Walden II

Walden II B. F. Skinner

Resenhas - WALDEN II

Léo 18/02/2022

Diferente
Primeira vez que leio uma utopia e preciso dizer que achei a experiência de Walden II muito interessante. O curso de psicologia garantiu que a leitura de Skinner não fosse novidade pra mim, porém, esse é meu primeiro contato com um romance do autor e não seus trabalhos científicos. O autor consegue, magistralmente, escrever tanto uma estória que cativa em seus personagens e também um livro-manifesto que nos faz ficar extremamente interessados nos planos de Frazier e as potencialidades do reforço positivo como método para a análise do comportamento.

Jessica.Araujo 14/07/2023

Genial
Li na disciplina de Análise do Comportamento (AC) e sendo uma utopia ao ler a gente de fato embarca nessa outra realidade onde Skinner nos mostra como seria um mundo se fossem utilizados os princípios da AC.

Não tem romance ou sentimentalismo, mas desperta em nós questionamentos e emoções interessantes. Acho que o autor cumpre um papel genial ao incrementar os conceitos acadêmicos a uma história, é muito legal

Abayomi Jamila 02/07/2015

Huxley vs Skinner
Walden II caracteriza-se por ser uma comunidade que conta com aproximadamente mil habitantes, não se situa em um mundo ou num tempo longínquos e tampouco é uma sociedade estática ou fechada. Levantei alguns aspectos que me despertaram atenção no decorrer da leitura referentes a cultura, a ciência e as agências de controle, de modo em geral.
É valido ressaltar que Walden II é uma comunidade planejada, sua ética e sua conduta estão em constante processo de experimentação. Nesse sentido a divulgação científica é um tema abordado, a comunidade dispensa conferências, pois de acordo com Frazier (um dos Planejadores), as conferências são meros ardis retóricos, meios ineficientes de difundir cultura. Os cientistas acabam prezando por aparição pública, auditório e multidões, mas as multidões se fazem desnecessárias (p. 42- 44).
Outra ocorrência extremamente relevante é o fato de que, a cultura em Walden II não se modifica por completo, isto é, ainda recebe influências da "cultura ocidental" (se é que assim podemos chamar), uma personagem faz questão da comunidade não estar isolada do resto do mundo (p. 38).
Existem algumas coisas problemáticas no “governo” de Walden II, possivelmente já discutidas no meio acadêmico, mas é o lance dos Administradores não serem eleitos pelos membros da comunidade, os Administradores são especialistas que dirigem e designam o trabalho dos outros. Existem administradores de Alimentação, Saúde, Jogos, Artes, Leituras etc (p. 56).
Há um quê de Marx na economia da comunidade, uma vez que não chances para acumular capital e o trabalho é essencial para construir uma “Boa Vida”. Há uma questão que deve ser trabalhada com mais cuidado é a divisão do trabalho intelectual versus o trabalho físico.
Os adolescentes são incitados a terem filhos, a monogamia, a fidelidade e o relacionamento duradouro são cultivados. Em relação ao cuidado dos filhos uma analogia pode ser feita com “A ilha”, obra utópica de Adouls Huxley. Nessa Ilha os filhos possuem a liberdade de morarem com seus pais não biológicos ou passarem “uma temporada” na casa do amigo. Em “Walden II” as crianças são cuidadas por todos, embora possuam uma “instituição” destinada a sua educação.
A comunidade é regida por códigos e regras de condutas que se assemelham a regras de etiquetas, contudo os membros não podem discutir o Código entre si. Caso haja alguma discordância a experiência que levou a regra ser adotada é mostrada ao membro e ele deve argumentar contra, apresentar provas etc. Eu particularmente tenho receio, uma vez que nem todos os membros são conhecedores do método científico. Ir de encontro a esses códigos lhes exigiriam conhecimentos específicos.
Como se sabe o “governo” é uma agência de controle, mas e a ciência não seria agência controladora, tendo em vista o fato de permear toda a construção dessa sociedade? Franzier afirma que a atmosfera de Walden II não é uma atmosfera institucional, mas será que foi possível construir uma agência de controle não institucional.
Alguns conceitos não ficaram claros como a diferença de engenharia social, comportamental e cultural. Expressões muito usadas pelo personagem Frazier.

Mari Tôrres 28/07/2021

Nem um romancinho...
Ai... Li esse livro para a matéria de Análise do Comportamento e fiquei meio decepcionada... Ok, eu sei que é um livro que trata uma sociedade diferente e tal... Mas, como assim?!? Não tem nem um beijinho!!!!

Beatriz 31/12/2021

Aterrorizante
Eu estava me questionando se o autor é sem caráter ou ingênuo, mas realmente acho q não tem caráter algum.
Ele se baseia nos principio de uma sociedade comunista para pautar sua sociedade utópica e lança mão de engenharia comportamental para educar a população a ser capaz de cooperar entre si. Seria como um formigueiro humano.
Nesse processo de programação social ele lança mão de métodos já utilizados na sociedade para controle das massas e não importa se eles tem caráter fascista e ditatoriais. E TD isso, ele faz conscientemente, de modo que ele promove esse debate ao longo de todo o livro. E claro, q como ele quer nos convencer da maravilha deste mundo, ele tenta ridicularizar a opinião contrária e QQ ciência q possa se opor ao q ele propõe.
E diversas críticas sociais a q ele se lança há problemas de análise e superficialidade, como se ele não tivesse bebido da água q ele mergulha para repensar a sociedade, ou seja, Marx.
Esse livro é um problema quanto a superficialidade de análise, a perversidade do q ele propõe e a forma de escrita perniciosa. Se fosse uma critica a sociedade, esse livro seria ótima. Mas como alternativa viável, é uma lástima. Os resultados de sua sociedade estão na atualidade, em todas as mazelas de uma população tratada na base de uma reforços positivos, educada para mostrar bom humor em situações adversas, ignorante de quem são seus algozes. E TD isso ele quer como modelo econômico universal.

Jesse.Ellyel 04/08/2023

Cade o romance??
Muito legal como o autor me fez ?viajar? dentro de um outra realidade!
Muitos questionamentos me pareceram não ter respostas, mas a parte da criação foi muito incrível.
Me questionei se com o ?poder? que ele tinha, ele era ingênuo ou muito maléfico e só usava de aparências para o público(acredito q ele é maléfico