Sandman - Edição Definitiva, Vol. 1

Sandman - Edição Definitiva, Vol. 1 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman

David 12/09/2022

Enter Sandman!
Finalmente tive coragem pra adentar o mundo complexo do Zé da Areia. Leio o Neil Gaiman com certa frequência e sei que ele é um criador complexo. E também sei que o mundo de Sandman não é pra amadores. Mas comecei assim mesmo e tô amando. Agora só faltam mais 5 calhamaços. hehe

Fabio 07/06/2022

Uma das melhores HQs que já li.
Sandman é muito especial para mim. Seus temas são amplos, sua magnitude é estonteante. Conta a história de uma entidade antropomorfizada que supera deuses. Que ideia sensacional! Como um dos sete perpétuos, Devaneio, ou Sonho, ou Sandman, é também uma história de amadurecimento, de se autoconhecer, de perspectiva, de avaliar o que realmente sabemos sobre o mundo e sobre o sonhar. Outra personagem com certeza marcante, Desencarnação, ou Morte, mostram como seria se "mentes humanas" da forma como conhecemos fossem as regentes desses deveres de magnitude cósmica, suas relações familiares e seus aprendizados com o tempo e com a humanidade. Fico "viajando" quando leio esta maravilha (pela segunda vez). Ansioso para ler o segundo volume.

BJekyll0 12/09/2022

Abraço
Me lembro de ficar horas em uma estação de metrô quando era adolescente, perdi a noção do tempo. Estava apaixonada. Pela primeira vez, completamente apaixonada. Uma edição surrada, emprestada. Eu me senti abraçada pela história. Eu senti que o mundo já não me faltava. Não é fácil fazer resenha de Sandman, não pretendo. Minha intenção é apenas dizer que faz parte dos livros mais importantes da minha vida. Da mesma forma que Morpheus encontra Shakespeare repetidamente, eu preciso lê-lo todos os anos. Minha tradição pessoal, metaforicamente, meu encontro familiar marcado para períodos de desamparo e angústia.

Juliano 31/12/2020

A melhor história em quadrinhos de todos os tempos.
É inegável que Sandman é a maior e melhor HQ de todos os tempos. As histórias criadas, a mitologia, os ensinamentos e lições, tudo é muito bem feito e escrito. Neil Gaiman tem uma mente brilhante e é espantoso pensar como ele conseguiu criar algo tão gigantesco e fascinante. Concluí a releitura já com vontade de reler mais uma vez, mas vou me segurar pois agora pretendo finalmente dar seguimento na história e descobrir o que Gaiman preparou para o nosso Morfeus/Sonho. Leiam Sandman!

Nelson.Nogueira 15/08/2022

Magnífico quadrinho! Sandman nos faz viajar por um mundo fascinante e fantástico e nos apresenta personagens complexos e atemporais. Em qualquer época que você lê é arrebatado da mesma forma. Recomendadíssimo!

Marisa137 31/08/2022

A obra prima de Neil Gaiman
Tinha começado a ler a primeira vez à alguns anos mas parei logo no início e não tinha voltado até então. Não porque estava ruim, muito pelo contrário, só não estava com tempo. Quando a série foi anunciada fiquei bem empolgada. Alguns dias, acho que até uma semana antes da estréia, voltei à ler novamente. Em partes pra comparar mas também pra finalmente ler essa obra tão famosa. Não consegui ler todos os capítulos que foram adaptados à tempo, mas o que li e que estão na série estão muito bem adaptados. É claro que tem coisas que na HQ achei bem melhor, mas o episódio referente à história "Uma Esperança no Inferno", que foi a história que mais gostei deste Volume 1, ficou tão bom quanto na HQ. E gostei e achei mais simpática a Rose Walker da série do que da HQ. Enfim, é a obra prima do Neil Gaiman e que todo mundo deveria ler ao menos 1 vezes na vida.

whozkay 09/03/2023

Uma boa hq mal posso esperar pelo próximo
Não minto que li depois da série então já não esperava tanto mais, mas é um raro caso que tenho que dizer que a Netflix fez melhor hahahah a hq não é ruim de forma nenhuma e as histórias bônus foram INCRÍVEIS, mas a adaptação eu achei melhor, ainda mais por eu já saber a história toda, então amei tanto quanto amei a série e senti falta da representatividade que a Netflix colocou. mas já tenho todos os livros da série disponíveis pra ler então a partir do segundo volume já devo da opiniões melhores e mais concretas
Matheus656 10/03/2023minha estante
??

