infinidade de detalhes.

Este é o caso desse livro. Ao que parece o autor Ronaldo Cavalcante é um grande fã de muitos filmes e livros conhecidos e usou diversas referências para criar sua ficção. E podemos listar inúmeras delas, é claro que podemos estar enganados e só o autor poderá dizer com certeza sua fonte, mas não tem como não nos lembrarmos de vários filmes e livros que conhecemos. Ao mesmo tempo podemos perceber também que a referência pode ser a própria realidade, a história que vivemos, e até uma crítica a essa história real.

A história do livro é o clássico da ficção científica, seres interplanetários fantásticos, dotados da mais avançada tecnologia, invadem nosso planeta com a intenção de destruí-lo, os terráqueos no caso, terão que encontrar um meio de impedi-los, ou serão aniquilados e extintos. Temos aí a metáfora, tão comum nesse tipo de ficção, relativa à realidade do nosso planeta. Um povo que se diz soberano, superior aos demais, subjuga e coloniza, na maioria das vezes por meio de guerras, outro povo considerado inferior, e se apropria dos recursos que mais o interessam. Quantas vezes já não lemos essa história nos livros escolares ou ainda vemos hoje em dia. Muitos povos antigos foram extintos ou quase extintos depois da chegada de colonizadores/exploradores que tinham o único interesse em se apoderar de suas riquezas naturais. Ainda hoje vemos exemplos de países que estão sobre grandes riquezas naturais (petróleo, pedras preciosas, minérios) e são explorados por outros países ou até mesmo por seus próprios governos, deixando o povo na penúria.

Sendo o autor nacional, temos boa parte da trama se desenvolvendo no Brasil, e com a participação importantíssima do povo tupiniquim. Mas como o problema da invasão é global, viajamos para várias partes do globo, inclusive, como não poderia deixar de ser, a Casa Branca em Washington. O livro é recheado de cenas de ação, definitivamente é para apreciadores de "blockbusters" de ação. E é aí que entram as referências. Temos cenas que lembram algumas situações dos livros e filmes de “Harry Potter”, principalmente quando há um elemento da natureza em ação, plantas, árvores, etc, aliás, um dos personagens principais do livro é a natureza, o que nos lembra do filme “Avatar”. Uma das cenas remete ao segundo filme dos "X-Men", onde Magneto tira o sangue de um dos guardas da cela onde está preso, e forma bolinhas de metal usando o ferro presente no sangue do guarda.

A leitura segue em um ritmo ágil, apesar da narração detalhada das cenas de ação. As lutas entre os invasores e os terráqueos são tão intensas que são minuciosamente detalhadas para que se entenda a situação da batalha. O autor tem um grande conhecimento de materiais, elementos da natureza, tecnologia, existente ou fictícia. Lugares, paisagens, sensações e pessoas são exaustivamente descritas. Para alguns isso pode até cansar um pouco, mas a riqueza de informações é grande. O humor não é constante, temos um pouco dele com o personagem “William”, que por coincidência lembrou o personagem “Comediante”, do filme “Watchmen”. Mas o engraçado foi o autor usar em uma situação a palavra “tatibitati”, que muitos não devem conhecer. Rendeu boas risadas.

Resta saber se deveremos usar nossa imaginação para criar uma conclusão da trama, pois a sensação é de que haverá uma continuação. É esperar pra ver. E ler. Nosso belo planeta azul, que se salvou de inúmeras destruições em milhares de ficções será finalmente destruído? Esperamos que não.

Ana Luiza 11/06/2012

Classificação: 5/5 (favorito)
Não era um dia comum. Há mais de um ano os dias na Terra se tornaram fora do comum. Tudo começou quando as grávidas sofreram abortos, as crianças nasceram mortas e as mulheres se tornaram estéreis. O mundo já estava chocado o suficiente quando um buraco negro se abriu no céu e duas novas luas aparecerem. Se as coisas já estavam ruins, elas só iriam piorar dali para frente.

“Sua voz é assustadoramente familiar, quase que amiga, paterna. William tem vontade de contar tudo, como a quem conta a um confidente. Não sente nenhum rancor pelos ferimentos. Sente-se até mesmo culpado por eles, sente que os merece.” Pág 13

As novas luas trouxeram consigo o que nos chamamos de alienígenas. Seres de outros planetas que auto se denominam soberanos trazem a noticia que nenhum terráqueo queria ouvir: a nossa raça iria se extinguir. Os abortos foram só o começo. A raça humana iria definhar enquanto observa os povos “soberanos” extrair nossa riqueza natural.

