Abayomi Jamila 02/07/2015
Huxley vs Skinner
Walden II caracteriza-se por ser uma comunidade que conta com aproximadamente mil habitantes, não se situa em um mundo ou num tempo longínquos e tampouco é uma sociedade estática ou fechada. Levantei alguns aspectos que me despertaram atenção no decorrer da leitura referentes a cultura, a ciência e as agências de controle, de modo em geral.
É valido ressaltar que Walden II é uma comunidade planejada, sua ética e sua conduta estão em constante processo de experimentação. Nesse sentido a divulgação científica é um tema abordado, a comunidade dispensa conferências, pois de acordo com Frazier (um dos Planejadores), as conferências são meros ardis retóricos, meios ineficientes de difundir cultura. Os cientistas acabam prezando por aparição pública, auditório e multidões, mas as multidões se fazem desnecessárias (p. 42- 44).
Outra ocorrência extremamente relevante é o fato de que, a cultura em Walden II não se modifica por completo, isto é, ainda recebe influências da "cultura ocidental" (se é que assim podemos chamar), uma personagem faz questão da comunidade não estar isolada do resto do mundo (p. 38).
Existem algumas coisas problemáticas no “governo” de Walden II, possivelmente já discutidas no meio acadêmico, mas é o lance dos Administradores não serem eleitos pelos membros da comunidade, os Administradores são especialistas que dirigem e designam o trabalho dos outros. Existem administradores de Alimentação, Saúde, Jogos, Artes, Leituras etc (p. 56).
Há um quê de Marx na economia da comunidade, uma vez que não chances para acumular capital e o trabalho é essencial para construir uma “Boa Vida”. Há uma questão que deve ser trabalhada com mais cuidado é a divisão do trabalho intelectual versus o trabalho físico.
Os adolescentes são incitados a terem filhos, a monogamia, a fidelidade e o relacionamento duradouro são cultivados. Em relação ao cuidado dos filhos uma analogia pode ser feita com “A ilha”, obra utópica de Adouls Huxley. Nessa Ilha os filhos possuem a liberdade de morarem com seus pais não biológicos ou passarem “uma temporada” na casa do amigo. Em “Walden II” as crianças são cuidadas por todos, embora possuam uma “instituição” destinada a sua educação.
A comunidade é regida por códigos e regras de condutas que se assemelham a regras de etiquetas, contudo os membros não podem discutir o Código entre si. Caso haja alguma discordância a experiência que levou a regra ser adotada é mostrada ao membro e ele deve argumentar contra, apresentar provas etc. Eu particularmente tenho receio, uma vez que nem todos os membros são conhecedores do método científico. Ir de encontro a esses códigos lhes exigiriam conhecimentos específicos.
Como se sabe o “governo” é uma agência de controle, mas e a ciência não seria agência controladora, tendo em vista o fato de permear toda a construção dessa sociedade? Franzier afirma que a atmosfera de Walden II não é uma atmosfera institucional, mas será que foi possível construir uma agência de controle não institucional.
Alguns conceitos não ficaram claros como a diferença de engenharia social, comportamental e cultural. Expressões muito usadas pelo personagem Frazier.