Luis.Henrique 09/05/2023

Sonhar é tudo
Neil Gaiman aqui nos introduz um personagem que está além dos deuses, muito acima de qualquer hierarquia e irmão da própria morte. No entanto ele não é capaz de impedir sua prisão e com ela todos os males do mundo do século XX. Sandman é uma história sobre ações e consequências e sonhar é vital para todos. Morfeu é um personagem complexo que aprende com suas ações através de toda a história e os futuros volumes apresentam isso. Ele começa duro, teso e silencioso, ganha voce uma personalidade a cada quadrinho. O maior trunfo do autor é trazer personagem secundários e terciários tão interessantes quanto o próprio protagonista ou se não mais, também abordando o universo da DC incorporando esse na história. Eu já já reli Sandman pelo menos umas cinco vezes e sempre tem uma pequena surpresa com todos os detalhes que a história é capaz de trazer. O autor costura essa obra-prima que é bem uma colcha de retalhos de uma forma tão única que não nos importamos de ver seus fios. Incrível, maravilhoso e o mais próximo de perfeito para sua época e que continua tão atual quanto foi em 1989.

Beatriz 20/12/2022

Como uma criança irresponsável de 10 anos eu li esse calhamaço, não entendi nada e guardei. Hoje com mais do que o dobro da idade reconheço que essa era uma história que criou uma geração inteira, e foi lindo encontrar as peças desse quebra cabeça e organizar tudo que uma mente de criança conheceu.
E Neil me ajudou a sonhar novamente.

Murillo Bertolini 16/10/2023

Leitura incrível, sensível e poderosa
Já preciso começar pedindo desculpas por não conseguir expressar nem 10% do que a leitura de Sandman pode representar para o leitor.

A série de Neil Gaiman, escrita no final dos anos 1980 e durante todos os anos 90, é até hoje uma das mais importantes, criativas e sensacionais obras dos quadrinhos norte-americanos e mundiais. É incrível como o autor é capaz de juntar numa mesma obra uma explosão criativa ímpar na construção de toda uma nova mitologia, ao mesmo tempo que pretende amarrar inúmeras pontas com a confusa cronologia do Universo DC e criar conexões e referências à literatura, cultura, artes e tudo mais que você possa imaginar.

A leitura de Sandman tem inúmeras camadas e referências que apenas uma terceira ou quarta releitura com o apoio do Google em cada detalhe possa te dar a experiência minimamente próximo à qual a obra foi concebida por Neil Gaiman. Para ajudar nessa caminhada, recomendo acompanhar a série de vídeos do Pipoca & Nanquim, que ajudou e enriqueceu muito minha compreensão e entendimento da leitura.

Nesse primeiro volume temos histórias sensacionais e marcantes como "O Som de Suas Asas", "Homens de Boa Fortuna", "Um Sonho de Mil Gatos", "Sonho de uma Noite de Verão", entre outros. Temos também as primeiras histórias da série, que por vezes ainda escorregava nos conceitos a serem trabalhados e principalmente no nível de conexão a ser estabelecida com a cronologia regular da DC.

De maneira geral, acredito que algumas histórias poderiam ter resoluções mais elaboradas aqui ou acolá, ou até se desenvolverem mais. Mas é impossível tirar nota de uma obra que se propõe a tratar de temas tão sensíveis, delicados, pesados e inerentes à vida humana de maneira tão bonita e impactante.

Sandman parece melhor e mais atual a cada releitura, e esse primeiro volume traz inúmeras reflexões e planta diversas sementes para o futuro da série. Ansioso por mais.

Danielle 02/10/2022

Lendo novamente, inspirada pela série, não tem nem o que falar, histórias incríveis, que nos fazem refletir sobre diversos temas. Recomendo a todos!