“Ninguém queria se mover. Apenas comentavam, lamentavam, questionavam e o observavam juntos o céu modificado. Observavam sua Extinção.” Pág 24

Mas, como bons seres humanos que somos, não iriamos simplesmente assistir nossa população morrer e nosso planeta ser usado pelos soberanos. Assim pensa Rafael, o guardião da Terra. Cada planeta fadado à extinção ganha um Guardião com poderes mais que especiais e com imunidade a doença que atinge os outros seres da raça.
Apesar dos Guardiões serem extremamente poderosos, eles não tem poder para vencer os soberanos ou a doença. Mas, o nosso querido planeta azul difere dos outros planetas, e logo, um planeta tão especial não poderia ter apenas um Guardião. Para a surpresa dos soberanos, mais quatro Guardiões surgem (William, Leo, Vinícius e Luciana), cada um com habilidades únicas.

“William fala com os olhos perdidos no nada. Sonda-se em busca de respostas. Sabe de muitas coisas e ao mesmo tempo não sabe nada. Suas habilidades parecem vir em ondas, não sabe exatamente o que fazer até o momento de realmente precisar usá-las.” Pág 32

Um pontinho de esperança surge na raça humana, mas a chegada de mais duas luas pesa sobre os Guardiões, ainda mais sendo que os quatro que despertaram por ultimo estão totalmente despreparados para a inevitável guerra. Enquanto se preparam, os Guardiões acabam descobrindo “entidades” dispostas a ajuda-los, além de aliados entre os inimigos. Surge então à possibilidade de uma vitória, mesmo os inimigos sendo bastante poderosos e em número maior, não será fácil dominar a Terra. E humanos e Guardiões não caíram sem antes lutar.

“No caso da Terra, tudo parece prosseguir de modo estranho. Todos os povos dispostos à colonização agem de forma peculiar por vários motivos encobertos e um em aberto. A Terra é especial.” Pág 60

Criatividade a perder de vista e muitas cenas luta recheiam Cinco Luas. Apesar de não ser fã das histórias de invasões alienígenas, esse livro conquistou um lugar entre os meus favoritos. Sempre com muitos detalhes, o autor conseguiu mesclar invasão alienígena com dominação de elementos em batalhas de tirar o folego. Apesar de haver muitas cenas longas de lutas, o livro não se resume a isso.
Falando de escrita, sou toda elogios ao Ronaldo. Ele escreve de forma simples, mas sempre com detalhes precisos. A leitura flui de forma natural, e apesar dos capítulos longos, o livro não é cansativo. Encontrei alguns errinhos de digitação, mas nada significativo. O autor foi bem criativo na hora de criar personagens e cenários e explorou todos com perfeição. A editora fez um belo trabalho na capa, que é linda.
Impossível não gostar dos Guardiões. Cada um possui características e poderes únicos. Todos os Guardiões são extremamente poderosos, e não acho que um em especial seja mais forte que os outros, apesar de que os poderes da Luciana são bárbaros!
Não querendo revelar spoilers, só vou adiantar que o final é bem surpreendente e que nos faz ansiar pela continuação.
Cinco Luas superou minhas expectativas. Esse é um livro cheio de criatividade, mas bem “pé no chão”, afinal, ninguém sabe se existem outras raças “inteligentes” como a nossa. Uma coisa interessante sobre o livro é que o autor também nos faz refletir sobre como nos relacionamos entre nós mesmos e com o ambiente. Apesar de sermos de uma única raça, deixamos que as diferenças físicas, culturais e sociais gerem conflitos, alguns deles armados. Para mim, o livro deixou uma mensagem muito clara: se não superarmos os conflitos que temos com a nossa própria raça e com a natureza, de uma maneira ou outra acabaremos instintos, haja invasão alienígena ou não.

Vanessa Meiser 24/01/2012

Cinco Luas é composto de 503 páginas da mais pura aventura.
A história se passa em Brasília nos tempos atuais.
O mundo como conhecemos está prestes a deixar de existir segundo a trama de“Cinco Luas”. Após meses sem nenhuma mulher dar a luz, a população esta diminuindo, as pessoas morrem e ninguém nasce. Ninguém consegue entender porque isto esta acontecendo, muitos estudos estão sendo feitos sem se chegar a nenhuma conclusão, a única coisa que descobriram a princípio é que todas estas mulheres que perderam seus filhos tornaram-se estéreis. A vida na Terra está por um fio a passos rápidos e este fenômeno tem nome, extinção.
A Terra então é invadida pelos Daisukianos e Idan–Há. A extinção da vida na Terra é uma forma de na verdade substituir os habitantes do planeta.

