A virgem na jaula

A virgem na jaula Ayaan Hirsi Ali

Resenhas - A Virgem na Jaula

Carla Martins 02/01/2013

Me envolvi menos do que de costume
Achei uma história meio fria, mais sobre política e religião do que sobre as lutas pessoais pelas quais Ayaan Hirsi Ali passou, que era o que eu esperava encontrar na obra. Mas, certamente, o livro fará muito mais sentido quando for lido depois de Infiel, livro que já está na minha estante, a espera da sua vez. :)

Lerei A Virgem na Jaula de novo, depois, e complementarei essa resenha. Mas, por hora, posso dizer que é um livro muito legal para aprender um pouco mais sobre a cultura muçulmana, alguns casos de desrespeito à mulher e compreender muito da luta de Ayaan Hirsi Ali e sobre seus pensamentos e opiniões.

Lais Machado 25/03/2010

Um livro que conta várias histórias reais e abre nossos olhos pra a realidade do povo que tem o Alcorão como base de suas vidas e única fonte de conhecimento. Ela é um pouco radical quanto ao que nós, ocidentais, devemos fazer.. mas concordo quase 100% com ela. Uma leitura contemporânea e excelente!

Paula 30/11/2015

Uma verdade desconfortável

Esse livro é um coletânea de ensaios onde a autora denúncia de forma pouco amistosa os maus-tratos e submissão extrema vivenciados diariamente pelas mulheres muçulmanas. Porém diferentemente da atenção de se outro livro Infiel, nesses ensaios Ayaan afirma que nós, o ocidente e os muçulmanos que vivem no ocidente somos os únicos que podemos lutar contra a violência, intolerância e o terrorismo islâmico. Ela é enfatica quando diz que o mundo islâmico precisa urgentemente de um Voltaire que convide os muçulmanos a se livrarem de suas superstições e a usar a mente e não a emoção para assim poder questionar a legitimidade de alguns dogmas impostos pela religião.
Em alguns momentos achei que a autora foi fria ao extremo ao comparar o isla com o nosso mundo ocidente, afinal não somos esse supra sumo de democracia e igualmente, porém resgatando o que li em Infiel, pude entender com maior o motivo pelo qual ela usou tanta agressividade em alguns momentos.
Enfim, antes de se aventurar nesse livro recomendo a leitura incrível de Infiel.
Recomendo muito a leitura desse livro, acredito que as vezes seja necessário levarnos um tapa na cara para que possamos sair da zona de conforto e gritar que isso nao está certo!

Gabrielle 04/08/2017

Um livro que todos deveriam ler
Após um período lendo livros referente ao islã, esse foi um dos livros que mais abriu os meus olhos e a minha mente para diversas pautas islâmicas, a autora desenvolve um livro como uma pesquisa onde ela apresenta experiências pessoais e dados estatísticos comprovando a sua tese e o seu ponto de vista, livro maravilhoso, eu li ele inteiro em menos de uma semana, e depois tive que reler só para poder anotar considerações e pontos importantes! Nota 10.

Biahhy 26/02/2019

Uma leitura inesperada!
Esse foi um livro que durante um tempo fiquei pensando em ler ele, eu passava na prateleira e olhava e olhava até o dia que decidi pegar ele e ler a contracapa; na hora meu interesse foi despertado. Não apenas por ser um livro que fala sobre a cultura islâmica, sobre os muçulmanos, sobre a vida em si, mas principalmente por ser um livro manifesto, escrito por uma mulher que se libertou de tudo isso e que sem tabus escreve sobre tudo que passou e sabe a respeito de como uma mulher é tratada pelos pais, pelos maridos, pela sociedade agora e antigamente. O livro é impactante, tiveram momentos que eu relia novamente o capítulo para ver entender se o que eu estava lendo era aquilo mesmo.

Eu sou super leiga sobre o assunto, leio muito pouco livros escritos por autoras muçulmanas e aqui a autora é também somaliana; o que despertou meu interesse para ler muito mais, pesquisar e saber muito mais sobre tudo. É bem amplo falar desse livro e suas nuances, recomendo de olhos fechados e estou bem curiosa para ler outros livros da autora.