“ O céu permanecia tenebroso. Algumas partes se desfazendo do roxo escuro para o azul marinho. A mancha parecia sólida agora e tinha um tom esverdeado. Rafael olhava as pessoas em transe e o objeto estranho no céu, mudando o olhar periodicamente para tentar entender as duas cenas........Rafael de súbito olhou para o fenômeno e congelou; não estava sob o efeito dele, parecia ser imune, sentia algo vindo. Rápido. Muito rápido.
A Terra tremeu.” Pág 25

Surgem então, na verdade ‘despertam’, os Guardiões. São eles: Rafael, Willian, Leo, Vinicius e Luciana, todos são amigos, pessoas simples e que sem esperar se descobrem com super poderes, cada um com o seu poder específico capazes de defender o planeta Terra desta terrível doença que se abateu sobre ela. Assim que cada Guardião desperta, eles precisam descobrir qual seu poder e como usá-lo e isto a princípio é um problema pois normalmente o despertar ocorre quando se encontram no meio de alguma batalha e precisam se defender e defender seus amigos. Os poderes(pilares) de cada Guardião complementa os poderes do outro tornando-os então muito fortes.
Os inimigos estão mais bem preparados tecnologicamente porém os Guardiões possuem uma arma mais poderosa mas que mesmo assim não garante à Terra a vitória esperada, antes disto muito batalha será travada entre Daisuke, Idan-Ha, Guardiões...
A história é tão rica em detalhes que você fica completamente preso a ela, sempre querendo saber mais e principalmente o que irá acontecer com a Terra. O livro é viciante, impossível não se apegar aos 5 Guardiões que graças ao autor, são extremamente engraçados e cativantes, aliás, apesar de o tema ser meio que complexo, luta por sobrevivência e independência de um planeta ocupado por seres de outro planeta, a história consegue ser em muitos pontos muito divertida. Sem contar que é também comovente.
Agora você me pergunta como Ronaldo conseguiu mixar tantas características num único livro? Só lendo mesmo para saber e eu garanto que será uma leitura bastante agradável. A ótima notícia é que pelo o que pude perceber, Cinco Luas será uma série e ainda teremos a companhia dos 5 Guardiões por bastante tempo....

ricardo_22 10/01/2012

Resenha para o blog OverShock
Cinco Luas, RonaldoCavalcante, 1ª edição, Osasco-SP: Novo Século (Novos Talentos da LiteraturaBrasileira), 2011, 503 páginas.

Desde muito cedo incentivado pelos pais a ler, Ronaldo Cavalcante não demorou a perceber a importância que este ato tão prazeroso tem na vida das pessoas. Com isso que o brasiliense nascido na década de 80 iniciou sua aventura no mundo literário com Cinco Luas, uma obra rica em detalhes, ação, emoção e mensagens.
Neste primeiro livro da série, vemos que o mundo do qual vivemos está enfrentando sérios problemas após meses sem que nenhuma criança nascesse com vida. Essa doença atrai povos de planetas distantes, que se aproximam da Terra com suas luas. Cada um desses povos possuem características próprias e fazem parte de um grupo especial com certos objetivos. “O céu continua o mesmo, mas a pressão havia sumido. As outras três luas brilham destacando-se no céu colorida, uma redoma transparente parece envolvê-las. Brilham mais forte, e o buraco negro de súbito se alarga, revelando uma forma gigante e acinzentada. (pág.125)”.
Porém a Terra também é um lugar especial, e como todos os planetas, possui alguém capaz de evitar a aniquilação do povo. Na verdade a Terra possui cinco guardiões (Rafael, William, Leo, Vinícius Luciana), algo nunca visto até então. Juntos, os guardiões lutam com todas as armas para evitar que os povos soberanos levem nossos recursos e fiquem com o nosso planeta. “Rafael se perde na beleza do firmamento. Olha para William apoiado em seu ombro, hipnotizado pelas luas gigantes, e não sabe por que, mas lembranças de suas primeiras horas como o primeiro Guardião invadem sua mente. (pág. 19)”.
A forma como os autores contam suas histórias é sem duvidas uma marca que fica guardada por tempos após a leitura de seus livros, e Ronaldo Cavalcante possui uma característica própria que faz com que Cinco Luas seja mais do que um simples livro, principalmente depois que se acostuma com o estilo de escrita do autor, o que para mim demorou alguns capítulos.
O autor usa e abusa na hora de descrever tanto personagens, como sentimentos e principalmente as batalhas, que não são poucas. Ronaldo também escreve de uma forma diferente e única, e essas características ajudam na hora de compreendermos os diferentes povos que aparecem ao longo das mais de 500 páginas.
Quando anunciei que Cinco Luas seria um dos próximos lançamentos da editora Novo Século, aproveitei para dizer que pela sinopse, o livro possuía uma temática muitas vezes já retratada em filmes e livros, porém me surpreendi ao iniciar a leitura. É uma história muito diferente do que imaginava e envolve muito mais do que seres de outros planetas e uma doença que pode acabar com a vida na Terra. Isso é um ponto muito bacana.
Já deve ser possível imaginar que há muitas personagens, sejam elas principais ou não, e claro que algumas delas acabam conquistando o leitor. No meu caso, gostei desde o inicio do casal Luciana e William, dois dos guardiões da Terra e que estão envolvidos nas principais partes do enredo, emocionando e fazendo rir. Pelo menos mais três ou quatro personagens são interessantes, contudo, para evitar spoiler, não irei revelá-los.
Como disse anteriormente, o livro emociona e faz rir ao longo de suas páginas e o autor ainda consegue criar um ritmo sufocante, no bom sentido é claro. As diversas batalhas que existem ao longo da história são frenéticas e percebemos o quanto a ação (de animes, filmes e até mesmo do famoso RPG) está presente na vida do autor, o que também fica claro na biografia e nos agradecimentos do mesmo.
A história, as personagens e as características da escrita de Ronaldo mereceriam nota máxima, no entanto, existem algumas coisas que devem ser mudadas em uma futura 2ª edição de Cinco Luas, entre elas, os diversos erros de digitação que encontramos. Não que isso atrapalhe, e também não acho que tenha sido um erro do autor, mas isso impediu que eu avaliasse como cinco estrelas no Skoob.

Continue lendo e comente a resenha no blog: http://overshock.blogspot.com/2012/01/resenha-63-cinco-luas.html

Nina 22/12/2011

Cinco Luas de Ronaldo Cavalcante
A Terra é atingida por uma doença chamada Extinção.As mulheres estão estéreis e o planeta definha assim como sua população e com isso chegam os invasores Soberanos e os Guardiões despertam.Assim como os habitantes, os Guardiões lutam para defender seu planeta e os soberanos lutam para toma-lo, pois a Terra é diferente dos demais planetas e seus Guardiões também.
Todo o planeta esta em uma guerra terrível.Os Soberanos possuem tecnologia e armamento muito mais avançado que o nosso, mas nossos Guardiões possuem uma "arma" que eles nem imaginam.Mas isso não significa que a guerra esta ganha.
Entre novas amizades, traições, inimizades, conflitos internos e tendo que entender seus poderes e os dos demais, eles ainda precisam encontrar a cura e sobreviver a invasão.

Em Cinco Luas, Ronaldo Cavalcante nos presenteia não com um, mas com vários mundos.Tudo e todos são tão ricos em detalhes que mesmo que você não possua muita imaginação, sera capaz de "visualizar" tudo.Não são aqueles detalhes que tornam a historia maçante, são o tipo de detalhes que a tornam fascinante.
É impossível não se afeiçoar a Rafael,Luciana,William,Leo e Vinícius. Impossível não sofrer,rir com as brincadeiras,vibrar com suas vitorias.Tudo muito bem construído, cada personalidade completando a outra, os pilares um do outro, os nossos pilares.Em contra partida é impossível não querer assassinar pessoalmente alguns outros personagens rsrs.
Ri muito com algumas partes e chorei muuuuuito em outras ( chorei mesmo gente,minha mãe queria me proibir de ler o resto do livro hauahua ).
O livro já obteve minha atenção pela capa.Fiquei instigada e atraída pelas luas. Amei os agradecimentos. Tenho o habito de chamar meus amigos de pilares e ver o Ronaldo fazer o mesmo me deixou com mais vontade de ler a historia.
Amei conhecer cada personagem.Tinha a sensação de estar fazendo novos amigos.Cheguei a parar de ler em alguns trechos para me acalmar, pois havia sido tomada pelos sentimentos deles.
O Livro é fascinante e aguardo ansiosa pela continuação, pois Cinco Luas será uma série.O que me deixa imensamente feliz, não seria capaz de me despedir deles ainda rsrs.
Cinco Luas é aquele livro que te prende por completo, você necessita ler mais.A cada página uma surpresa desses novos novos mundos, cheia de detalhes que te fazem admirar a cena descrita.
A leitura é gostosa e não e difícil de você entender cada mundo, cada novidade.Meu imenso parabéns ao Ronaldo.
Espero que vocês leiam e que tenham gostado da resenha.

Beijos de La Fleur dy Lis.